COMUNIDADE ABGiro :
Nossa comunidade está voltada para o aerodesporto na categoria Giroaviação cujo objetivo é congregar os aficionados em aviação de asa rotativa , Girocópteros e Helicópteros experimentais para que possam trocar experiências e conhecimentos nessa área.
Jluis Veja as figuras anexadas desse site franc챗s " Averso Aviation autogires " : a ) imagem 16 - mostra com melhor detalhe b) imagem 25 - deve ser deste giro duplo acredito que seja um sistema de alinahamento dos rotores , a exemplo da figura rotor7b , observe as barrinhas ( tracionadoras ou extensoras) usadas em ambos bordos . Concorda comigo. AbelhaRJ
Precisamos coordenar os nomes das partes e criar um compendio para melhor entendimento daquilo que esta sendo exposto. ex.: cabe챌ote = cabe챌a rotora rotor = o sistema todo pas = as helices grandes Torre = parte lateral da cabeça rotora onde se fixa as pas (barra de junçao) Disco = um rotor girando cheio Cone = movimento ascendente das pas, criando a forma que lhe da nome gangorra = levantar o bico da maquina antes da decolagem e o movimento das pas com relacao a cabe챌a? como chama? e assim por diante. Que tal criar uma discussao sem muito debate e deixar la os nomes acordados (ai seriam duas discussoes) Com relacao as barras, elas me parece mais para acertar o alinhamento das pas do que outra coisa, pois me parecem bem rigidas para ser lead-lag. Estes mecanismos so se ve em rotores com mais de duas pas, especialmente em numeros impares, onde uma pa persegue a outra e desalinha tudo, o que vem a causar a ressonancia de impacto com o solo, destruindo a maquina. abraco Heron
Acredito que o Ernani tocou no ponto chave : A artilula챌찾o horizontal tem duas finalidades b찼sicas. a) A primeira 챕 absorver for챌as de coreolis na raiz em função das acelerações e desacelarações do rotor em vôo quando o cone aumenta ou diminue de diâmetro (rotor numa cabrada diminue o diametro porque o cone aumenta o angulo ligeiramente e isso faz o rotor acelerar. b) A outra finalidade dessa articula챌찾o 챕 de alinhamento autom찼tico em v척o o que reduz vibra챌천es. Os nossos rotores normalmente utilizados nos AC-4 s찾o parafusados na raiz e necessitamos daquela linha de uma ponta a outra passando pelo centro para ent찾o dar o aperto final. Agora para quem ainda não compreendeu indico os seguintes sites sobre o fenomeno LEAD-LAG : 1 ) www.enae.umd.edu/AGRC/Aero/Leishman_giro_paper.pdf 2) david.gall.com/COM221/Word_documents/ Rotor%20Optimization%20by%20Concurrent%20Methods.doc 3) www.math.gatech.edu/~villegas/ tesis/es/marco-teorico.html Espero que de alguma forma tenha contribuido junto a brilhante explana챌찾o. AbelhaRJ
Meus amigos, eu gostaria de sugerir que nós não chamássemos de "CABEÇOTE" esta parte do rotor (como eu já ouvi algumas vezes), porque isto pode levar a mal-entendidos.
Quando a gente diz "cabeçote", geralmente está se referindo àquela peça do motor que fica próxima aos cilindros. Aliás, é até uma palavra conhecida, mesmo fora do meio da giroaviação.
Sabemos que 챕 muito comum que esta surjam trincas no cabe챌ote do motor. Por outro lado, a "cabe챌a do rotor" n찾o pode apresentar trincas, jamais. Por isso que em todo giro ela 챕 superdimensionada.
Imagine algu챕m que se habitue a entender que "cabe챌ote" seria a cabe챌a do rotor, ouvindo que "o cabe챌ote de Fulano trincou a 4000 p챕s de altitude" ! Um mal-entendido terr챠vel.
Por isso minha sugest찾o 챕 que continuemos a chamar a parte de cima de "cabe챌a do rotor" ou qualquer outra express찾o, menos "cabe챌ote".
Jluis Veja as figuras anexadas desse site franc챗s " Averso Aviation autogires " : a ) imagem 16 - mostra com melhor detalhe b) imagem 25 - deve ser deste giro duplo acredito que seja um sistema de alinahamento dos rotores , a exemplo da figura rotor7b , observe as barrinhas ( tracionadoras ou extensoras) usadas em ambos bordos . Concorda comigo. AbelhaRJ
ResponderExcluirConcordo com o Abelha, viu Jos챕 Lu챠s. Isto est찼 com jeito de que serve pra alinhar o rotor.
ResponderExcluirO JuciÊ
Ol찼 pessoal Penso que posso passar alguma informa챌찾o sobre o porque das "barrinhas". Esse rotor tem articulação horizontal ("lead -lag" - "avanço - retrocesso") . Para estabilizar nas baixas rotações quando se está acelerando o rotor são utilizadas essas barras . O rotor do Trovão feito pelo Montalva tem algo dentro do mesmo conceito só que ao invés de barras o Montalva utilizou batentes de poliuretano. Quem viu o Trovão acelerar rotor antes de adaptar os amortecedores deve se lembrar que ele "chaqualhava" a ponto de quase sair pulando quando se acelerava o rotor . Acima de uma certa RPM o rotor "alisava" . A artilulação horizontal tem duas finalidades básicas. A primeira é absorver forças de coreolis na raiz em função das acelerações e desacelarações do rotor em vôo quando o cone aumenta ou diminue de diâmetro (rotor numa cabrada diminue o diametro porque o cone aumenta o angulo ligeiramente e isso faz o rotor acelerar. O contrário também acontece) . Articulando o rotor na raiz evita torções horizontais que nos rotores 100% semirÃgidos (os que utilizamos nos AC-4) são absorvidas pelo próprio material do bordo de ataque. Não se percebe mas esse fenômeno curva nossas pás para a frente e para trás formando pequenos arcos. Dependendo do material utilizado essa vibração ( de baixa amplitude e baixa frequencia) faz o material fadigar mais cedo ou mais tarde ( nossos bordos de 6061-T6 são muito resistentes a essa fadiga e temos relatos de rotores que funcionaram mais de 1000h sem problemas - ainda bem porque se dessem problema dessa natureza serias fatais) Mas também existe recomendações ( Montalva com sua experiência de mais de 30 anos) de se utilizar rotores de 6061-T6 só até 1000 horas. Depois disso é melhor passar a serra neles... A outra finalidade dessa articula챌찾o 챕 de alinhamento autom찼tico em v척o o que reduz vibra챌천es. Os nossos rotores normalmente utilizados nos AC-4 s찾o parafusados na raiz e necessitamos daquela linha de uma ponta a outra passando pelo centro para ent찾o dar o aperto final. As barrinhas sempre estão colocando forças de inércia exatamente em oposiçãos à s aquelas geradas em cada pá. Isso tende a estabilizar o rotor . O rotor apresentado não é pleno articulado porque não tem a articulção chamada de "feathering" , aquela que dá passo nas pás. Em giro, essa articulaçõe não tem necessidade a menos que o giro e rotores sejam projetados para "jump take off" . sds Ernani
ResponderExcluirPrecisamos coordenar os nomes das partes e criar um compendio para melhor entendimento daquilo que esta sendo exposto. ex.: cabe챌ote = cabe챌a rotora rotor = o sistema todo pas = as helices grandes Torre = parte lateral da cabeça rotora onde se fixa as pas (barra de junçao) Disco = um rotor girando cheio Cone = movimento ascendente das pas, criando a forma que lhe da nome gangorra = levantar o bico da maquina antes da decolagem e o movimento das pas com relacao a cabe챌a? como chama? e assim por diante. Que tal criar uma discussao sem muito debate e deixar la os nomes acordados (ai seriam duas discussoes) Com relacao as barras, elas me parece mais para acertar o alinhamento das pas do que outra coisa, pois me parecem bem rigidas para ser lead-lag. Estes mecanismos so se ve em rotores com mais de duas pas, especialmente em numeros impares, onde uma pa persegue a outra e desalinha tudo, o que vem a causar a ressonancia de impacto com o solo, destruindo a maquina. abraco Heron
ResponderExcluirAcredito que o Ernani tocou no ponto chave : A artilula챌찾o horizontal tem duas finalidades b찼sicas. a) A primeira 챕 absorver for챌as de coreolis na raiz em função das acelerações e desacelarações do rotor em vôo quando o cone aumenta ou diminue de diâmetro (rotor numa cabrada diminue o diametro porque o cone aumenta o angulo ligeiramente e isso faz o rotor acelerar. b) A outra finalidade dessa articula챌찾o 챕 de alinhamento autom찼tico em v척o o que reduz vibra챌천es. Os nossos rotores normalmente utilizados nos AC-4 s찾o parafusados na raiz e necessitamos daquela linha de uma ponta a outra passando pelo centro para ent찾o dar o aperto final. Agora para quem ainda não compreendeu indico os seguintes sites sobre o fenomeno LEAD-LAG : 1 ) www.enae.umd.edu/AGRC/Aero/Leishman_giro_paper.pdf 2) david.gall.com/COM221/Word_documents/ Rotor%20Optimization%20by%20Concurrent%20Methods.doc 3) www.math.gatech.edu/~villegas/ tesis/es/marco-teorico.html Espero que de alguma forma tenha contribuido junto a brilhante explana챌찾o. AbelhaRJ
ResponderExcluirMeus amigos, eu gostaria de sugerir que nós não chamássemos de "CABEÇOTE" esta parte do rotor (como eu já ouvi algumas vezes), porque isto pode levar a mal-entendidos.
ResponderExcluirQuando a gente diz "cabeçote", geralmente está se referindo àquela peça do motor que fica próxima aos cilindros. Aliás, é até uma palavra conhecida, mesmo fora do meio da giroaviação.
Sabemos que 챕 muito comum que esta surjam trincas no cabe챌ote do motor. Por outro lado, a "cabe챌a do rotor" n찾o pode apresentar trincas, jamais. Por isso que em todo giro ela 챕 superdimensionada.
Imagine algu챕m que se habitue a entender que "cabe챌ote" seria a cabe챌a do rotor, ouvindo que "o cabe챌ote de Fulano trincou a 4000 p챕s de altitude" ! Um mal-entendido terr챠vel.
Por isso minha sugest찾o 챕 que continuemos a chamar a parte de cima de "cabe챌a do rotor" ou qualquer outra express찾o, menos "cabe챌ote".
Abra챌os.
O JuciÊ
JuciE, parabéns por esta ótima observação. Também acho que deveremos chamar como sempre chamamos: CABEÇA DO ROTOR. Se muitos gostam de falar mal do Girocoptero, vamos imaginar a dimens찾o daqui pra frente se ocorrer de existir informa챌천es desencontradas de trincas no cabe챌ote do girocoptero. A챠 sim, que teremos de lutar muito para esclarecer a verdade. Desta forma, também recomendo utilizar como sempre utilizamos CABEÃA DO ROTOR. Abraços. MELO.
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