Os primeiros giros feitos por Juan de La Cierva tinham o cabeçote articulado (cada pá do rotor podia fazer o movimento de "bater asas" independente do movimento das outras). Atualmente a maioria dos giros tem cabeçote semi-rÃgido (quando uma pá do rotor sobe 5cm a pá do lado oposto desce necessariamente 5cm). à lógico que a cinemática do movimento de um rotor com cabeçote articulado será diferente da de um rotor com cabeçote semi-rÃgido. Qual será a melhor opção? O cabeçote semi-rÃgido é mais fácil de construir, mas será que é mais eficiente? Tem alguém do grupo que já voou em um giro com cabeçote articulado? Um abraço a todos,
Ricardo Alvarenga
O que voc챗 chama de semi-r챠gido, que 챕 o que usamos, tem a grande vantagem da simplicidade na constru챌찾o. Tamb챕m tem uma desvantagem da vibra챌찾o t챠pica dste modelo de cabe챌a de rotor (n찾o cabe챌ote, pelo-amor-de-deus). Por mais que se ajuste, n찾o 챕 poss챠vel eliminar totalmente a vibra챌찾o do semi-r챠gido, Ricardo. Principalmente no primeiro v척o esta vibra챌찾o chama muito a aten챌찾o e 챕 um inc척modo com o qual o piloto acaba se acostumando, se 챕 que isto serve de consolo.
ResponderExcluirAbra챌찾o.
O JuciÊ
Jucie Voce esta falando da 2 per rev? Aquele balanco transferido para o manche? Ele pode ser diminuido com o mastro flexivel ou com o slider de cabe챌a. Heron
ResponderExcluirÉ dessa vibração mesmo que eu estou falando, Heron.
ResponderExcluirVoc챗 tem raz찾o, ela pode ser diminu챠da, mas n찾o eliminada.
Abra챌찾o.
O JuciÊ
Me desculpem ter usado o termo "cabeçote", é que eu só sei o termo usado em inglês "rotor head", e tinha ouvido alguém falar errado e acreditei que era "cabeçote". Então corrigindo: cabeça de rotor semi-rÃgida X cabeça de rotor articulada Um abra챌o a todos, Ricardo Alvarenga
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