sexta-feira, 23 de maio de 2003

[trikebr] Motor vw


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Sent: Friday, May 23, 2003 2:41 PM
Subject: [trikebr] Motor vw


Quanto ao uso do motor vw em trike cheguei a uma conclus찾o, o mesmo
funciona muito bem!, mas com redu챌찾o!, segue abaixo o texto do Sr.
Marcos Roberto que extrai do site da ABRAEX, neste texto vc vera o
quanto pode-se melhorar a potencia do vw 1.600cc, com o uso de
redu챌찾o.
M찼rcio (Ribeir찾o Preto)

RESPOSTAS A UMA EXPERIÊNCIA
Recebi recentemente a publica챌찾o do editorial do m챗s de julho da
ABRAEX, e fiquei entusiasmado com a forma de como foram relatados os
assuntos pertinentes a avia챌찾o experimental, e por isso, estou
entrando em contato com voc챗s, para trocar algumas id챕ias. Sou Engo
Mec창nico e possuo desde muito jovem admira챌찾o pela avia챌찾o
experimental, e, ap처s ler a hist처ria narrada pelo Engo Jos챕 Dami찾o B.
Lycari찾o sobre a problem찼tica enfrentada pelos construtores amadores
na hora de motorizar o p찼ssaro e optar ao uso de um redutor “um bom
redutor”, achei que poderia contribuir com minha opini찾o na decis찾o
do “SIM” na utiliza챌찾o deste recurso, que bem aplicado trar찼 mu=
ito
benef챠cio em termos de aproveitamento de pot챗ncia.
Quero salientar e utilizar tamb챕m como par창metro de argumento a mesma
compara챌찾o mencionada por Lycari찾o do Continental 65 e o VW 1600 a ar
na ocasi찾o em que descreveu a performance do Pober Pixie. Ali찼s a
semelhan챌a entre eles 챕 grande, e for챌ando um pouco, pode-se dizer
que os VW e os Continentais s찾o parentes segundos...
Antes por챕m vou abordar alguns conceitos b찼sicos que o construtor
deve ter na hora de comparar um motor com outro, pois em termos de
avia챌찾o, deve-se ter em mente, que a pot챗ncia 첬til dispon챠vel no eixo
do motor é entregue em forma de torque à hélice e que a potência
m찼xima por ele ( motor ) desenvolvida n찾o pode ser entregue a mesma (
hélice ) com rotações muito elevadas devido à razões aerodinâmicas,
pois se a mesma girar acima da RPM pela qual foi projetada ela
entrar찼 em estol, ou seja, em outras palavras, entrar찼 no v찼cuo dela
mesmo, e n찾o produzir찼 for챌a de tra챌찾o. ( Nota do editor: No instante
que a ponta da h챕lice atingir aproximadamente 80% da velocidade do
som, estar찼 come챌ando se formar uma onda de choque na parte superior
do perfil, que ir찼 provocar um aumento brutal no arrasto da p찼, um
aumento de ru챠do da h챕lice, e se iniciar찼 um estol parcial na regi찾o
da p찼 onde apareceu a onda de choque. )
Portanto o casamento motor/h챕lice, deve ser muito bem analisado para
cada caso em particular, e que no caso do motor VW pode-se conseguir
resultados muito satisfat처rio com a utiliza챌찾o de um redutor
apropriado. Dif챠cil no entanto, 챕 determinar a melhor rela챌찾o de
redu챌찾o, que muitas vezes 챕 encontrada com base na tentativa e erro
ornando-se uma tarefa enfadonha para o construtor. É importante
salientar tamb챕m, que a pot챗ncia original dos VW pode sofrer
altera챌천es com rela챌찾o ao tipo de carburador ou utiliza챌찾o de outro
combust챠vel como 챕 o caso do VW 1600 a 찼lcool rodando com Avg찼s. O
ideal seria submeter o motor nestas condi챌천es a um e levantar as
curvas de torque e pot챗ncia para que com mais precis찾o tenha-se o
real desempenho do mesmo, podendo-se desta forma, calcular o ganho de
pot챗ncia no redutor e finalmente projetar a h챕lice adequada.
Farei agora uma compara챌찾o entre o Continental e o VW 1600 a ar com
gasolina comum sem redutor conforme os dados do fabricante pelo qual
possuo.
Motor Continetal A-65 VW 1600 ar
Gas comum

Pot/RPM 65CV-2300 65CV-4600
Por defini챌찾o, a pot챗ncia efetiva em CV 챕 dada por:
Torque ( Kgf.m ) x RPM
P(CV) =
716,2 ( constante )
[.1] Com isso podemos calcular o torque desenvolvido por ambos os
motores:
Continental A-65 a 2300 RPM
65 ( CV ) x 716,2
Torque = = 20,2 Kgf.m
2300 ( RPM )
VW 1600 ar a 4600 RPM
65 ( CV ) x 716,2
Torque = = 10,1 Kgf.m
4600 ( RPM )
Agora fica f찼cil perceber a diferen챌a entre esses motores: Apesar de
ambos possu챠rem 65 CV de pot챗ncia, eles possuem RPM diferentes, logo
o torque entregue a h챕lice no caso do VW ser찼 a metade daquele
entregue pelo continental, ficando evidente que o VW necessita de um
redutor para perder RPM e ganhar torque, pois s처 assim conseguimos
retirar deste motor seus 65 CV.
Para aqueles que continuam tentando utilizar o VW sem redutor, devem
projetar a h챕lice em fun챌찾o do torque m찼ximo deste motor, que chega
com muito esfor챌o na casa de 12 Kgf.m a 3200 RPM ( segundo o
fabricante ), por챕m nesta faixa a pot챗ncia fica em torno de:
12 ( Kgf.m ) x 3200 RPM
P(CV) = @ 54 CV
716,2 ( constante )
Isso significa uma perda de pot챗ncia de 17%.
Contudo, percebemos que o VW precisa ter seu RPM reduzido pela
metade, o que induz o uso de um redutor de 2:1, aumentando nessa
mesma propor챌찾o o torque, ou seja, multiplicando-o por 2. Desta
forma, utilizando um redutor conseguimos:
20,2 ( Kgf.m ) x 4600/2 RPM
P(CV) = @ 65 CV
716,2 ( constante )
Temos ent찾o um motor compat챠vel com o Continental A-65 e com 1000
cilindradas a menos !
Uma pessoa que pode confirmar o resultado deste recurso 챕 o Sr.
Alvarino Nunes Paulo ( “Cabe챌a” como 챕 conhecido no meio e veja=
nas
첬ltimas p찼ginas mais sobre estes redutores ), que ali찼s desenvolveu
um redutor na rela챌찾o 2:1 e j찼 possui muitos em funcionamento,
comprovando o sucesso dessa engenhoca que se acomoda de acordo com o
tamanho do bolso de construtores amadores.
Outro fato importante, 챕 a utiliza챌찾o de Avg찼s no 1600 찼lcool. O uso
deste combustível que deve se adequar à taxa de compressão do motor a
álcool graças à tetra-etila de chumbo como anti-detonante,
proporciona alguns CV a mais, visto que a Avg찼s possui poder
calor챠fico muito superior ao 찼lcool hidratado utilizado no motor em
quest찾o, e isso gera um aumento de press찾o efetiva no cilindro que
passa de 8,0 bar para quase 11,0 bar chegando perto de uns 70 CV,
porem com uma desvantagem; Devido o aumento de press찾o, a RPM cair찼
de 4600 para uns 3800 a 4000 PRM ( isso explica a d첬vida de Lycari찾o
quando observou que a RPM do VW n찾o ia muito al챕m das 3800 RPM em
regime de decolagem ). Uma solu챌찾o para recuperar a PRM seria a
utiliza챌찾o de um sistema de igni챌찾o com 2 velas por cilindro, mas ai
bem... pode n찾o ser t찾o interessante devido as adapta챌천es que se
far찾o necess찼rias, a n찾o ser que algu챕m j찼 tenha desenvolvido um
sistema barato e que esteja a fim de publicar.
Pela equa챌찾o de pot챗ncia em fun챌찾o da press찾o m챕dia efetiva no
cilindro temos a t챠tulo de compara챌찾o as pot챗ncias calculadas ( valor
estimado ) para gasolina comum e Avg찼s, no VW.
Pm x p x D2 x S x N x I
P(CV) = - Onde:
36000 ( constante )
PM = Press찾o m챕dia efetiva no Cilindro em bar
p = 3,141592654
D = Di창metro do cilindro em cent챠metros
S = Curso do cilindro em METROS
I = N첬mero de cilindros
Gasolina Comum:
8 x p x 8,552 x 0,069 x 4600 x 4
P(CV) =
36000 ( constante )
Pot챗ncia gas comum @ 65 CV
Avg찼s:
11 x p x 8,552 x 0,069 x 3800 x 4
P(CV) =
36000 ( constante )
Pot챗ncia Avg찼s @ 74 CV
Como vimos, mesmo perdendo RPM teremos um aumento significativo de
pot챗ncia, talvez esta seja a explica챌찾o do desapontamento do Lycari찾o
com relação à razão de subida do Pober com um continental 65 de 150
fpm contra os 200 fpm do antigo VW: 74 CV do VW contra os 65 do
Continental.
Uma coisa por챕m deve ficar clara; N찾o sei nada sobre o comportamento
do motor VW com Avg찼s em uso prolongado, e gostaria de saber mais
detalhes de algu챕m com mais experi챗ncia no assunto. Os valores dos
c찼lculos acima s찾o valores de refer챗ncia, isto 챕, podem sofrer
altera챌천es de acordo com o tipo de carbura챌찾o utilizada ou outros.
Esta colabora챌찾o veio atrav챕s do associado
Marcos Roberto
Caxias do Sul - RS




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3 comentários:

  1. Excelente artigo. Gostei muito.   Cito ainda, Ralph Taggart: "It is torque, not horsepower, which powers the gyro and torque is a better index than horsepower with respect to engine suitability", em:             http://taggart.glg.msu.edu/gyro/engines.htm   Pergunta: o uso de uma redu챌찾o eliminaria a necessidade de se manter o volante? Como se pode ver, por exemplo, em:             http://www.greatplainsas.com/pg12a.html           http://www.apexselfdrive.co.uk/gyro.htm#   Fico grato se algu챕m puder dar uma opini찾o.   Abra챌o.   O JuciÊ

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  2. Juci챗, A fun챌찾o do volante 챕 establizar o torque produzido pelo motor e preservar as engrenagens de um c창mbio, quando o motor est찼 instalado num autom처vel. O que se faz em competi챌천es 챕 aliviar o volante para que as subidas e descidas de giro facilitem as trocas de marchas. Dependendo do circuito, pode ser vantajoso em termos de tempo de volta. O al챠vio do volante traz dois efeitos numa aeronave: menos peso para carregar e o torque pulsa mais na h챕lice (quando h챕lice direta). Quem sofre com as pulsa챌천es 챕 o virabrequim, cuja rota챌찾o 챕 mais irregular, percept챠vel num sistema que possa medir a velocidade dos graus durante os giros. Como disse acima, as engrenagens do c창mbio se preservam com um volante com massa suficiente para suavizar o torque produzido pelos cilindros. Imagine uma redu챌찾o, seja correia lisa, correia dentada ou engrenagens, com um motor pulsando seu torque sobre seus componentes... cedo ou tarde, alguma coisa vai quebrar! E pior, voando! O Cabeça já percebeu isso, pois ele remove o volante original e instala um de alumínio, levíssimo... ele foi obrigado a desenvolver um sistema de embreagem centrífuga, que libera o motor da redução durante rotação de marcha-lenta. A rotação de marcha-lenta apenas torna visual o que acontece em qualquer faixa de operação do motor: pulsações passando pela redução. É por isso que mandam trocar a correia dentada a cada 200 ou 300 horas, segundo informes que tenho de quem faz reduções. Significa confiabilidade baixa!!! J찼 comentei com muitos o problema advindo da remo챌찾o dos volantes originais, mas como todos preferem ver um motor quebrado a pensar nos mecanismos envolvidos nas modifica챌천es de nossos "preparadores de motores", continuem a tirar peso dos volantes... At챕 artigos norte-americanos alertam ao cuidado com o uso de motores automotivos em aeronaves, que n찾o foram feitos para voar! Tchau.

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  3. É. Nada como ouvir quem sabe.

    Obrigado pelo esclarecimento, Chico.

    Grande abra챌o.

    O JuciÊ

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