sexta-feira, 31 de outubro de 2003

Desenvolvimento de uma Redutora para o Motor VW

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17 comentários:

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  2. P척 Abelha sacanagem assim na sexta-feria 챕 brabo! E tem mais . . .se nao guardar um pouquinho deste "du b찾o" que voce fumou ai vou ficar de mal, hein? To at챕 com remorso de ir la na casa do "pessoal" e pipocar uma Heineken pra refrescar a garganta depois do caldo de mocoto com cacha챌a que vai descer "rasgando" e trazendo aquele gostinho de felicidade . . . . Bom final de semana a todos, pois amanha aki nao vai ter giros, o ceu ta enfezado e de quando em quando cai um balde la de cima! Abra챌o Heron

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  3. Sauda챌천es GiroDesportivas Quem j찼 conseguiu fazer os download do site o qual indiquei ? Virtude do arquivo final em PDF ficar em torno dos 4,8 Megas e como o MSN não permite arquivos acima de 1,5 Megas . Não foi possivel disponibilizar. Peguem no site indicado os Arquivos. (www.aall.hpg.com.br ). E para confrontar e estudar aqui disponibilizo as informa챌천es t챕cnicas do uso do MOTOR VW com REDUTORA e TURBO . Na minha avaliação é viável , tem altas chances de vingar , só vai depender do peso FINAL ( MOTOR + REDUTORA  +  TURBO ) essa parte eu ainda não tenho condições de avaliar ( eu disse ainda ...... mas chegarei lá em breve ....... se todos unirem ...... os dados finais terão efeitos surpreendentes...). AbelhaRj Rio de Janeiro - BRASIL UM MOTOR DIGNO PARA O GIROCOPTERO ESTÁ A CAMINHO - E COM PREÇO ACESSIVEL A TODOS.  O CAMINHO PODE SER ESTE......... ?  

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  4. Ol찼, Abelha!   Aqui 챕 o Douglas ( Stasionisas ). Imprimi dia desses o artigo sobre redu챌찾o e outro sobre envenenamento de motores do Engenheiro de Computa챌찾o Adriano Antonio Luciano de Lima. Achei bastante interessante a possibilidade de redu챌찾o. Estou te enviando este e-mail para agradec챗-lo pela dica. Gostaria, ainda e principalmente, de saber se j찼 procuraste um torneiro mec창nico ou mesmo o pr처prio Adriano A. L. de Lima, para verificar a viabilidade do projeto. Em suma, se j찼 teria tido alguma informa챌찾o a mais sobre a possibilidade de realiza챌찾o "efetiva" da caixa de redu챌찾o. Voc챗 tamb챕m j찼 conversou com alguma outra pessoa ( piloto ) que aposta nesta possibilidade ?!   Um grande abra챌o,   Douglas - SP

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  5. Caro Douglas              A viabilidade do projeto depende só de money . E são poucos que gostariam de participar, como havia proposto já em outra discussão, devemos dar tempo ao tempo para cairmos na realidade . Matemáticamente e tecnologicamente com certeza chegaremos em algum lugar , a tecnologia  avança , para nós lentamente , os materiais compostos estão desenvolvimento e o que precisamos é saber quais para reduzir o peso da redutora. Devagar chegarei lá , enquanto isso se contente com esta simples resposta , não sou torneiro e nem metalúrgico , vc sabia que aqui no Rio quando pedi para fazer uma peça do pré-acelerador me cobraram R$950,00 e o Valmir a confeccionou por  R$ 70,00 , ora tem alguma coisa errada aí, não acha. Agora imagina em confeccionar uma redutora quanto não vão cobrar.                 O caminho certo é uma redutora para aliviar os esforços em cima do virabrequim e do motor , vc concorda ou tem alguma dúvida ?????              Eu não tenho mais dúvida .              Talvez não precisarei confeccionar nada pois os materiais já existem por aí , o problema será - Quais deverei usá-los , por enquanto estou na empreitada de tirar o CPD-Giro. Aguarde ....... mas em breve terei uma  solução viável .               Até breve , e leia a materia em questão , mas detidamente e conclua.                           AbelhaRJ        

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  6.                                  FOTOS VALEM MAIS QUE PALAVRAS   As imagens estão aí - precisamos reduzir o peso GERAL e melhorar a EFICIÊNCIA DO CONJUNTO                      Venho agora solicitar para aqueles que enveredaram no caminho da construção da REDUTORA  unir esforços para tornar viável este tipo de engenho tecnológico.           Comentar os erros , os acertos , os cálculos de projeto para adquirirmos NOW-HOW e vencermos essas barreiras , O CANAL ESTÁ ABERTO.                 AbelhaRJ

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  7. Abelha, agora voc챗 foi perfeito. Mostrar uma evolu챌찾o decente para o motor VW ar para aqueles que acham que a era dos refrigerados a ar (leia VW ar) j찼 passou ainda 챕 balela. O motor montado nas duas fotos (que já guardei) está bem feito, com uma redução por correia muito bem estruturada na carcaça do motor. A preocupação com a durabilidade da correia pode ser observada pela manutenção do volante do motor, que faz com o torque lhe seja entregue sem muita pulsação. É isso que faz a correia durar. O uso de dois carburadores denota um motor que gosta de girar (foi assim nos VW bras챠lia, com um e, depois, dois carburadores, no mesmo motor, para aumentar sua pot챗ncia e melhorar consumo). Um motor 1800 (88mm de pist찾o e 74 mm de curso) gerou, com um comando W-110 e prepara챌찾o em cabe챌otes e bem carburado, 103 hp a 5600 rpm. Dados da revista Dune Buggie & Hot VW's. Removendo-se o ventilador, voltam 15 hp: s찾o s처 118 hp! Para voar! Num 1800 aspirado. O caminho 챕 esse!!! Essas fotos vieram a confirmar o que eu sempre escrevi nesse site. Ainda bem que existe gente que 챕 esperta o suficiente para perceber o potencial dos motores VW ar.

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  8. AbelhaRJ, muito bom seu material. Parab챕ns!!! Funcionando bem no girocoptero, sou candidato a propriet찼rio de um. OK? Abra챌os MELO.

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  9. Caros amigos, dou-lhes boa not챠cias sobre o desenvolvimento da redu챌찾o para motor Volkswagen. O Jo찾o Bosco de Taubat챕, j찼 desenvolveu uma, colocou no moninho dele, tirou pois n찾o teve desempenho desejado, e esta redu챌찾o est찼 na empresa dele. Teve que aumentar a estrutura do moninho, como n찾o deu certo, comprou outra nova do Montalva e est찼 voando muito bem. Ele sabe tudo disto que estamos falando, tem experi챗ncia, testou, voou e n찾o est찼 usando. Vamos ver com ele quais foram os problemas e super찼-los. Que tal? Passem msg por aqui que ele atender찼. OK? Vamos nos falando. Abra챌os do amigo MELO.

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  10. foto de uma redu챌찾o mais simples e acredito bem mais barata.     JLUIS

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  11. me desculpem, n찾o consigo anexar o arquivo       JLUIS

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  13.   JLUIS Internet    Os primeiros passos são dificieis mas com perseveraça e paciência vc vai chegar lá!      Caros gironautas estou intermediando o nosso amigo Jluis e para aqueles que amam com paixão                        visitem este site  http://www.geocities.com/redrive_psru/                                       tem vários tipos de redutoras , vale apena mesmo. Jluis taí seu recado         Giruta-Bosco estou na cabeceira da pista Gyro com 1200 RPM , alinhado com o vento pronto para decolar, estou a aguardar seus relatos com muito detalhes , continuando Rumo 300º , veloc do vento 2 nós, temp 30ºC , com destino a Atibaiae NADA no visual , a hora é essa - pode enviar NOW.....                                      Caro Chico Biela e demais engenheiros, técnicos e leigos especiais teremos muito ......... O que fazer ?                         a bola está quicando e o jogo está 3 x 0 , vamos mudar este placar ?            A todos bons vôos            Participem ......   AbelhaRJ              

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  14. Caros amigos,

    gostaria de dizer que admiro muito o empenho de quem se compromete com estas pesquisas para obter uma reducao. O Bosco ja' relatou suas experiencias, eu tambem tive a oportunidade de ver algumas fotos da reducao do Fernando la' do Rio, e venho acompanhando o esforco do nosso amigo Abelha, na busca por uma solucao.

    Quem se empenha investindo seu dinheiro, e mais ainda, seu valioso tempo (que poderia usar estando junto da familia ou fazendo muitas outras coisas) no desenvolvimento de uma solucao, e' claro que esta pessoa merece um retorno financeiro condizente. So' quem ja' tentou fazer qualquer projeto mecanico tem ideia do esforco envolvido. Quem nao e' do ramo, por outro lado, tem dificuldade em entender o custo do desenvolvimento, que tem que ser dividido em cada unidade. Como sao poucas unidades...

    Por isso, a tendencia e' que o preco do produto final fique num patamar acima do que a maioria espera. Isso e' normal pra qualquer produto novo, mas no caso de poucas unidades, o fenomeno e' mais critco, pois pode inviabilizar o produto economicamente. O desenvolvimento de uma reducao e' um desafio tecnico consideravel, mesmo para engenheiros experientes, mas penso eu que desafio maior e' conseguir vende-la em quantidade suficiente pra cobrir o custo do projeto.

    No fim das contas, por maiores que sejam os meritos tecnicos da solucao, ela so' valera' a pena para o cliente em potencial se o preco for plausivel para o seu bolso. Caso contrario, o cliente vai olhar, achar interessante... e so'; a venda nao acontece e o ciclo fica incompleto. Frustra-se o cliente, que continua com o mesmo problema e frustra-se tambem o produtor, que nao tem o retorno do seu investimento.

    A reducao que eu vi em Araras parece ideal do ponto de vista da engenharia (engrenagens numa caixinha toda fechada), mas quanto vai custar? Como e' que eu explico pra patroa la' em casa? Uma coisa que a gente tem que ter bem claro e' que a exigencia de confiabilidade da motorizacao de um asa-fixa e' diferente da dos nossos giros (se a reducao quebrar num asa-fixa, provavelmente o piloto vai morrer! E' simples assim). Com o giro a falha no motor nem de longe e' uma situacao tao critica quanto num asa-fixa. Falhou o motor ou a reducao? Voce desce e pronto. Tira dali na carreta. Nos nao podemos desprezar esta diferenca dos dois tipos de aeronaves ao tentar desenvolver uma reducao.

    Moral da estoria: "o otimo e' inimigo do bom". Pensem nisso, meus amigos, pois gostaria de ve-los todos satisfeitos, pois voces merecem.

    Grande abraco.

    O JuciE

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  15. Caros Gironautas           Palavras eloqüentes do nosso amigo Juciê , abordagem sucinta e vero.         São poucas pessoas atualmente do nosso meio que podem empregar seus esforços, tempo e capital  para um determinado fim e sastifazer a coletividade no intuito de melhorar o conforto e a segurança de voar.         Quem não gostaria de minimizar os custos ? Tudo vai depender da quantidade a ser confeccionada ou de uma produção em larga escala , e poderá ser estendida a outros engenhos quer giro, asas fixas , trike e aero-barco , tem-se aí um campo inesgotável da aplicação .         O questionamento  a priori é simples , qual a relação mais eficiente para um determinado tipo de casamento "redutora + hélice " , essa é uma premissa bastante discutivel , para o giro torna-se crucial , pois tudo é balanceado , temos que pensar no conjunto e as equações de muitas incógnitas e variáveis ( vento, densidade, piloto , combustivel , potencia, passo da hélice , CG, etc....).        É um passo e com ajuda de todos vamos galgar esse patamar , se alguém dispõe de novas informações e experiências nessa área , repassem ,  informem , qualquer informação será sempre bem vinda sejam elas positivas ou negativas -  de todas informações a serem analisadas é que vem o sucesso e assim não iremos cometer os mesmos erros.         É vero      AbelhaRJ        

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  16. Amigo Juci챗: Muita gente tem redu챌찾o, muitos modelos, numero de problemas no mesmo nivel. As redu챌천es de cinta tem sido usadas por aqui em varios tipos de aeronaves, com bom aproveitamento. Embora as redu챌oes planetarias da BLL sejam muito bem feitas, caixa inteiri챌a de duraluminio, torneado em uma pe챌a extrudada, aneis e engrenagens retemperadas e lubrifica챌찾o continua usando oleo do motor, algumas quebraram. Descobriu-se que eram os rolamentos do Subaru 2.2 que saiam de centro por desgate (minimo) mas geravam muita vibra챌ao. Isto foi corrigido com adi챌찾o de embreagem de molas, que permite e acomoda o desgaste. Os 2.5 ainda nao apresentaram o problema, parece que ser찾o um bom casal. Custo hoje aki 3.000 dolares, acredito faremos ai por 1000. Ainda assim, 3500 por uma casa de for챌a destas nao esta mal, ficando abaixo dos Rotax por alguns mil dolares e com mais potencia. Um problema aterrador com redu챌oes 챕 o desprendimento da helice ou de todo o cubo, o que causa um desastre aereo, pe챌as para todos os lados e ate mesmo blocos partidos com pedacos internos atingindo os ocupantes. Pode desintegrar uma maquina em voo, alterando muito a estrutura e criando uma dificuldade enorme ou mesmo a impossibilidade de aterrisagem. Portanto, 챕 uma coisa que tem que ser muito bem construida e projetada, sua vida depende muito delas. Cada projeto ou modifica챌찾o de uma maquina voadora envolve multiplos aspectos e o pessoal da asa pregui챌osa leva vantagem nisto. Um giro tem que ser todo reconfigurado para voar seguro. Espero que voce de uma olhada nos videos que deixei ai, se ja nao os tem la do site do nosso outro Forum. EStou muito frustrado por ainda nao ter dados reais do GB, ele continua em fase de montagem. Vamos tentar um rotor brazuca pra ver como se sai, gostei muito e estarei em contato com o Benedito, se der certo ele vai estar muito ocupado. abracos gerais e irrestritos (ja estou com saudades dai, foi meio depre no come챌o mas o Brasil esta otimo) :) eron  

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  17. Ol찼 amigos, como informacao nunca 챕 demais, segue link de um fabricante que tem um modelo de redu챌ao para moto VW. O site n찾o diz se pode ser usado na configacao dos giros ( helice empurrando).

    http://www.pcstier.hpgvip.ig.com.br/produtos.html

    Abra챌os

    Nelson

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