quinta-feira, 13 de novembro de 2003

PÁS/ROTORES - INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Caros Aficionados,
 
Trago at챕 todos um site, com informa챌천es importantes e 첬teis, principalmente sobre p찼s/rotores, sobre aeronaves com asas rotativas.
Espero estar sendo útil à comunidade.
 
Abra챌o,
Washington.

terça-feira, 11 de novembro de 2003

Motor aeronautizado VW, propulsor ou trator ?

Ol찼,

 

Com toda a tecnologia disponivel para a aeronautização dos motores VW seria possivel indicar qual a melhor forma de serem empregados, ou seja, se na concepção tratora, propulsora, ou tanto faz ?

 

Imagino que este motor n찾o foi projetado para nenhum destes usos j찼 que em ambos surge o esfor챌o axial.

Acredito que o emprego do redutor (também) poderia minimizar o efeito deste esforço, mas na ausência dele, quais as alterações a serem feitas para poder superá-lo ?

 

S챕rgio Armelin



Yahoo! Mail - 6MB, anti-spam e antiv챠rus gratuito. Crie sua conta agora!

segunda-feira, 10 de novembro de 2003

estabilizador horizontal

Gostaria de saber, porque os nossos giros n찾o possuem estabilizador horizontal, sera que o mesmo n찾o melhora em nada o desempenho dos giros, quanto a estabilidade em v척o?
 Abraços
Sulista

quinta-feira, 6 de novembro de 2003

Giro de 3 lugares (Hunter) mais fotos

Fotos recentes do Hunter mostrando o estabilizador de rotor, pe챌a recem introduzida e que esta melhorando estabilidade geral dos giros testados.
Pelo que ouvi ate agora, este estabilizador mantem a posicao do rotor e interfere com angulo de ataque do disco, ainda nao entendi direito como funciona. Parece que ajuda a evitar p.p.o.
Vamos ver
abracos
Heron

sexta-feira, 24 de outubro de 2003

Desenho do giro bimotor.

Em atendimento a solicitação disponibilizo, a todos, o esboço do protótipo do giro bimotor.
Aceito criticas e sugest천es.
Abra챌o,
Washington.
Attachment: giro bimotor.doc

Girocoptero bimotor é possível?

Reflex찾o para o fim de semana.
Caros especialistas neste assunto, 
Seria possível a construção de um giro, gyro, com duas fuzelagens, cinco rodas ou quatro. Motor A afixado na fuz.1 e motor B fixado na fuz. 2, ambas unidas, torre do rotor no meio, como também os assentos dos pilotos, no sentido => p2 e => p1?
Se possível, cada motor teria uma hélice ou os dois motores através de um sistema de engrenagem faria girar apenas uma? 
Aguardo resposta
Abraço.  
Washington.     

segunda-feira, 20 de outubro de 2003

MOTOR AERONÁUTICO TUPINIQUIM

Tendo em vista o crescente interesse de todos n처s, pilotos aerodesportistas, na procura de um motor aeron찼utico confi찼vel, genuinamente nacional, que atenda o mercado de avia챌찾o leve de nosso pa챠s (UL avan챌ados, giros e trikes), a um custo competitivo em rela챌찾o aos produtos importados, temos a satisfa챌찾o de informar que este motor, com tecnologia de primeiro mundo, encontra-se em fase avan챌ada de desenvolvimento. Trata-se de um VW 2.1L, tipo boxer, com cerca de 100HP a 4300rpm, aspirado, dotado de inje챌찾o eletr척nica multiponto sequ챗ncial e de caixa de redu챌찾o por engrenagens, instalada na extremidade do volante, permitindo uma opera챌찾o eficiente do conjunto moto-propulsor. Lastreado em um minucioso projeto de engenharia que v챗m sendo desenvolvido h찼 tempos, visando garantir pot챗ncia com confiabilidade, facilidade de manuten챌찾o, baixo consumo e a utiliza챌찾o de grande n첬mero de componentes oriundos do mercado automotivo nacional, o referido motor, ap처s algumas dezenas de horas de testes em bancada, tem apresentado resultados altamente promissores, com excelente performance que lhe confere um empuxo est찼tico superior ao do Rotax 912-S de 95HP.  Ideal para giros e outras configura챌천es tipo pusher, h찼 uma vers찾o dotada de eficiente sistema de arrefecimento for챌ado a ar, que pode funcionar por longos per챠odos em full power no solo ou em baixa velocidade, sem que apresente qualquer sinal de superaquecimento, o que se traduz numa expectativa de vida 첬til bastante extensa. Dentro em breve ser찼 iniciada a fase de testes de v척o, sendo o motor instalado em nosso giro biplace Predador. Demais dados t챕cnicos, fotos e custo somente ser찾o divulgados ap처s a obten챌찾o da configura챌찾o final do motor e a conclus찾o de todos os ensaios necess찼rios, visando garantir a fidelidade dos resultados alcan챌ados.
Fernando Cirigliano

quarta-feira, 1 de outubro de 2003

Finalmente, a solução...

Pois é pessoal. Enquanto vcs quebram a cabeça com “motor bock”, 1800 turbo ou 2200 aspirado, eu aqui já resolvi o meu problema. Tô voando em 2 beleza com esta minha configuração. Só ainda não medi o empuxo, nem calculei o TBO e estou tendo um pouco de dificuldades em acoplar o pré-acelerador do rotor. Quem tiver interessado o projeto é meu valeu!!! Abraços e bom vôos à todos.

sexta-feira, 19 de setembro de 2003

mais fotos do giro

ai vao mais fotos do meu giro fresquinhas
o motor e um 2200 montalva
a helice e do orley uma 59짢por 8쨘
ela roda a 3300 rpm na maxima sera que esta bom?
tenho um empuxo de 150 kgf meu giro pesa 200kg com tanque cheio
eu peso 75 kg o montalva falou que nao pode exceder 2/1
Attachment: IMAGE0088.JPG

quarta-feira, 3 de setembro de 2003

Controle de rotação do Rotor


Pessoal, tenho uma idéia de fazer com que
possamos decolar e aterrizar na vertical, para tal desenvolvi a idéia de
controle de rotação do Rotor, inclusive nos daria a liberdade de plainar,
que

b찼rbaro, hen...

Gostaria inicialmente de saber qual a opinião de vocês com relação a isto,
pois não sei se houve ou há tentativas, por alguém do nosso grupo,
a este respeito; Tecnicamente sei que é
possível.    

 



짬Paulo Marques Filho쨩

Tecnologia
Home Page:
www.crc.com.br
E-Mail:
pmarques@crc.com.br
Fone: (11)
4197-7988


 


 

domingo, 31 de agosto de 2003

Giro russo de 40 hp

N찾o 챕 s처 o Ralph Taggart que j찼 provou que d찼 pra fazer um giro com um motor de 40 hp. Este russo tamb챕m fez v찼rios. Como s찾o diversas imagens, preferi deix찼-las numa p찼gina, para vosso deleite:

http://www.jucie.com.br/giro/

Acho que um bicho destes se faz com menos de 6 mil.

Abra챌찾o, turma!

O JuciÊ
www.jucie.com.br

terça-feira, 26 de agosto de 2003

Tamanho do helice.

Ol찼 Pessoal,

 

Por favor, algu챕m poderia informar qual o tamanho (e alcance do passo) ideal do h챕lice para um motor VW 1800 e outro 1600.

 

Obrigado,

 

S챕rgio Armelin



Desafio AntiZona: participe do jogo de perguntas e respostas que vai dar
1 Renault Clio, computadores, c창meras digitais, videogames e muito mais!

quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Mancais X Rolamento

Olá tenho um giro monoplece com motor turbo 1600 com a helice acoplada direto no virabrequim ( parte trazeira ou seja onde vai o volante), ele tem umas 20 horas. Minha duvida é o seguinte; a maioria dos giros tem um rolamento mas como é possivel colocar se não existe compatibilidade com mancais, ou seja a carga recairia toda no rolamento deixando os mancais livres sem função estou correto ou existe um rolamento muito especial, se tem qual é ? há outra coisa eu tenho sorte ou  meu motor vai quebrar bem mo mancal do volante ou seria melhor eu inverter o motor colocar uma flange na parte trazeira ou mesmo  colocar esse rolamente para evitar definitivamente uma quebra  mas como?
 
                          Desde já agradeço a atenção

terça-feira, 5 de agosto de 2003

Projeto de cabeça de rotor

Atendendo a pedidos, estou compartilhando dois projetos de cabe챌a de rotor. Um que eu baixei da Internet e outro que eu desconhecia e que o Hermivan, nosso colega, gentilmente me enviou.

Eu estava mandando via e-mail aos interessados, mas os arquivos s찾o grandes e sendo assim fica mais f찼cil colocar no meu servidor. Est찾o aqui:

http://www.jucie.com.br/giro/rotorhead

Um abra챌o.
O JuciÊ
www.jucie.com.br

segunda-feira, 4 de agosto de 2003

Atibaia, 3 de agosto de 2003.

Esses dias comprei uma camerazinha. Estou tirando algumas fotos pra aprender operá-la adequadamente. Como quase todos os domingos, hoje fui à Atibaia. Entre as fotos que tirei durante o dia tem várias que fiz no aeroclube, ende encontrei o Seu Sérgio, o Tonhão, o Olavo, o Faísca e seu filho.

http://www.jucie.com.br/tinycam/20030803

N찾o repare que tem v찼rias fotos fora de foco e com erro de paralaxe. Como disse, ainda estou aprendendo a mexer na c창mera.

Um abra챌o.
O JuciÊ
www.jucie.com.br

quinta-feira, 31 de julho de 2003

Pás Rotoras de Madeira

Ae turma da fila do gargarejo, aqui estao as fotos dos pas de madeira enviadas pelo Carlos Laurindo.
Me parecem muito bem feitas e com cara de que voam bem, quem tiver mais info favor colocar aqui . . .
te mais
Heron

quinta-feira, 24 de julho de 2003

Bordo de ataque

Vendo 2 bordo de ataque NOVOS c/6 l창minas (p/const.Rotor),
mais 1 bordo usado, tudo R$ 1.000,00  Fone (12)3917-3117

domingo, 20 de julho de 2003

Controles do giro

Olá amigos, gostei muito dos ultimos comentários do Juciê. Sou apreciador deste forum e tenho uma curiosidade sobre os controles dos giros. Sei como atua o controle para picar e cabrar, acho que é esse o termo, se não for corrijam-me. Pouco se fala do controle de inclinação lateral do rotor( rolagem?), existe? Como funciona? A cabeça do rotor tem dois eixo mesmo? Existe seletor no pé do manche? como funciona? Continuem sempre com esse entusiasmo pelos giros! Agradeço os esclarecimentos que vierem. Ah! onde existem praticantes da giroaviação no Rio atualmente??? Abraços
Ferreira.

domingo, 13 de julho de 2003

VW ao contrário!?

Outro dia o Fernand Hurel me mostrou a foto de uma aeronave que tinha hélice propulsora, como temos normalmente nos giros e motor Volkswagen, só que com um pequeno detalhe: o motor era montado "de trás pra frente". É, o volante ficava na frente e não atrás. A hélice, atrás, era montada na extremidade oposta do virabrequim, onde normalmente encontraríamos o cone que aciona o pré, se estivesse na frente.

Qual a vantagem de se usar o motor assim, invertido?

[]s
O JuciÊ

quarta-feira, 2 de julho de 2003

Outra pergunta: que tal construir?

Bom, pelas respostas à perguntinha chata, me permito concluir que, como eu, muitos dos participantes ativos deste grupo tem o interesse em possuir um giro.

Segundo a tese do nosso amigo Tonh찾o, hoje est찼 dif챠cil de confiar um projeto a alguns dos fornecedores mais conhecidos, por problemas que n처s j찼 discutimos.

O Devonsir, que 챕 um fabricante que v찼rias pessoas indicaram como sendo pessoa id척nea, est찼 at챕 a tampa de servi챌o. Tem uma filinha de pelo menos 1 ano. Seu foco ultimamente est찼 em m찼quinas maiores.

O Heron, por outro lado, sempre nos impressiona n찾o s처 com suas informa챌천es t챕cnicas, mas tamb챕m com ofertas de neg처cio muito interessantes. Infelizmente eu n찾o posso me dar o prazer de ter uma m찼quina deste n챠vel. Mesmo as ofertas mais em conta do nosso amigo est찾o ainda fora do meu alcance.

Resta a op챌찾o de construir um. Por isso eu pergunto:

Quem est찼 construindo ou tem interesse em construir seu pr처prio giro? De que modelo? Porqu챗? Tem encontrado dificuldades? Quer trocar id챕ias?

Abra챌찾o
O JuciÊ

pra viajar no cosmo não precisa gasolina


Amigos da ABGiro

 

A perspicaz mensagem do colega por momentos me
tirou de meus já tão longos devaneios.

Caí das nuvens em que voava em meu lindo giro
cabinado -- vermelho-- capaz das mais incríveis  manobras.

Feliz e orgulhoso  via o mundo lá de
baixo bem pequenininho...

 

A "realidade": não se compra um
girocóptero em qq esquina e para a maioria, ainda é coisa
inace$$ível.

Mas um dia todos chagaremos l찼 ! ( desculpem-me
pelo chav찾o :-)

 

Mas desde que  me inscrevi no mailling da
ABGiro, só fez aumentar em mim o desejo, a curiosidade, o interesse e  a
enorme gama de informações  sobre esse obscuro objeto de
desejo.

 

Mas o melhor de tudo foi partilhar, mesmo que, como
acanhado membro do MSG ( Movimento dos Sem Giro), desse delicioso sonho
coletivo.

 

Um abra챌o

 Mauro

 

 

 

segunda-feira, 23 de junho de 2003

informações do GP2000 GESPI

Caros sonhadores e gironautas afcionados, gostaria de receber noticias desta m찼quina se maravilhosa quem poderia falar sobre ela motor rotax 914 turbo
compostos  100% aeronáltico  e Gabinado  custo salgado mas como maquina!!!!!
gespi ind aeronaltica.       
 
grato um sonhador tambem //  Rici..
 
 

terça-feira, 3 de junho de 2003

gasolina e vela de ignição

Possuo um giroc처ptero, com motor 2200 e gostaria de saber, primeiro se as velas fria bosch silver, {com eletrodo de prata] s찾o apropriadas para o motor, e se a gasolina premium, uma vez que por aqui 챕 mais dif챠cil conseguir a podium, poderia ser usada no mesmo, uma vez que ela possui 91 octanas, contra 95 da podium.
Um grande abra챌o:
Sulista

sexta-feira, 23 de maio de 2003

[trikebr] Motor vw


----- Original Message -----
From:
To:
Sent: Friday, May 23, 2003 2:41 PM
Subject: [trikebr] Motor vw


Quanto ao uso do motor vw em trike cheguei a uma conclus찾o, o mesmo
funciona muito bem!, mas com redu챌찾o!, segue abaixo o texto do Sr.
Marcos Roberto que extrai do site da ABRAEX, neste texto vc vera o
quanto pode-se melhorar a potencia do vw 1.600cc, com o uso de
redu챌찾o.
M찼rcio (Ribeir찾o Preto)

RESPOSTAS A UMA EXPERIÊNCIA
Recebi recentemente a publica챌찾o do editorial do m챗s de julho da
ABRAEX, e fiquei entusiasmado com a forma de como foram relatados os
assuntos pertinentes a avia챌찾o experimental, e por isso, estou
entrando em contato com voc챗s, para trocar algumas id챕ias. Sou Engo
Mec창nico e possuo desde muito jovem admira챌찾o pela avia챌찾o
experimental, e, ap처s ler a hist처ria narrada pelo Engo Jos챕 Dami찾o B.
Lycari찾o sobre a problem찼tica enfrentada pelos construtores amadores
na hora de motorizar o p찼ssaro e optar ao uso de um redutor “um bom
redutor”, achei que poderia contribuir com minha opini찾o na decis찾o
do “SIM” na utiliza챌찾o deste recurso, que bem aplicado trar찼 mu=
ito
benef챠cio em termos de aproveitamento de pot챗ncia.
Quero salientar e utilizar tamb챕m como par창metro de argumento a mesma
compara챌찾o mencionada por Lycari찾o do Continental 65 e o VW 1600 a ar
na ocasi찾o em que descreveu a performance do Pober Pixie. Ali찼s a
semelhan챌a entre eles 챕 grande, e for챌ando um pouco, pode-se dizer
que os VW e os Continentais s찾o parentes segundos...
Antes por챕m vou abordar alguns conceitos b찼sicos que o construtor
deve ter na hora de comparar um motor com outro, pois em termos de
avia챌찾o, deve-se ter em mente, que a pot챗ncia 첬til dispon챠vel no eixo
do motor é entregue em forma de torque à hélice e que a potência
m찼xima por ele ( motor ) desenvolvida n찾o pode ser entregue a mesma (
hélice ) com rotações muito elevadas devido à razões aerodinâmicas,
pois se a mesma girar acima da RPM pela qual foi projetada ela
entrar찼 em estol, ou seja, em outras palavras, entrar찼 no v찼cuo dela
mesmo, e n찾o produzir찼 for챌a de tra챌찾o. ( Nota do editor: No instante
que a ponta da h챕lice atingir aproximadamente 80% da velocidade do
som, estar찼 come챌ando se formar uma onda de choque na parte superior
do perfil, que ir찼 provocar um aumento brutal no arrasto da p찼, um
aumento de ru챠do da h챕lice, e se iniciar찼 um estol parcial na regi찾o
da p찼 onde apareceu a onda de choque. )
Portanto o casamento motor/h챕lice, deve ser muito bem analisado para
cada caso em particular, e que no caso do motor VW pode-se conseguir
resultados muito satisfat처rio com a utiliza챌찾o de um redutor
apropriado. Dif챠cil no entanto, 챕 determinar a melhor rela챌찾o de
redu챌찾o, que muitas vezes 챕 encontrada com base na tentativa e erro
ornando-se uma tarefa enfadonha para o construtor. É importante
salientar tamb챕m, que a pot챗ncia original dos VW pode sofrer
altera챌천es com rela챌찾o ao tipo de carburador ou utiliza챌찾o de outro
combust챠vel como 챕 o caso do VW 1600 a 찼lcool rodando com Avg찼s. O
ideal seria submeter o motor nestas condi챌천es a um e levantar as
curvas de torque e pot챗ncia para que com mais precis찾o tenha-se o
real desempenho do mesmo, podendo-se desta forma, calcular o ganho de
pot챗ncia no redutor e finalmente projetar a h챕lice adequada.
Farei agora uma compara챌찾o entre o Continental e o VW 1600 a ar com
gasolina comum sem redutor conforme os dados do fabricante pelo qual
possuo.
Motor Continetal A-65 VW 1600 ar
Gas comum

Pot/RPM 65CV-2300 65CV-4600
Por defini챌찾o, a pot챗ncia efetiva em CV 챕 dada por:
Torque ( Kgf.m ) x RPM
P(CV) =
716,2 ( constante )
[.1] Com isso podemos calcular o torque desenvolvido por ambos os
motores:
Continental A-65 a 2300 RPM
65 ( CV ) x 716,2
Torque = = 20,2 Kgf.m
2300 ( RPM )
VW 1600 ar a 4600 RPM
65 ( CV ) x 716,2
Torque = = 10,1 Kgf.m
4600 ( RPM )
Agora fica f찼cil perceber a diferen챌a entre esses motores: Apesar de
ambos possu챠rem 65 CV de pot챗ncia, eles possuem RPM diferentes, logo
o torque entregue a h챕lice no caso do VW ser찼 a metade daquele
entregue pelo continental, ficando evidente que o VW necessita de um
redutor para perder RPM e ganhar torque, pois s처 assim conseguimos
retirar deste motor seus 65 CV.
Para aqueles que continuam tentando utilizar o VW sem redutor, devem
projetar a h챕lice em fun챌찾o do torque m찼ximo deste motor, que chega
com muito esfor챌o na casa de 12 Kgf.m a 3200 RPM ( segundo o
fabricante ), por챕m nesta faixa a pot챗ncia fica em torno de:
12 ( Kgf.m ) x 3200 RPM
P(CV) = @ 54 CV
716,2 ( constante )
Isso significa uma perda de pot챗ncia de 17%.
Contudo, percebemos que o VW precisa ter seu RPM reduzido pela
metade, o que induz o uso de um redutor de 2:1, aumentando nessa
mesma propor챌찾o o torque, ou seja, multiplicando-o por 2. Desta
forma, utilizando um redutor conseguimos:
20,2 ( Kgf.m ) x 4600/2 RPM
P(CV) = @ 65 CV
716,2 ( constante )
Temos ent찾o um motor compat챠vel com o Continental A-65 e com 1000
cilindradas a menos !
Uma pessoa que pode confirmar o resultado deste recurso 챕 o Sr.
Alvarino Nunes Paulo ( “Cabe챌a” como 챕 conhecido no meio e veja=
nas
첬ltimas p찼ginas mais sobre estes redutores ), que ali찼s desenvolveu
um redutor na rela챌찾o 2:1 e j찼 possui muitos em funcionamento,
comprovando o sucesso dessa engenhoca que se acomoda de acordo com o
tamanho do bolso de construtores amadores.
Outro fato importante, 챕 a utiliza챌찾o de Avg찼s no 1600 찼lcool. O uso
deste combustível que deve se adequar à taxa de compressão do motor a
álcool graças à tetra-etila de chumbo como anti-detonante,
proporciona alguns CV a mais, visto que a Avg찼s possui poder
calor챠fico muito superior ao 찼lcool hidratado utilizado no motor em
quest찾o, e isso gera um aumento de press찾o efetiva no cilindro que
passa de 8,0 bar para quase 11,0 bar chegando perto de uns 70 CV,
porem com uma desvantagem; Devido o aumento de press찾o, a RPM cair찼
de 4600 para uns 3800 a 4000 PRM ( isso explica a d첬vida de Lycari찾o
quando observou que a RPM do VW n찾o ia muito al챕m das 3800 RPM em
regime de decolagem ). Uma solu챌찾o para recuperar a PRM seria a
utiliza챌찾o de um sistema de igni챌찾o com 2 velas por cilindro, mas ai
bem... pode n찾o ser t찾o interessante devido as adapta챌천es que se
far찾o necess찼rias, a n찾o ser que algu챕m j찼 tenha desenvolvido um
sistema barato e que esteja a fim de publicar.
Pela equa챌찾o de pot챗ncia em fun챌찾o da press찾o m챕dia efetiva no
cilindro temos a t챠tulo de compara챌찾o as pot챗ncias calculadas ( valor
estimado ) para gasolina comum e Avg찼s, no VW.
Pm x p x D2 x S x N x I
P(CV) = - Onde:
36000 ( constante )
PM = Press찾o m챕dia efetiva no Cilindro em bar
p = 3,141592654
D = Di창metro do cilindro em cent챠metros
S = Curso do cilindro em METROS
I = N첬mero de cilindros
Gasolina Comum:
8 x p x 8,552 x 0,069 x 4600 x 4
P(CV) =
36000 ( constante )
Pot챗ncia gas comum @ 65 CV
Avg찼s:
11 x p x 8,552 x 0,069 x 3800 x 4
P(CV) =
36000 ( constante )
Pot챗ncia Avg찼s @ 74 CV
Como vimos, mesmo perdendo RPM teremos um aumento significativo de
pot챗ncia, talvez esta seja a explica챌찾o do desapontamento do Lycari찾o
com relação à razão de subida do Pober com um continental 65 de 150
fpm contra os 200 fpm do antigo VW: 74 CV do VW contra os 65 do
Continental.
Uma coisa por챕m deve ficar clara; N찾o sei nada sobre o comportamento
do motor VW com Avg찼s em uso prolongado, e gostaria de saber mais
detalhes de algu챕m com mais experi챗ncia no assunto. Os valores dos
c찼lculos acima s찾o valores de refer챗ncia, isto 챕, podem sofrer
altera챌천es de acordo com o tipo de carbura챌찾o utilizada ou outros.
Esta colabora챌찾o veio atrav챕s do associado
Marcos Roberto
Caxias do Sul - RS




Lista criada em 05/11/2001. Para cancelar sua assinatura, envie um e-mail
para:
mailto:trikebr-unsubscribe@yahoogrupos.com.br


Seu uso do Yahoo! Grupos é sujeito às regras descritas em:
http://br.yahoo.com/info/utos.html




Santos-Dummont e Ford morreram.

Posso dividir com voc챗s um pouco das bobagens que t챗m passado pela minha
cabe챌a?

O pai da avia챌찾o, o mineiro Alberto Santos Dummont, que h찼 quase um s챕culo
pegava sua "demoiselle" às tardes e ia voando tomar chá na casa dos amigos,
n찾o tinha a mentalidade med챠ocre dos homens de hoje. N찾o perdia uma
oportunidade de usar suas aeronaves (muitas vezes sobre as ruas de Paris),
mostrando para a humanidade um novo horizonte que se descortinava. Sempre
colocou seus projetos dispon챠veis para quem os quisesse e jamais cobrou
royalties (de uma das maiores inven챌천es de todos os tempos), pois ele
acreditava que, a partir daquele momento na hist처ria, voar passava a ser um
direito de todos os homens.

Contempor창neo de Santos-Dummont, Ford n찾o inventou o avi찾o e nem o
autom처vel, por챕m teve outro m챕rito: olhou para aqueles primeiros carros
feitos artesanalmente, que apenas a nata da sociedade podia possuir
(via-de-regra para divers찾o e lazer), e provou que as coisas podiam ser
diferentes. Se tornou um dos homens mais ricos do mundo quando produziu em
s챕rie o Modelo T, tornando acess챠vel o autom처vel, que era at챕 ent찾o
inimagin찼vel para uma pessoa de posses modestas; al챕m de ter criado uma
ind첬stria que emprega milh천es de trabalhadores. Em virtude desta sua
atitude ousada, quando eu era garoto meu pai tinha um fusca, meu tio uma
bras챠lia e ambos tinham emprego. N찾o demorou pra eu entender que quando eu
crescesse tamb챕m teria um carro. O presente molda a mente, a mente molda o
futuro.

Neste fim de semana acontece o SIAE (http://www.siae.com.br) em Ribeir찾o
Preto, que este ano n찾o ter찼 sequer um giro.

Imagine aquele pai de fam챠lia simples e humilde como geralmente 챕 o nosso
povo, conduzindo o filhinho no meio da multid찾o. Aponta o avi찾o e diz pro
menino "aquele 챕 o avi찾o do ex챕rcito"; aponta o helic처ptero e diz "aquele 챕
o helic처ptero da pol챠cia". Entre um cachorro-quente e outro, passam a tarde
vendo v찼rias demonstra챌천es, que culminam com uma apresenta챌찾o do 첬ltimo
ca챌a da For챌a A챕rea ou com mais um espet찼culo fant찼stico da esquadrilha da
fuma챌a. O garotinho, imaginando como deve ser bom voar, vira pro papai e
diz: "compra um pra n처s, pai?". Este, pego de surpresa, d찼 uma gargalhada,
pois sabe que n찾o vai demorar muito pro garotinho tamb챕m entender que
"avi찾o 챕 coisa de rico", assim como foi pro av척 dele e ser찼 pro seu neto. O
presente molda a mente, a mente molda o futuro.

O JuciÊ


--------------------------------------------------------------------
mail2web - Check your email from the web at
http://mail2web.com/ .


quinta-feira, 22 de maio de 2003

rotor/motor

Ola pessoal
 
 
Estou na luta com um A/C-4, e gostaria de saber o seguinte:
 
1- O rotor tem 7m de di창metro, qual a vantagem e/ou desvantagem em rela챌찾o ao de 8m?
2- Qual o tipo de parafuso mais indicado para o conjunto cabeça/rotor: Aço ou AN, este    último se for o caso, onde encontrar?
3- O motor 챕 o VW 2.2 usando o solex 40, nessa configura챌찾o seria poss챠vel usar alccol? Qual seria a medida dos gicl챗s? Teria que fazer algo mais?
4- Qual o tipo de vela mais indicada (no motor est찼 a BP7HS) para uma queima melhor? E qual seria a medida da folga do eletrodo?
 
Ficaria agradecido e feliz em receber sugest천es/opini천es.
 
   Um abraço a todos, bons ventos
 
            Carlos

terça-feira, 20 de maio de 2003

Atibaia, Domingo 18 de maio de 2003.

Oi, pessoal. J찼 fazia um certo tempo que n찾o escrevia porque, como sabem,
toda minha "vasta" experi챗ncia com giros se resume a meia-d첬zia de vezes
que fui at챕 Atibaia, ver a turma conversando, batendo aquele papo
despretensioso sobre o que eles mais curtem. Ontem fui l찼, de novo. Desta
vez, al챕m do meu filho, levei tamb챕m a esposa (ela j찼 andava desconfiada
das minhas idas a Atibaia, "que 챕 que tem l찼? Tem doce?"). Como n찾o podia
deixar de ser, ela gostou muito de almo챌ar com o pessoal e ouvir as
est처rias.

Tive a impress찾o que o aeroclube de Atibaia anda mais movimentado. Os
hangares est찾o cada vez mais apinhados de aeronaves. Apesar de haver v찼rios
giros hangarados, de pouquinho em pouquinho eles v찾o ficando num canto,
porque tem alguns deles que n찾o voam toda semana e s찾o v챠timas do "chega
pra l찼". Claro que isso tamb챕m 챕 por serem eles o tipo de aeronave que
ocupa menos espa챌o. Aliado ao fato de necessitarem de pouca pista, algu챕m
j찼 teve a id챕ia de tentar localizar um outro lugar, que funcionasse como
uma pista s처 para giros. O terreno ideal j찼 foi localizado e fica fora de
Atibaia. A prefeita da cidade j찼 aprovou a id챕ia mas o dono atual ainda n찾o
se convenceu a vender ou arrendar pra prefeitura. O Z챕 Preto est찼
investigando terrenos alternativos nas mesmas imedia챌천es.

Ainda pela manh찾, no meio de um bate-papo bem t챕cnico que sempre rola
(dissipa챌찾o de temperatura de cabe챌ote, pr챕s, cilindros c척nicos, etc),
algu챕m levantou a seguinte quest찾o: "porque ser찼 que o n첬mero de giros em
Atibaia n찾o tem crescido?". Parece que, al챕m do n첬mero n찾o estar crescendo,
v찼rios giros n찾o est찾o voando ultimamente, um por um motivo, outro por
outro: um est찼 em manuten챌찾o, outro est찼 sem documentos, outro 챕 de algu챕m
que comprou mas n찾o conseguiu um instrutor e acabou encostando o aparelho,
e por ai vai. Analisando caso a caso, surgiu um fator em comum: parece que
a comunidade do giro est찼 sofrendo com algumas defici챗ncias b찼sicas, como a
dificuldade que alguns fornecedores t챗m de cumprir prazos. Raros s찾o os
casos, como aconteceu com o Devansir, fabricante do Paran찼, em que o
fornecedor rejeita um pedido por admitir que n찾o tem condi챌찾o entregar no
tempo que o cliente deseja. Geralmente o fornecedor aceita o pedido de uma
pessoa enquanto ainda est찼 trabalhando pra atender o pedido de outra, e
assim por diante. Ai complica, 챕 claro. Por isso, por mais que voc챗 confie,
tem que estar tudo "preto no branco" bonitinho antes de dar a entrada. Se o
sujeito n찾o topar, pule fora.

Mudando de assunto, agora a gente n찾o tem mais que sair pra comer. Comemos
numa cantina que reabriu l찼 no aeroclube. A mesma senhora que trabalhava l찼
10 anos atr찼s voltou, e est찼 servindo um almocinho simples, que fica uma
delícia quando imerso nas conversas de uma turma de tagarelas. É causo que
não acaba mais. O tempo passa e a gente nem percebe. Comemos à vontade, ao
ar livre. Pra fechar com chave de ouro, o Carl찾o surpreendeu a todos quando
buscou no carro dois deliciosos pudins inteirinhos, que n찾o duraram mais de
dez minutos, mesmo com todo mundo j찼 de barriga cheia. Sendo assim, no fim
das contas, minha esposa viu que em Atibaia "tem doce, sim", e acabou
aceitando minha amante: a turma do giro. 8^)

Abra챌찾o proc챗s.

O JuciÊ


--------------------------------------------------------------------
mail2web - Check your email from the web at
http://mail2web.com/ .


sexta-feira, 2 de maio de 2003

Quebra parcial de rotor

E ai galera, fiz o que não se deve fazer. Fui decolar e  marquei, deixei encostar o meu rotor que é do biplece no asfalto e continuei voando quando eu retornei observei que eu avia mesmo batido ele no asfalto só que o danado não entortou só enrugou uma pá um pouco no decorrer do aerofolio a outra está ótima. Tem como recupera lá ? ou devo comprar um jogo novo? Só pur favor não me indique ROMERA, pois estou cheio de gente como ele. girocoptero@zipmail.com.br

quarta-feira, 30 de abril de 2003

Vôo solo com poucas horas

Prezados gironautas, 챕 com satisfa챌찾o informar que acabo de adquirir um giroc처ptero ac4 mono. Estou trocando a estrutura por uma nova (3 pontos), j찼 que 챕 um giro original fabricado pelo Altair Coelho (1965). J찼 fazem 02 anos que eu n찾o v척o e tamb챕m eu s처 fiz 03 horas de v척o de instru챌찾o com o Walmir. Tenho notado que todos os pilotos que solam entre 5 e 10 horas quebram suas m찼quinas rapidamente. A pergunta 챕 : " Quantas horas de v척o realmente 챕 necess찼rio para que um piloto esteja pronto para os desafios e imprevistos ?? " Na minha opini찾o 챕 impressind챠vel a simula챌찾o de panes e pouso de emerg챗ncia. Eu gostaria de ouvir opini천es dos veteranos sobre o assunto.
 
Um grande @bra챌o a todos !!!!!
 
 
Dessimone.

ESCOLA DE PILOTAGEM DE GIRO

Ol찼 Caros colegas;
  É com grande satisfação que divulgo a todos a formação do curso teórico de pilotagem de giros,que está em fase final de homologação.
  O curso será ministrado no aeroclube de atibaia,em data a ser definida e terá como objetivo o aprendizado dos princípios básicos de pilotagem,principalmente no quesito segurança.
   Temos observado que a maioria dos acidentes acontece por falha humana,quase todas por ignorância do piloto sobre o que está acontecendo naquele momento(o Junior de atibaia faleceu por não saber o que é G negativo),portanto,este curso terá suma importância para uma pilotagem segura.
   Em hipótese alguma o curso irá formar pilotos,sendo que para isso é necessário aulas praticas com instrutor qualificado,o curso dará apenas o complemento teórico para se saber tudo sobre giro,portanto,seria interessante que quem já voa fizesse e quem pretende voar tbem,pois a teoria é a base para uma prática segura.
   Ainda não tenho custos,mas pretendo fazer o mais acessível possível para que todos possam fazer.O curso será apostilado com certificado de conclusão no final.
  Qualquer dúvida estou a disposição.
   Grato.
   Turbina.....

quarta-feira, 23 de abril de 2003

Especificações para giro


Obrigado pela dica Heron ! Vou ver este
site...

 

Aproveitando o e-mail, gostaria de saber mais alguns
detalhes, se puder me responder:

 

01) Qual Ã© a referência usada
para se especificar uma hélice, digo de três pás ou duas ? Existe uma rotação
ideal ou a potência do motor é quem dita ? 

 Já vi em alguns sites giros muito semelhantes mas
com hélices diferentes .

 

02) E o rotor ? Existe alguma
fórmula para se calcular o diâmetro do rotor em relação ao peso total ? ou à
potência do motor ?

 

03)  Existem redução para motor VW
1600 por aí ? Qual seria o custo estimado de uma peça nova ? Qual seria a
relação de redução mais indicada ? O pessoal utiliza carcaça em
alumínio para este tipo de motor ?  

 

04) Existe alguma fórmula para se
calcular a relação peso total x potência requerida, afim de se especificar
o motor mais adequado para um giro conforme seu peso ? (para mono ou biplace por
exemplo)

 

Um forte abraço, 

 

   
Guilherme 
  

 


 

terça-feira, 22 de abril de 2003

Troca de experiências

Ol찼 Melo , aqui 챕 o Bosco ;

Estou notando que voc챗 p척s a venda o subaru , faz bem ...

Se quer mesmo um motor de verdade e resolver todos os nossos problemas de
potencia e autonomia aliado a economia , so tem um jeito , 챕 partir para o
motor 912 s ou 914 .

Tive esta experiencia quando dava instru챌찾o para o pessoal da gespi .

Na ocasi찾o usava um magni M19 italiano , era so colocar combustivel e nao
precisava ficar medindo o tamanho e o peso do aluno , ia para Ubatuba e
voltava para Taubate , sobrava ainda meio tanque .

A n찾o ser que voc챗 goste da mec창nica como eu . Fico fazendo experiencias ate
sobrar grana pra buscar um magni M16, em falar de experiencia, tenho uma
redu챌찾o montada que fiz para o meu duplo , voei com ela algumas horas com
motor 1800 comando especial e tudo mais ... trabalha com 4800 rpm , helice
bip찼 de 72 polegadas ; a estrutura teve que ser modificada na parte da cauda
, diminuiu um pouco da gangorra mas nada que atrapalhasse ... mas perdi a
paciencia , como voce sabe nao tenho muito tempo para me dedicar, tive
problemas com os fabricantes de helice e andou aquecendo um pouco demais, ai
encostei e peguei o mono e coloquei para voar, afinal nao tenho ideia de dar
instrucao novamente e nem fazer panoramicos , deixei para quebrar a cabeca
em outra ocasi찾o .

A prop처sito , se souber de algu챕m que quiser comprar uma estrutura ja
modificada para reducao e mais a reducao , correia tipo sincronizadora
parecida com a do RAF 2000 e s처 dar um al척.

Melo , estou no aguardo de sua liga챌찾o para irmos ver aquela m찼quina ... um
abra챌o

Bosco

_________________________________________________________________
MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. http://www.hotmail.com

domingo, 20 de abril de 2003

fique ligado

Bom dia.
 
Bem lembrado pelo colega Presidente da ABG as vantagens de o girocóptero estar documentado e cadastrado. Contudo, é bom que todos nós tenhamos a consciência de que, essa história de que com o girocóptero documentado um acidente  "não é coisa de polícia", não é bem certo. Se o girocóptero, mesmo documentado, causar um acidente que provoque danos na propriedade alheia ou lesões corporais ou ferimentos em outra pessoa é "coisa de polícia", sim, e o acidente será julgado pelos Tribunais de Justiça. É bom ficar ligado.
 
Abra챌찾o, do colega, Ari Bernardi J첬nior
 
  

terça-feira, 25 de março de 2003

Motor NSI SUBARU

Ola pessoal da ABGiro...
 
     Gostaria de informacoes dos amigos a respeito do motor Subaru utilizado nos giros e avioes experimentais aqui no Brasil ; como: Quanto custa o motor  para adaptar em um aviao experimental com reducao e todos os acessorios?    Existe alguem transformando estes motores?    e a reducao qual o valor?     existe fabricante dessas reducoes aqui no Brasil?    Qual o consumo do motor 1.8 Subaru?    Quanto pesa completo com reducao, agua , oleo e demais acessorios?  Precisa abrir o motor e alterar suas pecas internas, e o carburador pode ser o mesmo do carro?    Caso alguem ja esteja transformando ou saiba quem transforma esses motores, entre em contato comigo, tenho bastante interesse neste assunto. 
 
 Sem mais... Adriano. Fone(0XX55)9972-2016.
 
 
 
 
    

terça-feira, 4 de março de 2003

Como comandar

Caros futuros colegas, comprei um giro com rotor de 8 mtrs monoplece quando eu começo a dar carga o manche fica muito instavel e coreto isso? e quando eu acelero ele pula muito o que devo fazer balanciar?  quantas libras vai no pneo ele tem motor volks.
 Se alguem puder responder estas perguntas eu e meus amigos ficaremos muito gratos.

sábado, 1 de março de 2003

O melhor giro cabinado

O Gavi찾o Pomba
The Sparrow Hawk:
 
Este 챕 o resultado final do RAF modificado pela Groen Brothers, o pessoal que pode esta aderindo ($$$)
É CLT, cauda alta, estabilizador horizontal na linha de empuxo e cabine elevada (para dar CLT)
 
Motor Subaru 2.2 mexido e voando muito bem.(vai nessa Melo??)
 
Devagar no carnaval ai mo챌ada!!! (o coracao no ritmo do bumbo)
 
Heron desterrado de Souza

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2003

Carcaças VW, em alumínio


Ol찼,

Transcrevo abaixo do relato do colega Eduardo Hilton sobre as carca챌as VW,
BOCK:

"Oi Pessoal,

... Hoje estive fazendo umas medi챌천es para determina챌찾o do Ponto de
Sustenta챌찾o de uma aeronave e seu peso e balanceamento final. Depois
passamos a conversar sobre v찼rios assuntos e fiquei sabendo de duas carca챌as
quebradas em 3 peda챌os no cilindro um, e que se encontravam em uma empresa
especializada em soldagem. Uma destas carca챌as era de um carro outra de um
avi찾o. As carca챌as eram destas novas refor챌adas, o tal motor Bock. Pelo
menos dois colegas que estavam l찼 no local ficaram muito chateados, pois
tinham id챕ia de fazer um motor de 2400cc, que alias resolveria o problema do
avi찾o de um deles pois agora necessita de mais motor. Soube tamb챕m que a
mesma empresa que fabrica o bloco, faz tamb챕m cabe챌otes que tem dado
problemas direto, inclusive soltando sede de v찼lvulas. Sempre soube que o
magn챕sio dos blocos da VW era por volta de 3 vezes mais resistente que ligas
de alum챠nio fundido, e parece que tinha raz찾o.
Hoje na volta para casa, soube que o colega que estava desanimado j찼 tinha
ido at챕 o sul para ver motores com esta carca챌a. Agora j찼 n찾o sabe mais o
que vai fazer, mas com certeza n찾o ir찼 usar esta carca챌a. Alguns destes
amigos talvez voc챗s at챕 conhe챌am, o Cabe챌a que fabrica o AeroMax e o F챗nix,
o Magr찾o que prepara motores Volkswagem, e o Pedrinho que faz excelentes
manuten챌천es em aeronaves experimentais. Alias, vi no local uma aeronave
modificada por ele, com trabalho de gente grande, parecendo mais uma
aeronave homologada de t찾o bem feito o trabalho.
Abra챌os, Eduardo Hilton"

S챕rgio Armelin

_________________________________________________________________
MSN Messenger: converse com os seus amigos online.
http://messenger.msn.com.br

domingo, 2 de fevereiro de 2003

O que é G negativo

Oi, pessoal. Domingo passado o Turbina, o Ernani, o Melo e o Carlos estavam
me explicando que 챕 necess찼rio a todo piloto de giro saber o que 챕 o G
negativo. Al챕m da explica챌찾o que recebi, nagevando aqui e ali me deparei
com um texto, em Ingl챗s, que explica detalhadamente o assunto. Digamos que
é complementar àquelo texto que o Heron escreveu pra gente uma vez. Achei
legal a explica챌찾o e tomei a liberdade de traduzir e colocar aqui pra todo
mundo.

Um abra챌찾o.
O JuciÊ


> Ouvi falar um pouco sobre o que acontece quando o fluxo de ar vem
> por cima do rotor. Isso 챕 s챕rio?

Depende do que voc챗 quer dizer ... Existem v찼rias coisas que podem causar
isso ... A mais comum 챕 P.I.O. (Pilot Induced Oscillation - Oscila챌찾o
induzida pelo Piloto), tamb챕m conhecida como "porpoising" (lembrando a a챌찾o
de um golfinho pulando pra fora dágua)... É quando a máquina "passa o
piloto pra tr찼s" (na maioria das vezes um piloto mau treinado), quando ele
n찾o compensa a lat챗ncia no sistema de controle do giro e come챌a a corrigir
em excesso .. (챕 como quando um carro sai de traseira). O giro embica pra
baixo, o piloto puxa de volta (forte demais e atrasado) e o giro sobe,
ent찾o o piloto empurra o manche pra frente ... de novo forte demais e
atrasado), ao que o giro embica pra baixo de novo... o que acaba
acontecendo 챕 que o piloto empurra o manche pra frente demais e muito
r찼pido, o que resulta no "G negativo" (j찼 vou explicar) e conseq체ente queda
(normalmente fatal).

O G negativo causa v찼rias coisas... o rotor gira porque o ar passa _para
cima_ atrav챕s dele. Isto requer que haja uma carga no rotor (o peso da
m찼quina e do piloto) e tamb챕m requer velocidade pra frente em rela챌찾o ao
ar. Este 챕 o G positivo, onde voc챗 se sente firmemente preso ao banco, como
se estivesse sentado normalmente.. Se voc챗 acelera um pouco o giro, aumenta
a carga no rotor (e ele automaticamente gira mais r찼pido pra dar conta da
carga) e a for챌a do G positivo aumenta... o que faz com que voc챗 se sinta
pressionado contra o seu assento. At챕 ai tudo bem, e o giro ir찼 tolerar
for챌as de G positivo enormes sem a menor preocupa챌찾o.

No entanto, se voc챗 est찼 subindo rapidamente, ou at챕 mesmo num trajeto
horizontal r찼pido e, de repente empurra o manche pra frente, a m찼quina
tenta apontar pra baixo na mesma hora. Agora 챕 como se voc챗 estivesse
flutuando, fora do assento (se n찾o estivesse preso pelo cinto,
provavelmente voc챗 sairia do assento). O rotor j찼 n찾o est찼 carregando a
carga, devido à diminuição do peso "simulado" da máquina, e então começa a
girar mais devagar. Al챕m disso, o fluxo de ar est찼 agora vindo de cima
_para baixo_ através do rotor (devido à inércia da máquina carregá-la pra
cima ou pra frente com o rotor agora inclinado ou para baixo), o que
diminui ainda mais a velocidade do rotor. Isto significa que a for챌a
centr챠fuga que estava mantendo as flex챠veis p찼s do rotor esticadas agora
vai diminuindo e elas come챌am a se curvar pra parte de dentro do giro. Este
챕 o problema n첬mero um.

O problema n첬mero dois tem a ver com linhas de empuxo e linhas de
arrasto... 챕 dif챠cil explicar sem um desenho, ent찾o vou fazer um usando os
caracteres do computador (use fonte de largura fixa pra ver o desenho) ...

Rotor
-----------------------------------------------
| <----- Linha de arrasto do rotor
|
prop | |
| | 00
cauda | - ### | 00piloto e -----> Linha de empuxo da h챕lice
/\ | motor | 00assento etc
/ \ | | 00000 <----- Linha de arrasto parasita
/ \ | 00000
-------------------------------------
O o

N찾o est찼 muito bom, mas d찼 pra entender. :)

Ok, temos nosso giro voando em frente a, digamos, 60 milhas por hora. O
motor est찼 operando a tr챗s quartos da sua for챌a, o que 챕 um bocado de
empuxo. Vindo de encontro a isto est찼 nosso arrasto parasita (que 챕 o
arrasto criado pelo corpo do piloto, estrutura da aeronave, etc). A linha
central deste arrasto 챕 baixa, geralmente pr처ximo da altura do assento. Bem
emcima temos o arrasto criado pelo rotor girando à medida que nós o
for챌amos atrav챕s do ar... (챕 um bocado de arrasto... a maioria dos giros
tem uma raz찾o de sustenta챌찾o/arrasto de 2:1, o que quer dizer que pra cada
dois quilos de sustenta챌찾o que eles geram eles criam 1 kilo de arrasto..
compare com um glider, onde raz천es de sustenta챌찾o/arrasto de 30 ou 40 pra 1
n찾o s찾o incomuns).

E no meio n처s temos a linha de empuxo, que 챕 a linha que passa pelo centro
da h챕lice de propuls찾o. Em v척o normal tudo vai bem. Mas, se voc챗, de
repente, empurra o manche pra frente em alta velocidade sem primeiro
reduzir a for챌a, ent찾o todo aquele arrasto do rotor desaparece
imediatamente. No entanto, o arrasto parasita e o empuxo n찾o! E porque a
linha de empuxo fica _acima_ da linha de arrasto parasita, o empuxo tenta
empurrar o giro, apontando seu nariz pra baixo, que 챕 exatamente o que os
rotores est찾o tentando fazer tamb챕m...

O resultado normal 챕 que o giro vira de cabe챌a pra baixo na hora, e devido
à velocidade de giro do rotor ter diminuído (porque está descarregado e por
causa do fluxo de ar ao contr찼rio), eles entortam pra dentro, geralmente
golpeando a cauda da m찼quina e freq체entemente arrancando-a por completo...
(lembre-se que a velocidade nas pontas dos rotores 챕 de cerca de 350 milhas
por hora!). Isto n찾o ajuda muito, 챕 claro, e o giro normalmente vem ao
ch찾o, matando o piloto.

Este tipo de assunto 챕 muito assustador para a maioria das pessoas. Ent찾o
eu geralmente lhes mostro que "se voc챗 estiver dirigindo seu carro em uma
auto-estrada de m찾o dupla, a 100 Km por hora e simplesmente virar as rodas
pro lado esquerdo, muito provavelmente voc챗 vai morrer ao bater nos carros
que v챗m em dire챌찾o contr찼ria... mas isto n찾o te preocupa, n찾o 챕 mesmo? Voc챗
sabe destas conseq체챗ncias e est찼 ciente que n찾o deve fazer isso". Faz parte
do seu treinamento como piloto de giro aprender que você NÃO deve empurrar
o manche pra frente de uma vez, de repente, sem antes reduzir a for챌a do
motor ou sua velocidade em rela챌찾o ao fluxo de ar.

Brett Paulin
Rando@zikzak.apana.org.au
Zikzak public access UNIX, Melbourne, Australia.
Data:1994-03-14 03:22:18 PST

--------------------------------------------------------------------
mail2web - Check your email from the web at
http://mail2web.com/ .


quarta-feira, 22 de janeiro de 2003

Respeitemos para sermos respeitados

Na seção "Fonia Livre" do "Ultraleve on line" são relatados fatos que teriam ocorrido em 19/1/03 em Atibaia, envolvendo o vôo de giros em condições perigosas e irresponsáveis. Sem entrar no mérito da questão, questionando a veracidade ou não de tais fatos, devemos sempre ter como princípio básico em nossos vôos o cuidado de  operar em condições padrão, seguindo a legislação aeronáutica em vigor. A giroaviação ainda é vista com muita reserva e preconceito, não só no Brasil como em vários outros países, em grande parte devido ao alto número de acidentes ocorridos em épocas anteriores, envolvendo, inclusive, giros totalmente irregulares e pilotos sem o devido preparo e bom senso. Em que pese todo o excelente trabalho desenvolvido pela ABG nos últimos tempos, visando justamente disciplinar aeronaves e pilotos, e tornar nosso segmento bem visto e aceito dentro da aviação experimental, fatos daquela natureza em nada contribuem para tal, comprometendo o esforço realizado e, eventualmente, trazendo consequências desagradáveis para toda a comunidade.
Fernando