segunda-feira, 20 de outubro de 2003

MOTOR AERONÁUTICO TUPINIQUIM

Tendo em vista o crescente interesse de todos n처s, pilotos aerodesportistas, na procura de um motor aeron찼utico confi찼vel, genuinamente nacional, que atenda o mercado de avia챌찾o leve de nosso pa챠s (UL avan챌ados, giros e trikes), a um custo competitivo em rela챌찾o aos produtos importados, temos a satisfa챌찾o de informar que este motor, com tecnologia de primeiro mundo, encontra-se em fase avan챌ada de desenvolvimento. Trata-se de um VW 2.1L, tipo boxer, com cerca de 100HP a 4300rpm, aspirado, dotado de inje챌찾o eletr척nica multiponto sequ챗ncial e de caixa de redu챌찾o por engrenagens, instalada na extremidade do volante, permitindo uma opera챌찾o eficiente do conjunto moto-propulsor. Lastreado em um minucioso projeto de engenharia que v챗m sendo desenvolvido h찼 tempos, visando garantir pot챗ncia com confiabilidade, facilidade de manuten챌찾o, baixo consumo e a utiliza챌찾o de grande n첬mero de componentes oriundos do mercado automotivo nacional, o referido motor, ap처s algumas dezenas de horas de testes em bancada, tem apresentado resultados altamente promissores, com excelente performance que lhe confere um empuxo est찼tico superior ao do Rotax 912-S de 95HP.  Ideal para giros e outras configura챌천es tipo pusher, h찼 uma vers찾o dotada de eficiente sistema de arrefecimento for챌ado a ar, que pode funcionar por longos per챠odos em full power no solo ou em baixa velocidade, sem que apresente qualquer sinal de superaquecimento, o que se traduz numa expectativa de vida 첬til bastante extensa. Dentro em breve ser찼 iniciada a fase de testes de v척o, sendo o motor instalado em nosso giro biplace Predador. Demais dados t챕cnicos, fotos e custo somente ser찾o divulgados ap처s a obten챌찾o da configura챌찾o final do motor e a conclus찾o de todos os ensaios necess찼rios, visando garantir a fidelidade dos resultados alcan챌ados.
Fernando Cirigliano

33 comentários:

  1. E viva o Fenando!!!! Qual o peso do conjunto por favor? Ontem tive um problema de maxilar por aqui quando li que estao pedindo 6.500 dolares por uma convesao VW. Imagina? abraco Heron

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  3.      NÃO SEI A RESPOSTA. SOU NOVO NO GRUPO, ENTREI PRA VER SE CONSIGO COMPRAR UM GIRO. TENHO INTERESSE POR UM USADO QUE ESTEJA VOANDO, BIPLACE, PART. ELETRICA, PRE-AC. TIPO CARDIM E INSTRUMENTAL O MAIS COMPLETO POSSIVEL, NA FAIXA DE R$ 10.000,00.
     
        OBRIGADO    ALVARO RAMOS FEIRA DE SANTANA BA

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  4. Sacanagem do Fernando: Botar agua na boca da galera e sumir assim sem falar mais nada. Diz ai cara . . .peso, pre챌o e tudo o mais . . . abra챌o Heron

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  5. Heron e demais colegas:
    Como informei no breve anúncio do motor que estou
    desenvolvendo (ele existe de verdade e não apenas em devaneios), o mesmo
    está em fase de testes e, visando não atrapalhar os trabalhos ou criar
    expectativas que, eventualmente, venham a se alterar ao longo do projeto, só
    pretendo divulgar quaisquer outras informações além daquelas básicas já
    informadas, quando concluídos todos os ensaios e testes. Só aí teremos dados
    confiáveis de desempenho, peso, preço e mesmo a possibilidade ou não de vir a
    comercializá-lo.
    Tal procedimento é normal no desenvolvimento de
    qualquer produto. No caso de motores aeronáuticos, com maior razão ainda. Veja
    os motores Honda-Continental e  DeltaHawk diesel que se encontram em testes
    há anos com pouquíssimas informações a respeito. No caso do V300T da Bombardier,
    em 1995 quando estive na fábrica da Rotax em Gunskirchen, Áustria, pude
    conversar com outros engenheiros sobre este motor, que, naquela época, já estava
    em desenvolvimento. A última notícia publicada pela Bombardier na Sport Aviation
    informa que o mesmo só estará disponível para venda em 2005, permanecendo em
    ensaios até lá.
    Prud챗ncia e caldo de galinha n찾o fazem mal a
    ningu챕m.
    Abra챌os a todos
    Fernando

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  6. Ta certissimo! O que podemos fazer ent찾o 챕 ficar na torcida pelo teu sucesso e que este motor reuna as condi챌oes ideais de peso/potencia. Caso ele venha a ser uma solu챌찾o para os giros voces estarao com um grande mercado para explorar, pois todos os outros aeroplanos certamente ter찾o otimo desempenho com este motor. Estaremos aqui prontos para ajuda-lo a distribuir e sermos seu representante onde tivermos nosso produtos sendo vendidos. Sorte, saude e sucesso a todos. Heron    

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  7. Em Atibaia de vez em quando aparece um portugu챗s com um trike equipado com um motor VW ar 1600 equipado com uma caixa de redu챌찾o na sa챠da normal de pot챗ncia do motor. Ouvindo-o em marcha-lenta, 챕 poss챠vel se sentir os dentes de engrenagem batendo um no outro. Com o tempo, a fadiga e o desgaste v찾o se fazer presentes, com engrenagens banguelas... e sem empuxo, o que 챕 pior! Sugest천es ao Fernando: - copiar os desenhos (ou algo parecido) de dentes de engrenagens de c창mbio VW ar, que resistem bem aos motores de qualquer tamanho; - usar um acoplamento tipo miolo de disco de embreagem que resiste anos a fio nos carros (buchas pl찼sticas ou de borracha cedem por desgaste e amassamentos) e 챕 muito confi찼vel; - n찾o remover o volante do motor, sob pena de liberar pulsa챌천es excessivas sobre a redu챌찾o de engrenagens. - os rotax 2T n찾o servem como compara챌찾o de durabilidade de conjuntos de engrenagens porque os motores 2T n찾o t챗m torque forte em baixa rota챌찾o e suas pulsa챌천es s찾o menos agressivas para conjuntos de engrenagens. Seus virabrequins com bolachas grandes funcionam como volantes, o que melhora mais ainda a entrega de torque para suas redu챌천es. - a rota챌찾o em que diz que seu 2.1 vai trabalhar, a 4300 rpm, abandone o carburador solex 40 simples e use os dois solex 32 dos 1600, com coletores de alum챠nio, melhora a pot챗ncia nessa rota챌찾o.

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  10.     MOTOR AERONÁUTICO TUPINIQUIM                    Como anda os testes ........

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  11. Abelha e colegas:   Como informado em outra discussão, estou bastante satisfeito com meu Predador e seu motor VW 2.1 com injeção multipoint, redução e arrefecimento forçado. O CHT nunca passa de 380ºF. A injeção otimiza a mistura e a queima, reduzindo o consumo para cerca de 14l/h em cruzeiro. Ã‰ só abastecer e voar. Acredito, com base nos empuxos obtidos, cerca de 230kg, que ele deve estar com cerca de 100hp. Já viram que considero este papo de motor VW antiquado e problemático, conversa prá boi dormir!!!! Abra챌os Fernando Cirigliano

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  13. Fernando Com ambos os combustiveis este consumo esta otimo! Que tipo de carga voce pode levar e que velocidades consegue? O Golden gasta 6 galoes hora em treinamento e 4 em voo cruzeiro (20 L e 16 L) Ainda nao fizemos um teste em velocidade ao redor de 70 mph. Gasolina? obrigado Heron

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  22. motores a gasolina 4 TEMPOS, usam em media,  350 ml de combustível por hora por HP acionado

    motores a gasolina 2 TEMPOS, gastam em m챕dia, 500 ml de combust챠vel por hora por HP acionado
     motores a DIESEL, gastam em media 200 ML de oleo diesel por hora por HP acionado Otavio

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  30. Pessoal

    O assunto aqui 챕 Motor Aeron찼utico Tupiniquim .
    Vamos focar o assunto principal . Estamos saindo do rumo a troco de nada .

    Sds

    Ernani

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