MENSAGENS & + INFORMAÇÕES


INTERESSADOS EM CURSOS TEÓRICO E PRÁTICO DE PILOTAGEM DE GIRO PODEM
 ENTRAR EM CONTATO COM :




AEROCLUBE DE TAUBATÉ QUE AGORA DISPÕE DE ESCOLA DE PILOTAGEM PARA
GIROS   PARA ENTRAR EM CONTATO COM A ESCOLA :  secretaria@aeroclubedetaubate.com.br ou
 boscocortez@gmail.com
*******************************************************************************
ENGENHEIROS AERONÁUTICOS PARA CONSULTORIA ,ACOMPANHAMENTO ,LAUDO FINAL E RIAM DE AERONAVES EXPERIMENTAIS .

ENG. REUEL DE MATOS
reuel.matos@gmail.com

ENG. FRANCISCO DOMINGUES
chicodomingues@uol.com.br
Tel: (11) 3911 4038    

********************************************************************************


LIVROS

Alguns colegas perguntaram onde encontrar alguns livros sugeridos nesse "site".

Livros sobre aviação e mapas aeronáuticos são ,via de regra , encontrados mais facilmente nas livrarias La

Selva , que tem lojas nos principais aeroportos do País.Mas nada impede de consultar outras grandes
 livrarias no mercado.

Algumas delas tem um setor sobre esportes / aviação onde os livros podem ser encontrados.

Os livros importados podem ser consultados diretamente pelo e-mail indicado e pagos

com cartão de crédito: Exemplo => www.amazon.com( É o processo mais simples , rápido e barato).

Outra possibilidade é através de ordem de pagamento por um Banco que pode fazer remessa

de moeda estrangeira . (Banco do Brasil, por exemplo).Mas nesse caso, geralmente, o Banco

cobra uma taxa pelo serviço.

*********************************************************************************




PUBLICAÇÕES AERONÁUTICAS

Quem estiver interessado em adquirir publicações aeronáuticas podem entrar em contato com o Parque
de Material de Eletrônica da Aeronáutica , setor de assinaturas , escrevendo para o endereço :
Rua General Gurjão , 4 , Cajú
Rio de Janeiro - RJ
CEP 20931 - 040
ou ligue para : (21) 2585 8237 / 2585 8363
Fax ..............(21) 3814 6252
As publicações disponíveis são :
-AIP-BRASIL
-AIO-BRASIL-MAP
-ROTAER
-Carta de Área Terminal do Rio de Janeiro/São Paulo
-Carta de Rota (ERC)
-Coletânea de Cartas de Área Terminal (ARC)
-Suplementos AIP
-Circulares de Informação Aeronáutica (AIC)
-Carta aeronáutica mundial (WAC)
-Carta de navegação aérea visual (CNAV)
-Publicações normatizadoras do serviço de proteção ao Vôo(ICA;MCA;TCA e FCA)
-Emendas de : AIP-BRASIL ,AIP-BRASIL-MAP E ROTAER
-Capas para o acondicionamento de AIP-BRASIL,AIP-BRASIL-MAP e ROTAER

*********************************************************************************

MATERIAIS DIVERSOS - ONDE ENCONTRAR ?

(ATENÇÃO : ALGUNS CONTATOS PODEM ESTAR DESATUALIZADOS  )

Pneus e camaras : Toptyre fone (053) 2786 6700

Rodas : Eduardo Carinta fone (019) 3862 5678 cel.: 8147 1250

Cabeças de rotor & acessórios : Montalva (011) 4684-1779 ou 4684-1347
www.montalva.com.br

Hélices :

Orley (042) 223 2015

Rupert: (031) 3721 5889

Herrera (011) 3931 88 97 ou cel 9667 34 57

Carenagens : Carinta (019) 3862 5678 Cel.: 8147 1250

Banco (tipo concha) : Carinta ( 019) 3862 5678 Cel.: 8147 1250

Volante de partida : Carinta ( 019) 3862 5678 Cel.: 8147 1250

Polainas das rodas: Carinta ( 019) 3862 5678 Cel.: 8147 1250

Pneus e câmaras : Toptyre (53)3278 6700 skype : toptyre@toptyre.ind.br
site : www.tyretop.com.br

Tampa do com. valvulas(VW) aletada : Carinta ( 019) 3862 5678 Cel.: 8147 1250

Rotores:Ivan Benício (011) 9376 9484 Montalva (011) 4684-1779 ou 4684-1347
              Eduardo Meier  : www.hommingbird.com.br

Estruturas e kits : Montalva (011) 4684-1779 ou 4684-1347
                            Eduardo Meier : www.hommingbird.com.br

Instrumentos p/ aviação : Reina , Tel: (11) 2221-7774 | 2221-6872 | 2221-6864

Instrumento Digital (microprocessado) => EGT & Sonda Lambda
CHT & EGT
Ernani : granae55@hotmail.com tel.: (19) 81157697 , (19)8220 6855


Material para parabrisa (lexan) : Sign (011) 3613 3707


Material para rotor : Ivan Benício (011) 9376 9484 (bordo de ataque ,chapa e rebites)

Tubos de Aluminio 6061 T6 : Altoaluminio (019) 3878 1209

Obs.: Esta lista foi originalmente compilada pelo colega Lacerda  e está permanentemente sendo
atualizada/ampliada nessa página. Agradecemos qualquer boa informação que venha contribuir com esta lista.Alguns contatos podem não estar atualizados por mudança de telefone;endereços.

*********************************************************************************

INFORMAÇÕES SOBRE PREVISÃO DO TEMPO

Abaixo encontram-se links para obter informações sobre a previsão do tempo.

www.cptec.inpe.br

www.tempoagora.com.br


www.climatempo.com.br


www.intellicast.com/LocalWeather/World/


www.somarmeteorologia.com.br


www.funceme.br/


www.inmet.gov.br


www.nws.noaa.gov


cirrus.sprl.umich.edu/wxnet




*********************************************************************************

 
EXAME MÉDICO PARA PILOTO DE GIROCÓPTERO
Dec 18, '07 4:17 PM

by Ernani for everyone

Caros Gironautas

Para facilitar o entendimento sobre exame médico , abaixo encontram-se os Requisitos Psicofísicos Gerais
 para pilotos desportivos .

Se você é Pitoto Aluno ou Piloto de Girocóptero e ainda não tem o exame médico ou não está com o exame
 médico em dia entre em contato com o Médico credenciado mais próximo e marque uma consulta. Êle vai
 orienta-lo sobre os exames laboratoriais e clínicos necessários ao seu caso.

A relação de Médicos Credenciados você pode encontrar na lista "Medicos Credenciados" logo abaixo.
Essa relação foi inicialmente estabelecida pela ABUL e posteriormente estendida a todas Associações
Aerodesportivas.

Os exames médicos atualmente feitos por Médicos credenciados tem validade por dois anos.

Lembre-se! Seu CPD só é válido com um exame médico em dia.



REQUISITOS PSICOFÍSICOS GERAIS PARA PILOTOS DESPORTIVOS

É exigido que todos os inspecionados,no exame inicial ou revalidação,não possuam:

a)- Enfermidade ativa ou latente,aguda ou crônica,que possa impedir o bom desempenho na pilotagem.

b)- Anormalidade em exame laboratorial que indique uma condição clínica que possa impedir o bom
desempenho na pilotagem.

Exames Laboratoriais:

a)- Bioquímica do sangue: Glicose,Uréia e Creatinina ( observar jejum de 12 horas) , grupo sanguíneo e
fator Rh (exame inicial) e Hemograma completo.

b)- Raios-X de Tórax ( por indicação clínica).

Não deve ser portador de Diabetis melitus descompensada.

Não deve ser portador de Hipoglicemia de difícil controle ou sem possibilidade de controle.

Não deve ser portador de doença metabólica que não esteja compensada.

Não deve ser portador de alterações ósteo-articulares,doença ativa ou sequelas funcionais de doenças
congênitas ou adquiridas, ou ainda ,com o resultado de acidentes ou outra ação violenta, que possa impedir
o bom desempenho na pilotagem.

Não deve ser portador de próteses funcionais em substituição a membros ou parte de membros.

Não deve apresentar ausência de membro(s) ou parte(s) dele(s)

O médico examinador deverá solicitar os exames complementares que julgar necessários para dirimir
qualquer dúvida a respeito da real condição de saúde do inspecionado , evitando,desta forma,riscos
desnecessários à segurança do vôo.

**OBS.: Deve constar nas declarações de Aptidão Psicofísica que o inspecionado é "portador de
deficiência física" e que deverá ser avaliado por um instrutor de vôo ou checador credenciado da respectiva
 Associação Aerodesportiva, quanto a parte operacional.

REQUISITOS PSIQUIÁTRICOS

Não deve apresentar quadro clínico de patologia psiquiátrica.

Não deve ter antecedentes de psicose ou desordens da personalidade.

REQUISITOS NEUROLÓGICOS

Não deve ter antecedentes clínicos comprovados de:

a)- Eplepsia

b)- Neoplasia cerebral

c)- Doença neurológica progressiva.

d)- Diminuição total ou parcial do nível de consciência e/ou uma perda da função neurológica, sem
 explicação médica satisfatória de sua causa, ou que seja manifestação de comprometimento neurológico
irreversível.

Não deve apresentar Hemiplegia , Hemiparesia ou Paraplegia. **

Não deve apresentar qualquerr situação que , a critério do médico examinador, possa afetar o bom
desempenho na pilotagem.

**OBS.: Deve constar nas Declarações de Aptidão Psicofísica que o inspecionado é "portador de
deficiência física" e que deverá ser avaliado por um instrutor de vôo ou checador credenciado da respectiva
 Associação Aerodesportiva, quanto a parte operacional.

REQUISITOS VISUAIS

Deve possuir acuidade visual para longe de 20/40 ( ou seja 50 %) ou melhor em cada olho, com ou sem
correção.

Não deve apresentar condição patológica aguda ou crônica dos olhos ou anexos que possa impedir o bom
 desempenho na pilotagem.

Para so portadores de visão monocular será exigido acuidade visual de 20/30 ( ou seja 70%), devendo
 ainda, constar que o inspecionado é " portador de deficiência visual".

REQUISITOS OTORRINOLARINGOLÓGICOS

Deve ouvir uma voz de intensidade normal,em ambiente silencioso,a uma distância de 2 metros, em cada
ouvido separadamente.

Não deve apresentar processo patológico ativo, agudo ou crônico , nem no ouvido interno nem no ouvido
 médio.

Não deve apresentar desordens permanentes no Aparelho Vestibular que possam se manifestar por perda
 do equilíbrio. As condições passageiras podem ser consideradas como caso de incapacidade temporária.

Para os portadores de surdez unilateral,deverá constar que o inspecionado é "portador de deficiência
auditiva".

REQUISITOS CARDIOLÓGICOS

A avaliação cardiológica deve cumprir os seguintes procedimentos:

a)- Anamnese dirigida

b)- Exame auscultatório

c)- Eletrocrdiograma (ECG) - se tiver acima de 40 anos.

d)- Outros exames complementares à critério do médico examinador.

Não deve existir qualquer condição que possa resultar no impedimento do bom desempenho como piloto
 aerodesportivo.

*********************************************************************************


RELAÇÃO DE MÉDICOS CREDENCIADOS

Consultar Portal da ANAC :

http://www2.anac.gov.br/habilitacao/inspecaoSaude.asp



*********************************************************************************


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.