terça-feira, 28 de setembro de 2004

Campinas, 26 de setembro de 2004.

Fui no Dito. Ele j찼 tinha me convidado v찼rias vezes pra fazer-lhe uma visita e acabei indo s처 ontem. O Paul찾o tamb챕m ia comigo, mas como avisei apenas no dia anterior, ele n찾o p척de desmarcar um outro compromisso. Paul찾o, o Dito mandou um baita abra챌o.

A esposa havia sa챠do e ele estava sozinho em casa. Nos recebeu com a simpatia que 챕 sua marca registrada. Ficamos umas 3 horas conversando na sua oficina, falando sobre a parte t챕cnica e tamb챕m sobre as diversas pessoas do mundo do giro. Bateu uma saudade desse povo que voc챗 n찾o faz id챕ia. O Toninho Maluco, o Z챕 Preto, e tantos outros.

Vi duas das criações do Dito. Eu nunca tinha visto ao vivo e à cores um biplace cabinado, lado a lado. É todo bem acabadinho, forrado por dentro. Não tem nada pendurado, até a suspensão da bequilha fica pro lado de dentro da cabine. Um chuchuzinho.

Tem uma outra máquina, um tandem aberto. Ele não gostou quando eu falei que parecia um AC-4. Insistiu que era uma máquina totalmente diferente. Um leigo não saberia distinguir, à primeira vista.

Imagine que voc챗 챕 um cara com mais de 20 anos de estrada e que quer fazer um "Super AC-4", biplace. N찾o se contente com o pouco espa챌o (pra pilotos maiores, como eu) e fa챌a a estrutura mais comprida e mais alta. Fa챌a a torre dobr찼vel, de modo a poder guardar o giro na garagem de casa. Abaixe mais o p찼ra-brisa, melhorando tanto a vis찾o do piloto, quanto a aerodin창mica. Falta motor pra tudo isso? Ent찾o meta um Lycoming 115 atr찼s. Isso sem falar numa mir챠ade de detalhes, como por exemplo a alavanca de freio, que s처 desarma com a interven챌찾o do piloto, pois possui uma trava. Ou ent찾o o acionamento do motor, que s처 챕 poss챠vel com o freio acionado, evitando acidentes. Um reed-switch verifica automaticamente a posi챌찾o da alavanca de freio.

Nosso amigo passou um bom tempo me provando com o paqu챠metro as medidas do bloco original do VW a ar, pra que eu visse que tudo tem um limite, e que as pessoas t챗m que ter cuidado com certas afirma챌천es, como algumas que n처s ouvimos no encontro sobre motoriza챌찾o.

O Dito é bem categórico em algumas afirmações. Respeito suas opiniões, mas não posso concordar com tudo o que ele diz, porque algumas delas não se coadunam com as de outras pessoas semelhantemente respeitáveis e conhecedoras do assunto, tão experientes quanto ele. Nestes bate-papos, no entanto, não vale a pena bater de frente. Seria arrogância e falta de educação. Muito pelo contrário, na medida do possível me mantive caladinho e deixei meu anfitrião à vontade, me ensinando. Não me arrependi. Ouvi boas estórias e aprendi coisas interessantes.

Infelizmente as fotos n찾o ficaram boas. Por outro lado, levei meu gravadorzinho, que gravou cerca de 50 minutos das 3 horas que ficamos conversando.

Algu챕m se interessa? Querem que eu coloque aqui?

Grande abra챌o.

O JuciÊ

9 comentários:

  1.  
      Juciè, vc me deixou mais
    triste ainda, pois eu estava muito afim de ir com vc ver o Dito,
    esse
      homem é especial, ele tem
    muito a nos ensinar e suas histórias são maravilhosas e de um
      conteúdo de experiência
    admirável; tenho certeza de que suas máquinas tem muitas 

      evoluções que devem ser
    consideradas. "Abraços Dito"
     
    Digo mais, nós deveríamos ter um
    representante, poderia até ser vc, da associação que estaria visitando pessoas
    como o Dito e planilhando as
    informações quanto às técnicas aplicadas para construções de estruturas,
    rotores, motores (relação peso
    X potência), aerodinâmica, amortecimento da estrutura em pouso, instrumentos de
    navegação e manômetros e desenho do modelo aplicado para controles
    utilizando cabos e manetes. Acredito que se tivermos estes dados colhidos pelas
    grandes feras que no alto de suas
    experi챗ncias e criatividade aplicaram em suas m찼quinas, por certo teremos como resultado o melhor Giro do Mundo,
    quer seja mono ou duplo, cabinado ou não, motor VW, Rotax e outros e etc..
     
    Desta forma poderíamos ter
    disponível no nosso site a planta deste modelo com as mais consideráveis
    evoluções e especificações para construção de um Giro. 
     
    Fica a챠 a id챕ia e caso seja de agrado
    a todos estarei fazendo outras considera챌천es.
     
    Um grande abraço a todos; 

     
     
     
     

    ResponderExcluir
  2. Grande JuciÊ visitou o Grande Dito . . .agua na boca mesmo nao? Ainda bem que nao sou o unico viciado nos longos papos a respeito das nossas maquininhas fantasticas. paulao . . .o melhor giro do mundo ja existe, se chama Monarch : E agora o Golden tambem, todos os giros tem hoje a forma que caracterizou o Dominator, mesmo os lado a lado tem a estrutura daquele jeito. Um degrau com o piloto e tanque no andar de cima, o resto 챕 maquiagem, assim se faz o melhor giro e conheco um que voa bem com VW, mas 챕 mono. Obrigado Jucie por mais um relato. Heron

    ResponderExcluir
  3. Paulao A menos que voce invente algo definitivamente avan챌ado, nos so temos que copiar e melhorar o que esta ai. Nao da pra fugir mais da forma geometrica dos giros CLT, ja esta provado e reprovado que 챕 aquilo e vamos colocar carenagem bonita e aerodinamida encima. "Na vida nada se cria . . .tudo se copia . . ." teremos em breve ai no Brasil um laboratorio excelente para testar coisas novase comprovar as velhas . .  .so falta grana! :) Heron

    ResponderExcluir
  4.  
      Grande, Heron...
     
      Caro Heron, não quero aqui
    criar polemica nenhuma, mas não posso concordar com esta
      frase ( "Na vida nada se cria
    . . .tudo se copia . . ." ), imagine se Santos
    Dumont  pensasse
      assim o que seria da aviação e
    tantas outras categorias tecnológicas e não tecnológicas?
     
      Agora, algo avançado, creio
    que muito de nós já ideliazamos um dia e penso que só não se
      realizou ainda por não
    formarmos ou ternos estrutura para planejamento e desenvolvimento
      de novos projetos e
    produtos.
     
      Heron, acredito muito em
    nossos potenciais, adimiro e valorizo os demais, porem devemos
      um dia criar esta estrutura
    para que num futuro possamos colher bons frutos.
     
      Abraços;
     
     
     
     
     

    ResponderExcluir
  5. Santos Dumont copiou, os irmaos Bicicleteiros aqui nao so copiaram como tambem mentiram. E vai por ai afora, leia os Vedas . . . Tudo esta escrito no ADN, a gente apenas lembra como 챕, portanto um homem africano de origem nunca ira inventar algo que voa, nem os indios, nao esta no ADN deles. Rutherford sonhou o atomo, e quando acordou foi capaz de desenhar a coisa toda. Nao se avexe nao, tudo 챕 luz! Heron

    ResponderExcluir
  6. Heron:

    Quando eu leio algumas das suas mensagens, que s찾o pol챗micas, provocadoras, eu sinto uma vontade louca de responder de imediato, mas ultimamente eu tenho tentado evitar escrever assim de sopet찾o, porque j찼 vi que n찾o d찼 certo. Confesso que n찾o tenho esta habilidade.

    Eu gostaria muito de pensar que eu sou "o cara", que diz tudo certo al챠, na lata, sem pensar; mas eu n찾o sou g챗nio, pelo contr찼rio, preciso de tempo pra analisar o que eu vou dizer, sen찾o acabo ofendendo as pessoas com palavras mal escolhidas e racioc챠nios falhos, com um fundamento fraco.

    E de mais a mais, meus amigos merecem um certo cuidado da minha parte, uma considera챌찾o, merecem que eu pense um pouco antes de abrir a boca, ou antes de escrever, entende, Heron?

    Abra챌o.

    Paulo:

    Eu assino embaixo de tudo o que você disse. Quanto à sua sugestão de oferecer uma planta à comunidade, eu gostaria de discutir contigo por telefone. Também vou aproveitar pra dizer publicamente que admiro muito a sua atitude prática de entrar num curso de engenharia pra levar adiante suas idéias inovadoras. Mantenha sempre esta humildade e mente aberta. Estou torcendo por você, negão.

    Grande abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  7. JuciÊ . . .eu nao sou "o cara", ele ja morreu e era meu pai!" Pensei que voce ja tinha me decifrado e nao ficasse nessa. Polemico e provocador . . .este ai sou eu. A mensagem 챕, fa챌a o melhor giro possivel com o dinheiro disponivel para voar e nao ficar tendo dor de cabe챌a. O Girobee 챕 uma boa, os Bensen modificados todos voam muito bem, nao ouvi voces falarem disto ainda, quando sair um giro nosso ai que seja bom eu sou o primeiro a sair garganteando por ai, visto que nao sou desenhista de giro e nem vou ser. O Sparrow Hawk 챕 facinho de fazer ai, tem motor 2.2 ainda, e voa legal, da pra modificar pra melhor Eu quero um dia mexer com o AC4, acho ele muito legalzinho, ja falei disto aqui, mas nao houve reclamacao. Eu ja fui ai visitar alguns da turma, to doido pra ir de novo e ver o resto, quem sabe um novo circulo de amigos que eu ireir cuitir muito e uns caras que vou deixar p. da vida com meu jeitao arrogante. :D Fica bravo nao, eu gosto doce muito! Heron  

    ResponderExcluir
  8. Heron, quero um dia ter pelo menos metade deste seu bom humor.
    Tamb챕m gosto muito de voc챗 e quando vier pro Brasil vamos comer um baur첬 l찼 em Baur첬. 8^)

    Vamos tocando em frente.

    Abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  9. E se eu merecer nos iremos voando nossos giros! Nao ligue muito para meu sarcasmo e cinismo, gente velha 챕 assim mesmo . . . abracao Heron

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.