sexta-feira, 23 de maio de 2003

Santos-Dummont e Ford morreram.

Posso dividir com voc챗s um pouco das bobagens que t챗m passado pela minha
cabe챌a?

O pai da avia챌찾o, o mineiro Alberto Santos Dummont, que h찼 quase um s챕culo
pegava sua "demoiselle" às tardes e ia voando tomar chá na casa dos amigos,
n찾o tinha a mentalidade med챠ocre dos homens de hoje. N찾o perdia uma
oportunidade de usar suas aeronaves (muitas vezes sobre as ruas de Paris),
mostrando para a humanidade um novo horizonte que se descortinava. Sempre
colocou seus projetos dispon챠veis para quem os quisesse e jamais cobrou
royalties (de uma das maiores inven챌천es de todos os tempos), pois ele
acreditava que, a partir daquele momento na hist처ria, voar passava a ser um
direito de todos os homens.

Contempor창neo de Santos-Dummont, Ford n찾o inventou o avi찾o e nem o
autom처vel, por챕m teve outro m챕rito: olhou para aqueles primeiros carros
feitos artesanalmente, que apenas a nata da sociedade podia possuir
(via-de-regra para divers찾o e lazer), e provou que as coisas podiam ser
diferentes. Se tornou um dos homens mais ricos do mundo quando produziu em
s챕rie o Modelo T, tornando acess챠vel o autom처vel, que era at챕 ent찾o
inimagin찼vel para uma pessoa de posses modestas; al챕m de ter criado uma
ind첬stria que emprega milh천es de trabalhadores. Em virtude desta sua
atitude ousada, quando eu era garoto meu pai tinha um fusca, meu tio uma
bras챠lia e ambos tinham emprego. N찾o demorou pra eu entender que quando eu
crescesse tamb챕m teria um carro. O presente molda a mente, a mente molda o
futuro.

Neste fim de semana acontece o SIAE (http://www.siae.com.br) em Ribeir찾o
Preto, que este ano n찾o ter찼 sequer um giro.

Imagine aquele pai de fam챠lia simples e humilde como geralmente 챕 o nosso
povo, conduzindo o filhinho no meio da multid찾o. Aponta o avi찾o e diz pro
menino "aquele 챕 o avi찾o do ex챕rcito"; aponta o helic처ptero e diz "aquele 챕
o helic처ptero da pol챠cia". Entre um cachorro-quente e outro, passam a tarde
vendo v찼rias demonstra챌천es, que culminam com uma apresenta챌찾o do 첬ltimo
ca챌a da For챌a A챕rea ou com mais um espet찼culo fant찼stico da esquadrilha da
fuma챌a. O garotinho, imaginando como deve ser bom voar, vira pro papai e
diz: "compra um pra n처s, pai?". Este, pego de surpresa, d찼 uma gargalhada,
pois sabe que n찾o vai demorar muito pro garotinho tamb챕m entender que
"avi찾o 챕 coisa de rico", assim como foi pro av척 dele e ser찼 pro seu neto. O
presente molda a mente, a mente molda o futuro.

O JuciÊ


--------------------------------------------------------------------
mail2web - Check your email from the web at
http://mail2web.com/ .


3 comentários:

  1. Prezadissimo e cordial Juci챗: Guarda um destes ai que em julho a gente fuma juntos, ok? heheheheheh Depois de dar um chute na poupan챌a dos nossos queridos diretores da ABG . . . .(que pecado, os caras tao fazendo o que podem) Mas . . .foi legal  . . . . abraco 'Heron :)

    ResponderExcluir
  2. Pelo-amor-de-deus, Heron!
    Minha inten챌찾o n찾o 챕 reclamar da ABG! J찼 tive o prazer de conhecer tanto o Melo quanto o Ernani e s찾o gente boa pra caramba! O problema n찾o 챕 esse, n찾o.

    Como já disse em outra mensagem, tem poucos giros voando. Dos que estão operando nenhum pôde ir. Obviamente que não é falta de ninguém em particular. É um conjunto de circunstâncias. O que preocupa é o efeito final: perde-se a oportunidade de divulgar o giro num evento de abrangência internacional, e isso é uma pena, não só por causa do garotinho, mas porque o mercado de giro pra crescer poderia tirar proveito destes eventos. Com mais gente interessada haveria uma demanda mais uniforme, que viabilizaria um processo de trabalho mais estável por parte dos fornecedores, o que aumentaria a qualidade e reduziria custos, o que por sua vez faria aumentar a procura, e ai vai. Divulgação é essencial pra fazer essa roda girar.

    Valeu pelo toque. Não tinha percebido que o texto dava margem à interpretação que você mencionou.

    Obrigado, Heron e um abra챌o a todos.
    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  3. JuciÊ CAlma ai meu, tava brincando . . . Tudo que eu falo tem duplo sentido (ou triplo) heheheheh SEi que o pessoal se esforca e tudo o mais, por aqui tambem, ja malhei tanto o pessoal da PRA que eles tem pavor dos meus posts na conferencia daqui. Mas o pessoal mais antigo, nao esta percebendo as mudancas e continuam "fazendo giro" para quem ja tem, ou seja um grupo seleto de abnegados e malucos. O publico geral esta totalmente ignorante do assunto, e se voce ve as paginas de ultra-leves voce sabe do que estou falando. Outro dia aqui em Miami, a televisao mostrou uma ancora dando uma voltinha num para-quedas motorizado (por sinal tem uns brasileiros na area aqui) e agora voce ve varios passando por aqui todos os sabados de manha. Giros? nenhumzinho e olhe que um power parachute custa nao menos de 15 mil dolares e nao voa a qualquer hora (vai dando 10 da manha e eles descem por causa de termicas) Tenho malhado em ferro frio e estou mudando taticas, vou sair por ai coletando material para um livreto dos instrutores do pais, (sao 17) e depois arranjar patrocinador para publicar e distribuir em escolas de avia챌ao e lojas do ramo. Tenho me correspondido com o Melo ha dois anos agora e tambem acho ele um cara super legal e  tenho certeza que o Ernani tambem, eles dao o que podem para ajudar a ABGiro a acontecer, todos deviam se unir a eles. SAbe quantas escolas de asa fixa tem na minha regiao? (20 milhas) 12, helicopteros 5, capitulos da EAA em broward 2 com mais de 100 membros, giros 0, ziltch, nada, ninguno e de quem 챕 a responsabilidade? PRA tem 92 capitulos e 4 mil membros e eles dizem nao ter dinheiro pra mais nada a nao ser a revista mensal (acho que sao 10 edicoes ano), mas eles compraram um aeroporto em Indiana, coincidentemente perto dos diretores e estao bem felizes assim. SE cada membro doar 1 dolar (um doletinha so) por mes, faremos 2 novos pilotos a cada rodada gratis, free, sem custo e seriam 24 por ano. Daria mais trabalho ao instrutor e divulga챌ao, pedindo aos agraciados para comparecerem em pelo menos 2 eventos por ano, voando, demonstrando e atraindo adeptos. Sabe o impacto de um giro pousando em uma escola (campo de futebol ou beisebol) ou em um parque, na cabeça e um garoto de 15/16 anos? É . . .ele vai deixar o papi louquinho para ir checar esta maquininha que custa tao pouquinho . . . O futuro esta no jovem e no governo. . .uso comercial de uma maquina que ja foi desvendada e 챕 uma excelente plataforma para muita aplica챌ao. Pergunte aos fotografos! abraco e desculpe a brincadeira Heron Melo . . .cade a tal helice?

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.