quarta-feira, 5 de fevereiro de 2003

Carcaças VW, em alumínio


Ol찼,

Transcrevo abaixo do relato do colega Eduardo Hilton sobre as carca챌as VW,
BOCK:

"Oi Pessoal,

... Hoje estive fazendo umas medi챌천es para determina챌찾o do Ponto de
Sustenta챌찾o de uma aeronave e seu peso e balanceamento final. Depois
passamos a conversar sobre v찼rios assuntos e fiquei sabendo de duas carca챌as
quebradas em 3 peda챌os no cilindro um, e que se encontravam em uma empresa
especializada em soldagem. Uma destas carca챌as era de um carro outra de um
avi찾o. As carca챌as eram destas novas refor챌adas, o tal motor Bock. Pelo
menos dois colegas que estavam l찼 no local ficaram muito chateados, pois
tinham id챕ia de fazer um motor de 2400cc, que alias resolveria o problema do
avi찾o de um deles pois agora necessita de mais motor. Soube tamb챕m que a
mesma empresa que fabrica o bloco, faz tamb챕m cabe챌otes que tem dado
problemas direto, inclusive soltando sede de v찼lvulas. Sempre soube que o
magn챕sio dos blocos da VW era por volta de 3 vezes mais resistente que ligas
de alum챠nio fundido, e parece que tinha raz찾o.
Hoje na volta para casa, soube que o colega que estava desanimado j찼 tinha
ido at챕 o sul para ver motores com esta carca챌a. Agora j찼 n찾o sabe mais o
que vai fazer, mas com certeza n찾o ir찼 usar esta carca챌a. Alguns destes
amigos talvez voc챗s at챕 conhe챌am, o Cabe챌a que fabrica o AeroMax e o F챗nix,
o Magr찾o que prepara motores Volkswagem, e o Pedrinho que faz excelentes
manuten챌천es em aeronaves experimentais. Alias, vi no local uma aeronave
modificada por ele, com trabalho de gente grande, parecendo mais uma
aeronave homologada de t찾o bem feito o trabalho.
Abra챌os, Eduardo Hilton"

S챕rgio Armelin

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25 comentários:

  1. Pessoal, estou ressuscitando este assunto porque no site da ABUL est찼 havendo uma discuss찾o a respeito de motoriza챌찾o para ultraleves. A coisa anda girando muito em torno do motor VW ar, em suas in첬meras prepara챌천es. Os Irm찾os Bock afirmam que nenhum problema ocorrera com seus motores, mas aqui est찼 um relato a respeito do in챠cio da constru챌찾o de seus motores usando a carca챌a de alum챠nio, que citei naquele site que havia aqui uma discuss찾o a respeito. Agora est찼 na hora dos irm찾os continuarem a relatar a evolu챌찾o de seu produto. H찼 um interesse muito grande a respeito dos motores VW ar, principalmente para quem n찾o concorda com os altos pre챌os dos motores rotax e de sua manuten챌찾o. E para os giros, aumentar sua confiabilidade, j찼 que a grande maioria dos giros no Brasil usa o VW ar vitaminado. Abraços a todos. 

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  2. Suada챌천es Girodesportivas . Ol찼 a todos.   Essa discussão me interessa e muito.   Tenho acompanhado o debate pela ABUL sobre a motorização.   Prezado Comte Chico e Sergio , no tocante ao Motor WV em giro , o que tem nas entre linhas quanto ao uso da redução ? Se o sistema de redução para um Subaru seria em termos menor para um motor fusca em vista das forças envolvidas serem menor , porque ainda não foi utilizado ?   Na minha avalia챌찾o : um motor VW1600 n찾o tem potencia para um giro , talvez um motor VW2000 nessa configura챌찾o poderia ser usado com redu챌찾o e teriamos pleno exito.   motor Vw com curso do pistão 69 cm ,  estimativos:  Dados :  VW 1600  ----- Pot max: 64 HP a 4600 RPM              Torq max.114 Nm  com 51,5 HP a 3200 RPM                VW 1800  ----- Potmax : 73 HP a 4600 RPM              Torq max.130 Nm  com 58,5 HP a 3200 RPM                VW 2000  ----- Potmax : 81 HP a 4600 RPM             Torq max.144 Nm  com 65,5 HP a 3200 RPM         Usando a redução , a curva do motor será a mesma , o empuxo sera multiplicado pelo fator de redução ( 1,5 a 1,8:1) , a RPM após a redução será proporcional ao fator utilizado ,  que estará relacionado ao tipo de hélice a ser empregado.   Existe algum estudo de viabilidade ( técnica ou prática)  para o uso da redução em motores VW. Eu sou partidário da sua utilização .Qual seria uma saída racional para empregar essa redução em giros ?   Temos um giro com 140 HP usando a carcaça da Auto Línea  hélice direta , com muita tecnologia embarcada , voando , e não utiliza a redução .........  porque ?   Será que é por causa da RPM ser abaixo de 4500 ....... e não tem vantagem.....? Ou teriamos que subir a RPM do motor acima de 5000 RPM para termos uma boa efici챗ncia com o redutor ???? motivado pelo alto torque do motor ......     AbelhaRj                       

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  3. S챕rgio:
    Ficamos muito agradecidos de voc챗 ter encaminhado aqui pra gente esta mensagem e saber que voc챗 de vez em quando d찼 um pulinho aqui no site da ABG. Valeu, cara.

    Chico:
    Por favor conta pra gente o que voc챗 est찼 achando do debate l찼 no site da ABUL. Parece que o resumo da 처pera coincide muito com o que voc챗 j찼 havia nos explicado. Pra n처s a sua opini찾o conta muito.

    Abelha:
    Aprecio muito sua tenacidade e perseveran챌a neste assunto, caro amigo.

    Grande abra챌o a todos.

    O JuciÊ

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  4. Ol찼, pessoal.   Abelha: Os motores VW ar não usam redução porque ninguém que já fez colocou seus resultados à luz das análises técnicas. Ninguém quer dar o braço a torcer para os VW ar, pois acham que o motor que está no fusca não serve para mais nada a não ser empurrar o fusca. Um 1600 tem sua pot챗ncia original em torno dos 60 cv e n찾o passa disso. Acontece que quando se colcoa esse motor para voar num trike, ele perde o ventilador, muda-se o escapamento e se mexe na alimenta챌찾o. Isso muda muita coisa e o motor come챌a a acordar. Para usar redu챌찾o, seja em qualquer cilindrada, o motor vai trabalhar em rota챌천es mais altas durante mais tempo. A Volkswagen n찾o equipou o motor com recursos t챕cnicos para suportar o esfor챌o continuado. Isso temos que fazer, n처s mesmos temos que "consertar" o motor para seu novo n챠vel de entrega de pot챗ncia. Vai desde um radiador de 처leo decente at챕 mudan챌as internas como c창maras de combust찾o. Essas informa챌천es vou passar para quem quiser aproveit찼-las na reuni찾o da ABUL. Assim vou acabar com o jogo de cena entre preparadores de motores, que s처 prejudica o desenvolvimento. No site http://www.greatplainsa.com existe tudo quanto é preparação do motor VW ar, com ou sem redução, dependendo da finalidade e da necessidade de potência. Lá se poderá ver as reduções para os VW ar, muito simples, colocadas no lugar da polia e o motor mantém o volante (um pouco mais aliviado em peso). Abelha, d찼 para chegar a 95 cv em 5500 rpm com um 1600 devidamente preparado, o que o classifica como adequado para uso com redu챌찾o. Vai ter que comprar um comando Engle W-110 e pelo menos duas solex 40.   Juci챗: O debate na ABUL é para traçarmos uma diretriz de desenvolvimento de uma versão confiável para aplicação em ultraleves dos motores VW e outros que puderem ser identificados com aeronautizáveis. Pode até ser um motor refrigerado a água, desde que seja leve. Vi num site um trike com motor três cilindros do Geometro, de 65 hp (acho que está entre 1.0 e 1.2) equipado com redução. O motor pareceu original. Nesse debate poderá até surgir uma versão forte e confiável para giros. Particularmente, para giros um 2.0 (90,5 mm x 78,4 mm) com redução iria bem, com o motor chegando a 5000 rpm, com cerca de 100 cv, sem estresse, devidamente refrigerado, tanto em óleo como nos cabeçotes, e as preparações costumeiras para esse nível de rotação. Eduardo Hilton também compartilha dessa idéia. Agora é esperar o encontro no dia 04 de setembro no CTA e ver como nós nos comportamos como gente ou não. Geralmente, a união de esforços leva a níveis mais satisfatórios de desenvolvimento e de convívio.   Acompanhem o debate e ver찾o muita coisa ainda a acontecer.

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  5. Redu챌찾o: usada para permitir que um motor atinja sua rota챌ao otima com rela챌ao a torque maximo. As helices tem limita챌찾o de rota챌ao, os motores quase sempre tem rotacao maior do que a permitida antes de manifestarem torque maximo. Os motores aeronauticos sao preparados para apresentar este torque a baixas rotacoes (2.ooo) mas custam muito mais justamente por esta qualidade e o custo dos advogados. O pessoal da Australia que tem este motor 4 tempos refrigerado a ar, que traria 80 hp ja deu uma esfriada, nao temos noticias, teoricamente ja teriamos que ter recebido um para tests com o Monarch. VW ja foram abandonados para giros ha algum tempo. Em asa fixa porem ainda sao uma boa op챌찾o. Esque챌am motores com menos de 180 hp para giros duplos! Heron

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  6. Heron, Heron... Acho melhor voc챗 gastar umas passagens de avi찾o e vir at챕 o Brasil para ver o que se faz com o motor VW ar, desde aspirados bem feitos at챕 reles 1600 turbo... isso em giros AC-4 modificados e evolu챠dos desde os modelos que o Montalva fez aqui. Giros com 180 hp devem ser muito ineficientes para precisarem desse n챠vel de pot챗ncia ou, ent찾o, s찾o aqueles que pesam 500 kg sem pessoas e combust챠vel... Copiar americanos n찾o significa que seja a melhor solu챌찾o para brasileiros... Pequenos AC-4 biplace comVW ar 2200 est찾o dando instru챌찾o aqui, principalmente perto do mar, quando seus rotores funcionam melhor. At챕 em Atibaia temos voando um AC-4 biplace modificado com VW ar 1800 turbo injetado, carca챌a de alum챠nio, 140 hp (n찾o era pot챗ncia que queria?), h챕lice direta tri-p찼 warpdrive. Heron, v찼 buscar um motor de prateleira, se n찾o sabe o que um motor VW ar pode oferecer. Em vários sites americanos, há giros com motores de tudo quanto é tipo, tal a oferta encontrada aí e não necessariamente tem 180 hp. Até rotax 503 voa em giros. Quando o projeto é bem casado, se voa com qualquer potência. Com conhecimento se vai longe. Todos est찾o convidados a participarem da reuni찾o da ABUL, dia 04 de setembro. No site, link debate, assunto motoriza챌찾o, est찼 a forma de comparecer. Abra챌os para todos.             Chico Biela.

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  7. Prezado Chico          Agradeço a voce e a muitos outros colegas persistentes como nós ,que poderão tornar o sonho em uma realidade , sabemos de que somos capazes , precisamos melhorar tecnicamente , claro que sim , tudo é viavel , é o que temos.....vamos adequar as icógnitas com as soluções.   Na prática fiquei impressionado pelo motor VW ao nivel do mar....turbinado é uma solução tecnicamente viável.... .... Ã© o caminho mais economico e técnico para obter boa potência sem sacrificar o motor , e colocar uma tripá e um volante será necessário para harmonizar o sistema como um todo.....     Quanto ao uso da redução ... estou ainda a  matutar...analisar..... colher informações.....mas o assunto ainda não morreu.....     abelhaRj  

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  8. Grande Chico: Tor챌o pelo sucesso de voces no quesito motores, pois ficaria mais facil e barato montar uma maquina ai. Pelos calculos apresentados, a diversidade de motores VW em uso por aqui, alguns com verdadeiras tropas de cavalos, o pessoal passou a usar ou Rotax ou Subaru. Quem tem um Arrow de 100 hp nao vende, o pessoal comprou em conjunto, tudo que tinha disponivel para usar como estoque de pe챌as, 챕 um excelente motor para giros mono, e tambem o 2SI esta sendo vendido, mas nao como aeronautico, eles deram um jeitnho na lei. Tem 3 cilindros, 2 tempos e perto de 80 hp, o que empurra um giro bem legal, porem mono. O Dominator do David Seace, duplo, com 420 libras, tem HIrth de 110 e voa bem sem ser um foguete, o Air Command do Mike Solano, tambem com o Hirth, ja teve varios panes, cuspindo vela e estourando a cabe챌a em plena feita de Sun-N-Fun, voa, mas tem este problema. Alias, o numero de HIrths quebrados por aqui 챕 grande, tanto que o dono da Fabrica veio para Oshkosh apresentar o novo motor e falou com os gironautas presentes, pois nos giros esta o verdadeiro teste para qualquer motor. O resto sao tentativas que quase chegam la . . . Um suba 2.2 sem mexer nadinha tem 160 hp, entao pra que inventar e gastar mais? Eles tocaram os RAF ate hoje e olha que a coisa tem 1.200 libras carregado. Vao lutando ai que todos so temos a ganhar! Boa sorte. Heron  

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  9. Caros amigos giro-aficcionados: Reforço o convite do Francisco Domingues para todos interessados participarem da reunião no CTA dia 4 de Setembro próximo.Será uma bela oportunidade para avaliar o " folclore" que existem em torno do motor VW e valorizarmos suas reais potencialidades. Outras convers천es tambem est찾o estar찾o em pauta. Aqueles reconhecidamente experientes  em motorizações poderão ser convidados a debater tecnicamente o assunto de maneira que no menor prazo de tempo possamos direcionar nossas conclusões no sentido da obtenção de resultados práticos. Aqueles que ainda não visitaram o "debate" no site da ABUL, saibam que o assunto gira em torno de conversões automotivas exclusivamente nacionais para aviação experimental(notadamente utra-leve) onde motores com potências entre 70 e 100 Hp e peso em torno de 90 Kg. com ou sem redução,turbinados ou não,desde que confiáveis e em condições de  serem ensaiados(CTA,sem burocracia...não estamos falando de homologação ou certificação mas somente ensaio),serão muito bem vindos.    Abra챌os a todos   Jason  

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  10. Subaru novo: alguns milhares de d처lares... 2000? E sem acess처rios, sem inje챌찾o... Subaru usado: 4000 a 5000 reais, idade desconhecida, uso e esfor챌o sofridos desconhecidos, sem confiabilidade... Vai revisar? 1000 reais s처 de m찾o-de-obra (afinal, valoriza-se quando vai voar). VW ar novo 2.0, 2.2 ou 2.4: custo 4000? Al챕m de ser tudo novo, zerado em horas. VW ar usado: impossível de ser usado sem alteração, Ã© fraco originalmente. Peso: 130 kg um subaru, 80 kg um VW ar, sem contar redução. Peso morto custa potência para voar... Não adianta ter mais de 150 cv se houver peso extra sobrecarregando o rotor, que aumenta o arrasto... ineficiência à vista, não houve engenharia decente no projeto. Custo de modifica챌찾o de VW ar para v척o: 챕 o que a reuni찾o da ABUL vai definir com padroniza챌찾o de modifica챌찾o. E ultraleves n찾o precisam de um subaru para voar, al챕m de ser inadequado pelo peso excessivo em rela챌찾o a um VW ar. E ainda procuramos op챌천es de motores mais leves ainda. E isso vale para giros tamb챕m. Quem n찾o tem d처lares no bolso, usa a intelig챗ncia para conseguir voar. E tem mais, na Sport System, de S찾o Paulo, est찼 sendo desenvolvido um motor base VW ar de 2800/3000 cc para girar na faixa de 2000 a 2500 rpm, com 80 a 100 hp. Um motor mais tranquilo e dur찼vel, ao estilo dos aeron찼uticos Continental 65/90. Para quem n찾o sabe, esse empresa 챕 a atual detentora dos recordes de arrancada em Curitiba e Interlagos, usando fuscas... que s처 perdem para funny cars e dragsters. Isso eu chamo usar o c챕rebro para atingir nossos objetivos e largar m찾o de ficar na depend챗ncia de gringos que s처 querem nos sugar!  

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  11.   É isso aí.....uma coisa é uma coisa.......outra coisa é outra coisa......   Vamos esperar os resultados , sempre haverá uma luz no final do túnel .......   Com certeza para giros bi-place um motor AP preparado dá e muito....e os Subarus têm o seu valor........ tudo depende do bolso ...... e de quem vai construir.   Na minha avalia챌찾o o uso do motor VW em giros monos n찾o precisamos tecer maiores coment찼rios... no tocante a giros  bi-place temos que prover uma potência em torno de 100 a 120 HP ..... melhorar a sua efici챗ncia , reduzir o peso ,  uma redutora leve e  adequar a hélice.   Quem souber de algum giro voando com essas caracteristicas acima , relate.   Vamos lá unidos , com inteligência , proficiência  e tenasidade chegaremos a um motor de boa qualidade e seguro para galgar o céu.   É o que queremos e desejamos.    Heron , tá na hora de você voltar pra cá ...... e ver a nossa realidade ....ou traga um giro mono/duplo de que vc tanto fala ( video e fotos) ............... ah,ah,ah,ah ........não precisa trazer o motor ... aqui nós temos ( Rotax e Subarus).                  AbelhaRj   

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  12. Positivo Chico Concordo com voc챗, acredito que a reuni찾o com o pessoal CTA
    no dia 4 de setembro nos dar찼 muitas expectativas.
    Abra챌os
    Moyz챕is
    Manaus - Amazonas


    >From: "chico"
    >Reply-To: "ABGiro"
    >To: "ABGiro"
    >Subject: Re: Carca챌as VW, em alum챠nio
    >Date: Wed, 18 Aug 2004 19:20:57 -0700
    >

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  13. Mais uma vez: Posso tra챌ar qualquer plano com dois enfoques, otimista ou pessimista. Porem gosto de avaliar em posi챌ao de neutralidade . . . As gringos sugam? É so esconder a teta . . . Quem inventou a maquina foi um espanhol, o giro retro impulsionado foi um americano, o motor 챕 alemao, portanto ou para de usar ou esquece a xenofobia. O Melo pode dizer quantos anos estamos batendo esta bolinha pra ver o que podemos fazer AI NO BRASIL, PATRIA AMADA SALVE SALVE!!! Alguma duvida? Se voces fizerem um motor VW com potencia suficiente para giros, por favor, PELO AMOR DE DEUS, patenteiem a besta, pois ficaremos milionarios, e se possivel em nome da ABG. assim teremos muita maquina barata e eficiente para curtir. Existem varias tentativas, nenhuma ainda no nivel desejado. Se voce vai comprar um motor no escuro, problema seu, eu nao vou.Irei analisar e colher dados, testar em bancada antes de colocar pra voar. Temos um 2.5 com 25 milhas rodadas, ta b찾o proce brother? Custo 1`500 dolares, nada mal pra 195 hp, peso de 300 libras, mas a redu챌ao planetaria, esta sim muito cara para Brasil, 3.000 doletas, mas se feita ai eu acredito em 1.000. Vou colocar a foto dela ai embaixo. Ah um motor novo subaru? 4.000 bagarotes ta bom? Ninguem usa, ou usou ate agora dentro do meu parco conhecimento . . . O pessoal da australia que fez um motor 4 cilindros, 4 tempos refrigerado a ar, com 80 hp ainda nao enviou um para os testes com o Monarch.Barato? nah . . .7.000 Enquanto isto centenas de motores 2.2 estao enferrujando por aqui com precos desde 300 dolares e ja teriam 160 hp. Se quiser tentar um direto pra giro mono, use os EA 81, 1.8 que voa legal. abraco Heron Ah . . .ia me esquecendo, ate agora nao veio um centavo de investimento dai da terrinha, ja gastei 7.500 dolares para levar coisas boas pra nos todos ai e todos estao esperando cair no colo . . .poe a mao no bolso que eu ponho o material ai!  

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  14. Ae Pessoal Tem uma discussao otima no Forum daqui, entrem e participem (aqueles que falam ingles) e se possivel traduzam para os outros aqui. www.rotaryforum.com 'e muito bom e tem fotos e videos, o pessoal tambem esta torcendo para alguem inventar algo que seja bom e barato, mas nada melhor que Suba no mercado ate agora. abracos Heron

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  15. Heron, acompanhe o excelente debate sobre motoriza챌찾o que temos aqui:

    http://www.abul.com.br/debate/debate1/pag_debate1.htm

    e voc챗 ver찼 porque o VW continua sendo o preferido.

    []s

    O JuciÊ

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  16. Jucie Obrigado eu vou dar uma olhada, estou meio atarantado com meus problemas aqui, ai vai afoto da reducao que me esqueci no outro dia. Heron

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  17. N찾o me cotuca. Agora me deu uma vontade doida de escrever.

    O brasileiro em geral 챕 notadamente deslumbrado com tudo o que vem de fora. Falou que 챕 "importado" o brasileiro j찼 entende como sin척nimo de "melhor", quando muitas vezes 챕 s처 mais caro. Quando a gente mostra o menor sintoma de auto-estima, de valorizar o que 챕 nosso, de preservar os nossos interesses como na챌찾o, de preferir o que se produz aqui, de manter o dinheiro aqui, eu n찾o posso aceitar calado que esta atitude seja taxada como xenofobia.

    Cada na챌찾o tem a obriga챌찾o de cuidar dos seus interesses.

    Os americanos são muito hábeis em vender ideologias para o resto do mundo que eles mesmos não se importam em cumprir. Quer um exemplo? Eles consomem loucamente seus recursos naturais, depois pregam pelo mundo afora que temos que poupar nossas matas, florestas, mananciais (que tem um monte de brasileiros sem casa, apinhado nas grandes cidades, isto não é problema deles, afinal). Outro exemplo: os americanos são os maiores responsáveis pela poluição atmosférica do planeta e se recusaram a assinar o tratado mundial anti-poluição. É ótimo pregar ideologias para os outros, não é mesmo?

    Vamos falar de motores?

    A m챕dia dos autom처veis americanos 챕 6 Km por litro, mas tudo bem, porque em vez de privilegiar motores e ve챠culos mais econ척micos, o americano m챕dio gosta mesmo 챕 de "carr찾o", de "barca"; afinal, se acabarem as reservas de petr처leo na am챕rica do norte, basta invadir outros pa챠ses e TOMAR POR ASSALTO os po챌os de petr처leo. A gasolina vai continuar barata. Problema nenhum, n찾o 챕 mesmo?

    Falando em motores, nosso ambiente 챕 totalmente outro. Nosso n챠vel de exig챗ncia 챕 diferente. A maioria dos giros tem motor a 찼lcool, que 챕 um combust챠vel menos poluente, que n찾o se esgota, que produzimos em abund창ncia e que a ind첬stria brasileira (e s처 ela no mundo inteiro) tem absoluto dom챠nio. Pra qualquer outro pa챠s implantar um segundo tipo de combust챠vel seria uma tarefa extremamente desafiadora, levaria no m챠nimo uns 10 anos pra come챌ar a ter um parque instalado. Aqui, al챕m de ter gasolina (em v찼rios sabores) e 찼lcool nas bombas de todos os postos do Brasil, estamos come챌ando a nos dar o luxo de ter g찼s!

    Este grau de adesão a novas idéias, esta pujança, não existe na indústria automotiva em outros países. Os caras aqui dizem "vamos fazer motor a álcool", vão lá e fazem acontecer. Os caras dizem "vamos fazer motor a gás", vão lá e fazem acontecer também. "Vamos fazer carros bicombustível, o dono escolhe na bomba, como bem entender". Isso não existe lá fora. É privilégio do brasileiro esta tecnologia. Fomos nós que criamos, do zero.

    Se eu for mencionar que a Petrobr찼s 챕 a maior exploradora de petr처leo oce창nico do mundo, a챠 챕 que eu n찾o paro mais de escrever.

    Ent찾o n찾o me cotuca, sen찾o eu acabo comentando que o Igor Bensen n찾o era americano, era russo. Falando nisso, os americanos tem outra grande habilidade: importam c챕rebros do mundo todo e tiram patente at챕 da sombra, depois gastam milh천es patrocinando ONGs com propaganda anti-pirataria, constrangendo as pessoas a usarem apenas os produtos com as leg챠timas patentes americanas. Que piada!

    Desculpem o desabafo e ter sa챠do do assunto.

    É que eu sou BRASILEIRO, pô!!

    O JuciÊ

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  18. Jucie . . .tem do' meu . . .pirou? Voce quer que eu escreva um livro sobre tudo que vi de errado aqui? To doido pra ir embora e se vacilar eu dou um chute no balde mando esta porcaria toda pra cima e volto agora! Nao acredito que voce seja tao antiamericano assim . . . Temos que pegar o que tem de melhor para uso e nao se importar de onde vem! Bobagem tua achar que VW e' brasileiro! A reducao do Larry quando for feita ai que nacionalidade tem? Da pra fazer um motor igual ao Subaru ai? Claro que da, quem vai investir nisto? E o Rotax, porque ainda nao 'e fabricado, ou pelo menos montado ai? Ja cansei de exaltar a patria amada e nao preciso receber um cho destes. Fale um pouco da total falta de apoio que eu estou tendo neste morro acima pra levar algo que todos irao usar. Acabo de falar com o Ricardo, penta campeao brasileiro de formula, e a opiniao dele 'e a mesma, o VW nao empurra um giro e that is it! Que diferenca faz usarmos um alemao ou um japones em termos de patriotismo? Eu posso abrir o mercado intenacional para todos os fabricantes dai, o nosso produto vai ser reconhecido como bom e barato e voce nao acha isto patriotico? Se nosso AC 4 tivesse sido distribuido aqui fora, muitos mais terian sido vendidos e o nome seria conhecido. E muito melhor do que seus contemporaneos. Ah . .. cansei! Vou para praia e ficar bebado :( Heron

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  19. Pois 'e, tudo isto e mais um pouco . . . Existem varios experts em varios assuntos, eu consulto aqueles a quem tenho acesso, ja estive na presenca do Chuck Beaty por 4 vezes e nao tive coragem de aborda-lo, pois eu mesmo o coloquei em um pedestal, coisa que felizmente nao aconteceu com o Dick DeGraw, ja falamos bastante e foi muito legal. Se por acaso pintar alguem ai no Brasil discutindo assuntos de giros neste nivel nao tenha duvidas que eu irei visitar e propor parceria. Ainda quero visitar todos estes que conhecemos aqui no Forum e com certeza tem mantido os giros voando. Vou aqui abrir um parenteses: minha experiencia no basquetebol! Quando iniciei em 1974, achei tudo muito horrivel, o nivel, a tecnica, o investimento e parti pra luta como 'e meu costume, consegui inimigos poderosos que estavam encima de pedestais e eram inatingiveis. Fiz muita coisa sozinho e quando fundei a primeira associacao dos oficiais ai em SAmpa, me cortaram a cabeca e o grupo nao fez nada para ajudar, encerraram minha carreira de 26 anos de bons trabalhos assim sem mais cuidados, este 'e um dos motivos que me levaram a voltar para os USA. Conheco muito bem o sistema associativo brasileiro e a falta de memoria dos nossos patricios, rei morto rei posto ai nao chega nem a esperar o funeral. Alem de levar giros daqui prai, pretendo trazer alguns dai pra ca, em uma troca de informacoes que poderia nos beneficiar muito. Alguem quer ajudar? Participar? nao precisa muito, e ainda pode dar lucro trazer um AC4 duplo em condicoes de voo para ca . . . Nossa inventividade nao tem igual, criamos muita coisa e nao nos beneficiamos disto, eu ja devo ter falado do apito Fox 40, criado por nos e comercializao por um americano esperto que ganhou um de presente do arbitro brasileiro na Final em Seul. Eu coloquei um anuncio no jornal brasileiro daqui e so tive uma resposta, as outras 3 vem dai, de pessoas que em acesso ao jornal via Net e entraram em contato comigo. O que falta para minha empresa ser solida? Voce e todos aqueles que quiserem ajudar. E um pouco de dinheiro. Tenho um contrato que me autoriza a produzir as pecas e vender os kits completos em toda a America do Sul, tenho um CD com todas as pecas desenhadas em um programa da maquina C&C, tem varias ai e tambem pode ser aberto no AutoCAd. Quanto vale? Temos 12 motores Subaru 2.5 la em Bridgeport e como conseguir mais, temos 3 reducoes prontas e pecas para montar mais 4 e posso mesmo faze-las ai. Quem vai produzir as pecas? Pode crer que nao vai ser o Dono da Padaria da Esquina. Vou buscar pessoas estabelecidas no ramo . . . Quanto vale o que eu tenho? Posso trazer um AC4 pra ca e colocar um Subaru nele, fazendo voar bem, talvez alterrando CG e colocando um estabilizador e vende-lo por uns 9 mil dolares, o que seria um otimo preco. Quanto vale isto? Se ja tivesse entrado o investimento que busco, nao estariamos tendo esta conversa, pense nisto. Tambem quero muito conhece-lo pessoalmente e lhe dar um abraco, e se discordamos em alguns pontos, nao significa que nao possamos ser amigos . .. Inte' la . . . Heron

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  20. Ola pessoal! Calma Heron. Voce esta em outro mundo, n찼o se iluda Aqui vai ser dificil achar alguem disposto a ariscar algum capital Sou novato, estou tendo meus primeros contatos com os giros e iniciando o treinamento para pilotar.    E tudo muito dificil, algumas pessoas que contatei n찼o merecem qualquer credito. As oficinas que eu vi, a maioria, n찼o tem codicoes de fazer sequer grades para portoes E assustador! Muita improvisacao. Sei que tem gente seria no meio, mas ainda estou procurando aqui em Sao Paulo, Sou engenheiro mecanico e pretendo acompanhar de perto a fabriacacao do meu giro. Optei por um mono, Pois concordo com voce, as modificacoes feitas no motor VW o deixam extremamente frageis e mesmo assim nao aproveitam toda a potencia girando a 3200 RPM Encontrei aqui em Sao Paulo uma empresa especializada em engrenagens, capaz de usinar uma engrenagem interna com dentes helicoidais para uma reducao planetaria ( este nome nao e adequado, pois redutor planetario e outra coisa). Ja fiz um pre projeto e pedi orcamento, em breve saberei se e viavel , se for, vou preparar um motor com redutor , instalar uma helice adequada e arriscar. Mas esta nao e a melhor solucao.  O motor VW e limitado. Como eu disse, nao se iluda, acho que investir aqui, so para manter o nosso hobbi, fazer disto um negocio, acho que vai ser dificil. Lacerda

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  21. Lacerda: Estou muito cansado e frustrado, portanto o Juci챗 vai perdoar meu jeito incisivo. Discordo de voce em algumas coisas: Maquina C&C tem varias por ai, e conheco uma com tempo ocioso, o servi챌o de serralheria 챕 perfeitamente viavel no Brasil. Tenho contato com uma fabrica que ira fazer os tanque em rotomoldagem, e os pequenos acessorios plasticos ja existem ai, minha viagem foi proveitosa neste sentido. Das pessoas leigas que consultei, eu esperava mais . . .esperava um sim, mas me sairia ileso se fosse nao, esperava interesse e perguntas, nao ocorreram, nao deixaram o lugar de possiveis investidores, porem nao deram nem mesmo incentivo. Nao 챕 serio conversar com empresarios ai, pelo menos os que contatei. Muita paparia e vamos ver e tal, um simples nao resolve nosso problema, o pessoal quer ficar na cerca esperando a coisa estourar para entrar com certeza de ganho, tudo bem, quando estiver pronto vamos ver se eles tem bala pra entrar. Irei levar daqui: o motor, reducao, parafusos, uma cabeca e talvez um par de pas. O resto da pra fzer ai sem problema. Preciso encontrar uma anodizadora que fa챌a dourado e tenha um tanque proprio para pecas de ate 7 p챕s, que sao as duas quilhas inferiores. Quanto ao Monarch ai tem tudo, pois ele 챕 pintado eletroliticamente e isto tem ai muito bom. SE eu tivesser me mantido no meu plano original, ja estaria ai fazendo o MOnarch e voando, mas como a coisa 챕 muito maior do que eu antevia, fiz este projeto que ira precisar de pelo menos 21 pessoas com poder de investimento e principalmente de entender um projeto deste tipo. A maioria faz "hein?" quando escuta o que digo e depois ficam com cara de bobos. Termos como piramide os assusta, nao sabem como isto funciona, falar em uma empresa deste porte sem funcionarios tambem os deixa co챌ando a cabe챌a e por quererem parecer inteligentes nao fazem as perguntas necessarias. Depois sei que vou ouvir a velha historia . . .os ricos ficam cada vez mais ricos e nos pobres sempre sifu . . . Aquele que comprar o primeiro giro duplo, tem a condicao de ser o representante no Brasil todo, ganhando comissao de tudo o que vier a ser vendido no pais. Nao existe fazer isto sozinho, tenho que ter equipe e ajuda e todos que estao no muro esperam entrar ganhando pelo menos salario, ninguem investe nada. Ademais, nosso meio 챕 infimo para este tipo de projeto e so funciona mesmo entre nos se a participacao for massiva o mercado sera muito maior, assim que eu estiver melhor preparado sai em busca do pessoal do dinheiro grande. um abraco e obrigado por tentar entender Heron

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  22. Heron, coisa linda essa redu챌찾o, Qual a possibilidade de ser feita  aqui no Brasil?. Otavio

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  23. Otavio Detenho os direitos de producao no Brasil e as especificacoes todas. Este modelo 챕 antigo, de 2001, embora a aparencia externa seja a mesma, no interior mudou um pouco, tem agora uma embreagem com molas para acomodar os desgastes do rolamento primario dos Subaru 2.2. Os problemas causaram algumas falhas na reducao, que 챕 lubrificada pelo oleo do motor e tem um termometro para seguranca visual. abraco Heron

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  24. Heron. referente a anodiza챌찾o: Empresa Prodec. Fone 11 47894700 Pessoa para contacto: Jean Serviço; anodização dourada fosca. Qualidade: de 16 a 20 microns N찾o 챕 com anelina. Anodiza até barra de 6 metros. Pe챌as montadas tem que analizar se da para fazer. Preço: R$ 5,68 por Kg. Quantidade minima 70 Kg. Quantidade menor poder찼 ficar mais caro. Otavio. 

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  25. Valeu Otavio, te devo uma . . . A primeira olhada, mais uma vez, temos precos incriveis. A diferenca entre anodizacao dourada e a transparente e sobre a pintura eletrolitica 챕 muito grande. O Custo do acabamento do Golden 챕 meio salgado. EStou pensando em fazer algumas maquinas sem acabamento e deixar o cliente se divertir com pinturas diferentes. O giro anodizado em dourado ficou muito bonito. Um grande problema no entanto 챕 a diferenca de cores, cada fornada sai um pouco mais ou menos bronzeada. abraco Heron

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