sexta-feira, 10 de setembro de 2004

tabela de comparação de motores

Acho que n찾o fiu entendido ao falar de prepara챌천es de motores, mas continuo estudando possibilidades alternativas para motores bons motores substitutos dos rotax. Dessa vez colhi alguns dados dos mesmos e de motos e trabalhando os crit챕rios de torque, rpm , redu챌찾o e pot챗ncia, elaborei uma tabela para ajudar na procura. Iniciei por motores de motos potentes que s찾o pequenos,mas n찾o consegui dados de pre챌o, pois por aqui as lojas s처 passam o pre챌o se eu fornecer a lista completa das pe챌as do motor ( eu n찾o sei ), mas por outro lado eu sei que o pre챌o de cada moto inteira 챕 bem menor que o valor cobado pelos rotax. Outra coisa aceito colabora챌천es de especifia챌천es de outros motores, pesos desses motores, lista de pe챌as e ( importante ) antes que iniciem um bombardeio pe챌o que opni천es mais t챕cnicas ( como aspectos de vibra챌찾o, resist챗ncia, etc) sejam acompanhadas de alguma fundamenta챌찾o.
Obrigado Wellington de Bras챠lia

17 comentários:

  1. Esqueci de explicar como usar a tabela. Nas quadr챠culas amarelas, coloque os dados do motor para o qual vob챗 est찼 procurando um substituto, exemplo:   rotax 914 128 Nm de torque maximo @ 5100 rpm c/ redu챌찾o 2,43:1   dentro dos motores contidos na tabela , voc챗 vai observar a pot챗ncia nessa faixa de torque , a redu챌찾o necess찼ria, os valores finais de torque e rpm ap처s a redu챌찾o e a rela챌찾o de rpm final pela rpm original do motor substituido inclusa a redu챌찾o.   procure por valores entre 0,9 e 1,1 que s찾o os melhores.   Obs.: Para refer챗ncia na segunda folha consta as especifica챌천es dos motores rotax recomendados para avia챌찾o e ainda em fabrica챌찾o, alguns s찾o certificados para tal em v찼rios pa챠ses. Outra coisa, alguem poderia informar um link com pre챌os ( eu sei que s찾o astron척micos, o 914 custa R$ 67000,00 ) desses motores, pode ser em dolar mesmo.

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  2. Wellington Repassando o que ouvi nestes anos: Motores de moto, o unico que conseguiu certa eficiencia foi o da BMW 1.100, os outros sao extremamente marginais e dao pane cedo. Motores de Jet ski ou Snow mobil, tem alguns com bom desempenho, suzuki e honda, esta lan챌ou um motor especial para competicao com 200 hp, que me parece ser bom para adaptacao, refrigeracao seria um problema, mas ainda nao ouvi ninguem usando o dito cujo. Preco de 3 a 5 mil depende do preparo. Quem tem motores Arrow, italiano, dois cilindros dois tempos, esta muito satisfeito, pois o mesmo chega a 100 hp, mais do que suficiente para um mono. Pena que nao se fazem mais. Os 2SI ainda estao disponiveis, 3 cilindros, 2 tempos, muito fortes com 70/80 hp eles sairam do mercado de aviacao, mas o motor oferecido para usos diversos 챕 o mesmo. O que estraga tudo sao os espertinhos que depois de fazerem tremendas cacas aereas, vao a corte para tirar algum em cima dos seus erros, ou as familias quando o piloto vindo abaixo vai para o Alto. . . Nada ainda bate os Rotax e uma saida 챕 tornar-se representante para conseguir o desconto de 1.000 dolares em media. Entrando em motores de maior potencia, acima dos 150, nada chega perto dos Subaru, em potencia e preco, mas tem o peso, o que indica que voce tera uma maquina mais robusta. Os monos com motor Subaru, quer 2.2  quer 1.8, com reducao, sao verdadeiros foquetinhos, andando a 100 mph facil, facil . . .um dos nossos excelentes pilotos aqui, virou um Dominator tentando 120 e agora voa com asas proprias! Ah . . .temos nos esquecido dos motores de Geo Metro, tres cilindros, 4 tempos, de aluminio feito pela Suzuki, podem chegar a 90 hp e nao custam caro nao, tem muitos por aqui e ja tive um que joguei fora pois o custo da reforma seria mais caro do que comprar um funcionando em bom estado, tambem precisa reducao e serve para monos. abraco Heron

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  3. Heron A pot챗ncia da coluna central da tabela n찾o 챕 a m찼xima e sim a pot챗ncia registrada na RPM do torque m찼ximo que 챕 o ponto mais adequado para compara챌찾o. Se voc챗 observar, alguns motores fornecem mais de 100hp. Em especial estou de olho no motor da CBR600RR, mas preciso conversar com algu챕m que conhe챌a suas caracter챠sticas, pois um motor muito nervoso ( que vibra demais ) n찾o 챕 interessante.   Importante: Adicionei características de motores BMW, VW e SUBARU. pretendo acrescentar aos poucos outras características e tornar a tabela bastante completa. continuo querendo ajuda e sugestões.

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  4. Agora a tabela t챗m 32 modelos entre motores de motos e autom처veis. Aguardo contribui챌천es de dados como peso e lista de pe챌as de cada motor e outras sugest천es. Wellington

    Attachment: MOTORES-COMPARAÇÃO32.xls

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  5. Oi, Wellington.

    Parab챕ns pelo levantamento que voc챗 fez. Deve ter te dado trabalho. Ficou interessante, bem pr찼tica a sua planilha.

    Parece que voc챗 estava adivinhando. No almo챌o do s찼bado passado coment찼vamos que existe uma gama de motores 2 tempos em motos e barcos que poderiam ser considerados como alternativas aos Rotax. Faz um tempo, mostrei pra turma aqui um giro russo com motor de 40 hp. Era um motor 2 tempos retirado de um snow mobile (aqueles carrinhos de andar na neve).

    Se voc챗 quiser abrir mais o espectro da sua tabela, um outro lugar que tem bastante informa챌찾o 챕 a revista 4 rodas, aquela edi챌찾o especial que ela faz uma vez por ano, com todos os carros oferecidos no mercado nacional. Para cada modelo de ve챠culo eles fornecem, entre outros dados, pot챗ncia e torque m찼ximos. N찾o 챕 t찾o completo como o levantamento que voc챗 fez, mas ajuda.

    Dois motores de autom처veis prometem: o motor FIRE, da Fiat (j찼 tem 2 equipes distintas pesquisando a possibilidade do uso aeron찼utico deste motor), e o motor do Honda Fit (este s처 챕 uma id챕ia, ainda ningu챕m pos a m찾o na massa).

    Dados t챕cnicos com maior fundamenta챌찾o, s처 tem que j찼 fez uma pesquisa mais profunda. Os motores que os girutas brasileiros j찼 empregaram com sucesso nos modelos de giro nacionais foram o VW a ar (desde o 1800 at챕 o 2300), o VW a 찼gua 2000 cc e o motor Lycoming de 150 hp.

    Um grande abra챌o pra voc챗, Wellington e muito obrigado pela sua contribui챌찾o.

    O JuciÊ

    P.S.: pra quem não sabe, a gente abre uma planilha como estas usando o programa Excell, só que você precisa adquirir à parte, pois ele não vem junto com o Windows. O Linux, por outro lado, já vem com tudo, basta clicar no nome do arquivo para abri-lo.

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  6. Ah, e o Subaru 2.2 tamb챕m j찼 foi usado com bastante 챗xito.

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  7. Lembrei que uma vez eu ouvi falar de um giro ingl챗s onde tentaram colocar um motor de moto, mas o motorzinho tinha problemas de aquecimento. Atingia a pot챗ncia necess찼ria, mas esquentava demais.

    O JuciÊ

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  8. Era refrigerado a ar ou 찼gua ? o Da CBR600 챕 a 찼gua ( e aditivo, 챕 claro )   Sauda챌천es   Wellington ( de Bras챠lia )

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  9. D찼 uma olhada nas especifica챌천es do bichinho! Motor
       tipo    DOHC, 4 tempos, arrefecido a líquido, 4    cilindros em linha, com 4 válvulas por cilindro    cilindrada    599 cc    diâmetro x curso    67 x 42,5 mm    alimentação/diâmetro de venturi    Injeção eletrônica PGM-DSFI/ 40 mm    relação de compressão    12,0 : 1    potência máxima    117 cv a 13.000 rpm (DIN)    torque máximo    6,73 kgf.m a 11.000 rpm (DIN)    transmissão    6 velocidades constantemente engrenadas    transmissão final    corrente com anéis de vedação    sistema de partida    elétrica (motor de partida) (*) os valores de pot챗ncia e torque foram obtidos conforme as normas JIS (medidas na 찼rvore de manivela)
    Usando a tabela de comparação dá uma redução de 4,7163:1 (um pouco grande ) faria ele ficar tão bom quanto o rotax 914 ( turbo). Outros motores candidatos pela tabela seriam o subaru 2.0, BMW 1200 e o da Harley V-ROD, mas nenhum desses 2 últimos compete na relação potência/peso do Rotax ( 1,43 hp/Kg) e presumivelmente ( ele é pequeno, mas não consegui o peso exato) da Honda ( que não tem turbo )! 

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  10. Ol찼 a todos , SDS   Analisando .....   A tabela olhando sem levar em considera챌찾o ao peso dos referidos motores .... t찼 muito bom   Agora analisando os pesos dos ditos motores .... a questão ...... toma outro direcionamento ..............se for usado em aviões ........... tudo bem    em ultraleves e trikes .......... pode ser viabilizados em alguns mas em giros .................pode ser critico ......temos que levar em conta  PESO X POTÊNCIA e o Subaru ainda 챕 o melhor que atende para motoriza챌찾o BIPLACE   obs : segundos calculos estatisticos 70 % do peso de uma moto ..... é do motor .          E o torque é relativamente baixo.       AbelhaRJ    

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  11. Abelha, n찾o vamos nos esquecer que o torque 챕 baixo, mas a rota챌찾o 챕 alta, tornando obrigat처rio o uso de redu챌찾o. Com uma de 4,7163:1, como o Wellington sugere, o torque passaria a 31,74 kgfm, o que 챕 bem mais que o suficiente.

    O problema 챕 que operar um motor neste regime de alta rota챌찾o o tempo todo tamb챕m tem seus complicadores. Um 챕 o calor, outro 챕 a durabilidade do motor. Uma moto p찼ra no farol, acelera, reduz, ela n찾o fica a 11000 rpm durante todo o tempo da viagem. Esta sobra de pot챗ncia 챕 usada apenas durante curtos per챠odos de tempo.

    Ontem eu estava lembrando que existe um giro muito famoso, que usou motor de moto. Projetado quase 20 anos atr찼s, o "Ikenga 530Z" do criativo David Gittens, ganhou v찼rios pr챗mios, como se pode conferir nestas p찼ginas:

    http://dwij.org/dwij/a_ikenga_team.html
    http://dwij.org/dwij/a_ikenga.html
    http://dwij.org/about_us/dwij_resume.htm

    Abra챌찾o.

    O JuciÊ

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  12. Ol찼 senhores!

    Caros Abelha e Juci챗

    Vamos analisar mais um pouco as cosidera챌천es at챕 aqui:

    I- sobre o peso: Uma CBR600 pesa 169Kgf , 70% disso d찼 119kgf, mas esse 챕 o peso de alguns motores diesel maxxion que n처s sabemos que s찾o bem mais pesados inclusive que os motores VW ,que s찾o mais pesados que o da moto, n찾o 챕 verdade .Outra, uma cg 150 titan pesa 119 Kgf e 70% disso d찼 84 Kgf e se algu챕m j찼 pegou um motor desse , 챕 bem menos que isso.

    II- sobre as rota챌천es e durabilidade: realmente devido a rota챌찾o mais alta um motor de moto naturalmente tem uma vida 첬til menor que um de carro, mas eu pergunto, algu챕m j찼 viajou de moto, em velocidade de cruzeiro da moto, a rota챌찾o 챕 a do torque m찼ximo como acontece nos motores de carro tambem. Por v찼rias horas que 챕 um tempo bem maior que aquele que um giro passa num v척o caracter챠stico. A temperatura 챕 mais alta mesmo, por isso a parte de refrigera챌찾o deve ser apropriada sen찾o n찾o adianta.

    E comparando com o Rotax 914 , voc챗s j찼 sabem que completinho com todos os componentes necess찼rios esse motor seco d찼 82kgf

    D챗em uma olhada : www.rotax-aircraft-engines.com

    MAS AGORA VOLTANDO À RELIDADE NOSSA , BRASILEIRA, AS COISAS SÃO DIFERENTES . ESSA SEMANA EU LIGUEI NO REDUTO DOS MOTOQUEIROS EM SÃO PAULO, AQUELE COM TROCENTAS LOJAS DESSE RAMO, E NÃO ENCONTREI ESSE MOTOR, DISSERAM-ME QUE DIFICILMENTE VOU ACHÁ-LO, CONSEGUI ENCONTRAR O DA CB500 QUE EQUIVALE ( LIGEIRAMENTE SUPERIOR) AO ROTAX 503 DUPLO -CARBURADOR.

    É complicado, praticamente resta-me o girobee ou seguir uma outra idéia bastante interessante na linha do JT-5 ou JT-9 do Jukka tavermaki com tração dianteira, mono, totalmente cabinado com ótima perfomance.

    PS.: Juci챗 voc챗 ainda tem os desenhos que vc adquiriu com ele?

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  13. Eu quiz dizer usado um motor VW nesses modelos
    Por favor , continuem os coment찼rios.

    Sauda챌천es.

    Wellington

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  14. >ola weliton




    ja participo deste grupo a algum tempo leio todas as mensagens n
    sou muito de escrever,nao por quer nao goste de discur챌ao mas porque nao
    tenho muita habilida no teclado e tb um pouco de pregui챌a.
    me apresentando pra vo챌e sou daqui de brasilia. e tou tirando o
    PPa,tenho gosto e meixo um pouco com mecanica,gostaria de entra em contato
    com v챌.segui abaixo meu end.



    efraimsouza@hotmail.com
    tel:333 8702 9623 9121

    _________________________________________________________________
    MSN Messenger: converse com os seus amigos online.
    http://messenger.msn.com.br

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  15. Abelha, esta estat챠stica dos 70% do peso devia ser v찼lida em tempos idos. Os motores de moto evoluiram a b챕챌a de uns anos pra c찼. Uma vez eu por farra troquei de moto com um amigo numa viagem (a minha, uma XLX350R ano 89 e a dele uma NX200, do ano 2000). Eu fiquei impressionado, porque a performance da moto dele era praticamente a mesma da minha, com quase a metade da capacidade nos cilindros! Estes motores novos, al챕m dos aprimoramentos mec창nicos, ainda por cima s찾o mais leves.

    Wellington, sobre o JT-5, vou abrir outra discuss찾o.

    Para construir o giro em casa com um motor VW, existe ainda a op챌찾o do Bensen, que 챕 o que o Fernando Cirigliano fez, e voa h찼 tantos anos.

    Eu sou da opinião que pra construir em casa, o melhor que se tem a fazer é pegar uma planta de um giro já consagrado, e segui-la exatamente como ela manda, sem mudar nada. No processo você com certeza aprende muita coisa. Fez? Voou? Legal, agora sim pode se atrever a tentar algo diferente. É o caminho mais seguro e produtivo, uma transição suave.

    Abra챌os.

    O JuciÊ

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  16. SDS   Quando me referi a proporção de peso 70% , seja em que tempo for até a presente data , é para motos  4 tempos de grande cilindradas acima de 600 cc e de potencia superior a 60 HP ....plim,plim ...vc sabia.....   As motos de pequenas CC e baixa potencia não se enquadaram nesse contexto , devido pela potencia e a utilização de materiais como o aluminio que suporta ( a baixa potencia)  e com isso há uma boa redução de peso.   L처gico que a tecnologia evolui e a redu챌찾o de peso acompanha essa performace para atender a demanda da pot챗ncia , vide os Rotax.   A maioria dos mecanicos utilizam essa rela챌찾o para suas estimativas do peso do motor , toda regra tem sua excess찾o basta olhar para o motor e com certeza vc ter찼 essa conclus찾o , o 처bvio 챕 obvio , n찾o h찼 discurs찾o , nem r챕plicas ou tr챕plicas.   É uma boa estimativa , pois nas especificações técnicas nada se fala no peso do motor , e sim no conjunto e a seco.                                      ( sem gasolina e sem óleo ).       AbelhaRJ        

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  17. Ent찾o se voc챗 falou, t찼 falado, seu Abelha!! 8^)

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