segunda-feira, 9 de agosto de 2004

AC-4

Caros Colegas:

 

Estou com alguns problemas em meu giro AC4 mono, torre baixa:

Um dos problemas referi-se ao pouso; pois quando cabro um pouco mais o rotor bate na pista.

Pergunto, se a solu챌찾o seria aumentar a torre recalculando o CG  e qual a altura ideal para um roto de 7.20m de envergadura ????

O segundo problema referi-se a pr챕 acelera챌찾o pois esta aeronave n찾o o tem. Estou pensando eu adaptar um motor de

arranque Ap 2000 pergunto se algu챕m j찼 o fez.

 

Obrigado. Grande abra챌o a todos.

19 comentários:

  1. Oi, Mauro. Tudo certinho?

    Eu sempre dou prefer챗ncia que outros girutas mais experientes d챗em suas dicas, mas como tem gente que 챕 t챠mida demais, sou obrigado a me atrever, pra n찾o deixar um colega na m찾o.

    Se seu mono tem torre baixa, ent찾o significa que a estrutura 챕 das mais antigas. As estruturas de mono mais recentes s찾o mais altas, n찾o sei te dizer as medidas. Talvez alguma boa alma possa te dizer a medida do moninho torre alta.

    O problema da torre baixa é justamente que se faltar um pouco de atenção ao taxiar, o rotor tende a resvalar no chão. Por isso, tem vários casos de proprietários que optaram por uma estrutura com torre alta quando tiveram que fazer uma manutenção mais séria no giro. É até difícil encontrar AC-4 com torre baixa hoje, porque mais cedo ou mais tarde a maioria sofre avarias e acaba se trocando a estrutura.

    O giro do Décio, de Campinas, após uma avaria séria (que eu vi) teve sua estrutura substituida por uma de torre alta. Como já estava acostumado com a torre baixa, ele estranhou e comentou comigo que preferia a antiga, que era mais "nervosa". 8^) É que o fato do rotor estar mais próximo do centro de gravidade do giro tem implicações na sua performance. Com o rotor mais afastado a máquina fica mais "mansa", as manobras são menos abruptas. Tem quem gosta e tem quem não gosta.

    Quanto ao pr챕 el챕trico, eu desconhe챌o se algu챕m j찼 tentou num AC-4, mas no exterior recentemente v찼rios giros tem empregado com sucesso. A vantagem 챕 que tende a ser mais leve que a transmiss찾o mec창nica, que 챕 problem찼tica se n찾o for bem feita. A desvantagem 챕 que a liga챌찾o el챕trica tem que ficar bem protegida de curtos expor찼dicos ou rel챕s "colando", porque sen찾o a coisa fica perigosa. Voc챗 tamb챕m n찾o vai encontrar uma rela챌찾o na cremalheira que te d챗 uma rota챌찾o final muito alta, pois o motorzinho el챕trico n찾o tem muito torque. Motorz찾o n찾o d찼, porque fica pesado. Pra finalizar, a bateria tem que ser da boa pra ag체entar.

    Um grande abra챌o, mauro.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  2. Esqueci do pouso. Só uma sugestão (e por favor leve em conta que eu não tenho larga experiência como piloto, só estou tentando ajudar): tente chegar mais baixo na final, quando alinhar com a pista, assim você tem mais espaço. Descendo assim, num ângulo favorável, você pode desacelerar suavemente, sem pressa. Depois que tocar o chão bem de leve (lá, quase no comecinho da pista), você deixa o danado correr à vontade, só faz a gangorra sem cabrar muito e deixa ir perdendo velocidade sozinho. Você só vai deixar tocar a roda da frente quando o giro parar no lugar. Requer bastante prática.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  3. Sem poder adiantar muito sobre pre rotores eletricos, vou tentar dar um panorama geral. No final eles sao mais praticos e leves do que os de cabo e polia, precisam porem um sistema de inicio suave, pois os trancos sao fortes, o motor eletrico nao acelera ao poucos, ja entra chutando o balde . . . Nao correm riscos de variacao, deslizar por oleo, desgaste de cabos e polia de borracha. Agora o motor certo é um problema que so  recentemente resolvemos e que nao posso adiantam, segredo de oficio. Quando tivermos produtos Butterfly voando por ai, logo sairao as copias dos sistemas que nao sao patenteados, e assim poderei dar uma luz ao pessoal mais tarde. Com relacao ao toque de pas no chao, sera que dava para levantar um pouco o giro do chao? Quanto. Mastros mais curtos fazem maquinas mais "cabritas" na resposta. abraco Heron

    ResponderExcluir

  4. Caro Heron:

    Sem quere entra em detalhes, eu j찼 bolei um controle progressivo para
    acionar o pr챕-rotor com motor de arranque.
    O circuito eletrônico bem simples de controle de voltagem, “parecido com
    fontes reguláveis”. à proporção que se aumenta o controle em um
    potenci척metro aumenta-se a voltagem para a alimentar o motor.
    Ent찾o a acelera챌찾o deste pode ser controlada.
    Mas a minha duvida era se algu챕m j찼 tinha feito algo parecido para
    pr챕-rotor, acho que sim obrigado.
    H찼 sobre a forma de v척o da torre baixa, infelizmente eu s처 tenho como
    referencial o meu aparelho. Ainda n찾o tive a oportunidade de v척o em outras
    maquinas.




    Obrigado. Grande abra챌o

    _________________________________________________________________
    MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. http://www.hotmail.com

    ResponderExcluir
  5. Mauro Com os varios testes feitos, chegou-se a conclusao de que duas velocidades sao suficientes, eliminando o tranco inicial ja se pode dar potencial total que nao for챌a o mastro. O atual motor leva as pas de 23 pes a uma rotacao de 160/180 e com vento ajudando atinge os 200. Suficiente pra sair de motor aberto. Em 7 segundos partindo parado o Monarch levanta as rodas, 3 segundos pra gangorrar e 4 pra pegar velocidade. Heron

    ResponderExcluir
  6. Mauro. A maneira correta de controlar a velocidade de um motor eletrico 챕 controlando a frequencia e n찾o a tens찾o (aumenta a corrente e diminui o torque). Portanto o mais indicado seria um motor AC  e nao DC ( AC = corrente alternada, DC = corrente continua) Ai seria necessario um converssor DC/AC com controle de frequencia e começa a ficar caro... Otavio

    ResponderExcluir
  7. Prezado Mauro

    Desculpe a minha intromiss찾o em sua discurs찾o, mas talvez minhas palavras
    venham a te ajudar.
    O controle de velocidade de motores CC sempre foi um problema.
    Existem dois tipos de motores CC basicamente, os motores em serie e os em
    paralalo.
    Diferente dos motores CA, cuja rota챌찾o e definida pelo seus numeros de polo
    do motor e pela frequencia da rede de alimenta챌찾o (no Brasil 60Hz).
    Os motores CC quando s찾o energizados aceleram at챕 aonde o bin척mio carga x
    alimenta챌찾o permitir.
    Facilmente v찾o a 2.500 , 3.000 RPM
    Antigamente eram colocados (assim como vc sugere), resist챗ncia em s챕rie na
    sua entrada para gerar a queda de tens찾o e reduzir sua velocidade.
    Essa "pequenas" resist챗ncias s찾o s찾o na verdades potentes reostatos que
    ficam incandescente de tanto calor dissipado (mais de 700쨘C) e ocupam bom
    espa챌o e cosomem bem a bateria.
    Um potenciometro comum n찾o suportaria esta carga, e derreteria
    Atualmente n찾o 챕 assim.
    S찾o usados controladores de impulso, que vc pode construir.
    Estes controladores fornecem impulsos de CC no valor de tens찾o nominal, e a
    velocidade 챕 controlada reduzindo ou aumentando o intervalo dos impulsos e
    dura챌찾o deste.
    Para fazer o chaveamento utilize os transistores de campo (MOS FET), caso
    tenha de usar varios transistores em paralelo, tenha o cuidado de compr찼-los
    do mesmo lote para garantir que tenha a mesma impedancia, caso contrario
    queimar찾o em cascata.

    Abra챌os

    Aristoteles



    >From: "mauro_euclides"
    >Reply-To: "ABGiro"
    >To: ABgiro@groups.msn.com
    >Subject: Re: AC-4
    >Date: Wed, 11 Aug 2004 04:45:22 -0700
    >

    _________________________________________________________________
    MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. http://www.hotmail.com

    ResponderExcluir
  8. Vejam a foto do giro FUTURA e observem: O préacelerador é por cabo, coisa que o pessoal aqui despresa, preferindo o sistema das pesadas cruzetas, mas algumas  coisas que chamam a atenção: O cabo 챕 bem fino e existe um mecanismo que deve ser uma redu챌찾o no final Provavelmente a transmiss찾o no cabo 챕 feita em alta rota챌찾o e baixo torque reduzindo a RPM no final atravez de um conjunto de engrenagens similar ao existente em parafusadeiras de borracheiros, aumentado o torque, esta me parece a melhor solu챌찾o mecanica existente, mereceria ser testado por nossos construtores tupinquins Quando se trata de altos torques sistemas elétricos, provavelmente seriam muito pesados. Veja o motor de partida de imãs permanentes são os mais eficientes que existem, bom torque,  mas insuficiente para serem usados no PRÉ, e o peso ja é consideravel Falei alguma bobagem ?     Lacerda

    ResponderExcluir

  9. Caro Arist처teles:

    Concordo com voc챗 em rela챌찾o a resist챗ncias. Estas ligadas em serie na
    pratica s처 iriam reduzir a amperagem e a voltagem continuaria a mesma. Alem
    de consumir a bateria: quando me refiro ao circuito eletr척nico, estou
    baseado na excita챌찾o de um transistor atrav챕s de um potenci척metro. Este
    transistor devidamente polarizado excita uma ponte de transistores em
    paralelo, estou usando o 2N3055 bem dissipado. J찼 fiz o teste e funciona
    muito bem. Ainda n찾o estalei no ac-4, pois n찾o fiz a adapta챌찾o da engrenagem
    ao rotor.

    Obrigado. Grande abra챌o.



    >From: "Aristoteles_rj1"
    >Reply-To: "ABGiro"
    >To: ABgiro@groups.msn.com
    >Subject: Re: AC-4
    >Date: Wed, 11 Aug 2004 06:04:20 -0700
    >

    _________________________________________________________________
    MSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. http://www.hotmail.com

    ResponderExcluir
  10. Controles de amperagen para motor de CC existem prontos para comprar..... com controle da rampa de acelera챌찾o e outros recursos. Qual é peso estimado  do conjunto mecanico ?   Lacerda  

    ResponderExcluir
  11. Boa tarde, o controle de rota챌찾o em motores CC, se feito atravez de reostatos n찾o 챕 eficiente porque o motor aquecer찼 muito e perder찼 torque. O Mauro n찾o entrou em detalhes do circuito usando ponte de 2N3055. Supondo que os transistores controlem simplesmete a corrente e tens찾o aplicada ao motor. Se 챕 isto que ele faz temos o mesmo problema do reostato, aquecimento do motor e perda de torque. Os dois modelos podem funcionar mas n찾o s찾o as maneiras mais eficientes.   A dica do Otavio 챕 a melhor solu챌ao, fornecer ao motor a tens찾o e correntes nominais para funcionamento com maximo desempenho, variando a frequencia, podendo ser em forma de  onda quadrada, por meio de chaveamento de transistores ou tiristores ( SCR´s ou TRIAC´s). Desta maneira teremos melhor torque e menor consumo de bateria.   Voltando ao inicio da discussão, alguem ai tem as medidas de altura comprimento, etc do AC4 torre alta e baixa?  Existem outra diferenças entre eles alem da altura da torre? Estou supondo que em caso de parada de motor ser찼 mais dificil um pouso em area pequena, com pouca rolagem, do torre baixa, estou certo?   Abra챌os   Nelson

    ResponderExcluir
  12. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  13. A busca aki girou em torno de hp, para poder alcan챌ar a rotacao desejada, dai o pinhao correto e a cremalheira (foi usada do Probe/mazda) depois de aplicadas as formulas chegou-se a conclusao de qual dos motores iria atingir rotacao suficiente. Mais uma vez o Larru estava certo, o pessoal de apoio viu que os calculos estavam errados. A medida que o rotor modifica a  inercia, ele alivia o motor e o mesmo ganha rotacao! Dai partiram para o soft start, muito simples de fazer e a coisa bem logica, ja foi discutido aqui e funciona bem. O primeiro botao, no manche, 챕 acionado por 3 segundos no maximo 5 e o outro botao na manete, aplicado simultaneamente, leva o rotor a "챘ncher" em mais 12 segundos. Um total de 17 segundos 챕 suficiente! Com ventos favoraveis, isto vai rapido e ate 180/200 rotacoes . . . O som do motor de arranque assemelha-se ao de um jato dando partida, muito legal! Busquem motor de magneto constante, ainda nao achei no Brasil, engra챌ado pesquisar motor de arranque ai, so sai oficina de manuten챌찾o. Em pouco tempo teremos o pre-mecanico, com mais de 10 hp na cabe챌a para o jump take off . . .nossos giros vao ser muito uteis em curto prazo! abraco Heron

    ResponderExcluir
  14. É isso ai Heron! Tirar 10 Hp mecanicos de um motor já existente é mais leve do que acrescentar novo motor elétrico e demais acessórios para ele funcionar bem, inclusive uma enorme bateria. Ja fiz alguns cálculos,  6 Hp e´perfeitamente possivel. Com cerca de 2,5 Kg   Lacerda

    ResponderExcluir
  15. Este papo todo de pr챕 el챕trico parece que "vai dar jogo", hein?! Muito interessantes as participa챌천es. Parab챕ns.

    Abelha, voc챗 "챕 o cara". J찼 colocou at챕 o esqueminha. 8^)

    Falando em pré, eu só queria comentar, de passagem, que o Devonsir me mostrou um pré por cardã que ele tem lá, para AC-4, que eu vou te dizer uma coisa: o bicho é porreta! Eu não medi e nem perguntei, mas chuto que deve dar no mínino umas 350 rpm em questão de uns 20 segundos. Não dá pra acreditar, né? Só vendo. Pergunta pro Fernand, que também viu. É um absurdo, parece um helicóptero.

    Abra챌찾o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  16. Juci챗 Um fato complicador come챌a a a aparecer por volta das 250 rrpm, o giro vai ficando leve e tentanto levantar, dai o torque vai vira-lo, pois nao tem o rotor de cauda . . . Agora entra o problema, como tirar o angulo de ataque das pas? Dai se voce resolver isto, teremos o jump take off. eron

    ResponderExcluir
  17. Heron, me desculpe a ignorância, mas para tirar minha dúvida. Será que com uma rotação em torno dos 250 à 270 rpm do rotor, o torque não poderia ser equilibrado através do leme?    

    ResponderExcluir
  18. Olha, Heron, eu n찾o estava no giro quando do acionamento do pr챕, eu estava olhando de fora, mas n찾o percebi nenhum comportamento anormal, no sentido de erguer o giro do ch찾o. Talvez, no caso do rotor empregado nos AC-4, o 창ngulo de ataque das p찼s n찾o seja suficiente pra causar este efeito.

    O objetivo n찾o 챕 um jump take off. A meta (que na minha opini찾o foi alcan챌ada) era s처 conseguir um pr챕 bem eficiente.

    []s

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  19. AverSetran: eu nao sei ao certo ate quants rrpm poderiam ser compensadas com o leme, uma vez que o giro esta parado o mesmo nao tem muito efeito, um dos motivos para se usar a cauda alta em T.   Juci챗, uma otima que temos um pre mais eficiente, eu nao estava falando deste giro especifico, mas do progresso buscado por quem investe em pre-rotores. A ideia agora 챕 conseguir um jump take off simples, economico e eficiente. Duzentas rota챌천es sao suficientes para sair com motor cheio e al챌ar voo em poucos metros, no Monarch ja marcamos 25 p챕s na decolagem. em 7 segundos ele esta fora do chao. abraco Heron

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.