quinta-feira, 16 de setembro de 2004

Inclinação da rodinha dianteira

Conversando com um "fabricante de Giros" e observando a geometria da constru챌찾o
Notei que a rodinha dianteira tinha o seu eixo de direção inclinado para traz ( a parte alta do eixo esta mais perto do piloto). Ele me disse que isto é assim mesmo.
 Na grande maioria dos giros este eixo é perpendicular ao solo, com o garfo inclinado para a frente (a parte alta a frente), ou reto em relação ao eixo.
Sei os giros tem problemas ao bater no solo, quando a rodinha está virada para um dos lados, e que tambem é dificil controlar no quando começa a bater no solo.
No caso do eixo perpendicular a geometria n찾o atraplha, mas tambem n찾o ajuda
No caso do eixo inclinado para a frente, isto me parece altamente perigoso, pois
ao se alinhar após uma leve batida, joga o Giro para cima, e o sistema tem seu equilibrio instável, entrando em colapso.
Na minha opinião o eixo de direção deveria estar inclinado para frente e o centro da
rodinha ligeiramente recuada em rela챌찾o ao eixo, com isto ao bater no solo com a
roda virada, ela se alinha ao mesmo tempo que "sobe" aliviando a for챌a sobre o giro
e estabilizando o equilibrio.
Lembrem-se n찾o especialista em giros, gostaria de saber opini천es de outros Girutas
com anos de janela
Antonio Jandui de Lacerda

10 comentários:

  1.    Caro Lacerda, na
    minha opinião devemos redesenhar este modelo fazendo com que tenha

       controles
    separados do estabilizador.Desta forma não estaríamos correndo o risco
    de no   
       momento do pouso, tocar
    com a rodinha fora de centralização.  
     
      
    Abraços; 
     
     

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  2.  
          Caro,
    Aristóteles ocorre que no Giro ao fazermos o controle de estabilização
    de cauda,
          neste
    momento vc tambem movimenta a rodinha e aí neste instante se a rodinha
    estiver 
         
    descentralizada a tendência de capotar é muito grande, ok... 
     
        

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  3. Fazer controles separados para o leme e a roda seria uma complica챌찾o a mais, mas ja vi um bom sistema onde existiam molas na ponta dos cabos de controles da roda, mesmo com o pedal acionado a roda se alinharia se fosse for챌ada. O problema existe, em alguns giros, mesmo na aceleração para a decolagem as vezes o equilibrio entra em colapso, forçando a abortagem da decolagem . Minha pergunta: Isto é aceitável ?  É um erro de construção e projeto? A solu챌찾o n찾o me parece complexa , J찼 foi tentada ?   Lacerda  

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  4.  
      Lacerda, na minha opinião é um
    erro sim no projeto e ao meu ver não adiantaria somente
      adicionar molas e coisa e
    tal, é necessário criar um dispositivo que faça esta operação
      individualmente no mesmo
    conjunto.
      

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  5. Pessoal desenhista de giros . . . Nao 챕 tao dificil nao, no Monarch (vejam fotos na pagina) tem uma folga nocabo o suficiente para poder atuar o leme sem pexer na roda, no chao nao tem importancia, mas tambem com aqueles pousos voce nem precisa. Heron

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  6. Este pormenor discutido aqui se torna mais importante à medida que o centro de gravidade fica mais alto.

    Um kart n찾o tomba na curva porque seu centro de gravidade fica bem baixo e a dist창ncia entre as rodas ajuda a dar estabilidade.

    No giro n처s n찾o podemos lan챌ar m찾o do mesmo artif챠cio, porque o centro de gravidade baixo 챕 problem찼tico quando a m찼quina est찼 voando.

    Resumo da 처pera: quanto mais alto o centro de gravidade, melhor pra voar, mas pior pra taxiar em terreno acidentado. Portanto, como s찾o poucos os privilegiados que disp천em de pistas asfaltadas, melhorias na suspens찾o s찾o bem-vindas.

    Abra챌os.

    O JuciÊ

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  7. Mais um detalhe: tudo que 챕 arrastado tende a seguir, tudo que 챕 empurrado tenta sair da frente, no ar ou no chao. Dai os giros serem complicados em estabilidade quanto empurrados. abraco
    Heron

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  8. Uma idéia que tive, mas que não tenho como desenvolver por enquanto, é variar o centro de gravidade através da suspensão das rodas centrais do giro: em táxi elas estariam embaixo ( CG baixo ) e após a decolagem um sistema usando algum recurso já presente  na maioria dos giros ( algum motorzinho elétrico, por exemplo ) suspenderia as rodas e respectivos braços como dois ponteiros de relógio subindo em sentidos contrários até a posição vertical ( CG alto). É claro que é fácil de falar, mas desenvolver de forma eficaz requer um pouco de criatividade para manter a estabilidade sem aumentar significativamente o peso do girocóptero. Mas ás vezes um colega mais abilidoso está apenas esperando uma sugestão até então inexistente. Se alguém souber de uma implementação semelhante ou simplesmente quiser comentar , por favor não deixe de fazê-lo.   Sauda챌천es a todos   Wellington

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  9. Cuidado WEllington . . .sua helice vai bater no chao!!!   O que levou os giros a ficarem perigosos, foi o aumento das helices com motores mais potentes, o pessoal comecou a levantar os motores pra caber as helices e dai tudo saiu do alinhamento. Agora levantaram a parte dianteira, com o piloto e tudo, mais o assento tanque pro peso do combustivel ficar mais alto e resolveram um problema. Com o Monarch pronto o outro sera resolvido, pois a helice estara parada e nos pousos, quem ja viu sabe como 챕. Pousa paradinho de tudo! Heron

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  10. N찾o entendi Heron ?!?!?!?!?!   Mas de qualquer forma antes do pouso as rodas deveriam voltar a posi챌찾o inicial ( para pouso e t찼xi c/ CG baixo)   Voc챗 poderia indicar como 챕 o monarch ( fotos e/ ou v챠deos ) ?   Sauda챌천es   Wellington

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