terça-feira, 21 de setembro de 2004

JT-5

Agora voc챗 "me pegou na curva", Wellington. 8^)

Sinto que devo algumas explica챌천es.

Sim, eu tenho as plantas do JT-5. Eu as comprei porque aprecio um bocado o trabalho do Jukka Tervamaki. Ele é um engenheiro finlandês muito experiente e seus projetos são verdadeiras obras de arte. Comprei mais pra curtir, como um garoto que lê um gibi. Diferente do Bensen, o JT-5 não foi projetado visando a construção por amadores, ele emprega materiais e técnicas sofisticadas. É uma construção dispendiosa e bem demorada.

Uma outra particularidade do projeto 챕 que, como l찼 na Finl창ndia faz muito frio o tempo todo, o motor refrigerado a ar (um VW aeronautizado) pode ficar protegido dentro da carenagem que ele ainda assim n찾o tem problemas de refrigera챌찾o. Penso que a mesma estrat챕gia n찾o funcionaria t찾o bem num pa챠s de clima tropical como o nosso.

Eu tinha um certo receio de comentar abertamente sobre minha aquisi챌찾o destas plantas, e vou explicar porqu챗.

N처s brasileiros temos por h찼bito compartilhar certas coisas, faz parte da nossa cultura. Como 챕 natural, eu imaginava que algu챕m inevitavelmente me pediria uma c처pia. Ali찼s, eu ficaria muito feliz em satisfazer estes pedidos, mas existe um grande entrave: apesar de ser um projeto antigo, o Jukka at챕 hoje VENDE estas plantas.

Confesso que se eu as distribu챠sse eu me sentiria muito mal, ainda mais porque ele tem sido bastante atencioso quando nos correspondemos. Portanto, para evitar esta situa챌찾o chata eu preferi n찾o divulgar e por isso pe챌o que os meus amigos me perdoem. Eu s처 n찾o esperava que o Jukka fosse colocar meus coment찼rios na p찼gina dele. Ih, me lasquei! 8^D

Duas coisas eu posso fazer sim, e com muito gosto: se algu챕m manifestar interesse eu posso levar as plantas comigo no nosso pr처ximo encontro, no m챗s que vem, de modo que meus amigos possam verificar que eu n찾o estou exagerando quando digo que s찾o um trabalho de excelente qualidade. Outra coisa: se algu챕m tem interesse em adquirir um conjunto destas plantas mas n찾o domina bem o idioma Ingl챗s, ent찾o eu posso ajudar neste meio-de-campo, com todo o prazer, seja traduzindo ou seja fazendo o contato com o Jukka.

É isso aí, turma. Não fiquem bravos comigo, tá bom?

Grande abra챌o.

O JuciÊ

P.S.: Pra quem n찾o conhece, estamos falando desta m찼quina:

http://www.icon.fi/~jtki/autogyro.html

4 comentários:

  1. Caro Juci챗

    Desculpe, mas eu n찾o queria coloc찼-lo em situa챌찾o constrangedora. Na verdade queria apenas uma opini찾o sobre este tipo de giro, pois as primeiras que me passaram eram contradit처rias, uns diziam que ele tinha 처timo desempenho e outros que era pe챌a de museu.
    Por outro lado suas considera챌천es sobre nosso clima em rela챌찾o ao motor sobre a carenagem s찾o pertinentes com certeza, mas no pr처prio site do Jukka existem fotos dele e do jt-9 numa configura챌찾o aberta, tubular n찾o cabinada que talvez fosse mais adequada ao nosso clima.
    Mais uma vez, pe챌o desculpas, mas n찾o tive tambem a inten챌찾o de pedir c처pias das plantas, afinal como vc mesmo disse elas s찾o vendidas pelo inventor ( U$ 100,00 se n찾o me engano ) que n찾o 챕 l찼 um pre챌o exorbitante.

    Valeu os comet찼rios.

    Wellington

    ResponderExcluir
  2. Oi, Wellington. Tentarei ser mais breve, porque sen찾o as pessoas v찾o me mandar e-mail reclamando que escrevo demais. 8^)

    Quem me colocou em situa챌찾o constrangedora n찾o foi voc챗, nem nigu챕m; fui eu mesmo. S처 que a gente tem que fazer (ou pelo menos tentar fazer) o que acha certo, n찾o 챕 verdade, Wellington? Mesmo que nem sempre d챗 pra agradar.

    Eu não posso te dar uma opinião sólida sobre o JT-5, porque nunca tive um. Estas outras pessoas, que disseram que é peça de museu, acho que também não tiveram um. É difícil chamar de peça de museu um giro que atinge 165 Km por hora com um motor de 1700 cc. Esta máquina é a pedra fundamental da fábrica de giros mais bem sucedida do mundo, a Magni Gyro, italiana. Todos os giros que o Vitorio Magni exporta pro mundo inteiro são evoluções do JT-5. Se em vez de ter sido construido há 34 anos, o Jukka lançasse o JT-5 hoje, ainda assim causaria um impacto tremendo.

    Sobre o JT-9 sem carenagem, Wellington, aquela imagem 챕 apenas para efeito did찼dico, pra que a gente fa챌a uma id챕ia melhor de como 챕 montada a sua estrutura tubular e como os componentes s찾o distribu챠dos dentro dela.

    Nos giros com h챕lice propulsora, como o Bensen, a carenagem 챕 um item mais de conforto do que de performance. Num giro trator, pelo contr찼rio, a carenagem faz uma diferen챌a enorme, por causa do intenso fluxo de ar vindo da h챕lice. Quando voc챗 tiver oportunidade, sinta o vento vindo de um giro taxiando e imagine (apenas imagine) voc챗 a apenas um metro de dist창ncia.

    Abra챌찾o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  3. Segue abaixo a imagem do giro ao qual me referi.   Sauda챌천es   Wellington

    Attachment: jt9tubular.gif

    ResponderExcluir
  4. Wellington, pensei que você estivesse se referindo à figura em CAD. Esta foto que você mostrou retrata uma etapa da construção do primeiro JT-9, aquele branquinho, que você pode ver numa foto ao lado, na mesma página. Neste estágio da construção, o giro pode até mesmo voar para testes, mas esta não é a configuração final da aeronave, de modo algum. O JT-9 foi projetado pra ser fechado, semelhante a um aviãozinho.

    O que eu disse a respeito da refrigera챌찾o do motor a ar no JT-5 n찾o se aplica ao JT-9, onde o motor fica atr찼s da h챕lice. Numa aeronave com h챕lice tratora (como os pequenos avi천es feitos com VW) o motor pode ficar quase fechado por completo, bastando uma abertura para que o o fluxo de ar for챌ado vindo da h챕lice drene o calor dos cilindros.

    Abra챌찾o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.