quarta-feira, 30 de abril de 2003

ESCOLA DE PILOTAGEM DE GIRO

Ol찼 Caros colegas;
  É com grande satisfação que divulgo a todos a formação do curso teórico de pilotagem de giros,que está em fase final de homologação.
  O curso será ministrado no aeroclube de atibaia,em data a ser definida e terá como objetivo o aprendizado dos princípios básicos de pilotagem,principalmente no quesito segurança.
   Temos observado que a maioria dos acidentes acontece por falha humana,quase todas por ignorância do piloto sobre o que está acontecendo naquele momento(o Junior de atibaia faleceu por não saber o que é G negativo),portanto,este curso terá suma importância para uma pilotagem segura.
   Em hipótese alguma o curso irá formar pilotos,sendo que para isso é necessário aulas praticas com instrutor qualificado,o curso dará apenas o complemento teórico para se saber tudo sobre giro,portanto,seria interessante que quem já voa fizesse e quem pretende voar tbem,pois a teoria é a base para uma prática segura.
   Ainda não tenho custos,mas pretendo fazer o mais acessível possível para que todos possam fazer.O curso será apostilado com certificado de conclusão no final.
  Qualquer dúvida estou a disposição.
   Grato.
   Turbina.....

20 comentários:

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  2. Aos Prezados Companheiros Sauda챌천es GiroDesportivas Turbina        Assim que tiver as datas do curso e os valores gostaria de participar . Entrarei em contato confirmando ( disponibilidade de tempo.....)   AbelhaRj  

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  3. Turbina   Como est찼 a situa챌찾o da Escola , j찼 tem alguma previs찾o de inicio.     AbelhaRj

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  4. Ol찼, Turbina!   Aqui que fala 챕 o Douglas ( Stasionisas ). Aquele carinha aqui de S찾o Paulo que dia desses esteve conversando contigo por telefone ( o bloqueador do meu telefone deu uma canseira! ).   Bem, agora que me apresentei novamente, gostaria que me esclarecesse algumas d첬vidas ( menos de 100, garanto! ):   Introdu챌찾o: Numa das discuss천es entre o OdairGyro e o Heron, comentavam sobre um acidente em Atibaia ( J첬nior ) e o Heron falou algo sobre potencia adicional em Giros que anteriormente estariam com motores fracos. Falou ainda sobre a possibilidade de um dos fatores do acidente ter sido um reparo feito na h챕lice. O OdairGyro falou inclusive, na opini찾o dele, sobre a falta de seguran챌a em Atibaia. Voc챗 diz no enunciado desta discuss찾o sobre a ocorr챗ncia de G negativo. N찾o entendo muito ainda de giros mas fiquei um tanto preocupado com esta colet창nea de informa챌천es, pois 1쨘) sou de SP e o aeroclube mais pr처ximo 챕 o de Atibaia. 2) como sou um tanto pesado ( 90 kg, 1,98m ), provavelmente deverei adquirir um giro, futuramente, com um motor mais possante, esta configura챌찾o mais "possante", p. exemplo, num AC-4, pode causar problemas ( ouvi falar em capotagem - n찾o sei o que 챕! )?.   Perguntas 1) A t챠tulo de aprendizagem ( seguran챌a ), qual realmente foi a causa do acidente? Que manobra foi executada e n찾o poderia ter sido? (Acho esta quest찾o primordial para mim e outros gironautas da ABGiro)   2) Quais os riscos efetivos de Atibaia?   3) No telefone, vc indicou me a configura챌찾o de um giro mono, 1.6 turbo. Nesta configura챌찾o o motor trabalharia com folga em velocidade de cruzeiro ou sempre no limite? Lembre-se, tenho 90 kg (1,98m). Quais os riscos com esta configura챌찾o de motoriza챌찾o?   Um grande abra챌o,   Douglas Stasionisas ( seu futuro provavel aluno )

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  5. Ola dolgras ,aqui e o Bosco de Taubate, quanto as tuas duvidas tentarei
    adicionar algumas informa챌oes e espero estar contribuindo na sua decisao.
    Bom quanto ao seu pesso nao se preocupe que temos um amigo aqui que ja
    voa ha muito tempo
    e pessa 100 kg e tem a altura de 2.05 m , logico que por motivo de conforto
    alongou a frente de seu giro um 30 cm para acomodar melhor as pernas ,
    anteriormente voava num A-c 4 duplo com
    motor 2180cc aspirado com a helice direta, mas aquela cadeirinha vazia
    atras lhe encomodava muito pois achava um desperdicio , ent찾o partil para um
    mono de origem espanhola com motor rotax 582 ja faz muito tempo , hoje
    mesmo fizemos uma revoada com o pessoal fomos at챕 uma pista na cidade viziha
    e s처 foi alegria.
    Em se tratar de modelos de giro aqui no Brasil , conciderando que nao quer
    investir muito dinheiro
    a melhor opi챌찾o s찾o os modelos ac 4 , de facil manuten챌찾o e opora챌찾o, desde
    que voce se concientize de suas limita챌찾o , com por exempro tera o giro s처
    para laser de finall de semana isto 챕 voo espotivo.
    velocidade baixa por volta de 60 milhas, altonomia de uma hora e meia,
    motor vw helice direta, mono de preferencia. Voc챗 estara muito bem servido e
    logico que leva algum tempo para acertar tudo um exempro 챕 a helice ideal,
    n찾o se tem uma receita certinha pois e na tenta tiva e erro.O motor tera que
    ter muita paciencia ate achar a temperatura ideal , e n찾o adianta se iludir
    em voar com manete reduzida, na maioria do tempo e no batente , mas n찾o
    liga n찾o 챕 o get찾o dos vw
    isso n찾o fragiliza eles , desde que bem acertados.
    Bom n찾o sei se ajudei muito mas a ideia 챕 n찾o colocar muita parfernalha
    como redu챌찾o turbina, interculer, modulos etc que so vai almentar o peso e
    elevar os custos e comsumo , dor de cabe챌a e pouco tempo voando e quando
    terminar tudo vera que perdeu muito tempo tentado reinventar a roda LEMBRE
    QUE ESTAMOS FALANDO EM ALGO SEGURO E BARATO , mais se tiver 35mil dolares
    sobrando para colocar neste esporte ai a coisa muda de figura encontrara um
    giro duplo com motor rotax 912S 90milha cruzeiro altonomia de treis hora
    bra,bra bra bra...
    um abraco Bosco

    _________________________________________________________________
    MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. http://www.hotmail.com

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  6. Valeu, Bosco, pelos toques!   Diga me, s처 para ampliar um pouco mais meus parcos conhecimentos... O que acontece quando um motor simplesmente para de funcionar, estando voc챗 atravessando duas cidades, por exemplo Atibaia/Mogi Mirim? O local 챕 bem acidentado, cheio de morretes e etc.? Nesta hora, h찼 margem de seguran챌a para n찾o se preocupar ou 챕 algo tipo "putz e agora"? O giro tem qual raz찾o de planeio e a qual velocidade? Existe velocidade m챠nima? E mais uma coisa, para exemplificar para mim ( que n찾o sei nada ainda ), na sua experi챗ncia e na observa챌찾o da dos amigos a챠 de Taubat챕 a cada quantas horas ou finais de semana d찼 para se voar sem enfrentar problemas com pane no motor? Talvez seja díficil de quantificar, mas o quero realmente saber é se este tipo de situação é remota ou frequente? Dá para dar partida no giro e ir, num final de semana, de uma cidade à outra ( as citadas acima, p.exemplo ) tranquilamente?!   Aquele abra챌o!   Douglas - SP  

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  7. Prezado Turbina,                               gostaria de ser informado sobre o curso teórico de pilotagem de giro.                                                                     Um abraço!                                                                                    Edgard - Niterói/RJ

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  8. Valeu mesmo, Bosco! Um grande abra챌o!  

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  9. Douglas: Existe uma formula de "carregar" seu rotor, e torna-lo adequado a sua maquina. Muito rotor voce "flutua" muito, mas fica sujeito aos humores do tempo, o vento te joga pra todo lado. Pouco rotor voce voa muito rapido, mas nao pode manobrar muito e "desce" muito rapido sem motor. Razao de planeio de um giro esta em torno de 4:1 e voce sempre voa buscando um lugar para pousar, mais ou menos a diferenca entre  carros e motos, voce ajusta os reflexos e passa a ser rotina mental quando esta voando. Regra geral: evite voar sobre terreno onde nao possa pousar e fique longe da agua! EStou tentando escrever algo sobre rotores e cargas, mas o tempo esta dificil, vou coletar dados com o Larry Neal para colocar no papel para todos. Abraco
    Heron

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  10. Obrigado, Heron!   Considerando que eu ainda não entendo muito de girocopteros ( aerodinamica, mecânica, pilotagem, etc ) informações técnicas e dicas serão sempre muito bem vindas!   Tanto voc챗 quanto outros girof처bicos "mais" veteranos ou "menos" novatos, se preferir, est찾o de parab챕ns pela aten챌찾o que d찾o aos menos experientes.   Gostaria, aproveitando o ensejo, que explicasse um pouquinho mais sobre:   1) os perigos da utilização de um motor fraco ,   2) os perigos da utiliza챌찾o de um motor muito forte e,   3) como podemos tecnicamente saber se um motor 챕 fraco ou 챕 muito forte para um determinado modelo de giro? Quais seriam as vari찼veis desta fun챌찾o? O que 챕 "capotar"?   Estas minhas perguntas, creio eu, poder찼 servir de alerta tanto para mim quanto para outros que est찾o come챌ando no meio girodesportivo   Ah, agora para finalizar, uma pergunta que não tem a ver com o tópico anterior:   4) Voc챗 sabe se o livro do Paul Bergen Abbott, "Understanding about Gyros" 챕 bom? Valeria a pena import찼-lo? Teria outro para indicar?   Um grande abra챌o,   Douglas Stasionisas.        

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  11. Muito bom e necessário !!!! É muito importante aprender  a não cometer os erros que muitos cometeram e servem de exemplo para os novos pilotos. Eu continuo achando que o CPD para giro deveria ser igual ao brevê de avião: no mínimo 40 Horas e avaliação teórica como no PPA ( piloto privado de avião). Em 1998 eu fiz o curso no campo de Marte, prestei banca no DAC e REPROVEI !!!!. Ou o cara sabe ou n찾o voa !!! Não digo que deveria ser a ferro e fogo, mas se os pilotos se formassem com mais horas de vôo e teoria com avaliação com possibilidade de reprovação, teriamos muito menos acidentes e negligencia de pilotos como vemos hoje em dia. É só ir lá na oficina do Walmir, que vc só vê giro para reformar, e o motivo é quase sempre o mesmo: burrada do piloto !!!!.   Um @bra챌o a todos !!!!

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  12. Ae Douglas . . .pode me colocar na categoria dos "menos novatos"!   1) os perigos da utilização de um motor fraco , Decolagens longas, motor em regime for챌ado, voar atras da curva de potencia (voce precisa de for챌a e nao encontra), curvas muito fechadas a baixa altitude (voce pode "pousar" sem querer em um lugar inadequado) e tudo de ruim que um "passaro muito gordo" pode apresentar.   2) os perigos da utiliza챌찾o de um motor muito forte e, O unico perigo é o desenho do aparelho, para virar um giro em uma cambalhota irrecuperavel toma 1.3 segundos e a partir dai eu so espero que  voce esteja alto o suficiente para poder fazer suas oracoes . . .desculpe a rude franqueza! Um outro problema pode ser um rotor inadequado e voce entrar em uma situacao de alta velocidade nas pontas das pás e uma delas acabar virando para baixo e os resultados podem ser catastroficos. No mais é so aproveitar seu voo cruzeiro a meia manete e se embriagar de velocidade quando quiser (estamos querendo  150 mph por aki)   3) como podemos tecnicamente saber se um motor 챕 fraco ou 챕 muito forte para um determinado modelo de giro? Quais seriam as vari찼veis desta fun챌찾o? O que 챕 "capotar"? Capotar 챕 quando, por qualquer motivo, o rotor perde sustenta챌찾o e o motor muito forte empurra a maquina mal desenhada para a frente, irrecuperavel. Pode acontecer em G negativo o que geralmente 챕 precedido ou de uma manobra brusca ascendente (caso Junior) ou Oscila챌찾o induzida pelo Piloto, um fenomeno comum ao aprendizes que sobrecorrigem manobras , causando um sobe e desce do aparelho (tipo montanha russa) Motor ideal devera ter uma razao de 2 por 1 (kilos de peso /cavalos) um ultraleve pela lei americana deve pesar um maximo de 254 libras (.454) e o motor minimo para um bom desempenho 챕 o Rotax 503 (447 fica fraco) 4) Voc챗 sabe se o livro do Paul Bergen Abbott, "Understanding about Gyros" 챕 bom? Valeria a pena import찼-lo? Teria outro para indicar? Indico todos e tudo o que voce possa colocar suas maos e se refira a giros, uma leitura agradavel, emocionante e elucidante, sua vida vai estar pendente ao conhecimento adquirido e sua capacidade de controlar emo챌oes (treinamento melhora muito) em emergencias. O livro que gostei mais 챕 o manual de rotorcraft da FAA, muito bom mesmo. Indo ao Brazil vou levar alguma coisa e posso garantir que o CD com o livro do Patrick Howell (Inglaterra) estara comigo. Pedirei a ele autorizacao para vende-los a voces (nao tenho ideia de preco, me custou 19 dolares) e traduzi-lo ao portugues em data futura.   Para entender capotagem, pegue algo como um tubo de desodorante e tente empurra-lo sobre uma superficie lisa, usando seu dedo indicador e diversas posicoes ao longo do tubo, voce vera que a partir de uma certa altura , ele ira se inclinando para frente antes de mover, ate que cai pra frente. O ponto medio 챕 o falado centro de gravidade. abraco Heron  

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  13.  ( Muito obrigado Dessimore pela dica! )   Heron ( do setor dos "menos novatos" ) s처 para verificar se entendi sua explica챌찾o...   Uma m찼quina mal projetada/constru챠da seria uma na qual o CG ficasse abaixo da linha m챕dia de empuxo da h챕lice propulsora? Ent찾o, um giro com torre alta teria, pelas leis do alavancamento, menos possibilidade de capotagem que um com a torre mais baixa? ( Estou raciocinando corretamente ou "viajando na maionese"? )   Ah, o G negativo seria perigoso porque estaria provocando a eleva챌찾o do empuxo m챕dio da h챕lice em rela챌찾o ao CG, n챕?   Agora, encerrando a lição de casa ( por enquanto ), aproveito para incomodar mais um pouquinho pedindo que informe como adquirir o Manual sobre rotorcraft da FAA. ( obrigadúúúúúúúúúú, pela sugestão! )   Douglas Stasionisas - SP      

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  14. Douglas, tem algumas coisas que s찾o mais f찼ceis de explicar pessoalmente. Em todo caso, s처 pra ter uma pr챕via, d찼 uma lidinha nisso aqui, 처:   http://groups.msn.com/ABgiro/general.msnw?action=get_message&mview=0&ID_Message=314   []s   O JuciÊ www.jucie.com.br

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  15.  ESSA É PARA OS ENTENDIDOS. TURBINA, GIRUTA, HERON, JUCIÊ , ERNANI, MELO E TODA A COMUNIDADE.    SOU PP-A ( PILOTO AEROBOERO HA 2 ANOS), MAS SEMPRE FUI APAIXONADO POR ASAS ROTATIVAS E AINDA NÃO FIZ PP-H POR SABER QUE "NUNCA" TEREI UM HELI P/ PILOTAR E O CURSO TAMBEM É MUITO CARO PRA FAZER SÓ POR ESPORTE( TIVE NA ULTIMA FEIRA EM ARARAS - 2003 E NA EDRA ONDE UM PP-H NÃO SAIA POR MENOS DE 20.000 REAIS). BEM, ENTÃO COMPREI UM GIRO AC-A BIPLACE E TOMEI INSTRUÇÃO COM O FLAVIO AQUI NA BAHIA (SOU DE FEIRA DE SANTANA- SERTÃO) E MUITAS DICAS COM O ERNANI. ACONTECE QUE COM APENAS CINCO H DE SOLO AINDA TOMO MUITOS SUSTOS, ESTAVA ACOSTUMADO COM AERONAVE FECHADA E ESSE VENTO NA CARA AS VEZES ME DÁ MEDO. TODOS OS DIAS COSTUMO LER AS DISCUSSÕES DO NOSSO GRUPO (SOU NOVATO) E A PAUTA É O G NEGATIVO. SEI  NA PRATICA O QUE É ISSO( FIZ MUITO TREINAMENTO DE STALL NO BOERO), ACONTECE QUE AQUI NO SERTÃO O VENTO É FORTE E AS ASCENDENTES E DESCENDENTES TAMBEM, VEZ POR OUTRA SINTO DESCOLAR DO ASSENTO ( QUANDO SAIO DE UMA ASCENDENTE E DE CARA PEGO UMA DESCENDENTE )OU SEJA UMA DIMINUIÇÃO BRUSCA DA FORÇA G SEM SE QUER MEXER NO MANCHE E ATÉ AS VEZES MESMO COM ELE CABRADO. A PERGUNTA É: ESSAS VARIAÇÕES DA F. G NO GIRO PODEM LEVAR A UM G NEGATIVO? ESSAS PEQUENAS VARIAÇÕES , POR SI SÓ PODEM LEVAR A ACIDENTES? DESCULPEM SE PERGUNTEI BESTEIRA, MAS TALVEZ SEJA MELHOR DO QUE EU ME REBENTAR ADIANTE. LEMBREM, TENHO 2 MESES COM O GIRO E 5H DE SOLO. AGRADEÇO A QUEM PUDER RESPONDER.  PEPELEGALE.

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  16. Ola Pepelegale Tenho arrepios quando voce fala de g negativo em aero buero,.. pegar aquelas "bufadas" , 챕 muito desconfortavel . Com o giro o desconforto não é quaze sentido nas mesmas proporsoes . Primeiro por ser uma aeronave pendular e por ser pendular está obviamente no mesmo pendulo do ser humano , então voce nunca ira sentir enjoo num giro. Segundo é uma asa rotativa e uma de suas carcteristica Ã© acomodar-se rapidamente quando na mudança da dencidade do ar, é claro que notará um certo afundamento  ou uma elevação espontanea da maquina mas nada tão assustador , logico que estamos falando de um giro normal.... , Ja imprimi G negativo voluntariamente e o que ocorreu depois de varias tentativas fui uma vibração na estrutura e como o giro é aberto teria caido fora do assento se não estivesse com o sinto bem apertado ,teste este que não aconselho niguem fazer , Porque você tem que conhecer muito bem o equipamento com que esta , por exemplo: certeza que tem um rotor de alta inercia (pesado) e de pás estreitas, estes rotores leva muito tempo para desacelerar nestas situaçoes, verificar o rotor em repouso e todo cabrado, tem que ficar pelo menos 40 cm da pá da helice, estes itens é de obrigação encontrar nos bons giros ,principalmente em giros Brasileiro como os feitos pelo montalva , ja tive noticias de possiveis acidentes com giros, cojitavam a culpa no G neg. porem não comvenceram totalmente. Pois os aparelhos apresentavam pouca regides nos espassadores e ou baixo peso nas pás ou ainda poderiam estar operando no limite de sua carga (diametro do rotor X carga total ), com isso ocorre o choque do rotor na helice ou estrutura quando foi submetido a um G neg., outra possivel situação , poderia ter desprendido uma pá da helice propolsora indo de encontro com o rotor causando acidentes Bom essa materia tem que ser debatida com os Fabricantes do rotores que voce tem, mais vai ai este meu comentario esperandom ser util. Um Abraço Bosco .    

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  17. G negativo 챕 como um guarda-chuva ao contrario, sabe quando o vento pega por baixo e vira tudo do avesso? O giro esta empurrando o rotor ao inves de ser sustentado por ele, o rotor perde rota챌ao e consequentemente forca centrifuga, ficando mais "mole" e dai pode desfazer o cone e contatar a estrutura (cauda e helice) com danos medios ou severos. Quanto mais alto o mastro, menos o motor consegue vira-lo, voce esta certo. O magni tem um mastro alto e um enorme estabilizador para corrigir seu centro de empuxo, que 챕 alto. Maquina carissima que pode ter problemas de instabilidade e pelo menos uma morte no curriculo, o melhor pilot da europa errou uma manobra e partiu mais cedo. O livro eu levo pra voce quando descer e se teu santo 챕 mais forte que o meu, rezza ai pra ser loguinho que num guento mais de saudade . . . abraco Heron

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  18. Valeu, Heron!!!!     J찼 estou rezando!     Aquele abra챌o,   Douglas Stasionisas - SP

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  19. Paulao:  Passei batido na tua mensagem . . . Com andam as coisas ai no teu peda챌o? Onde anda a galera de Joinville? Abracos Heron

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  20. OBRIGADO AO HERON, BOSCO E CIA  LTDA. ACHO QUE ANDO ASSUSTADO MESMO É COM O VENTO NA CARA.        PEPELEGALE

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