COMUNIDADE ABGiro :
Nossa comunidade está voltada para o aerodesporto na categoria Giroaviação cujo objetivo é congregar os aficionados em aviação de asa rotativa , Girocópteros e Helicópteros experimentais para que possam trocar experiências e conhecimentos nessa área.
domingo, 8 de agosto de 2004
Sonhos futuros!!
Vejam o "FUTURA", a nova engenhoca espanhola de dar 찼gua na boca, totalmente cabinado e com motoriza챌찾o Subaru. Somente 58.000 euros. Um dia chegamos l찼!!
Ola Que maravilha!Estou babando Veja que coisa interessante Uma maquina daquelas pesa so 260Kg e tem motor de 100HP Ha algo de muito errado com os nossos projetos, Os giro Tipo AC4 pesam cerca de 200Kg e dizem que o motor VW chega a 125HP.... SERA?
A PROVA ESTÁ AÍ , AO ALCANCE DE TODOS . COM O SUBARU ......... em Leme VW TURBO ....... em Leme AMBOS VOANDO COM DOIS PESADINHOS , Eu , Geo , Lacerda , Silas , David , Melo , Ernani e outros , SOMOS TESTEMUNHAS . .
Concordo com o amigo abelharj , capacidade muitos tem e com certeza para o pr처ximo Ano surgir찼 um novo motor e muitas surpresas, rs rs rs. Feliz Ano Novo a todos desta comunidade "uma vez gironauta sempre gironauta". Sauda챌천es Marlene
Fenomenal a observação do Lacerda na mensagem “2”. Apesar de antiguinha o assunto continua sem novidades. E garanto que muita gente pensa o mesmo: “os Giros brasileiros tem algum problema no aproveitamento da energia”, pois a natureza é perfeita e se não está “zerando” é sinal que tem algum “vazamento”. Pelo que entendi, o Lacerda n찾o quis dizer que n찾o temos motores capazes de elevar uma m찼quina de 250 kg.(Se precisar temos at챕 o veoit찾o da Sc창nia. Rsss...) Veja que pela mensagem dele, cada HP eleva 2,66 kg l찼 fora. E no exemplo brasileiro, d찼 s처 1,6 kg/HP. Ent찾o acho que ele quis dizer que: a- Ou os projetos da estrutura tem problemas. b- Ou os projetos de redimensionamento dos motores tem problemas. Sendo que neste caso, o mais provável é que a “cavalagem” propagada não é a real.
ZeMaria Tem muita gente pelo mundo afora que gosta de giros e tem grana pra gastar com eles. Este pessoal experimenta de tudo, 챕 so descobrirem algo novo que vao la, compram e testam . . . Infelizmente, poucos motores se adequam ao giro, nao adianta ranger de dentes, 챕 so isto . . .rela챌ao peso/potencia. Nao voa, nao voa bem, nao voa com gente pesada, assim sao a maioria das conversoes, algumas conseguem por um tempo realizar o sonho de algum piloto mas 챕 por pouco tempo. N찾o tem a ver com a estrutura, mas sim com os motores. O Carter voava 4.000 libras com um motor de corvete, V-8, totalmente mexido, com dois turbos especiais (queimavam muito rapido em qualquer erro de funcionamento) e conseguia 173 mph, voando na asa. Sem asas . . .nao da! Coloque um motor com 200 hps e ai sim voce voa com dois sem muito problema, ate mesmo em uma maquina pesada como o Golden 950 libras (2.2 libras = 1kilo) o pessoal que cria giros hoje, vai direto a um Rotax 912 ou Subaru 2.5. Sera que eles estudam muito antes de tomar decisoes? abra챌o Heron
Obrigado pela atenção e UM 2008 MARAVILHOSO PARA VOCÊS!
Não estamos falando aqui de devaneios. É algo “palpável”! Veja no link postado pelo Lacerda: s찾o 100 HP para elevar 270 kg. Ou seja, 2,7 kg erguidos por 1 HP!!! Em minha opini찾o, algo pr처ximo da perfei챌찾o em termos de aproveitamento. E HP é HP em qualquer motor. Desde que comprovado em dinamômetro. Caso contrário pode ser só “balela”. Você não entendeu ainda o cerne da nossa dúvida. Vou tentar ser mais claro: COMO QUE 100 HPs CONSEGUEM DECOLAR 270 KG LÁ FORA E AQUI (NO BRASIL) 125 NÃO FUNCIONA BEM EM UMA MÁQUINA DE APENAS 200 KG ? Ent찾o, se o motor tem realmente 125 HPs, o projeto estrutural est찼 devendo em qualidade; e se a estrutura 챕 boa, ent찾o o motor n찾o tem a pot챗ncia mencionada. Entendeu? Voc챗 falou em peso/pot챗ncia, mas se esqueceu de falar em custo/benef챠cio. Para quem está começando e não quer gastar muito, pois nem sabe ainda se vai realmente gostar do esporte, é melhor ganhar um pouco em custo e benefício e perder um pouco nos outros itens. Eu por ex. fui procurar um subaro aqui em BSB, para ir tomando pé da situação. Não encontrei nem prá remédio. Como que eu vou gastar entre R$ 30 mil e R$ 50 mil num objeto só para diversão e depois se faltar uma arruela a aeronave fica dias ou meses no chão. Não quero. Mesmo que seja o melhor motor do mundo. Quero algo que eu compre as peças na “farmácia” aqui do lado, mesmo que eu perca um pouco nos itens peso e potência.
Ol찼 pessoal... Ao meu ver, o Futura tem aerodin창mica superior na fuselagem, e principalmente, aquela h챕lice tri-p찼 de fibra de carbono com passe vari찼vel..(vcs n찾o acham que os caras iriam gastam uma grana desenvolvendo uma tecnologia dessas.... se n찾o desse resultado compensador?). Eu não tenho giro...mas construo paramotores, tenho um motor com 16CV, com 17 quilos de peso, que rende 52 quilos de empuxo estático... Quantos quilos de empuxo d찾o os motores VW com as h챕lices que vcs usam? Comparem pot챗nciaXempuxo, para terem uma no챌찾o de quanta energia est찼 sendo jogada fora. Sou participante desde 2005...leio todas as mensagens...este ano vou participar mais das discuss천es....estou pensando seriamente em construir um giro. Leandro.
Ola Que maravilha!Estou babando Veja que coisa interessante Uma maquina daquelas pesa so 260Kg e tem motor de 100HP Ha algo de muito errado com os nossos projetos, Os giro Tipo AC4 pesam cerca de 200Kg e dizem que o motor VW chega a 125HP.... SERA?
ResponderExcluirEu n찾o digo ser찼 ? J찼 existe ...... Eu fui , vi e com minha pouca experiência no assunto, voltei convencido que podemos melhorar . Tudo depende de tecnologia embarcada e das habilidades técnicas . Quem quer potência , tem que gastar em gasosa e é o único meio de obter força . Inclusive com motor VW e com o uso do turbo com certeza chega lá . Desenvolvendo uma carcaça super reforçada e nos pontos crÃticos utilizando materiais compostos será uma boa solução . O exemplo está em Atibaia , podemos melhorar , claro que sim . テ旺um investimento alto e que poucos podem arcar. Parabenizo ao nosso amigo Tonhão da sua incrivel máquina que considero a supremacia do giros com motorização VW e pelo prazer a mim proporcionado de galgar as alturas com segurança . AbelhaRj
ResponderExcluirA PROVA ESTÁ AÍ , AO ALCANCE DE TODOS . COM O SUBARU ......... em Leme VW TURBO ....... em Leme AMBOS VOANDO COM DOIS PESADINHOS , Eu , Geo , Lacerda , Silas , David , Melo , Ernani e outros , SOMOS TESTEMUNHAS . .
ResponderExcluirTem razão, 2 motores muito especiais Lacerda
ResponderExcluirConcordo com o amigo abelharj , capacidade muitos tem e com certeza para o pr처ximo Ano surgir찼 um novo motor e muitas surpresas, rs rs rs. Feliz Ano Novo a todos desta comunidade "uma vez gironauta sempre gironauta". Sauda챌천es Marlene
ResponderExcluirFenomenal a observação do Lacerda na mensagem “2”. Apesar de antiguinha o assunto continua sem novidades. E garanto que muita gente pensa o mesmo: “os Giros brasileiros tem algum problema no aproveitamento da energia”, pois a natureza é perfeita e se não está “zerando” é sinal que tem algum “vazamento”.
ResponderExcluirPelo que entendi, o Lacerda n찾o quis dizer que n찾o temos motores capazes de elevar uma m찼quina de 250 kg.(Se precisar temos at챕 o veoit찾o da Sc창nia. Rsss...)
Veja que pela mensagem dele, cada HP eleva 2,66 kg l찼 fora.
E no exemplo brasileiro, d찼 s처 1,6 kg/HP.
Ent찾o acho que ele quis dizer que:
a- Ou os projetos da estrutura tem problemas.
b- Ou os projetos de redimensionamento dos motores tem problemas. Sendo que neste caso, o mais provável é que a “cavalagem” propagada não é a real.
BONS VÔOS EM 2008!!!
Zemaria.
ZeMaria Tem muita gente pelo mundo afora que gosta de giros e tem grana pra gastar com eles. Este pessoal experimenta de tudo, 챕 so descobrirem algo novo que vao la, compram e testam . . . Infelizmente, poucos motores se adequam ao giro, nao adianta ranger de dentes, 챕 so isto . . .rela챌ao peso/potencia. Nao voa, nao voa bem, nao voa com gente pesada, assim sao a maioria das conversoes, algumas conseguem por um tempo realizar o sonho de algum piloto mas 챕 por pouco tempo. N찾o tem a ver com a estrutura, mas sim com os motores. O Carter voava 4.000 libras com um motor de corvete, V-8, totalmente mexido, com dois turbos especiais (queimavam muito rapido em qualquer erro de funcionamento) e conseguia 173 mph, voando na asa. Sem asas . . .nao da! Coloque um motor com 200 hps e ai sim voce voa com dois sem muito problema, ate mesmo em uma maquina pesada como o Golden 950 libras (2.2 libras = 1kilo) o pessoal que cria giros hoje, vai direto a um Rotax 912 ou Subaru 2.5. Sera que eles estudam muito antes de tomar decisoes? abra챌o Heron
ResponderExcluirAmigo Heron, Boa Noite!
ResponderExcluirObrigado pela atenção e UM 2008 MARAVILHOSO PARA VOCÊS!
Não estamos falando aqui de devaneios. É algo “palpável”!
Veja no link postado pelo Lacerda: s찾o 100 HP para elevar 270 kg.
Ou seja, 2,7 kg erguidos por 1 HP!!!
Em minha opini찾o, algo pr처ximo da perfei챌찾o em termos de aproveitamento.
E HP é HP em qualquer motor. Desde que comprovado em dinamômetro. Caso contrário pode ser só “balela”.
Você não entendeu ainda o cerne da nossa dúvida. Vou tentar ser mais claro: COMO QUE 100 HPs CONSEGUEM DECOLAR 270 KG LÁ FORA E AQUI (NO BRASIL) 125 NÃO FUNCIONA BEM EM UMA MÁQUINA DE APENAS 200 KG ?
Ent찾o, se o motor tem realmente 125 HPs, o projeto estrutural est찼 devendo em qualidade; e se a estrutura 챕 boa, ent찾o o motor n찾o tem a pot챗ncia mencionada.
Entendeu?
Voc챗 falou em peso/pot챗ncia, mas se esqueceu de falar em custo/benef챠cio.
Para quem está começando e não quer gastar muito, pois nem sabe ainda se vai realmente gostar do esporte, é melhor ganhar um pouco em custo e benefício e perder um pouco nos outros itens. Eu por ex. fui procurar um subaro aqui em BSB, para ir tomando pé da situação. Não encontrei nem prá remédio. Como que eu vou gastar entre R$ 30 mil e R$ 50 mil num objeto só para diversão e depois se faltar uma arruela a aeronave fica dias ou meses no chão. Não quero. Mesmo que seja o melhor motor do mundo. Quero algo que eu compre as peças na “farmácia” aqui do lado, mesmo que eu perca um pouco nos itens peso e potência.
At챕 mais...
ZemariaBSB.
Ol찼 pessoal... Ao meu ver, o Futura tem aerodin창mica superior na fuselagem, e principalmente, aquela h챕lice tri-p찼 de fibra de carbono com passe vari찼vel..(vcs n찾o acham que os caras iriam gastam uma grana desenvolvendo uma tecnologia dessas.... se n찾o desse resultado compensador?). Eu não tenho giro...mas construo paramotores, tenho um motor com 16CV, com 17 quilos de peso, que rende 52 quilos de empuxo estático... Quantos quilos de empuxo d찾o os motores VW com as h챕lices que vcs usam? Comparem pot챗nciaXempuxo, para terem uma no챌찾o de quanta energia est찼 sendo jogada fora. Sou participante desde 2005...leio todas as mensagens...este ano vou participar mais das discuss천es....estou pensando seriamente em construir um giro. Leandro.
ResponderExcluirAttachment: futura.jpg
Peso/potencia adequados = custo alto Custo/beneficio = grana alta para se ter o prazer ou perfomance em caso de uso por necessidade. Exemplo: Um criador de gado da Australia, enorme fazenda (muito grande) usa giro para trabalhar, muitas horas, qualquer tempo (e bota problema nisto) tem dois giros, um RAF modificado e um Ferel, feito em casa, tipo Bensen mas com um motor 912 para dar conta do recado (peso/potencia otimos, custo/beneficio melhor ainda, salvou a vida muitas vezes) Ele tem grana e muita, tem acesso aos Foruns e apesar de se apresentar com um Simples Criador de Vacas, tem um conhecimento enciclopedico a respeito de giros. Vamos enviar um motor destes pra ele, acredito que ele banca sem piscar, so precisamos enviar as estatisticas e o custo. Todos os giros que conhe챌o, quando tem problemas de motor irao ficar no estaleiro nao importa qual marca. voce pode fazer varias pe챌as se souber, porem para trocar um simples sensor de O2 do meu giro, levou uma semana quase. Primeiro nao achava o tal sensor, depois quando achei (tive que ir buscar em outra cidade) o dito cujo nao saia nem a pau. Tive que desmontar o escapamento, usar uma bancada e morsa, duas pessoas e dai sim o trem saiu, colocar de volta foi facil, depois de pintar o dito cujo de preto novamente e cobrir os arranhoes (nao durou nada a tal tinta especial) Agora eu tava com a grana na mao e o tempo todo dedicado so ao problema, se tivesse que trabalhar ai sim demoraria muito mais. O sonho de ir ali na farmacia ta muito longe. Melhor ter pe챌as na tua prateleira para quando precisar. Um amortecedor travou, dois dias sem voar, e isto as vesperas da feira, maior sufoco! Ainda vai tomar tempo e somente em grupo se corrige os problemas: instru챌ao e maquinas melhores e mais faceis, embora nao baratas . . . A ideia de que voar giros é barato precisa ser desmistificada, um giro bom custa ai por volta de 8 mil dolares e instrucao completa nao sai por menos de 5 mil. O custo basico de rotor, helice e motor fica muito igual para qualquer maquina da mesma categoria, estrutura sim sai barata e avionics voce pode iniciar com um basicoe ir melhorando. abraco Heron
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