quarta-feira, 20 de agosto de 2003

Mancais X Rolamento

Olá tenho um giro monoplece com motor turbo 1600 com a helice acoplada direto no virabrequim ( parte trazeira ou seja onde vai o volante), ele tem umas 20 horas. Minha duvida é o seguinte; a maioria dos giros tem um rolamento mas como é possivel colocar se não existe compatibilidade com mancais, ou seja a carga recairia toda no rolamento deixando os mancais livres sem função estou correto ou existe um rolamento muito especial, se tem qual é ? há outra coisa eu tenho sorte ou  meu motor vai quebrar bem mo mancal do volante ou seria melhor eu inverter o motor colocar uma flange na parte trazeira ou mesmo  colocar esse rolamente para evitar definitivamente uma quebra  mas como?
 
                          Desde já agradeço a atenção

7 comentários:

  1. Ol찼, Pardal. A maioria esmagadora dos giros usa um rolamento acoplado ao cubo da h챕lice e que se apoia na carca챌a do motor. Esse rolamento neutraliza a fun챌찾o do mancal ao seu lado, mas a inten챌찾o 챕 esse rolamento servir como mancal de escora (transmitir o empuxo da h챕lice para o bloco do motor e empurrar o giro) e como mancal radial para segurar o virabrequim. No meu trabalho de graduação fiz cálculos de capacidade de carga do mancal original do motor VW ar, pois fiz adaptação para um motor bicilíndrico de 900 cc (metade de um kit 1.8) que hoje está na réplica da Demoiselle que o Valmir, o Toninho (cabelos brancos) e eu fizemos há alguns anos e que hoje está no acervo do futuro museu da TAM em São Carlos. E esse motor funcionou direitinho! Com mancais originais para segurar o empuxo da hélice. Projetos de adapta챌찾o do VW ar americanos n찾o usam rolamentos, pode ser que tenha sido inven챌찾o do Montalva aqui no Brasil. Isso quem poderia dizer 챕 o Heron, que vive nos EUA e pode nos dar uma luz quanto ao uso de rolamentos l찼. O rolamento sempre me trouxe um incômodo, que é sua fixação rígida à parede traseira do bloco do motor VW ar. Nessas manobras radicais que alguns fazem com os giros, o momento de inércia da hélice tem que ser vencido pelo rolamento também, não só o virabrequim. Isso pode forçar a parede e fazê-la rachar, como já vi em muitos motores 2200 cc usados por pilotos mais afoitos. O uso de uma redu챌찾o no VW ar poderia reduzir todos esses efeitos danosos dos movimentos r찼pidos que um giro pode fazer.

    ResponderExcluir
  2. Ol찼 Chico,
     
    Estou construindo o experimental metálico HummelBird que usa um 1/2 VW. Tenho o projeto para corte e montagem do motor mas se você puder dar a sua opinião, ou mais algumas sugestões, eu agradeço.
     
    S챕rgio Armelin
    Desafio AntiZona: Um emocionante desafio de perguntas e respostas que te
    d찼 um Renault Clio, kits de eletr척nicos, computadores, notebooks e
    mochilas.
    Cadastre-se, participe e concorra: www.cade.com.br/antizona

    ResponderExcluir
  3. Caro Chico desde já agradeço pela atenção, mas eu gostaria mesmo de saber, se eu utilizar o meu giro moderadamente esses mancais originais do meu motor 1600 turbo  vão suportar o empuxo da helice sem quebra?se a resposta for não qual rolamento tenho que comprar para fazer essa adaptação?  Valeu Chico

    ResponderExcluir
  4. Ol찼 para os dois. Pardal, o mancal original, com os três anéis de calço (são essenciais), suporta muito empuxo, que eu me lembre para mais de 200 kg de empuxo. Eu disse o mancal... Você já deve ter visto nos motores de fusca, quando ficam velhos, que a polia pode ser puxada para frente e para trás. Nas retíficas se vê muito isso. As carcaças folgam e deixam o mancal que suporta o esforço do pedal de embreagem (nossas pisadas na embreagem) solto e acaba vazando óleo pelo retentor. Atualmente se está aplicando nas carcaças um anel bipartido postiço de aço para melhor suportar o esforço da embreagem. No caso do motor VW para giros com mancal original suportando o empuxo da hélice, a carcaça vai folgar do mesmo jeito e afrouxar o mancal, fazendo inclusive a pressão de óleo cair (folga excessiva do mancal em relação à carcaça, vazando muito óleo). A solução do anel postiço eu aplico em todos os motores que tenho em casa, inclusive a carcaça de alumínio que comprei do Tonhão Turbo já recebeu esse postiço, mesmo às custas de perda de medida externa dos mancais, que passaram para sobremedida de 0,50 mm. S챕rgio, para o motor que fizemos para a Demoiselle uma carca챌a original foi cortada mantendo o local de fixa챌찾o do radiador de 처leo original, ou seja, a flange que fixa o motor no c창mbio e o suporte de mancal do volante foram removidos, permanecendo o mancal central e os mancais da outra ponta do virabrequim. Foi cortada com arco de serra mesmo e, numa superf챠cie lisa com lixas 40 coladas (vidro grosso pode ser), a carca챌a foi aplainada at챕 ficar uniforme. Isso permitiu aparafusar-se uma placa de alum챠nio de 1/2 polegada de espessura com muitos parafusos de seis mil챠metros de rosca e vedada com veda-junta encontrado no mercado. Essa placa tamb챕m tinha extens천es para fixa챌찾o do motor na estrutura da Demoiselle. Para suportar o esfor챌o do empuxo da h챕lice, dois mancais de volante modificados foram usados nos mancais central e o que fica perto da engrenagem de comando, mantendo o virabrequim em posi챌찾o fixa e suportando empuxo, tanto para frente como para tr찼s. A sa챠da de pot챗ncia ficou para o lado da polia. Foi feito um cubo de h챕lice de encaixe c척nico (5째) e o virabrequim adaptado para isso, com um parafuso um pouco mais longo que o original e mais fino, para ser rosqueado mais no interior do virabrequim (assim 챕 mais resistente para transmiss찾o de pot챗ncia). O resto foi mais f찼cil, tampando qualquer orif챠cio da carca챌a (sobra uma parte de um furo para camisa) com placas finas de alum챠nio e dois cabe챌otes pequenos resultantes de corte bem no meio de um cabe챌ote normal. Com mudan챌as de comando e de formato de c찾mara, foi estimado para o motor cerca de 30 hp com os 900 cc e tinha bastante empuxo, com uma h챕lice 56x26, a uns 3400 rpm, cimitarra, para essa pot챗ncia. Foi bastante divertido fazer esse motor. Tchau para os dois.

    ResponderExcluir
  5. Chico,
     
    Se voc챗 n찾o se importar gostaria de retornar este assunto mais tarde quando precisarei "ver" esse motor e, se possivel, ter mais detalhes construtivos.
     
    Eu importei a planta do 1/2 VW do Morry Hummel. Tenho um amigo que tamb챕m fez este motor em Goi창nia, mas ele usou finalizar o acabamento do corte da carca챌a em um torno e n찾o com lixas. O seu "jeito" sem d첬vida sairia bem mais barato pois evitaria a confec챌찾o de um eixo para ser utilizado apenas no corte.
    No entanto tenho not챠cias de que alguns destes motores est찾o vazando neste corte.
     
    Também me preocupa a tampa ("1/2 lua") para ser instalada nos orifícios dos cilindros cortados. No projeto fala-se em corta-las de uma das regiões da parte da carcaça a ser rejeitada, depois soldando-as no lugar. E é esta solda que me deixa com o "pé atras" devido Ã  dificuldade de ser feita. Para evitar isto, pensei comprar uma destas carcaças de alumínio da Hubbner que também seriam utilizadas no motor BOCK.
     
    Outro ponto que deixa curiosidades sobre o 1/2 VW é a possibilidade de se ter um motor mais resistente que o inteiro VW, ou seja, depois de cortada e tendo-se projetado a carcaça para trabalhar com 4 cilindros, se ela suportaria melhor o uso de apenas 2 cilindros com as dimensões correspondentes aos 4 cilindros 2.180, considerando-se que aqueles que já experimentaram este superdimensionamento com os 4 cilindros acreditam estar exigindo demais da carcaça.

    S챕rgio Armelin

    chico wrote:
    Desafio AntiZona: Um emocionante desafio de perguntas e respostas que te
    d찼 um Renault Clio, kits de eletr척nicos, computadores, notebooks e
    mochilas.
    Cadastre-se, participe e concorra: www.cade.com.br/antizona

    ResponderExcluir
  6. Grande Chico como voc챗 챕 um cara inteligente vou fazer mais uma perguntinha, prometo que n찾o te incomodo mais ok.  Meu giro é um monoplece com pás do biplece ou sejá mais largas e compridas como estão já com uma certa idade vou troca-lás ai o X da questão, estou querendo colocar a dele mesmo monoplace qual seria as diferenças principais de voo e onde eu compro umas pás mono novas?  Vale Chico 

    ResponderExcluir
  7. Ol찼, Pardal. O Valmir poder찼 lhe fornecer as p찼s menores para giro monoplace, mas acredito que ele v찼 desaconselhar fazer isso (a do biplace pode ser melhor para flutua챌찾o). Se seu giro est찼 ruim de performance de v척o, talvez seja problema com p찼s ou acerto de CG. O Valmir poder찼 lhe dar mais detalhes e voc챗 poder찼 ach찼-lo nos telefones (11) 6281-4039, 6281-4038 ou 6281-4145.   Ol찼, S챕rgio. Quando montei o VW bicilíndrico, a tampa traseira foi aparafusada em todo lugar que era possível fazer uma rosca de 6 mm na superfície lixada. Essa quantidade grande de parafusos tinha o objetivo de evitar vazamento de óleo das junções do motor, que até os últimos dias antes de ir para o museu da TAM estava seco por fora. As tampas menores foram feitas de placas de 3 a 5 mm de espessura, não me lembro mais. A tampa do cárter também foi aparafusada com muitos parafusos, com a preocupação de ser bem ajustada tanto à carcaça de magnésio quanto à tampa traseira que fechava a carcaça do motor. Essa tampa dava mais rigidez à carcaça porque fechava completamente a parte de trás da mesma, melhor que na carcaça em sua configuração original. Esqueci de lhe dizer, após o corte com arco de serra, a carcaça foi levada a um torno para desbastar mais rápido a superfície de fixação da tampa traseira. A fixação em torno foi simples, um grande parafuso teve parte de sua rosca eliminada para ficar liso e centrado e onde ficou rosca foi para segurar a carcaça pelo orifício da ponta do virabrequim (lado da polia), com arruelas grossas. Isso fez a carcaça ser montada com uma ponta centrada no eixo do virabrequim. Dessa maneira, ficou mais rápido acertar a superfície traseira, mas não é necessária se você tiver paciência de fazer esse trabalho na mão mesmo. Vou ver com o Valmir onde est찾o as fotos do motor para copiar e lhe mandar.   Tchau.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.