domingo, 13 de julho de 2003

VW ao contrário!?

Outro dia o Fernand Hurel me mostrou a foto de uma aeronave que tinha hélice propulsora, como temos normalmente nos giros e motor Volkswagen, só que com um pequeno detalhe: o motor era montado "de trás pra frente". É, o volante ficava na frente e não atrás. A hélice, atrás, era montada na extremidade oposta do virabrequim, onde normalmente encontraríamos o cone que aciona o pré, se estivesse na frente.

Qual a vantagem de se usar o motor assim, invertido?

[]s
O JuciÊ

3 comentários:

  1. Ol찼, Juci챗. A extremidade que voc챗 citou 챕 a ponta do virabrequim onde vai a polia que aciona o ventilador quando o motor est찼 no fusca. Essa ponta é bem suportada por dois mancais e entre eles estão as engrenagens do comando e do acionamento do distribuidor. O cubo é de construção mais simples que os normais de girocópteros. Pode-se manter um volante no motor no lugar normal do mesmo. A maioria dos ultraleves que usam motor VW ar instalam a h챕lice nessa ponta que voc챗 viu. A grande vantagem 챕 reduzir o tamanho do ber챌o que sustenta o motor, pois assim se utiliza os pontos originais de fixa챌찾o do motor ao c창mbio do carro, com quatro parafusos (com coxins para filtrar vibra챌천es). Para usar h챕lice nessa ponta do virabrequim, o parafuso deveria ser substitu챠do por outro mais longo e com sua rosca mais no interior do virabrequim, para melhorar a seguran챌a de montagem do cubo na extremidade. Ningu챕m faz isso, preferem usar a rosca original e um parafuso curto. Acho isso uma temeridade e j찼 vi problemas acontecerem em ultraleves por causa desse detalhe. A ponta do virabrequim pode quebrar e a h챕lice vai embora sozinha...

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  2. Ô, Chico. Sabia que você vinha me salvar! 8^)

    Fico muito agradecido pela explica챌찾o.

    Mas agora fiquei com outra d첬vida: ent찾o porque 챕 que os giros usam o motor do jeito que a gente conhece, e n찾o assim, invertido? Deve ter outra vantagem, n찾o?

    Abra챌o.
    O JuciÊ

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  3. V찼rios giros americanos com motor VW ar usam a h챕lice no lugar da polia. Eu n찾o sei quem come챌ou com a montagem atual dos motores VW ar nos giroc처pteros daqui. O que sei 챕 que o AC-4 originalmente projetado por Altair Coelho e continuado pelo Montalva sempre foi montado com o motor do jeito que conhecemos, a h챕lice traseira montada no lugar do volante. J찼 escrevi aqui que a remo챌찾o do volante e a coloca챌찾o da h챕lice n찾o s찾o equivalentes. O virabrequim sofre porque a h챕lice 챕 el찼stica e n찾o serve para absorver as suas pulsa챌천es de torque. Uma vez corrigindo a fragilidade da ponta do virabrequim do lado da polia, prefiro colocar a h챕lice nessa posi챌찾o e manter um volante no seu lugar certo. A estrutura do giro ficaria mais f찼cil de ser montada e mais limpa.

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