quinta-feira, 9 de setembro de 2004

ALGUÉM CONHECE ESTE CABEÇOTE















Gostaria de receber coment찼rios s/ este cabe챌ote (acessem) http://www.averso.info/images/bdlp04p3/phtot-010.htm, para que serve este tirante em cima?

 

um abra챌o a todos

 

 

JLUÍS






7 comentários:

  1. Jluis   Veja as figuras anexadas desse site franc챗s " Averso Aviation autogires " :    a ) imagem 16 - mostra com melhor detalhe  b) imagem  25 - deve ser deste giro duplo    acredito que seja um sistema de alinahamento dos rotores , a exemplo da figura rotor7b , observe as barrinhas ( tracionadoras ou extensoras) usadas em ambos bordos .   Concorda comigo.   AbelhaRJ        

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o Abelha, viu Jos챕 Lu챠s. Isto est찼 com jeito de que serve pra alinhar o rotor.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  3. Ol찼 pessoal   Penso que posso passar alguma informa챌찾o sobre o porque das "barrinhas". Esse rotor tem articulação horizontal ("lead -lag" - "avanço - retrocesso") . Para estabilizar nas baixas rotações quando se está acelerando o rotor são utilizadas essas barras . O rotor do Trovão feito pelo Montalva tem algo dentro do mesmo conceito só que ao invés de barras o Montalva utilizou batentes de poliuretano. Quem viu o Trovão acelerar rotor antes de adaptar os amortecedores deve se lembrar que ele "chaqualhava" a ponto de quase sair pulando quando se acelerava o rotor . Acima de uma certa RPM o rotor "alisava" . A artilulação horizontal tem duas finalidades básicas. A primeira é absorver forças de coreolis na raiz em função das acelerações e desacelarações do rotor em vôo quando o cone aumenta ou diminue de diâmetro (rotor numa cabrada diminue o diametro porque o cone aumenta o angulo ligeiramente e isso faz o rotor acelerar. O contrário também acontece) . Articulando o rotor na raiz evita torções horizontais que nos rotores 100% semirígidos (os que utilizamos nos AC-4) são absorvidas pelo próprio material do bordo de ataque. Não se percebe mas esse fenômeno  curva nossas pás para a frente e para trás formando pequenos arcos.  Dependendo do material utilizado essa vibração ( de baixa amplitude e baixa frequencia) faz o material fadigar mais cedo ou mais tarde ( nossos bordos de 6061-T6 são muito resistentes a essa fadiga e temos relatos de rotores que funcionaram mais de 1000h sem problemas - ainda bem porque se dessem problema dessa natureza serias fatais) Mas também  existe recomendações ( Montalva com sua experiência de mais de 30 anos) de se utilizar rotores de 6061-T6 só até 1000 horas. Depois disso é melhor passar a serra neles...    A outra finalidade dessa articula챌찾o 챕 de alinhamento autom찼tico em v척o o que reduz vibra챌천es. Os nossos rotores normalmente utilizados nos AC-4 s찾o parafusados na raiz e necessitamos daquela linha de uma ponta a outra passando pelo centro para ent찾o dar o aperto final.   As barrinhas sempre estão colocando forças de inércia exatamente  em oposiçãos às aquelas geradas em cada pá. Isso tende a estabilizar o rotor .   O rotor apresentado não é pleno  articulado porque não tem a  articulção chamada de "feathering" , aquela que dá passo nas pás. Em giro, essa articulaçõe não tem  necessidade a menos que o giro e rotores sejam projetados para "jump take off" .   sds   Ernani    

    ResponderExcluir
  4. Precisamos coordenar os nomes das partes e criar um compendio para melhor entendimento daquilo que esta sendo exposto. ex.: cabe챌ote = cabe챌a rotora rotor = o sistema todo pas = as helices grandes Torre  = parte lateral da cabeça rotora onde se fixa as pas (barra de junçao) Disco = um rotor girando cheio Cone = movimento ascendente das pas, criando a forma que lhe da nome gangorra = levantar o bico da maquina antes da decolagem e o movimento das pas com relacao a cabe챌a? como chama? e assim por diante. Que tal criar uma discussao sem muito debate e deixar la os nomes acordados (ai seriam duas discussoes) Com relacao as barras, elas me parece mais para acertar o alinhamento das pas do que outra coisa, pois me parecem bem rigidas para ser lead-lag. Estes mecanismos so se ve em rotores com mais de duas pas, especialmente em numeros impares, onde uma pa persegue a outra e desalinha tudo, o que vem a causar a ressonancia de impacto com o solo, destruindo a maquina. abraco Heron

    ResponderExcluir
  5.     Acredito que o Ernani tocou no ponto chave :   A artilula챌찾o horizontal tem duas finalidades b찼sicas.   a) A primeira 챕 absorver for챌as de coreolis na raiz em função das acelerações e desacelarações do rotor em vôo quando o cone aumenta ou diminue de diâmetro (rotor numa cabrada diminue o diametro porque o cone aumenta o angulo ligeiramente e isso faz o rotor acelerar.   b) A outra finalidade dessa articula챌찾o 챕 de alinhamento autom찼tico em v척o o que reduz vibra챌천es. Os nossos rotores normalmente utilizados nos AC-4 s찾o parafusados na raiz e necessitamos daquela linha de uma ponta a outra passando pelo centro para ent찾o dar o aperto final.   Agora para quem ainda não compreendeu indico os seguintes sites sobre o fenomeno LEAD-LAG :           1 )    www.enae.umd.edu/AGRC/Aero/Leishman_giro_paper.pdf                 2)   david.gall.com/COM221/Word_documents/ Rotor%20Optimization%20by%20Concurrent%20Methods.doc            3)   www.math.gatech.edu/~villegas/ tesis/es/marco-teorico.html      Espero que de alguma forma tenha contribuido junto a brilhante explana챌찾o.                    AbelhaRJ  

    ResponderExcluir
  6. Meus amigos, eu gostaria de sugerir que nós não chamássemos de "CABEÇOTE" esta parte do rotor (como eu já ouvi algumas vezes), porque isto pode levar a mal-entendidos.

    Quando a gente diz "cabeçote", geralmente está se referindo àquela peça do motor que fica próxima aos cilindros. Aliás, é até uma palavra conhecida, mesmo fora do meio da giroaviação.

    Sabemos que 챕 muito comum que esta surjam trincas no cabe챌ote do motor. Por outro lado, a "cabe챌a do rotor" n찾o pode apresentar trincas, jamais. Por isso que em todo giro ela 챕 superdimensionada.

    Imagine algu챕m que se habitue a entender que "cabe챌ote" seria a cabe챌a do rotor, ouvindo que "o cabe챌ote de Fulano trincou a 4000 p챕s de altitude" ! Um mal-entendido terr챠vel.

    Por isso minha sugest찾o 챕 que continuemos a chamar a parte de cima de "cabe챌a do rotor" ou qualquer outra express찾o, menos "cabe챌ote".

    Abra챌os.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  7. JuciE, parabéns por esta ótima observação. Também acho que deveremos chamar como sempre chamamos: CABEÇA DO ROTOR. Se muitos gostam de falar mal do Girocoptero, vamos imaginar a dimens찾o daqui pra frente se ocorrer de existir informa챌천es desencontradas de trincas no cabe챌ote do girocoptero. A챠 sim, que teremos de lutar muito para esclarecer a verdade. Desta forma, também recomendo utilizar como sempre utilizamos CABEÇA DO ROTOR. Abraços. MELO.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.