quarta-feira, 3 de setembro de 2003

Controle de rotação do Rotor


Pessoal, tenho uma idéia de fazer com que
possamos decolar e aterrizar na vertical, para tal desenvolvi a idéia de
controle de rotação do Rotor, inclusive nos daria a liberdade de plainar,
que

b찼rbaro, hen...

Gostaria inicialmente de saber qual a opinião de vocês com relação a isto,
pois não sei se houve ou há tentativas, por alguém do nosso grupo,
a este respeito; Tecnicamente sei que é
possível.    

 



짬Paulo Marques Filho쨩

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17 comentários:

  1. N찾o sei se voc챗 est찼 a par do problema do efeito do torque do rotor sobre a fuselagem, que o helic처ptero tem. Veja aqui uma explica챌찾o:

    http://www.jhelicoptero.com.br/comand_antitorque.htm

    Querendo discutir mais sua id챕ia, Paul찾o, compartilhe com a gente os detalhes.

    Um abra챌o.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  2. Uma vez vi na TV um prot처tipo de helic처ptero empregando um conceito semelhante: em vez da tradicional h챕lice vertical, a turbina que girava o rotor tamb챕m produzia um fluxo de ar que era conduzido por um tubo largo e redirecionado lateralmente na cauda do aparelho.

    Confesso que n찾o me sinto preparado pra discutir este assunto contigo. Talvez voc챗 aprecie estes links:

    Neste site, o autor explora teoricamente diversas alternativas ao projeto tradicinal de helic처pteros:
    http://www.synchrolite.com/index.html

    Este outro 챕 um grupo onde o pessoal discute bastante sobre helic처pteros experimentais:
    http://groups.google.com/groups?hl=pt&lr=&ie=UTF-8&group=rec.aviation.rotorcraft

    Voc챗 vai perceber, Paulo, que a maior parte de todas as conversas s찾o apenas te처ricas, porque quando algu챕m fala em imprimir torque ao rotor, voc챗 vai perceber que a coisa muda totalmente de figura, nem tanto em fun챌찾o de limita챌천es t챕cnicas, mas principalmente porque os custos envolvidos nestas pesquisas excluem da pr찼tica a maioria esmagadora dos interessados.

    Espero que voc챗 curta os links.

    Abra챌o.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  3. Não acho que você não esteja
    preparado para discutirmos o assunto, mas acho que
    deve ter assustado, um pouco, o fato
    dos custos, mais pelo que tenho em mente n찾o
    tenho id챕ia de alterar o projeto
    (Giros) e aumentar o seu custo, pelo contrario acho que
    esta sugest찾o n찾o implica em altos
    custos, nos testes, pois seu desenvolvimento 챕
    barato e o que precisamos temos nas
    mãos, basta utilizarmos ou até mesmo ajustarmos
    para o que precisamos. O que
    acho é que devemos discutir melhor a idéia, isto porque 
    trata-se na realidade de um
    grande avanço e isto pode significar muitos dólares, e tá
    cheio 
    de gringo esperando estas coisas
    acontecer.
     
    "Quando este projeto nasceu ele teve
    um custo gigante, sem contar com o risco de vida,
    mais hoje graças a Deus podemos
    voar nestas máquinas, e melhora-las faz parte de sua 
    evolução, e se conseguirmos algo me
    sentiria muito feliz, pois voar com liberdade é algo
    que o dinheiro n찾o
    compra..."
     
      
     
    Um grande abra챌o;
        
      
              
     
     


    짬Paulo Marques Filho쨩

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  4. Ent찾o, Paulo, eu proponho fazer assim: como isso 챕 um t처pico digamos "avan챌ado", a gente discute em private, ai eu tento entender melhor o que voc챗 tem em mente e neste exerc챠cio posso at챕 te dar alguma opini찾o ou sugest찾o, depois se a gente conseguir consolidar suas id챕ias de uma maneira mais compreens챠vel, mais coesa, e se for do seu interesse a gente volta a discutir no grupo. T찼 bom?

    Meu endere챌o de e-mail voc챗 j찼 tem.

    Abra챌o.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  5. Paulão e JuciÊ O fera aqui 챕 o Dick DeGraw, que fez o Girhino. Ele voa com 18% de for챌a no rotor, decola na vertical, mas nao para no ar . . . Paul찾o, o que seria planar? E se me permite a brincadeira, sua maquina esta derretendo, ja tem at챕 calda . . .hehehehehe. Mas no lugar de cauda um turbofan pode compensar o torque do rotor, mas peso e roubo de hp estao sempre dividindo as aten챌oes. E'muito interessante olhar a maquina do D.D., ele nao tem inten챌oes de produzi-la e faz tudo isto com um motor Subaru 1.8 se nao estou enganado. Vem ai uma maquina ar-estrada-ar que vai fazer um reboli챌o no transporte moderno. te mais Heron

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  6. Heron, boas...
     
    A inten챌찾o n찾o 챕 alterar o que se tem
    hoje como estrutura e sim utilizar melhor esta estrutura, dando-lhe ou
    implementando-lhe mais recursos t챕cnicos e aerodin창micos,
    e este projeto que
    estou propondo às nossas
    máquinas não haverá nenhuma modificação
    do que existe hoje, a nível de
    estrutura, e com relação a parte mecânica as alterações 
    que serão necessárias não vão
    dividir ainda mais o peso,  pois perde-se de um lado e
    ganha-se do outro; O controle de
    calda é relativamente simples, pois é utilizado no meu 
    projeto o controle de massa de ar que
    sai da hélice controlando a força antitorque, e no caso, Heron, com a implementação deste
    sistema as nossas m찼quinas
    ir찾o, sim, parar
    no ar, aterrizar e decolar na
    vertical, sem comprometer o fator potencia motriz.   
     
    Creio que precisamos sentar,
    oportunamente, e discutirmos melhor esta proposta, ok.
           
    Um grande abra챌o;
      


    짬Paulo Marques Filho쨩

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  7.  


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    ----- Original Message -----
    From:
    Paulo Marques
    Fo
    To: ABGiro
    Sent: Wednesday, September 03, 2003 4:37
    PM
    Subject: Re: Controle de rota챌찾o do
    Rotor


    Heron, boas...
     
    A inten챌찾o n찾o 챕 alterar o que se
    tem hoje como estrutura e sim utilizar melhor esta estrutura, dando-lhe ou
    implementando-lhe mais recursos t챕cnicos e aerodin창micos,
    e este projeto que
    estou propondo às nossas
    máquinas não haverá nenhuma modificação
    do que existe hoje, a nível de
    estrutura, e com relação a parte mecânica as
    alterações 
    que serão necessárias não vão
    dividir ainda mais o peso,  pois perde-se de um lado e
    ganha-se do outro; O controle
    de calda é relativamente simples, pois é utilizado no meu 
    projeto o controle de massa de ar
    que sai da hélice controlando a força antitorque, e no caso, Heron, com a implementação
    deste sistema as nossas m찼quinas ir찾o, sim, parar
    no ar, aterrizar e decolar na
    vertical, sem comprometer o fator potencia motriz.   
     
    Creio que precisamos sentar,
    oportunamente, e discutirmos melhor esta proposta, ok.
           
    Um grande abra챌o;
      


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  8.   
       Heron, boas...


     
    A inten챌찾o n찾o 챕 alterar o que se
    tem hoje como estrutura e sim utilizar melhor esta estrutura, dando-lhe ou
    implementando-lhe mais recursos t챕cnicos e aerodin창micos,
    e este projeto que
    estou propondo às nossas
    máquinas não haverá nenhuma modificação
    do que existe hoje, a nível de
    estrutura, e com relação a parte mecânica as
    alterações 
    que serão necessárias não vão
    dividir ainda mais o peso,  pois perde-se de um lado e
    ganha-se do outro; O controle
    de calda é relativamente simples, pois é utilizado no meu 
    projeto o controle de massa de ar
    que sai da hélice controlando a força antitorque, e no caso, Heron, com a implementação
    deste sistema as nossas m찼quinas ir찾o, sim, parar
    no ar, aterrizar e decolar na
    vertical, sem comprometer o fator potencia motriz.   
     
    Creio que precisamos sentar,
    oportunamente, e discutirmos melhor esta proposta, ok.
           
    Um grande abra챌o;
      


    짬Paulo Marques Filho쨩

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  9. Paulo: Pouca ajuda posso dar pessoalmente, sei pouco sobre isto e tudo o que passo aqui sao coisas que vi e perguntei aos experts, dentro em breve, por meu contato mais frequente com o Larry Neal, saberei mais. Como ele 챕 uma excelente pessoal e entusiasta, nao negara opini찾o e estudo a qualquer proposta apresentada. Voce fala de algo como os heli NOTARs? Os estudos para giro com asa v찾o adiantados e ja estao voando a 173 mph, breve irao quebrar a barreira Mu 1 (simbolo grego) onde a velocidade da pa que volta sera igual a zero. Imagine o que vem depois . . . Ja adiantei um pouquinho aqui, embora prometi nao dizer nada ate que seja hora, mas fala-se em um giro duplo, tamden, cabinado voando a 150 mph. O aumento de velocidade e melhoria no consumo irao fazer do giro um veiculo de transporte eficiente e popular, custando o mesmo que um carro medio. Gostaria mesmo de poder ir ate ai breve e dar uma descontraida ao redor da churrasqueira e batermos longos papos, planejando o futuro do mundo entre copos de cerveja! Heheheheheh . . .. Heron

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  10. Paulo: Projetos revolucionarios quando posto em pratica, sao na realidade muito simples e a gente so faz repetir: "como nao pensei nisto antes"? Va em frente com seu projeto, mesmo que nao venha a solucionar na primeira tentativa, mostrara caminhos com certeza. A mais falada maneira de colocar potencia nos rotores vem com os "tip jets", orificios direcionados onde um jato de gas impulsiona o rotor, mas ate agora so falaram em usar como pre-rotor e nao em  voo. Existe uma sensa챌찾o de renascimento de ideias e revisitar o passado recente me parece em moda, de uma olhada em volta e tem muito dejavue por ai . . . A gera챌찾o II Grande Guerra esta para se extinguir e os ultimos suspiros dela evocam uma da mais belas e tragicas paginas da histora do homem . . .valores daqueles tempos estao sendo resgatados. Honra, valor e coragem, inventividade, dedica챌ao e cavalheirismo estao voltando, espero que por longo tempo. Siga projetando que iremos aqui torcendo pelo seu sucesso. abraco Heron

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  11. Entao ta, ja q os "criativos"estao dando as caras, vou dar minha contribuicao, mas ja vou avisando, o mais pirado de todos chegou..... Como nao quero me estender muinto, vou dar um resumo da ideia, c alguem acha possivel, eu continuo.....  A maioria de vcs ja devem ter ouvido falar do Skycar, certo?   Poi e, so que o carro voador ja voava em 1950, e funcionava assim:   Quando era carro ,ele rebocava a cauda e as asas   E quando chegava na pista, os caras acoplavam a cauda e as asas e saiam voando... Sabem por q o veiculo nao vingou? Por q dava um trabalhao botar e tirar toda essa tralha ai... Vcs ja devem ter sacado onde quero chegar, certo? Poi e, imaginem c ao inves de ser um aviao ,fosse um giro, era so dobrar as duas pas do rotor pra tras e sair rodando.   Agora quero q vcs avaliem. e melhor fabricar um giro, q provavelmente meia duzia de pirados q nem nos admiramos e sonhamos em ter um, ou um automovel voador, q e o sonho da maioria dos mortais? Eu sei q e um projeto ouzado, mas c alguem c interesar, e tiver afim de encarar, pode se manifestar por aqui, ou pelo email: leandrogtb@ibest.com.br

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  12. Bingo Leandro: Depois de 30 anos em giros com alta perfomance, a ponto de ser hoje o piloto chefe nos testes do Carter Copter, o Larry vislumbrou este veiculo que roda na estrada ate achar uma pista e voa para o destino desejado. O primeiro prototipo devera voar em menos de um ano, devera ser tandem, cabinado, com velocidade cruzeiro acima de 100 milhas p.h. Maiores detalhes quando eu tiver autoriza챌찾o. O projeto SATS da Nasa vai dentro em breve realizar um teste usando o Butterfly como exemplo e se isto acontecer, teremos uma enorme publicidade para nosso produto. Imagine voce ter liberdade de escolher onde morar sem se importar com seu local de trabalho (100 km seria perto) De asas 찼 sua imagina챌찾o e se tudo come챌ar a rodar . . .normal, estamos falando disto mesmo . . .heheheheheh abra챌o Heron

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  13. Heron, n찾o conhe챌o o Larry e deve mesmo ser um cara muito capaz, mas daqui a pouco...

    - que tal uma casa voadora? Tenho certeza que d찼!
    - o Larry j찼 est찼 fazendo

    - e um giro que voa de ponta-cabe챌a e funciona como cortador de grama, que tal?
    - o Larry j찼 est찼 fazendo

    - ser찼 que nas pr처ximas elei챌천es ningu챕m far찼 frente ao Bush?
    - o Larry j찼 est찼 fazendo

    - eu e minha esposa planejamos um filho pro ano que vem.
    - o Larry j찼 est찼 fazendo

    Desculpe a brincadeira, Heron, mas est찼 ficando c척mica esta est처ria de "Larry j찼 est찼 fazendo...". 8^D

    Abra챌찾o.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  14. Oi Leandro, tudo bem?

    O projeto do Skycar, quando eu vi no jornal, fiquei impressionad챠ssimo. Lembro que pessoas famosas pagaram 5000 d처lares s처 pelo direito de entrar na fila. Estimava-se que fosse custar em torno de um milh찾o de d처lares por unidade. Sinceramente? Eu acho que este projeto j찼 fez 찼gua faz tempo e o tal do projetista est찼 s처 mamando nas tetinhas desse pessoal.

    Este outro de baixo 챕 bem interessante. J찼 tinha visto em preto-e-branco, num livro. Interessante como o pessoal antigo era mais atrevido, n챕? Devem olhar pra gente l찼 do al챕m, de um lugar santo, e dizer "척 bando de bund찾o! Se na minha 챕poca eu tivesse metade da tecnologia que estes caras t챗m nas latinhas de cerveja!" 8^D

    Grande abra챌o, Leandro.

    O JuciÊ
    www.jucie.com.br

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  15. Infelizmente nao . . . Ele esta totalmente dedicado aos giros, tanto que nao quer mais fabricar o Falcon, que é um dos projetos que ele ja fez.É um cara legal e muito dedicado a segurança dos pilotos. Voce tambem ficaria entusiasmado ao falar com ele e ver o que ele tem projetado, mas tudo que traz o riso 챕 bom e fico contente em ter contribuido para um momento comico. Vou policiar meu entusiasmo um pouquinho. Ja estou antevendo as goza챌천es quando estiver por ai: -JuciÊ, meu motor esta meio estranho . . . -Ligue pro Larry! heheheheheh abra챌os Heron  

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  16. Por isso que eu gosto de voce, Heron.
    Alem de tudo e' um cara bem humorado. 8^)

    Abracao.

    O JuciE
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  17. Sinto falta de estar ai . . . Da brincadeira entre amigos e a goza챌찾o geral . . . Voces nao tem ideia do que acontece no meio dos arbitros de basquete, tem que ser muito matreiro pra nao cair no meio da roda e virar alvo . . .hehehehehehh Acho que mais uns 15 dias terei noticias do tal papel que tanto me faz falta, ou talvez desista de morar aqui permanentemente e volte a usar vistos. te mais Heron 

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