segunda-feira, 10 de novembro de 2003

estabilizador horizontal

Gostaria de saber, porque os nossos giros n찾o possuem estabilizador horizontal, sera que o mesmo n찾o melhora em nada o desempenho dos giros, quanto a estabilidade em v척o?
 Abraços
Sulista

8 comentários:

  1. Sulista, vou tentar resumir pra voc챗 e a galera: A questão, com relaçao ao p.p.o., em um giro desalinhado, é QUANDO e não SE . . ., pois um dia ira acontecer! A configura챌찾o original do Bensen, 챕 de linha quase central, mas a partir do momento em que o pessoal come챌ou a experimentar motores mais possantes e helices maiores, pilotos come챌aram a despencar do c챕u. Todos imaginavam que elevar a linha da helice nao tinha efeito nocivo, Dr. Bensen descobriu o defeito mas ficou calado, permitindo assim que muitos giros virassem uma mancha no ch찾o. Ja falei com varios pilotos dai, mas ate agora nao ouvi ninguem pelo menos ficar em duvida, todos sao categoricos em dizer que o AC4 nao precisa estabilizador. Vamos rezar muito! Todos os que viram as fotos dos AC4 e as fotos do acidente do Junior sao categoricos em afirmar que este giro NECESSITA horiz. estab. Agora, estudiosos do assunto, nao s처 estao usando o H.E. como tambem estabilizadores de rotor, e dizem que a maquina fica ainda melhor. O estabilizador seria apenas um bandaid em um giro com problemas de desenho, mas ja 챕 uma boia em caso de necessidade. Acredito que tranformar um AC4 em Centralizado 챕 facil, basta elevar um pouco passageiro e ou piloto, eliminar o tanque baixo, usando um assento tanque e colocar um estab na propria cauda como este do Butterfly. Ask First Society foi criada para divulgar instru챌찾o nos RAF e hoje esta quase extinta, pois 90% dos CFi's abandonaram, hoje restando apenas dois que se recusam a ver a verdade. Pelo custo e efeito, vale muito a pena pois pode salvar sua vida! abraco Heron

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  2. Entei no grupo recentemente e tenho "passeado" pelos assuntos, aprendendo com vcs. ,sobre o girocóptero. Já tive uma experiência de fabricaçao e muitos vôos com um Bensem rebocado, pelos anos 76. Já vai longe, mas nunca deixei o sonho de lado. Mineiramente estou voltando devagarzinho, para "comer o boi, um bife de cada vez". Tenho muito que aprender. Com relação ao estabilizador,  anexei um artigo que talvez seja interessante, se é que vcs já não têm conhecimento dele. sds, cioti. 

    Attachment: REPORT to the FAA.htm

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  3. Cioti, conta um pouco ai das suas aventuras a챕reas pelos idos de 70. Deve ser interessante.

    Pros demais, este 챕 o mesmo texto, mas com as imagens:

    http://www.pra.org/Greg%20G/report_from_the_pra_board_of_dir.htm

    []s

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  4. Cioti seja bemvindo! JuciÊ . . welcome back! Muito importante sua preocupa챌찾o com estabilidade e a busca de informa챌천es a respeito, se todos baterem nesta "tecla" o suficiente, o numero de acidentes ira diminuir ao nivel que um giro bem desenhado merece, ou seja, a mais segura das aeronaves. O grupo que esta trabalhando com estes assuntos tem gente do mundo todo, buscando solu챌천es e trocando informa챌천es. VAmos ficar de olho no progresso! abraco Heron

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  5. É para se considerar: porquê os AC-4 voam razoavelmente bem sem estabilizador horizontal? O que notei entre os AC-4 e os giros americanos 챕 a altura da torre. Todos os giros aqui t챗m a torre mais alta que seus similares americanos. Mono daqui 챕 mais alto que mono americano. Assim como para os biplaces. Como no Brasil se usa muito o motor de fusca, com seus 80 kg, e o(s) piloto(s) sentando-se mais baixo, o CG da estrutura dos giros 챕 maior e mais baixo, afastando-se do rotor e aumentando a altura de p챗ndulo que balan챌a embaixo das p찼s. Uma maior altura afeta negativamente quando se d찼 pot챗ncia, pois o arrasto do rotor vai fazer o nariz subir com mais facilidade. Em compensa챌찾o, a manobra 챕 mais lenta porque nossos giros s찾o mais pesados. J찼 vi pilotos automaticamente corrigirem o manche ao darem pot챗ncia subitamente. D찼 tempo de corrigir. Nos giros baixos, existe comportamento mais arisco e r찼pido, que pode vencer a capacidade de rea챌찾o dos pilotos. Talvez seja essa a raz찾o dos americanos usarem o estabilizador horizontal. A presen챌a do estabilizador horizontal ajuda a controlar a tend챗ncia de levantar o nariz durante acelera챌천es r찼pidas. Se come챌armos a usar essa pe챌a nos giros daqui, os mesmos ser찾o mais est찼veis. A instalação do estabilizador horizontal vai permitir outra melhoria nos giros: nas extremidades do estabilizador horizontal, dois lemes fixos (estilo Gespi) seriam de grande estabilização direcional. Eu, apesar de não ser piloto, tive dificuldades em controlar o nariz de vários giros, a lãzinha se desviava o tempo todo e eu era obrigado a corrigir a trajetória pedalando muito. Para quem já experimentou o Regente, o T-27, o Xavante e o F5-F, o vôo mais sofrido que fiz foi num girocóptero. A área lateral dos giros, sejam nacionais ou estrangeiros, Ã© muito grande à frente do CG. Isso provoca uma instabilidade direcional que é evidenciada em desvios de nariz. Nos giros, seria como voar de lado, o que fazem muito bem... Nos aviões, existe um termo, volume de cauda, que nunca aplicaram nos giros. O único que já vi (e toquei) e que tem lemes fixos grandes para compensar esse efeito direcional, é o Gespi. O Tufão tinha as polainas do trem principal com uma aleta vertical grande, que se projetava cerca de 40 cm para trás do CG, exposta ao fluxo de ar no vôo. De todos os giros que voei, o que menos desviava era o Tufão. O mais indócil é o Treinador III, do Montalva. Quando o Tufão foi construído, insisti com o Valmir para instalar as aletas e, como embelezava o giro, ele colocou. Só depois de voar e perceber a estabilidade direcional melhorada, é que ele entendeu a utilidade das aletas. Voar "pedalando" o tempo todo não é comigo... uma aeronave deve conseguir voar sozinha (manche e pedais soltos) e com estabilidade positiva (volta sozinha à direção de vôo). Se houver uma quebra de linha de comando (hastes, cabos, seja o que for), a estabilidade natural da aeronave dará uma segurança a mais para o piloto! Um bom projeto aeronáutico prevê esse tipo de comportamento. Eu aprendi assim...

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  6. Algu챕m sabe e se sabe poderia responder qual 챕 a f처rmula para instalar um estabilizador ideal num giroc처ptero?   Douglas - SP

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  7. Se voces olharem os novos giros com cauda alta, vao ver o enorme  leme que foi criado ali. Outro detalhe: a distancia entre a helice e o estabilizador, aumentado o braco da resistencia. O novo treinador que esta sendo terminado, 챕 um verdadeiro monstro nos olhos de quem pouco conhece de aerodinamica de giros, mas os que sabem ficam maravilhados. Vai voar cruzeiro de 120 mph. Enorme cauda e bem longe, la atras pra securar a flecha toda. Para se instalar um estabilizador tem duas tecnicas: engenharia (numeros e medidas) ou entao a tecnica MPBA (Me Parece Bom Assim) Melhor esta do que nada . . . abraco Heron

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  8. É isso aí, Heron!   Gostei principalmente desta 첬ltima t챕cnica. Coisa de louco! Mas, muitas inven챌천es foram realizadas utilizando apenas a intui챌찾o, n챕?   No princ챠pio dos tempos, creio eu que a intui챌찾o era a mola mestre de tudo.   Sds,   Douglas

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