COMUNIDADE ABGiro :
Nossa comunidade está voltada para o aerodesporto na categoria Giroaviação cujo objetivo é congregar os aficionados em aviação de asa rotativa , Girocópteros e Helicópteros experimentais para que possam trocar experiências e conhecimentos nessa área.
terça-feira, 21 de setembro de 2004
Planta de um Giro Biplace
Sauda챌천es Amigos
Como a grana ta curta para comprar um Giro Biplace, gostaria de informa챌천es de como posso conseguir plantas para a constru챌찾o do mesmo? Assim, posso construir conforme a disponibilidade financeira.
Deixa eu aproveitar este gancho, Luciano, que agora eu vou comprar uma briga com todo mundo. Sei que muitos n찾o concordam, mas mesmo assim eu vou dizer. N찾o 챕 especificamente s처 pra voc챗 a mensagem, ok?
Quase todas as pessoas que eu conhe챌o, quando tomam a decis찾o de adquirir um giro, procuram logo um biplace. Na minha humilde opini찾o, em muitos casos isto 챕 um equ챠voco ocasionado pela falta de informa챌찾o.
É verdade que o biplace tem suas vantagens: 1. Voc챗 pode tomar as aulas na sua pr처pria m찼quina; 2. No caso espec챠fico do AC-4, o biplace 챕 mais est찼vel;
Muitas vezes, no entanto, o que motiva a procura pelo biplace é a ILUSÃO de que o proprietário vai pegar a patroa ou o filho e sair voando mundo afora. Deixa eu dizer em alto e bom tom: NÃO VAI.
Sabe porqu챗? Primeiro porque falta motor (o fabricante n찾o admite, mas 챕 um fato que todo piloto experiente conhece), e voc챗 n찾o vai querer fazer um v척o cr챠tico com a m찾e dos seus filhos no assento de tr찼s. Essa falta de pot챗ncia n처s j찼 temos discutido longamente e tudo indica que a situa챌찾o vai melhorar em breve. A챠 sim vai ficar mais seguro.
Por챕m, este n찾o 챕 o problema principal. Pra levar algu챕m com seguran챌a, meu amigo, voc챗 precisa ter muitas horas de v척o, precisa ter experi챗ncia, precisa saber controlar a m찼quina em situa챌천es inesperadas. Voar em 2 implica em levar mais peso, o tempo de resposta do giro 챕 bem diferente. O passageiro est찼 confiando que voc챗 j찼 det챕m esta habilidade. N찾o podemos ser desonestos com ele.
É verdade que o tempo de aprendizado varia de piloto pra piloto, mas vamos dizer que nas primeiras 100 horas, pelo menos, o cara ainda está aprendendo muito, então ainda não está no ponto pra levar ninguém, concorda? Bom, pra voar as 100 primeiras horas, se você voar 1 hora todo final de semana, você vai levar quase 2 anos.
Se voc챗 considerar que, como quase todo piloto de giro, voc챗 pode quebrar durante estas primeiras horas (um pouso meio desajeitado, por exemplo), ent찾o me parece mais razo찼vel que este per챠odo inicial seja na m찼quina de mais baixo custo. S처 depois de ter adquirido uma boa experi챗ncia de v척o em condi챌천es variadas, voc챗 deveria considerar a possibilidade de um biplace, visando levar algu챕m consigo. Ai voc챗 vende o mono e compra um bi. N찾o lhe parece mais razo찼vel?
Saudações JuciÊ, Vc adivinhou meus pensamentos mesmos. O motivo de adquirir um biplace realmente 챕 para ter aulas nele e levar a patroa para voar. Achei sua opini찾o muito aproveitosa. Eu realmente n찾o tenho conhecimento nenhum dessas aeronaves, e a opini찾o de quem entende nessas horas faz a diferen챌a. Gostaria de agradecer a sua opini찾o, e vou segui-l찼. Gostaria de mais 2 perguntas: Onde consigo comprar ent찾o uma planta de um monoplace? O AC4 tem plantas a venda tb? Sem mais para o momento. Obrigado mais uma vez pela aten챌찾o. Luciano
Luciano, s처 estou dizendo que se voc챗 no final das contas optar pelo biplace, fa챌a com consci챗ncia destes fatos, e n찾o iludido, ok?
O AC-4 não tem plantas à venda, o que existem são alguns desenhos bem simplificados do biplace, pra fins de documentação, e que eu não acredito que sejam detalhados o suficiente pra servir de base para a construção da estrutura. Se quiser eu te mando.
Isto deixa poucas alternativas para o AC-4, se voc챗 n찾o quiser comprar um novo. O que voc챗 pode fazer 챕 ou comprar um usado, os pre챌os variam bastante, ou ent찾o, se prefere ir devagarinho construindo um novo voc챗 mesmo, pode adquirir uma estrutura j찼 soldada e pintada de algum fornecedor id척neo (se informe bem antes e fa챌a o neg처cio com todo cuidado pra n찾o entrar numa fria). A챠, aos poucos voc챗 vai comprando e montando o restante.
Ou ent찾o espera mais um pouco pra ver incorporada no AC-4 a suspens찾o do Lacerda. Eu acho que ser찼 uma melhoria muito boa.
Sauda챌천es Amigos, Estou agora realmente decido que vou iniciar meus planos aeron찼uticos com um mono mesmo. Acho realmente que os amigos tem raz찾o. 80 kg a mais em uma aeronave faz a diferen챌a na hora H. Se algu챕m do grupo ent찾o puder me passar onde posso encontrar plantas para um giro mono, ou se existe esse tipo de planta para doa챌찾o, ficarei grato. Bons v척os [ ]'s Luciano
Este giro deixa a gente babando! Tem muito detelhes de construção e projetos impressionantes Mas....... CUIDADO ele pesa 445 KG Nenhum motor VW tira ele do ch찾o Os nossos AC4 mono pesam cerca de 220 KG s찾o compativeis com os nossos motores, e bem mais f찼ceis de construir apesar de eu, mesmo sem experiência em giros, achar um projeto antiquado, ele funciona. Acho que 챕 o melhor op챌찾o para come챌ar, EU OPTEI POR ELE Lacerda
eu tenho a planta do girobee ja baixada em pdf e fotos + coisas do girobee, posso enviar para todos que queiram ( por e-mail ).... mas gostaria que alguem nos fale sobre este giro, pois nao sei de nenhum voando aqui no Brasil..... pelo que li aqui ele nao pode ser adaptado com um VW s처 rotax ( meio caro )...
Existem plantas a venda dos modelos KB-2 ( www.kenbrockmfg.com ) por U$ 135,00 (a vers찾o usando motor VW ) sem informa챌찾o da despesa de envio, e o B-19/20 ( www.vortechonline.com/gyro ) por U$ 118,00 ou 45,00 dependendo do tamanho a impress찾o escolhida j찼 incluso o envio. O segundo parece-me que suporta motor VW, melhor conferir. Wellington
O Gyrobee n찾o aceita motor VW, como eu j찼 disse tempos atr찼s.
O KB-2 com VW 챕 basicamente a mesma m찼quina do amigo Fernando Cirigliano. A sigla KB vem de Ken Brock, que era s처cio do Bensen. Preferindo seguir este caminho, sugiro que fa챌a como o Fernando, e coloque um estabilizador horizontal. Todos os que fizeram isso perceberam melhoras consider찼veis.
Este B-19/20, eu nunca soube de ningu챕m que tenha construido a partir destas plantas, ent찾o n찾o posso comentar.
Diferente do Gyrobee ou do KB-2, a m찼quina do Ken Rehler 챕 bem sofisticada. Voc챗 pode reparar em cada detalhe da constru챌찾o que ele n찾o economiza na m찾o-de-obra e nem nas pe챌as, faz tudo ele mesmo, com calma, meticulosamente. O Ken conhece muito bem as caracter챠sticas dos materiais (챕 arquiteto) e tem um jeito pr처prio de resolver os problemas. Numa afirma챌찾o pol챗mica, ele j찼 disse que n찾o usa rotor de alum챠nio, porque n찾o confia. Eu nunca ouvi falar de um rotor de alum챠nio quebrar por fadiga e n찾o acredito que isto seja problema; mas j찼 que o Ken 챕 arquiteto, ele conhece muito bem esta quest찾o da fadiga do alum챠nio e prefere s처 usar rotor de fibra.
O Lacerda lembrou muito bem: esta m찼quina 챕 pesada, mesmo sendo um mono. J찼 est찼 no terceiro motor, e 챕 um Rotax daqueles bem parrudos, o 912, se n찾o me engano.
Alguem andou escondendo a verdade . . .por favor, qual 챕 o peso dos AC4 mono e duplo e que material 챕 usado na fabrica챌ao? Tenho um motor 2.5 Subaru em Atlanta, pode ser entregue aqui por 1.600 dolares com chicote de fios e o modulo de controle (computador). Ano 2001 devera estar perto das 50 mil milhas. Estou trabalhando com carros de novo ate juntar mais dinheiro para continuar a Gyrowave, ja vi um subaru 2.2 mas nao acredito ser bom negocio por 250 dolares a menos que o fa챌a funcionar no carro. Pedi um motor Suzuki de aluminio, tres cilindros para testes, quem quiser entrar junto 챕 so falar, cotizamos e envio o motor para ai, o Melo tava querendo experimentar outro motor no mono dele, talvez um Rotax usado 582, que tem a mesma ptencia do Vw com a metade do peso. A fator potencia faz com que os duplos sejam mais dificieis e caros para finalizar, quem quiser brincar um pouco pra ver qual 챕 deve iniciar com o mono. Um Dominator duplo pode pesar 450 libras, o que o faz voar com dois com um motor de 110 hp Hirth. O resto 챕 so problema e esperanca de que vai subir . . . abraco Heron
Wagner nao tenho estas informacoes, mas por alto teria entre 65/70 hp e dizem que pode facilmente chegar a 90. É bem leve, pois o que eu tinha eu carregava nas maos de um lado ao outro da oficina sem muito esforco. É carburado, mas tambem tem injetado. Nao estou muito preocupado com custos, visto que 챕 um teste e varios irao participar, no final saberemos tudo que 챕 necessario e se 챕 uma opcao comercial. Vai sair mais barato do que qualquer outro com certeza, na faixa dos 1.500 e se apertarmos um pouco com reducao e tudo. abraco Heron tema para pesquisa: Geo Metro
Heron ! Por este pre챌o, se funcionar, ser찼 uma alternativa perfeitamente vi찼vel Colocado aqui no Brasil quanto vc acha que custará ? Comecei a constru챌찾o do meu mono, em breve vou precisar de um motor. Mantenha-nos informado. Lacerda
A dificuldade agora 챕 que ja estao velhinhos e fora de producao, pois os novos tem o de 4 cilindros, vou dar um look nestes tambem. Da pra comprar por quase nada e reformar como novo um destes de 3 cilindros. To de olho Heron
Entao, hoje sabemos que o motor Suzuki de 3 nao serve pra um giro, mas ainda podemos sonhar com o de 4 cilindros. Tutu sempre um problema, eu to aqui tentando ganhar algum, nem mesmo pra pagar aula de voo agora tenho, so vou bater pista quando pegar uma carona ate o aeroporto. Mas uma hora destas a coisa anda melhor , ai a gente esquece as "picadas) abraco Heron
O peso do giro que aparece no link que o Abelha ofereceu, não pesa 445 Kg, nas informações que aparece diz 443 Kg gorss max. weight (peso max. com tudo a bordo). Atenciosamente. Otavio
US$ 175. http://www.rotorflightdynamicsinc.com/tandem.html
ResponderExcluirDeixa eu aproveitar este gancho, Luciano, que agora eu vou comprar uma briga com todo mundo. Sei que muitos n찾o concordam, mas mesmo assim eu vou dizer. N찾o 챕 especificamente s처 pra voc챗 a mensagem, ok?
Quase todas as pessoas que eu conhe챌o, quando tomam a decis찾o de adquirir um giro, procuram logo um biplace. Na minha humilde opini찾o, em muitos casos isto 챕 um equ챠voco ocasionado pela falta de informa챌찾o.
É verdade que o biplace tem suas vantagens:
1. Voc챗 pode tomar as aulas na sua pr처pria m찼quina;
2. No caso espec챠fico do AC-4, o biplace 챕 mais est찼vel;
Muitas vezes, no entanto, o que motiva a procura pelo biplace é a ILUSÃO de que o proprietário vai pegar a patroa ou o filho e sair voando mundo afora. Deixa eu dizer em alto e bom tom: NÃO VAI.
Sabe porqu챗? Primeiro porque falta motor (o fabricante n찾o admite, mas 챕 um fato que todo piloto experiente conhece), e voc챗 n찾o vai querer fazer um v척o cr챠tico com a m찾e dos seus filhos no assento de tr찼s. Essa falta de pot챗ncia n처s j찼 temos discutido longamente e tudo indica que a situa챌찾o vai melhorar em breve. A챠 sim vai ficar mais seguro.
Por챕m, este n찾o 챕 o problema principal. Pra levar algu챕m com seguran챌a, meu amigo, voc챗 precisa ter muitas horas de v척o, precisa ter experi챗ncia, precisa saber controlar a m찼quina em situa챌천es inesperadas. Voar em 2 implica em levar mais peso, o tempo de resposta do giro 챕 bem diferente. O passageiro est찼 confiando que voc챗 j찼 det챕m esta habilidade. N찾o podemos ser desonestos com ele.
É verdade que o tempo de aprendizado varia de piloto pra piloto, mas vamos dizer que nas primeiras 100 horas, pelo menos, o cara ainda está aprendendo muito, então ainda não está no ponto pra levar ninguém, concorda? Bom, pra voar as 100 primeiras horas, se você voar 1 hora todo final de semana, você vai levar quase 2 anos.
Se voc챗 considerar que, como quase todo piloto de giro, voc챗 pode quebrar durante estas primeiras horas (um pouso meio desajeitado, por exemplo), ent찾o me parece mais razo찼vel que este per챠odo inicial seja na m찼quina de mais baixo custo. S처 depois de ter adquirido uma boa experi챗ncia de v척o em condi챌천es variadas, voc챗 deveria considerar a possibilidade de um biplace, visando levar algu챕m consigo. Ai voc챗 vende o mono e compra um bi. N찾o lhe parece mais razo찼vel?
Esta 챕 a minha opini찾o, meus amigos.
Um abra챌o.
O JuciÊ
Saudações JuciÊ, Vc adivinhou meus pensamentos mesmos. O motivo de adquirir um biplace realmente 챕 para ter aulas nele e levar a patroa para voar. Achei sua opini찾o muito aproveitosa. Eu realmente n찾o tenho conhecimento nenhum dessas aeronaves, e a opini찾o de quem entende nessas horas faz a diferen챌a. Gostaria de agradecer a sua opini찾o, e vou segui-l찼. Gostaria de mais 2 perguntas: Onde consigo comprar ent찾o uma planta de um monoplace? O AC4 tem plantas a venda tb? Sem mais para o momento. Obrigado mais uma vez pela aten챌찾o. Luciano
ResponderExcluirOla Luciano Estou coletando informações sobre Giros a cerca de 6 meses, ja conversei com uma infinidade de pessoas, fui em todos aeroclubes perto de São Paulo que tem Giros,e ja fiz um voo ( como passageiro ). A conclus찾o que eu cheguei 챕 que o Juci챗 est찼 ABSOLUTAMENTE CERTO. Inicie este mes a constru챌찾o do meu proprio giro, algumas partes, como a cabe챌a do rotor eu mesmo fiz com algumas inova챌천es que vou testar em breve em outra maquina, dei prioridade para a seguran챌a, a estabilidade e coloquei rolamentos mais a propriados. Tambem vou colocar 80 milimetros de curso de amortecimento nos trem de pouso, que eu acho que é uma deficiencia na estrutura do AC4. o restante deixei a cargo do construtor que j찼 tem experiencia. O motor sempre ser찼 um problema, se voce optar por um Giro bi, mas para o mono voce não precisará forçar muito para obter potencia e ele será mais confiavel. Em breve estaremos voando por ai Lacerda
ResponderExcluirLuciano, s처 estou dizendo que se voc챗 no final das contas optar pelo biplace, fa챌a com consci챗ncia destes fatos, e n찾o iludido, ok?
ResponderExcluirO AC-4 não tem plantas à venda, o que existem são alguns desenhos bem simplificados do biplace, pra fins de documentação, e que eu não acredito que sejam detalhados o suficiente pra servir de base para a construção da estrutura. Se quiser eu te mando.
Isto deixa poucas alternativas para o AC-4, se voc챗 n찾o quiser comprar um novo. O que voc챗 pode fazer 챕 ou comprar um usado, os pre챌os variam bastante, ou ent찾o, se prefere ir devagarinho construindo um novo voc챗 mesmo, pode adquirir uma estrutura j찼 soldada e pintada de algum fornecedor id척neo (se informe bem antes e fa챌a o neg처cio com todo cuidado pra n찾o entrar numa fria). A챠, aos poucos voc챗 vai comprando e montando o restante.
Ou ent찾o espera mais um pouco pra ver incorporada no AC-4 a suspens찾o do Lacerda. Eu acho que ser찼 uma melhoria muito boa.
Abra챌찾o.
O JuciÊ
Sauda챌천es Amigos, Estou agora realmente decido que vou iniciar meus planos aeron찼uticos com um mono mesmo. Acho realmente que os amigos tem raz찾o. 80 kg a mais em uma aeronave faz a diferen챌a na hora H. Se algu챕m do grupo ent찾o puder me passar onde posso encontrar plantas para um giro mono, ou se existe esse tipo de planta para doa챌찾o, ficarei grato. Bons v척os [ ]'s Luciano
ResponderExcluirOlha a챠 ..... muito bom http://www.rvk-architects.com/Ken/Gyro/index.htm É um moninho muito apresentável ... o resto é contigo. Divirta-se AbelhaRJ
ResponderExcluirEste giro deixa a gente babando! Tem muito detelhes de construção e projetos impressionantes Mas....... CUIDADO ele pesa 445 KG Nenhum motor VW tira ele do ch찾o Os nossos AC4 mono pesam cerca de 220 KG s찾o compativeis com os nossos motores, e bem mais f찼ceis de construir apesar de eu, mesmo sem experiência em giros, achar um projeto antiquado, ele funciona. Acho que 챕 o melhor op챌찾o para come챌ar, EU OPTEI POR ELE Lacerda
ResponderExcluirbom dia
ResponderExcluireu tenho a planta do girobee ja baixada em pdf e
fotos + coisas do girobee, posso enviar para todos que queiram ( por e-mail
)....
mas gostaria que alguem nos fale sobre este giro,
pois nao sei de nenhum voando aqui no Brasil..... pelo que li aqui ele nao pode
ser adaptado com um VW s처 rotax ( meio caro )...
estou a disposiçao: radiocom08@yahoo.com.br
Jean pé na
cova
Existem plantas a venda dos modelos KB-2 ( www.kenbrockmfg.com ) por U$ 135,00 (a vers찾o usando motor VW ) sem informa챌찾o da despesa de envio, e o B-19/20 ( www.vortechonline.com/gyro ) por U$ 118,00 ou 45,00 dependendo do tamanho a impress찾o escolhida j찼 incluso o envio. O segundo parece-me que suporta motor VW, melhor conferir. Wellington
ResponderExcluirThis message has been deleted by the author.
ResponderExcluirO Gyrobee n찾o aceita motor VW, como eu j찼 disse tempos atr찼s.
ResponderExcluirO KB-2 com VW 챕 basicamente a mesma m찼quina do amigo Fernando Cirigliano. A sigla KB vem de Ken Brock, que era s처cio do Bensen. Preferindo seguir este caminho, sugiro que fa챌a como o Fernando, e coloque um estabilizador horizontal. Todos os que fizeram isso perceberam melhoras consider찼veis.
Este B-19/20, eu nunca soube de ningu챕m que tenha construido a partir destas plantas, ent찾o n찾o posso comentar.
Diferente do Gyrobee ou do KB-2, a m찼quina do Ken Rehler 챕 bem sofisticada. Voc챗 pode reparar em cada detalhe da constru챌찾o que ele n찾o economiza na m찾o-de-obra e nem nas pe챌as, faz tudo ele mesmo, com calma, meticulosamente. O Ken conhece muito bem as caracter챠sticas dos materiais (챕 arquiteto) e tem um jeito pr처prio de resolver os problemas. Numa afirma챌찾o pol챗mica, ele j찼 disse que n찾o usa rotor de alum챠nio, porque n찾o confia. Eu nunca ouvi falar de um rotor de alum챠nio quebrar por fadiga e n찾o acredito que isto seja problema; mas j찼 que o Ken 챕 arquiteto, ele conhece muito bem esta quest찾o da fadiga do alum챠nio e prefere s처 usar rotor de fibra.
O Lacerda lembrou muito bem: esta m찼quina 챕 pesada, mesmo sendo um mono. J찼 est찼 no terceiro motor, e 챕 um Rotax daqueles bem parrudos, o 912, se n찾o me engano.
Abra챌찾o pra todos.
O JuciÊ
Alguem andou escondendo a verdade . . .por favor, qual 챕 o peso dos AC4 mono e duplo e que material 챕 usado na fabrica챌ao? Tenho um motor 2.5 Subaru em Atlanta, pode ser entregue aqui por 1.600 dolares com chicote de fios e o modulo de controle (computador). Ano 2001 devera estar perto das 50 mil milhas. Estou trabalhando com carros de novo ate juntar mais dinheiro para continuar a Gyrowave, ja vi um subaru 2.2 mas nao acredito ser bom negocio por 250 dolares a menos que o fa챌a funcionar no carro. Pedi um motor Suzuki de aluminio, tres cilindros para testes, quem quiser entrar junto 챕 so falar, cotizamos e envio o motor para ai, o Melo tava querendo experimentar outro motor no mono dele, talvez um Rotax usado 582, que tem a mesma ptencia do Vw com a metade do peso. A fator potencia faz com que os duplos sejam mais dificieis e caros para finalizar, quem quiser brincar um pouco pra ver qual 챕 deve iniciar com o mono. Um Dominator duplo pode pesar 450 libras, o que o faz voar com dois com um motor de 110 hp Hirth. O resto 챕 so problema e esperanca de que vai subir . . . abraco Heron
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ResponderExcluirWagner nao tenho estas informacoes, mas por alto teria entre 65/70 hp e dizem que pode facilmente chegar a 90. É bem leve, pois o que eu tinha eu carregava nas maos de um lado ao outro da oficina sem muito esforco. É carburado, mas tambem tem injetado. Nao estou muito preocupado com custos, visto que 챕 um teste e varios irao participar, no final saberemos tudo que 챕 necessario e se 챕 uma opcao comercial. Vai sair mais barato do que qualquer outro com certeza, na faixa dos 1.500 e se apertarmos um pouco com reducao e tudo. abraco Heron tema para pesquisa: Geo Metro
ResponderExcluirHeron, o AC-4 챕 feito de a챌o SAE 1020. O biplace pesa 230 k (aproximadamente 500 libras), o mono eu n찾o sei te informar.
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JuciÊ
Heron ! Por este pre챌o, se funcionar, ser찼 uma alternativa perfeitamente vi찼vel Colocado aqui no Brasil quanto vc acha que custará ? Comecei a constru챌찾o do meu mono, em breve vou precisar de um motor. Mantenha-nos informado. Lacerda
ResponderExcluirA dificuldade agora 챕 que ja estao velhinhos e fora de producao, pois os novos tem o de 4 cilindros, vou dar um look nestes tambem. Da pra comprar por quase nada e reformar como novo um destes de 3 cilindros. To de olho Heron
ResponderExcluirRevivendo o tempo em que as águas moviam o moinho . Que moinho ...... sempre a mesma coisa . Cadê o Tutu ......
ResponderExcluirEntao, hoje sabemos que o motor Suzuki de 3 nao serve pra um giro, mas ainda podemos sonhar com o de 4 cilindros. Tutu sempre um problema, eu to aqui tentando ganhar algum, nem mesmo pra pagar aula de voo agora tenho, so vou bater pista quando pegar uma carona ate o aeroporto. Mas uma hora destas a coisa anda melhor , ai a gente esquece as "picadas) abraco Heron
ResponderExcluirO peso do giro que aparece no link que o Abelha ofereceu, não pesa 445 Kg, nas informações que aparece diz 443 Kg gorss max. weight (peso max. com tudo a bordo). Atenciosamente. Otavio
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