Ol찼 a todos!
Bom, estou pesquisando ainda sobre autogiros, inclusive dei uma olhada no site recomendado pelo Ernani sobre o Gyrobee.
Mas pude perceber o seguinte: em muitos pontos da estrutura, onde 챕 usado parafuso, n찾o poderia ser usado solda? N찾o solda comum, claro, mas existem empresas com certifica챌찾o para fazer solda aeron찼utica. Acho (ACHO! HEHEHE) que em muitos pontos onde existe jun챌찾o com parafuso, com a solda seira evitado o problemas por trepida챌찾o. Bom, sou novato vcs j찼 sabem.....rs.... ent찾o:
Gostaria de saber se 챕 poss챠vel realmente usar este tipo de solda, ou 챕 realmente necess찼rio em alguns pontos usar parafuso mesmo.
Obrigado!
Bom, estou pesquisando ainda sobre autogiros, inclusive dei uma olhada no site recomendado pelo Ernani sobre o Gyrobee.
Mas pude perceber o seguinte: em muitos pontos da estrutura, onde 챕 usado parafuso, n찾o poderia ser usado solda? N찾o solda comum, claro, mas existem empresas com certifica챌찾o para fazer solda aeron찼utica. Acho (ACHO! HEHEHE) que em muitos pontos onde existe jun챌찾o com parafuso, com a solda seira evitado o problemas por trepida챌찾o. Bom, sou novato vcs j찼 sabem.....rs.... ent찾o:
Gostaria de saber se 챕 poss챠vel realmente usar este tipo de solda, ou 챕 realmente necess찼rio em alguns pontos usar parafuso mesmo.
Obrigado!
Ricardo
Solda X Parafuso Solda: mais complicado para fazer, deteriora a tempera do material, transfere cargas para a estrutura de forma mais rigida = maiores danos. Parafuso: da maior elasticidade a estrutura, menor transferencia de cargas, protege os tubos de danos, quando usada com buchas adequadas, permitem uma estrutura com maior resistencia aos choques (monobloco). precisam ser bem dimensionados e ter revisoes periodicas, trocando as buchas para evitar ruidos de vibracao. Caso voce possa enviar sua estrutura para um forno e retemperar a coisa toda, menos mal, os riscos sao menores. Para um kit caseiro parafusos sao mais faceis, a menos que voce seja um mestre soldador e tenha equipamento adequado (TIG) Hoje um Girobee quase montado foi vendido por 599 dolares no forum daqui. Se voces estudarem um pouco mais, sera possivel criar um giro mais eficiente e adequado as condicoes brasileiras (motores) abraco Heron
ResponderExcluirOi, Ricardo.
ResponderExcluirN찾o se faz solda estrutural em alum챠nio porque, como o Heron disse, requer equipamento industrial, processos de alto custo e pessoal especializado. Mesmo assim n찾o 챕 f찼cil garantir a qualidade do produto final, o controle tem que ser muito r챠gido. Como voc챗 pode ver, na teoria 챕 poss챠vel, mas na pr찼tica ningu챕m faz. Por isso giros em alum챠nio, como o Gyrobee, s찾o aparafusados; 챕 muito mais pr찼tico. A pessoa pode comprar um kit pelo correio e montar em casa ela mesma, a quantidade de jun챌천es 챕 pequena.
Um abra챌o.
O JuciÊ
Por outro lado, se o material for a챌o, como 챕 o caso do AC-4, a solda 챕 o m챕todo preferido em virtude da versatilidade, da variedade poss챠vel e das propriedades mec창nicas da jun챌찾o.
ResponderExcluirJuci챗, adivinha onde irao se formar as rachaduras por stress? E onde a corrosao ira atacar primeiro? Exato . . .na solda, caso nao seja retemperada. O ponto soldado adquire uma tempera muito superior ao tubo, a parte contigua, perde a tempera e fica mais "mole" do que o restante da pe챌a, ai voce tem 3 diferentes metais em um tubo e tudo pode acontecer. Quando um impacto acontece em um tubo parafusado, as buchas e os parafusos absorvem parte desta for챌a, e o "cotovelo" formado desvia a for챌a restante do prozimo segmento, salvando assim uma pe챌a e maiores gastos. Os parafusos de avia챌ao sao feitos para entortar antes de quebrarem, assim aliviando as cargas. Os indices de carga para romper uma placa de aluminio 6061-T6 ou causar falha grave em um dos parafusos de uma delas, sao todos quase 10 vezes maiores do que o impacto possivel. Desmontar um giro acidentado 챕 muito interessante, tudo perdido e os parafusos voltam pra caixinha, embora nao usados para voar, servem para muita experiencia.Nao vale a pena arriscar portanto coloque tudo novo! Heron
ResponderExcluirAh찼! Fazia tempo que a gente n찾o discordava, Heron! Vamos aproveitar esta oportunidade para ouvir o que t챗m a dizer nossos amigos deste grupo de discuss찾o! S처 temos a ganhar. Todo mundo sai aprendendo.
ResponderExcluirVamos, meus caros amigos girutas, d챗em sua opini찾o!
PARAFUSO ou SOLDA ?
Amigos engenheiros, saiam do arm찼rio, por favor! Queremos aprender!
Grande abra챌o, Heron. (Precisamos discordar mais vezes, faz bem pra sa첬de).
O JuciÊ
Se minhas palavras vierem a trazer alguma ajuda, l찼 vai.
ResponderExcluiruni찾o soldada:
Vantagem:
Distribui챌찾o uniforme dos esfor챌o ao longo do per챠metro das vigas e colunas,
n찾o afrouxa, mais barata, mais resistente, melhor acabamento.
Desvantagens:
Cria챌ao da ZTA (zona termicamente afetada) que pela recristaliza챌찾o do
material altera suas propriedades mecanica, se for feita com adi챌찾o de
materiais diferentes (como lat찾o) cria pilha galv창nica e propicia foco de
corros찾o, inspe챌찾o mais dif챠cil (requer aparelhagem especial como ultra som,
liquido penetrante, etc), impossibilita a desmontagem, sofre mais os efeitos
da fadiga de estrutura.
uni찾o aparafusada:
Vantagens:
Permite desmontagem, inspe챌찾o mais simples (visual), sofre menos o efeito da
fadiga da estrutura;
Desvantagens:
Cria pontos de concentra챌천es de tens찾o, pass챠vel de afrouxaumento, mais
caro, requer refor챌os no pontos de fixa챌찾o, etc.
Resumo
Dados os recursos da soldagem atual a regra 챕 a seguinte:
Aonde puder soldar, fa챌a-o (se a solda for complicada, utiliza rebites)
Aonde n찾o puder ponha parafuso.
Aristoteles/RJ
>From: "JuciÊ"
>Reply-To: "ABGiro"
>To: "ABGiro"
>Subject: Re: Solda Certifica챌찾o Aeron찼utica X Parafuso
>Date: Tue, 10 Aug 2004 11:32:29 -0700
>
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Perfeito! Exemplos . . .(la vem MOnarch) a suspensao dianteira, feita em cromoli, soldada, retemperada. o bra챌o vertical da suspens찾o trazeira em aluminio, solda no tubo de recepcao do eixo da roda, que 챕 travado e parafusado. O resto 챕 parafusado. O Dominator, suspensao toda soldada e retemperada, tem muito mais solda do que o Monarch, masi dificil de consertar (depende de terceiros) e de fabricar partindo dos planos. Entao ficamos assim, nossos giros caseiros devem ser parafusados onde possivel e as soldas somente onde pode ser retemperado. abraco Heron Discordar 챕 preciso!
ResponderExcluirFico muito agradecido pelas colabora챌천es. Aprendi mais um pouco.
ResponderExcluirAos demais: n찾o se acanhem e participem tamb챕m das discuss천es.
Abra챌찾o.
O JuciÊ
Na minha opinião, qualquer das duas opções (solda x parafuso) são boas desde que se faça o cálculo estrutural adequado e se tenha controle no processo de execução. Com certeza a opção de solda de boa qualidade envolve custos mais elevados e consequentemente fica menos acessível à construção amadora. E o ideal, no caso de utilização de solda, é que se faça uma inspeção após a soldagem (ultrassom e líquido penetrante) elevando o custo ainda mais. Já na união por parafusos, o ideal é fazer um cálculo de pré-tensão (torque de montagem), necessitando de pelo menos um torquímetro para verificação dos torques. Resumindo: as duas opções são boas desde que você saiba o que está fazendo. Um abraço a todos, Ricardo Alvarenga
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