terça-feira, 11 de novembro de 2003

Motor aeronautizado VW, propulsor ou trator ?

Ol찼,

 

Com toda a tecnologia disponivel para a aeronautização dos motores VW seria possivel indicar qual a melhor forma de serem empregados, ou seja, se na concepção tratora, propulsora, ou tanto faz ?

 

Imagino que este motor n찾o foi projetado para nenhum destes usos j찼 que em ambos surge o esfor챌o axial.

Acredito que o emprego do redutor (também) poderia minimizar o efeito deste esforço, mas na ausência dele, quais as alterações a serem feitas para poder superá-lo ?

 

S챕rgio Armelin



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26 comentários:

  1. Caro S챕rgio Armelin Com o avan챌o da tecnologia certos tipos de motores por constru챌찾o n찾o se adapta as novas concep챌천es de rota챌찾o x pot챗ncia , o motor VW foi projetado para uma pot챗ncia de 74 Hp e o torque maximo em 3200 RPM, e por mais que alteremos sua carca챌a como o caso da carca챌a de alum챠nio BOCK , aumentou consider찼velmente o peso + 8KG , mas enfrenta os problemas de rachadura em seu bloco em face das for챌as envolvidas , ou erro de dimensionamento. Parecia que esta carca챌a seria um alento as necessidades da aeronautiza챌찾o do velho motor VW , por챕m , contudo e outras preposi챌천es n찾o atendeu as nossas expectativas e sumiu do contexto e sem explica챌찾o plaus챠vel por parte desta comunidade que lan챌ou ao ar. Em contra partida quando surfava na internet , o Eng. Adriano Ant척nio mostra com propriedades e dedu챌천es uma forma de melhorar o nosso motor VW adaptando um redutora com planet찼rias, veja as explana챌천es pertinentes no site www.aall.hpg.com.br , eu acredito que seja por a챠 o caminho para obter bom rendimento e melhorar a performace como trator reduzindo as for챌as axiais com aplica챌천es de rolamentos espec챠ficos. AbelhaRj        

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  2. Na categoria mono o motor VW ainda 챕 uma op챌찾o junto com o Geo Suzuki de 3 cilindros, perdendo em peso e potencia. Os Rotax e outros 2T dominam aki. Na categoria giro duplo, nada bate um Subaru que 챕 o VW em esteroides, quando voces acabarem de modificar um VW como ele deve ser, terminarao com um Subaru. Caso dinheiro nao seja problema, opcoes sao poucas. FAzer barato reduz ainda mais! Quanto maior e mais pesado o giro, mais op챌천es de motores existem inclusive motores V-8 de Corvette, infelizmente o caminho contrario nao 챕 facil. Na categoria acima de 1.000 libras o Subaru esta sozinho como conversao e os motores certificados ainda sao os melhores e mais confiaveis. SE voce tirassem um tempo para pesquisar na Internet veriam o que se faz com relacao a VW nos USA, tem um enorme mercado para Bugs e varia챌oes, com muitos kits disponiveis para aumento de potencia. Fica facil identificar de longe um motor VW, a cauda do giro ta sempre cheia de oleo e sujeira. E quando decola, da ate pena de ouvir o coitadinho esguelando pra levantar a dupla do chao (piloto e maquina) Houve uma morte em nosso clube algum tempo atras, pelo motivo de exesso de for챌a, o motor Rotax torceu a maquina no ar, a baixa altitude e o coitado do piloto se viu de cabe챌a pra baixo. Era semi cabinado, o que ajudou com o vento e arrasto da cabine. Existem forums do para motores e tem todo tipo de informacao e testes la. abraco Heron  

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  3. amigo heron voce n찾o conhe챌e um motor vw bem preparado n찾o vza oleo ,챕 o caso do meu giro tenho 160 cv @3500rpm ja decolei de atibaia com um amigo de 150quilos +meu peso 80 +70 litros de alcool pra quem quizer ver meu motor tem 360 horas sem vazamentos , sem quebras o unico problema 챕 o custo . Estive a pouco tempo ai nos EUA a unica coisa que os americanos tem mais do que nos 챕 facilidade de pe챌as .

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  4. Tonhao: Ja ouvi falar deste desempenho dos VW, mas em se tratando de um giro ultraleve, o peso dele fica dificil. Acredito que um giro do tipo do meu Air Command, mais pesado e com carenagem, iria ser par com um motor assim, nossa mao de obra 챕 imbativel e nao acredito que levarmos daqui alguma coisa para completar um kit iria diferenciar muito o pre챌o. Como colocar motor em um giro de 254 libras? O Butterfly de 2 lugares (trainer) ja esta pronto, com motor Subaru 2.2 e a redu챌ao NHC (muito cara), cauda alta com perfil baseado no Magni, me parece um bom giro, ainda nao sei porque o Larry optou por esta cauda, mas assim que souber coloco aki. Ja sao 3 os gyros NHC, ultralite, Duplo e o Monarch (ainda nao tenho o nome do duplo) eles tem a mesma estrutura e vao subindo de peso, conforme a necessidade da aplicação, logo teremos o tandem cabinado, com asa e pre-rotor mecanico com capacidade de jump take-off (decola em um salto) Voltando aos motores, a fabrica 2SI saiu do mercado aeronautico, por motivo de processos (law suite) movidos por pessoas que so querem faturar em cima de bobagens e perdemos mais uma opcao, embora uma boa conversa com o pessoal de la podera abrir o mercado brasileiro para eles, desde que seja fabricado ai, o que nao é nenhum misterio. Tenho simpatia pelos velhos VW's, mas tenho visto os limites e dificuldades em manter passo com a modernidade. O dia em que voce pegar um Geo Suzuki nas maos vera do que falo, levinho de tudo e com 70 hp de ber챌o, mais uma mexidinha pra compensar a reducao e teremos 90 hp com pouco peso, um giro versatil e leve para um piloto arrojado brincar la em cima. Quebre a cabe챌a em um motor novo, pois se voce conseguir montar esta maquina, fica rico!! So a EAA tem 10 mil membros sedentos de poder e leveza . . . abra챌o Heron P.S. o RAF matou mais dois este final de semana, portanto aos que acham os giros daqui feios, pensem melhor, o pessoal sabe o que esta fazendo. O Desenho nao permite muita variaçao e o UFO ainda é o melhor em aparencia, mas conforme o Melo sabe nao tem nenhum voando.

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  5. Pelo visto, ainda v챗em o motor VW ar como um motor "direct drive", aspirado. No dia em que algu챕m pegar qualquer rotax e faz챗-lo girar uma h챕lice sem redu챌찾o, vai ver quais s찾o suas reais limita챌천es. O custo para se fazer uma redu챌찾o para os VW ar deve ser igual ao de uma redu챌찾o para subaru's. E um subaru "direct drive" ningu챕m faz... A resposta do Tonhão atualmente é a melhor solução para os VW ar "direct drive" e eu vi esse motor sendo construído e seus acertos. Esse é um motor que não "frita" as válvulas de escapamento e suas sedes. É a tecnologia da arrancada adaptada para voar com mais segurança (afinal, um motor dragster tem que gerar muitos hp sem quebrar...). O pr처ximo passo 챕 instalar uma redu챌찾o nos VW ar e subir seu n챠vel de pot챗ncia atualizando o desenho interno de seus cabe챌otes, que s처 o Tonh찾o e eu sabemos o que fazer (e o Tonh찾o tem tempo para fazer isso, eu n찾o). Digo isso porque at챕 agora ningu챕m mais se apresentou para discutir no mesmo n챠vel os melhoramentos poss챠veis e de real acesso para o meio da avia챌찾o experimental. O problema 챕 que n찾o acreditam nem no que v챗em em Atibaia, um VW 1800 turbo 찼lcool injetado, que n찾o quebra. O motor VW ar 챕 barato! Comparado ao rotax 912/914, 챕 poss챠vel se fazer v찼rias unidades desse motor, mesmo injetado, com o mesmo valor de um desses pequenos 1200 4T importados. Atualmente, o custo fala muito alto no Brasil, uma realidade muito diferente da americana. E estamos no Brasil.        Abraços a todos.                      Chico.   PS: Para quem n찾o sabe o porqu챗 de eu n찾o me dedicar aos motores de ultraleve ainda, agora estou em Natal simplesmente recuperando e acertando motores Viper Mk540 da aeronave Xavante da FAB, esses sim de grande import창ncia para a forma챌찾o de nossos pilotos de ca챌a. Voaram 600 horas de Xavante sobre a selva amaz척nica (Boa Vista) sem uma 첬nica falha dos motores! PS: Tonh찾o, parab챕ns pelo motor VW ar 1800, voc챗 deu um grande passo para viabilizar novamente esse motor no meio da avia챌찾o experimental. Seu motor atende com folga qualquer outro ultraleve!

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  6. Hmmm ceeerrrtoooo!!!! Chico, numa queda de bra챌o pra ver quem 챕 mais brasileiro, eu acho que aposto em mim . . . . Aprendi a conhecer e amar o Brasil aki nas terras do FAmigerado Tio Sam. Depois que voce gastar toda a tecnologia e esforco nos VW's vai terminar com um Subaru de fabrica e sao feitos no Japao, entende? Ja falei e repito alto e bom som . . .ai temos condicao de reformular o livro em relacao a motores, com custo praticavel no Brasil, ta a fim de ficar rico? OU voce acha que todos que estao trabalhando em cima de tudo que tem de melhor sao todos idiotas? Apresente o motor que eu te arrumo mais de 5 mil clientes, topas? Enquanto isto eu pesquiso um motor leve de aprox. 70 hp para giros leves e me contento em ir ao ferrovelho da esquina e comprar um Suba por 400 doletas e aparafusar a geringon챌a no meu giro e ir voar (nao sou mecanico especializado e tambem nao sei voar ainda) Tenho 900 fotos de giros e 50 videos, ja fui a muitos encontros e nao vi nada melhor, nem mesmo um aviao com dois 914 que subia como um foguete pela bagatela de 22 mil dolares so em motor . . . O Subaru 챕 show! VW  é uma boa opcao e nada mais ate agora, ou voces estao dormindo de toucas ai em baixo!!!!! GRANDE ABRACO HERON p.s. veja ai que lindo este lugar, onde ja morei e pretendo ir sempre.

    Attachment: italo 1.jpg

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  7. Heron, ol찼. Conhe챌o os motores subaru. Nosso giroc처ptero tinha um 2.2 16V turbinado pelo Tonh찾o. Infelizmente, morreu junto com o J첬nior em Atibaia. N찾o me preocupo com tecnologia de ponta, porque a maioria que quer voar (e voa hoje) deseja m찼quinas confi찼veis e baratas (o ideal para todos). Tecnologia custa caro demais aqui no Brasil. No dia em que os subaru forem fabricados no Brasil, o custo poder찼 cair bastante, mas nunca ter찼 o custo de um VW ar. S찾o japoneses, n찾o foi o que disse? A챠 nos EUA, enquanto americano n찾o souber fabricar motores pequenos (menores que 2,5 litros) e potentes, v찾o endeusar os japoneses. Já as americanas GM e Ford aqui sabem fazer esses motores, mas não é possível usá-los no vôo enquanto forem de ferro fundido. O que quero que entendam é que temos opção de fazer motores LEVES e potentes. É onde os VW ar entram. É onde entra o conhecimento técnico sobre motores que poucos têm. Já viram os trikes com motor VW 1800/1900 cc direct drive? Pois é, é um ótimo substituto dos motores rotax caríssimos que os trikes estão usando, o que dobra o preço de fábrica da aeronave. O preço de um trike assim é razoável, 25K para os VW e 50K para os Ícaros com rotax (detalhe: em reais, não dólares). Esses motores têm somente virabrequins de maior curso, o restante é peça original! É o ideal para quem quer voar de trike. É isso que quero que aconteça com os giros. Tecnologia 챕 bem-vinda onde 챕 necess찼ria. Devemos pensar em m찼quinas voadoras que nos atendam e n찾o que tenham tecnologia de ponta a custos altos que restringem o acesso dos menos favorecidos. Comparo com andar de jipe importado e injetado com um bugue com motor VW andando na areia das dunas aqui em Natal: o jipe 챕 car챠ssimo e anda menos que o bugue em seu ambiente. E no ar precisamos de seguran챌a com a tecnologia adequada e n찾o a mais sofisticada (que se torna mais delicada...). Espero ter-me feito entender.                      Chico Biela 

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  8. Quantos motores na faixa de 300 dolares voce quer que eu mande pra voces fazerem testes ai? Que conversa mais estranha 챕 esta? Tem uns malucos pagando 8 mil e 500 dolares pela conversao Subaru 4 e voce vem falar em VW? Eu tenho o penta campeao brasileiro de formula VW no meu time e acredito ele tenha curriculo suficiente para comparar os dois motores. Da para usar os VW sim e ate mesmo deixa-los bem temperados, mas quando todos os fabricantes estao recomendando e trocando para subaru, temos que olhar isto de perto e achar um jeito de faze-lo ai tambem, e basta ir ali na esquina buscar um, mesmo que seja 1.8. Mas eu estive falando de criar algo ai no Brasil, e a conversao Sub4 nao sai por mais de 1.500 feita ai, da pra ter um lucrinho e comprar quantos VW queira. A nao ser que voce queira esperar o primeiro RX8 Mazda bater e sacar o motor pra fazer testes. Falando com o Larry ainda hoje ele me disse que o futuro dos giros esta no Subaru 2.5 que ja sai do ber챌o com 235 hp sem mexer nadinha. Poderemos muito bem entrar na parada dos 2SI e fabrica-los ai para ultraleves e medios com 75 hp em 2T e 3 cilindros. Os VWs sao bons e tem seu uso, nada contra, mas sao pesados e improprios para giros leves. Alem do mais, sao alem찾es nao 챕? um abra챌o Heron

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  9. Ah . . .entao estamos falando da mesma coisa? Que otimo! Baixar custos eu gosto e ja briguei muito aki e fiquei ate mal visto por alguns que tive que esfregar realidade na cara. Por isso mesmo eu estou trabalhando com quem prestou atencao e ja viu cota챌천es vindas dai. A unica vantagem que o VW tem mesmo 챕 ser disponivel por um custo brasileiro, e podemos dar um jeitinho de nivelar as outras opcoes, por exemplo ja temos revenda dos Rotax e baixamos o custo deles para 3 mil. Voce so leva pra casa aquilo que pagou! Lembre-se disto tem giro pra todos os gostos e niveis economicos abraco Heron

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  10. Ol찼, Heron. S찾o 3000 d처lares? Se for, ainda 챕 caro para n처s, pobres brasileiros. A grande vantagem dos VW 챕 realmente o custo, por serem fabricados aqui. E a 첬nica! Para chegar ao n챠vel dos outros motores, esses motores t챗m que ser desenvolvidos e isso j찼 sabemos fazer. Enquanto n찾o chegarem novos motores a custo aceit찼vel e com pot챗ncia suficiente, teremos que ficar nos VW ar. Ontem conversei com o Valmir Sousa, o construtor do Tuf찾o, o supergiro com motor subaru 2.2 16V turbo (turbinado pelo Tonh찾o) que morreu junto com o J첬nior em Atibaia. Ele tem a mesma vis찾o que eu, os motores subarus s찾o extremamente superiores ao VW ar, claro que com redu챌찾o. O problema que ele sentiu 챕 o fornecimento dos motores: ou se procuram os motores nos desmanches de carros (risco de comprar motores ferrados ou roubados, a 4500 reais) ou compr찼-los nas concession찼rias (sem acess처rios a mais de 8000 reais). Curiosamente, 8000 reais são compatíveis com 3000 dólares. Então, já temos os motores a custo menor (para americanos e não brasileiros). Entre um subaru e um rotax, prefiro os subaru. Para as aplica챌천es monoplace, os VW ar continuam satisfazendo com sua configura챌찾o atual, motores 2100 cc direct drive, sem grandes aprimoramentos de fluxo e combust찾o. S찾o nossos giros leves. Para os biplace, os 2200 cc sofrem em Atibaia, mas voam razoavelmente bem na praia ou locais mais baixos e conseguem servir para instrução, pelo menos, para formar pilotos. Os biplace 1600 ou 1800 cc turbinados estão tirando essa limitação de vôo que têm em Atibaia. Portanto, estão nos satisfazendo. O Valmir voou no giro biplace do Toninho de Itatiba, os dois juntos e em Atibaia, com performance que surpreeendeu o Valmir (com toda sua experiência com o Tufão). Claro que não tem a performance do Tufão, mas esse AC-4 turbo voa sem restrições quanto ao peso dos pilotos, conseguindo levar um passageiro de 130 kg e o Valmir, que tem 80 kg. Para nós, satisfaz e a um custo baixo. Esse biplace conta com um VW ar 1800 turbo a 찼lcool. O motor melhorou muito depois que o Tonh찾o forneceu alguns detalhes de regulagem para o Toninho e o Z챕 Preto, este o montador do motor. Usa dois carburadores solex 32 e uma turbina pequena, cujo ajuste 챕 segredo do Tonh찾o (seu conhecimento de arrancadas). Tudo encontrado aqui a pre챌os acess챠veis. Esse motor custa em reais: 700 carca챌a de magn챕sio do motor, 300 virabrequim, 300 de bielas, 700 kit 1800 90,5 mm, 700 dois cabe챌otes normais, 300 miscel창nea, 400 dois carburadores solex 32, 1500 kit turbo. O pre챌o gira em torno de 5000 reais, motor pronto para instalar, onde o resto dos acess처rios 챕 comum a todo tipo de motor. Isso se n찾o comprar um motor em desmanche e fazer uma ret챠fica completa (com inspe챌천es especiais no virabrequim e carca챌a) com troca do kit de pist천es, que custa 400 de motor usado, 500 de ret챠fica e pe챌as novas, mais 700 de kit 1800, 1500 do turbo e 400 de carburadores, no total de 3500 reais. Um grande detalhe: esse motor pode ser feito em casa, com pouco aux챠lio de oficinas retificadoras e com um manual que 챕 vendido nas bancas aqui no Brasil ("Conhe챌a seu VW"). Essa 챕 a op챌찾o barata e que tem se mostrado funcional e de boa durabilidade, at챕 agora. Estamos acompanhando os motores nessa configura챌찾o para vermos at챕 onde suportam. Isso 챕 poss챠vel se experimentar apenas em giroc처pteros, que t챗m pouso bem mais seguro (no caso de pane) que qualquer outra aeronave. A realidade brasileira atual 챕 essa, Heron. E vamos levando assim at챕 a chegada de melhores op챌천es que favore챌am o conjunto de um giroc처ptero. Abra챌o.                    Chico Biela.

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  11. Ta ficando bom!!! Entao Chico . . .ja tem gente buscando motores no Jap찾o diretamente, caso do pessoal da Europa, pois a demanda vai fazer este motor desaparecer do mercado de usados. ESta semana passei batido em um Subaru Loyale por 100 dolares, tava feinho e 챕 1.8 EA82, se fosse EA81 eu pegava, pois toca um giro mono direto sem muitos problemas, alem do peso. Estive entre este motor e o Geo Suzuki de aluminio para meu Air Command modificado, ainda acho que vou de GEO. A maior vantagem dos VW a nivel internacional, seria a disponibilidade (quantidade) mas nao sei de ninguem por aki que esta realizando estudo e ou testes com os VW e nao sei de nenhum a agua voando por aqui. Se voces realmente forem felizes nesta configura챌찾o, ent찾o iremos ter muitos clientes para atender. E para com esta mania de brasileiro pobre, se Deus quisesse que voassemos nos teria dado . . .dinheiro, portanto vamos acender vela pra defunto rico, ok? Quando tivermos instrucao mais facil, kits para compra imediata, pe챌as de reposi챌찾o, propaganda e divulga챌찾o e finalmente upgrades e novidades, ent찾o teremos um mercado de giros saboroso o suficiente para o pessoal que entende de motores dedicar mais tempo a ele. Embora minha luta seja para popularizar os giros, com um kit inicial de maquina e instru챌찾o com financiamento, a seriedade com que temos que encarar o projeto, limita o pre챌o minimo e deixa muita gente fora do leque de op챌천es. Porem, em pouco tempo, o mercado de maquinas usadas, pelo grupo inicial, vai possibilitar que uma camada menos favorecida financeiramente venha a participar, pois os estudantes que vierem a tornar-se pilotos irao querer maquinas mais eficientes e com maior capacidade de tranporte de carga util, bem como autonomia. N찾o querendo ser cruel, avia챌찾o nao 챕 lugar de pobre, tem que ser pelo menos remediado para gastar dinheiro em um hobby deste tipo. Agora vai porradinha direta em voces dos giros ai . . .que raios aconteceu que ficou tudo parado e nao foi adiante? (alias no mundo todo) Tenho quase certeza que voce vai elaborar uma resposta a altura do nosso dialogo, mas acredito que ela vai passar diretamente pelo assunto motores. abraco grande Heron

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  12. Querido Chico: TEm hora que seu tom me leva a crer em desanimo da sua parte, fico confuso pois deverias estar satisfeito com este novo motor ai que ira resolver um problema na categoria duplos. Existem hoje algumas maquinas bem pensadas e voando forte, eu vi pessoalmente o maior giro ate agora, um Mad Max II imenso e olhando o Subaruzinho la atras eu pensei, sera que voa? E muito! Nao vejo nenhuma dificuldade em replicar o processo de cria챌ao destas pas modernas ai no Brasil, assim teremos otimos rotores. Ainda nao peguei o peso do Butterfly duplo, mas me parece leve e uma tendencia que notei, nao estao mais colocando tanque na frente, ja 챕 o segundo giro que vejo assim. Existem coisas que serao inviaveis ai e teremos que levar daqui, desde que nao impactem no preco. Forncecedores de 6061-T6 nao sao muitos e fabricantes de pas tambem nao se encontra em toda esquina ai, nao 챕? Acabo de falar com o comandante Ricardo (ex-FAB) e ja estamos com 4 instrutores que falam portugues (3 brasileiros e 1 americano) para ajudar no processo. Acredito que com um pequeno esforco de uniao e distribui챌ao de informa챌찾o teremos um grupo cada vez maior. Falta pouco para iniciarmos um projeto muito interessante. abraco Heron

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  13. Ol찼, Heron. Essas fotos mostram o giro do Tonh찾o Turbo quando come챌ou a preparar seu motor turbo. Experimentou um 2100 cc, 90,5 x 82 mm, que tinha muita pot챗ncia. Problemas com o virabrequim americano o fizeram optar por um nacional original VW dos 1600 ar, reduzindo a cilindrada para 1800 cc. O motor atual tem a emsma apar챗ncia desse das fotos. Outra coisa mudada foi a carca챌a do motor, que agora 챕 de alum챠nio, feita em Curitiba pela Auto-L챠nea H체bner. Essa 챕 sold찼vel em caso de trincas por excesso de pot챗ncia e permite refor챌os onde for necess찼rio. É o motor experimental VW ar de melhor resultado até agora e tem durado muito, bem controlado pela injeção. 360 horas turbinado não são desprezíveis... Mesmo injetado (não precisa ser uma injeção de dragster), seu custo é bem menor que os 14000 dólares por um rotax 914 (é o que chega aqui) e tem mais potência. Um 1800 é bem barato, mais a injeção sofisticada que o Tonhão usou (2000 dólares), num total de cerca de 4000 dólares. É um motor mais acessível e de mais fácil manutenção. É isso que se faz por aqui. Abra챌o,                 Chico Biela.

    Attachment: Giro 2.1 Turbo 09 injeção eletrônica.jpg

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  14. Grande Chico Parece bem feitinho, voce tem o peso total da unidade propulsora? Nos giros duplos temos mais op챌천es de motores, nosso problema esta no giro mono, que vai ficar quase tao caro como um duplo por causa de motor. Um Subaru preparado ai no Brasil, acredito, saira por uns 1.000 dolares (usado, talvez recondicionado) o que iria nos colocar em uma competi챌찾o vantajosa com os outros. Pelos precos que ouvi falar, criarmos um cabe챌ote de dupla vela ai no Brasil nao fica o absurdo que fica aqui, ai sim teriamos um motorzao pra brigar no mercado internacional. NO quesito peso/potencia nao se bate um Rotax aeronautico, porem com o agravante de preco inviavel para nosotros tupiniquins. O Geo Metro seria a opcao mais viavel, pois tem potencia, pouco peso e facil de ser encontrado usado. A fabrica 2SI saindo do mercado aeronautico, abriu uma lacuna que poderiamos explorar futuramente, desde que feito com qualidade e a precos compativeis com o mercado brasileiro. Vou comecar a pesquisar precos para produzir ai esta reducao planetaria desenhada pela NHC e teriamos mais um produto para brigar no mercado. Uma vez criada uma linha de produtos aeronauticos de multiplo uso, os futuros clientes ir찾o se acostumar a comprar desta empresa, abrindo assim mais possibilidades para outros produtos, que embora nao t찾o competitivos fariam parte de um pacote unico, evitando assim que o futuro piloto/construtor perca tempo e acabe espalhando demais suas op챌천es. Acredito que vou dar um pulo ate North Carolina, pois ia sair amanha para o Texas, mas o Larry esta vindo para ca com o Monarch participar dos 100 anos do "primeiro voo" dos Irmaos Wright. O pior 챕 que esta um frio danado por la . . . veja ai o irmao mais novo do Butterfly, o trainer duplo, ainda sem nome. abraco Heron

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  15. Chico: A configura챌찾o dos giros altos 챕 uma exigencia da aerodinamica deles, para se conseguir um giro estavel. O motor deste duplo 챕 um Subaru 2.2 e a reducao 챕 aquela que lhe falei, cria챌찾o da NHC ambos. Ai na foto voce ve um motor EA-81 que 챕 usado em camionetas no Jap찾o, sai do carro com 100 hp sem mexer em nada, vira bem no direto para giro mono, mas com os 105 kg do seu motor ai, fica dificil ser ultraleve com 254 libras. Vejo que ainda nao entrou bem na cabe챌a de alguns os fatores peso limite legal. Pelo pre챌o que me falaram de uma correia de redu챌ao ai no Brasil, acho que a planetaria seria uma opcao, e tambem minha ideia 챕 produzir para o mercado internacional. Tudo que eu fizer ai com preco aceitavel pelo nosso mercado, sera altamente competitivo no resto do mundo. Este reducao 챕 vendida aui a 3 mil dolares, imagina . . . Voce competiria contra um motor de 8 mil dolares? Se eu te enviar o material basico, voce prepara o motor para uso aeronautico? Tudo isto 챕 apenas somar solu챌천es existentes e deixar de pensar pequeno, abrir mercados para algo que esta ai mesmo. abraco Heron  

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  16. Legal . . .estamos chegando a um consenso! Quando estiver com o Larry este domingo, vou mostrar as fotos para ele e ver o que ele diz, mas de imediato vejo que o tanque assento ja iria elevar razoavelmente o CG do AC4  e se adicionarmos um estabilizador horizontal, ele vai ficar muito proximo do que os experts dizem ser um desenho estavel. Por muito tempo o pessoal pilotou giros como se fossem um animal diferente com caracteristicas proprias, ate que se desenhou um giro estavel e dai viram que voam como qualquer aviao, 챕 facil ver a diferenca voando um RAF sem e com EH. Vou te enviar fotos do Sub4 para voce comparar os cabe챌otes. De imediato, temos alguns produtos dai que poderao ser vendidos imediatamente neste mercado que queremos atingir e com o tempo aumentaremos muito esta linha. Muito boas noticias do peso de 600 libras para ultraleves ai no Brasil, acho que adiantamos o Sport Pilot que ira sair com algumas modifica챌천es, mas acredito que ultraleves nao passarao de 330 libras aki. Gostei muito da nossa legislacao, faz mais sentido (meu cunhado americano 챕 advogado e adora nossas leis) Um abra챌o Heron

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  17. So achei esta pequena, mas vou ver no site deles.

    Attachment: sub4.JPG

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  18. Ol찼, Tonh찾o!   Aqui 챕 o Douglas, giroaficcionado novato. Estou em fase de aprofundamento dos conhecimentos gironautico e gostaria, se poss챠vel, que voc챗 me informasse quais seriam as etapas fundamentais e o custo de prepara챌찾o de um motor vw adequado ao meu peso ( cerca de 90 kg / tenho 1,98m ).   Muit챠ssimo obrigado!   Douglas Stasionisas - SP    

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  19. Desculpe o erro de concord창ncia: "conhecimentos gironauticO"!

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  21.     two beer  or not two beer   is the questions ????        

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  22. There is more beer between the heavens and earth that you can drink at once! Heron

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  23.     Nada como reviver os tempos bons .              O assunto não deve morrer  .      

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  24. Olá Jorge

    Mande fotos do giro para a gente expor na galeria de fotos do site .

    Seu motor e carburado ou injetado ?

    Tem um motor VW 1800 turbo injetado voando em Leme e o giro é inclusive usado para instrução . Mas esse motor tem uma carcaça mais resistente feita de aluminio . É mais pesada que a original mas dá mais confibilidade .

    sds

    Ernani

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