domingo, 31 de agosto de 2003

Giro russo de 40 hp

N찾o 챕 s처 o Ralph Taggart que j찼 provou que d찼 pra fazer um giro com um motor de 40 hp. Este russo tamb챕m fez v찼rios. Como s찾o diversas imagens, preferi deix찼-las numa p찼gina, para vosso deleite:

http://www.jucie.com.br/giro/

Acho que um bicho destes se faz com menos de 6 mil.

Abra챌찾o, turma!

O JuciÊ
www.jucie.com.br

15 comentários:

  1. O motor se parece com os rotax 2T que existem por aqui. É isso mesmo, só 40 hp? Isso é a potência dos motores Cuyuna que empurravam ultraleves no passado. Um rotax de 60 hp seria mais adequado para esse giro. Será que decola em Atibaia, lugar muito alto e com pouco ar? J찼 pensei em usar um motor 2T para giros, porque s찾o muito leves e o maior problema dos giros 챕 seu peso, que sobrecarrega o rotor e deixa as m찼quinas ineficientes. Com motor pesado, a estrutura tem que ser mais forte e por tabela mais peso. O rotor tem que ser maior e, mesmo assim, torna-se insuficiente para voar bem. Numa das fotos dá para se ver o perfil das pás, totalmente simétrico. É uma questão de se experimentar. O rotor deve girar mais rápido. N찾o tem nenhum instrumento... s처 olhar para frente... isso 챕 v척o de p찼ssaro!

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  2. Detalhes: TA voando em local plano (Russia 챕 uma imensa planicie) e ta frio pacas, o que acontece tambem no meio oeste americano. Pode ser um Rotax 447 e toca tranquilo um giro destes, o Butterfly voa em 503 (50 hp) e muito bem. www.thebutterfly.info. Mas nada mais sao do que Bensens modificados estes russo e o gyrobee. Ja sou o representante Butterfly para o Brasil e iremos tentar fabrica-lo ai. Acabo de voltar de Imokalee onde o Hector foi voar seu Dominator depois de muito tempo ausente e o dia estava lindo. No corre corre para filmar melhor tomei um susto com uma baita cobra preta (shut up Melo) pois o capim ta bem alto com a chuvarada (esta챌ao de furacoes). Na volta quebrou a solda da travessa do eixo do trailer e tive que ficar guardando o giro ate o Hector voltar com as ferramentas para o conserto. Por sorte iamos devagar dentro de um parque grande onde fomos checar area para voar e bem na frente de uma festa portoriquenha, eu nao fiquei sozinho e nem passei sede (tava geladinha) O pessoal junta em volta e quer saber tudo a respeito e aproveitei pra vender a imagem do Butterfly. abra챌os Heron

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  3. JuciÊ & Girogalera: Alem do Butterfly estou levando um presente: o Falcon 2000 www.aircommand.com/falcon Tenho que apresentar o primeiro prototipo nacional em 4 meses para inspe챌찾o e iniciar a montagem dos kits. Motores eu acredito ser o item onde o Brasil pode contribuir melhor com a avia챌찾o experimental e ate mesmo um motor certificado. Temos ai esta gama de 1.0 pra trabalhar em cima e ja tenho gente da pesada envolvida e interessada, pois nao apenas os giro, sen찾o os experimentais como um todo. Para produzir um cabe챌ote e preparar um motor bom, a Sub-4 eleva o pre챌o aqui para 8 mil pesetas, o que 챕 meio caro se considerarmos as fontes. um abra챌o Heron

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  4. Ol찼, Heron. Hoje conversei com o Valmir sobre motores 2T e fiquei sabendo que em Atibaia est찾o havendo problemas com esses motores nos trikes. A quantidade de panes de apagamento est찾o grandes e est찼 incomodando quem usa motor 2T. Tanto que come챌aram a procurar outro motor para substitu챠-lo. Nossa gasolina n찾o est찼 boa, tem mostrado 챠ndices de carboniza챌찾o excessiva e nossos pilotos n찾o t챗m uma cultura de inspe챌천es peri처dicas preventivas, nem vela de igni챌찾o se d찾o ao trabalho de olhar. Querem s처 saber de voar! O S챕rgio "Pez찾o" j찼 experimentou um VW ar 2.2, mas limitou a carga 첬til e necessita de asa maior = mais arrasto. Agora est찼 experimentando o Rotax 912, ainda caro para os pobres mortais daqui comprarem. Do jeito que est찾o as coisas, voar com 찼lcool se tornar찼 mais seguro, pois um 찼lcool adulterado no m찼ximo ter찼 mais 찼gua e nem decolar se conseguir찼. O 찼lcool tem se mostrado bem mais est찼vel em termos de composi챌찾o que nossa gasolina, observado nos ve챠culos automotivos (tenho um logus 1.8 찼lcool). Aqui est찾o pondo solventes para fazer a gasolina render. At챕 o 처leo lubrificante est찼 estragando, junto com bronzinas. Você disse que pretende trazer giros com motor 2T para cá, mas antes peça a alguém de sua confiança fazer uma pesquisa mais apurada para saber se o que fiquei sabendo é verídico. Se for verdade, poderá matar seu projeto logo de início. A gasolina daqui não é igual à americana. Poderá até afetar o Falcon, que é um excelente ultraleve pelo que vi do site. A AvGas está muito cara e, como todo bom brasileiro, usa-se o mais barato que faça o motor 2T funcionar. É aqui que entram as podium e premium, que podem estar com solvente, carbonizando tudo. Além de errarem na quantidade de óleo 2T, para "garantirem" que o óleo em excesso faça o motor durar mais. Só que apaga velas... e voando! As op챌천es s찾o os motores em linha de alum챠nio, mas temos pouca op챌찾o e a pot챗ncia n찾o 챕 boa. Os 1.0 v찾o ficar no limite, podem durar pouco. Os que tem boa pot챗ncia (todos usando redu챌천es obrigatoriamente) s찾o feitos de ferro fundido no bloco, pesados pacas. Os Subaru's s찾o pesados... S처 n찾o fizeram VW ar com redu챌찾o e devidamente preparados para trabalharem com alta rota챌찾o (at챕 5500 rpm, como os Rotax 912). Querem algo de prateleira para voar... A situa챌찾o est찼 dif챠cil.

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  5. Chico: Causa e efeito . . . Estou aguardando os testes que o Matt Pearson ira realizar com este motor americano 2T 3 cilindros, me pareceu robusto e o Larry bota f챕 nele. O problema de travamento parece ter sido amenizado com uma solu챌찾o simples, tira-se toda a gasolina do tanque quando termina a sess찾o de voo e coloca-se no tanque do veiculo usado para ir ate a pista. Novo dia, gasolina nova, mistura fresca, a deteriora챌찾o do oleo misturado a gasolina faz com que perca o efeito lubrificante e cause o travamento. O americano 챕 muito disciplinado e adora numeros (jornal falado de beisebol parece aula de matematica) e quando compra uma aeronave ja inclui o custo do recondicionamento dos motores. E nao voam nem um minuto depois da data marcada, seguem as normas, pois em avia챌찾o erros sao fatais. Talvez a adapta챌찾o para o alcool puro seja uma op챌ao, ou um oleo proprio para esta mistura, vou lan챌ar o assunto aqui e ver o que vira. Um dos pilotos novos (e bom) o Ron Awad, tem uma firma que cuida de jardins e gramados (landscape) e usa muita ferramenta com motor 2T, ele é um tipo de expert no assunto, vivendo 2T no dia-a-dia deles e sendo um fan ardoroso. Pode colocar tempo e pesquisa em motores, pois o futuro depende deles, acredito que se conseguirmos quantidade, o pre챌o diminui e pode ser possivel viver dos descontos de fabrica vendendo a pre챌o de custo. Observar os Forums de modalidade de competi챌ao sempre tras novidades com rela챌찾o a motores. Vi um motor Subaru de 250 hps que esta sendo preparado para um giro de 4 assentos, se acontecer vai ser uma grande novidade. Tenho um amigo que jura poder preparar o VW de maneira a nao quebrar o vira e dar mais de 90hp, quero ver . . . abra챌o Chico

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  6. Ol찼, Heron. Acredito mesmo que teremos muito trabalho em desenvolver motores para brasileiros. Sei que os americanos s찾o mais seguidores de manual, mas aqui o que 챕 bom para eles ser찼 ruim para n처s se depender de religiosidade em seguir regras. Faz parte de nosso povo ser relapso, infelizmente. Gosto de motores 2T, sempre tive motocicletas com esses motores, com um e dois cilindros. Nunca tive apagamento de motor, nem travamento. S처 abastecia com gasolina comum e 처leo 2T. N찾o vejo raz찾o t챕cnica para que os motores Rotax 2T apresentem problemas com velas apagando assim de uma hora para outra. Olhe que eu peguei fases de nossa gasolina bem variadas. Os 125 cc e 180 cc eram envenenados, com mais torque e pot챗ncia, e o da RD-350, n찾o precisa comentar nada... Quanto ao VW com 90 cv, é plenamente possível, mesmo para um 1600 cc. É só levantar sua rotação para 5500 rpm e controlar sua temperatura. Esse controle de temperatura não é por meio de refrigeração e sim por melhora do fluxo de gases dentro do cilindro, que faz abaixar a temperatura operacional dos cabeçotes. Com cabeçotes menos quentes, a eficiência volumétrica aumenta e, por tabela, a potência. A revista HVW publicou aí dois books de preparação de motores VW, dando a maioria dos segredos para se ter melhores motores. Um deles é um 1800 cc com 103 hp a 5600 rpm, com comando W-110, cabeçotes fluxados, válvulas maiores, kit 88 mm, vira 74 mm, taxa 8:1, Webers 40. Já imaginou isso num giro com redutor? Eu mesmo fiz um 1800 cc com kit 86 mm (retificado) e vira 78,4 mm, com comando original de variant II, taxa 8,5:1, válvulas originais, cabeçotes retrabalhados e com nova câmara de combustão, duas solex 32 modificadas, empurrou uma brasília a 175 km/h, a 5200 rpm... acho que daria para empurrar um giro e com redutor. Outro motor meu, assim preparado, 1700 cc, durou dez anos fazendo arrancada de semáforo (eu não conseguia andar com o pé leve, era muito divertido) e fez várias viagens para o Rio, às vezes buscando 170 km/h, no plano (descida não arrisquei, vai que depois não freia...). Vamos tentar de novo, s처 que para giros!

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  7. Chico: A avia챌찾o experimental agradece e espera de bra챌os abertos as solu챌oes para motores. O mercado 챕 imenso . . . Sempre gostei da Variant e da sua mecanica robusta, tive umas 6 ou 7. Junto com a Caravan eram meus veiculos prediletos. Nosso projeto para giros passa por escola de voo, disponibilidade de kits e pe챌as de reposi챌찾o, financiamento, promo챌찾o e marketing, eventos recreativos e competitivos, rede de assistencia e possibilidade de melhoria da maquina basica ou modelos mais sofisticados. Criar um mercado, expondo aos atuais pilotos uma maquina mais confiavel e de maiores possibilidades e divulgando ao publico geral estas qualidades. Criar eventos atrativos para a midia (TV e jornais) e junto com a ABG, colocar a palavra nas ruas. Futuramente um laboratorio de testes para solu챌ao dos problemas ainda existentes como os motores por exemplo. um abra챌o Heron

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  8. Teste do Motor 2T, 3 cilindros, americano, marca 2SI, parece bastante forte. http://webpages.charter.net/wartowne/Super%20Fly_0001.wmv Este 챕 o aeroporto de Bridgeport onde fica a New Horizons Components e onde provavelmente ser찾o os treinamentos para instrutores trabalhando com o projeto Butterfly. Matt Pearson modificou este Air Command single com partes do Butterfly e do Dominator (cauda) e ficou muito bom e bem mais leve. Tudo vai ficando cada dia mais interessante em giroavia챌찾o e a maioria dos giros agora esta voando acima de 75mph cruzeiro. abra챌os Heron (a sala do paltalk esta aberta)

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  9. Ol찼, Heron. Conversei com um amigo meu que tem um ultraleve com motor Rotax 2T e ele me disse que seu motor tem platinados para acionar a ignição das velas... Assim não tem jeito mesmo, pois platinados em motores que trabalham em altas rotações se desgastam rapidamente. Por serem importados, à base de dólar, o pessoal daqui tem lixado os mesmos em vez de substituí-los em inspeções periódicas. Nem em fuscas antigos se faz isso, trocam-se os platinados de tempos em tempos! Os giroc처pteros que est찾o voando aqui t챗m motores VW ar equipados com igni챌찾o eletr척nica, com 챠ndice de falhas infinitamente inferior aos que usam platinados. Isso explica a quantidade de falhas registradas aqui com motores 2T. Tamb챕m explica porqu챗 as motos com motores 2T que tive nunca falharam velas comigo, todas tinham igni챌찾o eletr척nica original da Yamaha. As motos antigas de 2T tinham platinado e, volta e meia, tinham problemas com platinado. Heron, se os motores 2T que voc챗 trouxer forem equipados com igni챌찾o eletr척nica, a챠 sim come챌ar찼 uma fase boa com esses motores, podendo inclusive equipar giroc처pteros mais eficientes em v척o. Se n찾o tiverem, teremos que adaptar igni챌찾o eletr척nica, com um gerador externo, caixinha e distribuidor pr처prios. E eu voei em ultraleve e trike com motor 2T platinado... que chance para o azar!

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  10. Bem . . .minha cabe챌a esta voltada para aquilo que esta sendo feito aqui e coisas que terei que observar por regra do projetista. Temos visto a grande maioria mudar pra Subaru e acredito estar ai nossa vantagem, podemos replicar certos projetos ai com custo bem inferior. N찾o sei bem, mas me parece que ainda nao perceberam que: 1 - 챕 possivel criar maquinas boas ai no Brasil 2 - estas maquinas teriam pre챌os muito aquem dos praticados 3 - isto acontecendo, as portas ir찾o se abrir para produtos Brasileiros. Vou dar uma analisada mais a fundo nos Rotax e passar as informa챌천es que colher. O motor 2SI parece que vai ser forte e pode vir a ser uma op챌찾o. Aquilo que voce relata sobre os pilotos brasileiros, espero nao ser a norma, pois custo de manuten챌찾o deve ser embutido no custo total da hora de v척o. Solu챌천es para giros ser찾o evidentemente incorporadas em outras areas experimentais, visto que o giro 챕 o aparelho de maior arrasto. Bom pro giro, otimo pro asa fixa! O maior problema do giro 챕 a falta de exposi챌찾o pois hoje com o novo desenho 챕 realmente o mais seguro, afinal voce esta voando um paraquedas! Abra챌os Heron

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  11. Acho que teremos que ficar com os VW ar em aplica챌천es que n찾o passem 100 hp, equipados com redu챌찾o, e os subaru's (tamb챕m com redu챌찾o) para maiores pot챗ncias... Os rotax, além de caros para se comprar, manter um deles com o tempo paga-se um VW ar novo!!! E dos grandes, que são caros! 

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  12. Vou ter que avaliar isto mais de perto, mas tenho gente trabalhando ai, vamos ver os resultados na ponta do lapis. Bater os Subaru e Suzuki vai ser dificil, mesmo em pre챌o, pois tenho como manda-los prai a um custo razoavel. Quando se fala em quantidade, os pre챌os caem muito. Quanto aos Rotax, quanto custa um 582 novo ai? Estamos comprando direto da fabrica, por um pre챌o muito bom aki, poderiamos fazer o mesmo ai, dependendo dos canais e contatos. Qual seria o pre챌o de um rotor de 25 p챕s ai? Vamos jogando este ping-pong abraco Heron

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  13.           Meu caro Chico esses motores Rotax a platinado que voce se refere são motores antigos,no momento os motores 503,582 são todos eletronicos e estremamente confiaveis , eu mesmo tenho um ultraleve equipado com um 582 com caixa E e hélice tripa de carbono que faz o ML 450 t  voar facil,e olha que aqui é quente.

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  14. Otavio e Chico: Pelo que me disse o Ron Awad, o mais ferrenho defensor de 2T do grupo, nao existem problemas atualmente, depois que veio a tona o problema da deteriora챌찾o do oleo lubrificante na gasolina, faz tempo que ninguem tem um travamento. O motivo que o Matt esta testando o 2Si, foi o fato de seu Rotax 582 ter lan챌ado uma vela, o que pode ter sido ocasionado por varios fatores, inclusive de fabrica챌찾o.(mais certo que apertaram demasiado e espanaram a rosca) Deem uma olhada nesta foto: Trata-se de um derivado do Parsons com cauda baseada no Magni, nao tive a sorte de voar nele, visto que o Jake ainda esta fazendo testes com pesos. A maquina me pareceu muito alta e poderia ter o motor elevado um pouco, invertendo-se a redu챌찾o, assim podendo te-lo mais perto do chao. Mas o que sei eu, o Jake tem muita experiencia. O motor 챕 um Subaru 2.2 usado, ja estava em outro Parsons e o Jake diz estar "sobrando" potencia, embora nao saibamos quanto acima de 100 hp tem. Detalhe embaixo do banco do piloto, uma caixa para pesos, para equilibrar a maquina de acordo com o peso do aluno. Poe ou tira o necessario. Giros grandes estao todos com Subaru, os monos vao de Rotax. abraco Heron

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  15. Palhinha: Generalizou legal hein? Motores falham por varios motivos e de varias maneiras e quando uma igni챌찾o eletronica pifa para tudo nao importa em quantos tempos . . . Nao tem segredo nehum fazer uma cabine ai e iria custar algo em torno de 3 mil reais. A quilha 챕 ainda mais simples . . . O pessoal esta meio que olhando mais pro tandem do que lado a lado. Heron

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