terça-feira, 17 de agosto de 2004

Desenvolvimento do Motor WV

Repassando . Muito importante para nosso meio.

Ol찼 pessoal, estou aqui com uma excelente noticia para a avia챌찾o
experimental Brasileira, por uma atitude muito legal de alguns amigos
aviadores e com a grande colabora챌찾o do CTA ( Centro Tecnol처gico
Aeroespacial www.cta.br) estaremos nos reunindo nas depend챗ncias do
CTA no pr처ximo dia 04 de setembro para um encontro que ser찼 um marco
na evolu챌찾o das aeronaves experimentais no Brasil no que se diz
respeito a motoriza챌찾o. A inten챌찾o deste encontro 챕 reunir o maior
volume poss챠vel de informa챌천es sobre motoriza챌찾o, principalmente
baseadas em motores VW e com este conhecimento e ajuda do CTA criar
um motor capaz de atender nossas expectativas nos quesitos pot챗ncia,
peso, confiabilidade e pre챌o. Com apoio total da Volkswagen e da
Petrobr찼s, e utilizando-se da tecnologia dispon챠vel no CTA, cujos
laborat처rios de teste de motores aeron찼uticos s찾o os maiores da
Am챕rica Latina, conseguiremos facilmente chegar a uma receita de um
motor potente, leve, robusto, confi찼vel e barato, um motor realmente
com um custo compat챠vel a realidade Brasileira, um motor genuinamente
Tupiniquim. Pra que tudo isso aconte챌a 챕 preciso a ajuda de todos
n처s, e 챕 por isso que estamos aqui fazendo um convite a todos para
que estejamos no CTA no pr처ximo dia 04 de setembro com o maior numero
poss챠vel de informa챌천es sobre motoriza챌찾o, queremos a presen챌a de
pessoas que entendam do assunto, de pessoas que gostam do assunto,
dos nossos companheiros voadores e de quem mais queira participar. È
muito importante que a presen챌a neste encontro seja maci챌a para que
possamos mostrar ao CTA que este assunto 챕 muit챠ssimo importante pra
n처s. Estaremos de hoje em diante divulgando maiores informa챌천es sobre
esse importante encontro. Um abra챌o a todos e vamos todos juntos
trabalhar em torno deste ideal.

VAMOS PRESTIGIAR NOSSOS COMPANHEIROS .

Arnaldo Filho

23 comentários:

  1. Tenho acompanhado o debate no site da ABUL, por sinal uma discuss찾o muito interessante. O objetivo geral 챕 juntar o conhecimento t챕cnico a respeito de aeronautiza챌찾o de motores automotivos para com isso abrir a avia챌찾o a um n첬mero maior de pessoas. Se voc챗 pensou "vai l찼, compra um Rotax 912 e pronto", ent찾o, amigo, voc챗 n찾o pegou o esp챠rito da coisa; fique em casa, este evento n찾o 챕 para voc챗.

    Existe um custo para aeronautizar um motor, 챕 처bvio. Existe um outro custo, muito maior, para "descobrir como aeronautizar um motor". S찾o totalmente diferentes. Para descobrir, gasta-se muito, muito mais dinheiro e tempo, porque 챕 trabalho de pesquisa de desenvolvimento, n찾o 챕 qualquer um que consegue fazer isso.

    Um grande n첬mero de pessoas procura uma receita confi찼vel para aeronautizar um motor automotivo, mas como 챕 todo mundo disperso, na maioria das vezes o resultado 챕 um conjunto de chutes, achismos com pouca base t챕cnica.

    Quantas e quantas vezes a gente j찼 ouviu a frase "isso n찾o vai pra frente porque ningu챕m se une"? Ent찾o t찼 a챠, chegou a hora. Pare de reclamar e seja coerente, aproveite a oportunidade, prestige o encontro, independente de qual seja o resultado. Quem n찾o sabe vai ter oportunidade de aprender. Quem sabe vai ter oportunidade de mostrar que sabe. Talvez saiamos de l찼 com 2 receitas para motores com n챠veis de pot챗ncia diferentes. Ainda de brinde o CTA vai "tirar a prova dos 9".

    Se você acha que é bobagem e romantismo esta idéia de abrir a aviação às pessoas, saiba que estrategicamente isto é tão importante, que o governo americano está colocando milhões num programa semelhante por lá. Aqui no Brasil não estamos dormindo no ponto; existe um órgão do governo cuja missão é especificamente fomentar a popularização do vôo. Este órgão é que está promovendo o evento e bancando o custo da utilização do laboratório de testes do CTA. Por isso temos que tirar o chapéu aos idealizadores do debate e dar nosso apoio comparecendo.

    A taxa inicial era de R$50. Se baixaram para 30 챕 porque t챗m a inten챌찾o de alcan챌ar o maior n첬mero poss챠vel de participantes.

    Se nesta reuni찾o do dia 4 cada um dos experts agregar um pouquinho ao resultado final, o evento ser찼 realmente um marco na hist처ria dos experimentais no Brasil. Pra quem n찾o for, meus lamentos. Para quem for, um forte abra챌o e espero ter a honra de encontr찼-los l찼.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  2. This message has been deleted due to termination of membership.

    ResponderExcluir
  3. Oi, Odair.

    Tubos de 4130 s찾o dif챠ceis de se encontrar; s처 tem importado. O processo de soldagem do 4130 tamb챕m 챕 mais delicado, porque o controle do calor tem que ser feito com extremo cuidado, sen찾o voc챗 perde a pe챌a, ou pior: usa uma pe챌a comprometida pensando que est찼 boa. Some a isso o fato de que custa uns 80 reais o metro de tubo, que voc챗 far찼 uma id챕ia mais clara de porque quase ningu챕m usa 4130 por aqui.

    Para substituir por aço 1020, por exemplo (que é mais fácil de encontrar), as características do projeto original têm que ser levadas em conta, não é só por um tubo de 1020 onde era pra ser um tubo de 4130. Os dois têm características bem diferentes. No 1020 a resistência à tração é consideravelmente menor. Se você dobrar a espessura da parede do 1020, acabará tendo uma peça que pesa o dobro da original. Numa aeronave isso conta muito, sem falar em outros fatores como flexibilidade, resistência à fadiga, comportamento do material quando submetido a impactos, etc.

    Via-de-regra d찼 pra fazer a substitui챌찾o porque as margens de seguran챌a costumam ser muito generosas em projetos de aeronaves, mas a altera챌찾o tem que ser feita com crit챕rio.

    Um abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  4. JuciE e Odair & galera Toda  vez que pesquisei o assunto 4130 no Brasil, recebo os sites relacionados com bicicletas e carts, este pessoal parece estar usando muito o material. Achei uma empresa em Minas que vende o material e ate falei no telefone com a pessoa, me falha o nome agora. Este material e usado em todos os giros que tem estrutura tubular, no Monarch 'e usado na bengala dianteira, depois de soldado, 'e retemperado para maior eficacia. Um dia tivemos que furar uma delas pronta e cromada, nao foi um servico dos mais faceis, tivemos que comprar uma broca especial. Que tipo de material se usa nos AC4? ja perguntei isto e nao sei ainda . . . Ja vi o material similar em algumas firmas dai, mas com nomenclatura diferente, e fiquei de mais tarde contata-los para tirar algumas duvidas. Como 'e pouco material usado nos nossos giros, importar nao altera muito o preco final. CAso eu decida um giro em trelicas, ai sim teremos que conseguir as bitolas ai mesmo, pois o material existe. Uma ideia que cultivo a tempos e' um giro snap-on, com uma peca central onde se colocam as quilhas e eixos, motando esta estrutura em pouca horas, parafusando as partes ja encaixadas. Ate fiz desenhos disto, parece que pode funcionar! inte mais Heron

    ResponderExcluir
  5. Fui em um "fabricante de giros " que usa tubo de aço SAE 1020 de 22mm de diametro( .875" ) por 0,9 de parede (.035" ) nas peças mais solicitadas, a alegaçao dele Ã© que outro material estaria sujeito ao endurecimento durante a solda, tornando a area quebradi챌a. Faz sentido, mas o1020 e um material com baixima resistencia, com certeza aqui no Brasil existem outros materiais melhores  Normalizar a estrutura pronta seria a solução, mas e muito dificil devido ao seu tamanho. Acho estranho, que todos teem historias para contar de pousos for챌ados onde otrem de pouso quebra-se, tomba o giro e o resto vai junto. Algo est찼 errado com o trem de pouso do AC4. 챕 muito rigido e quebra- se facil Um material melhor, e um pequeno curso de amortecimento, acredito que ajudaria muito. Vou pesquisar sobre materiais alternativos mellhores. Lacerda  

    ResponderExcluir
  6. Lacerda, quanto à suspensão para o AC-4, eu diria que ninguém mais preparado que você pra tentar um passo nesta direção, dado seu ofício. Tornaria mais confortável a operação em pistas não asfaltadas (que são a maioria) e também traria maior segurança nos pousos, NO ENTANTO, há que se tomar um cuidado especial para o amortecimento das oscilações, posto que a freqüência da suspensão pode bater com a das pás do rotor no taxiamento ou na corrida inicial, enquanto giram a baixa velocidade, o que poderia fazê-las "flambar".

    Quanto ao emprego do 1020, gostaria de dar minha opini찾o.

    Pode n찾o ser o a챌o mais resistente, mas 챕 ineg찼vel que existe uma quantidade enorme de aeronaves feitas com ele, e voando h찼 d챕cadas, inclusive o AC-4. Suas qualidades j찼 est찾o mais que provadas na pr찼tica. Suporta muito bem as exig챗ncias tanto em asa-fixa quanto nos giros, onde a vibra챌찾o 챕 mais not처ria.

    Para muitos projetos de aeronaves experimentais, 챕 um material adequado. Se algu챕m prefere usar um a챌o de custo mais elevado num projeto onde 1020 serviria, uns podem interpretar a atitude como esmero, outros podem interpret찼-la como desped챠cio de tempo e dinheiro. Cada um, cada um.

    A tecnologia evoluiu muito, n찾o apenas trazendo novos materiais, mas tamb챕m baixando o custo do que antes eram os materiais de primeira linha. Hoje temos materiais bons a um custo relativamente baixo.

    []s

    O JuciÊ

    P.S.: o melhor avi찾o de Santos Dumont era feito de bambu! 8^)

    ResponderExcluir
  7. A parte dos Dominators feita em cromoli 4130 sao as suspensoes e acredito serem retemperadas, pois nao sao muito grandes. Tambem sao amortizadas para evitar os choque e consequente fadiga. Preciso dar uma boa olhada e tirar umas fotos para voces verem e quem sabe alguem arrisca fazer num AC4 abraco Heron

    ResponderExcluir
  8. Bom dia Pessoal, gostaria de sugerir que o enfoque de cada discussão permanecesse sempre direcionado ao assunto inicial, este por exemplo começou com o evento s/motores (CTA) e já estamos falando s/ 4130, 1020 e nada ficou decidido s/ o tema inicial, poderíamos retomar o assunto divulgando aqui nomes dos já inscritos para podermos programar a ida em grupos, com o intuito de baratear-mos a viagem, o que acham?. Eu por exemplo ainda n찾o fiz a minha inscri챌찾o. Estou em S찾o Caetano do Sul-SP e quero saber se algum colega pr처ximo a minha regi찾o j찼 se inscreveu.   Aguardo resposta.   Independente da região informem seus nomes, vamos agitar, vamos nos mexer...   José Luís   

    ResponderExcluir
  9. Ta certo J . . . Poderiamos ou iniciar uma nova discussao ou quando responder a uma mensagem que julgarmos ser diferente assunto, criarmos o novo topico, repetindo a questao e repondendo em seguida. Assim fica mais facil para seguirmos uma ideia e depois pesquisar nosso forum. Heron

    ResponderExcluir
  10. Oi, Jos챕 Lu챠s.

    Eu j찼 fiz o dep처sito, s처 falta mandar a c처pia do comprovante pra eles.

    Para a sua informa챌찾o, o Ivan e o Zito s찾o de Mau찼; o Lacerda 챕 de S찾o Bernardo do Campo. Na cidade de S찾o Paulo tem eu, o Paul찾o, o Douglas Stasionisas, o Fernand Hurel, o Tonh찾o Turbo, o Olavo, o Z챕 Serralheiro e o Marcos Turbina. Se tem mais algu챕m, me perdoe mas n찾o lembro.

    O problema 챕 que pelas informa챌천es que nos foram passadas o evento come챌a cedo, fica dif챠cil juntar as pessoas e ainda chegar a tempo do in챠cio.

    Um abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  11. Jucie Nao seria uma boa oportunidade para conhecer a cidade onde sera realizado o evento? Passar a noite por la e ja estar no local na hora aprazada! Se o frio ja passou, madrugar tambem nao e' tao ruim, marcando encontro em um local para um early breakfast e seguindo em caravana. Espero que seja uma reuniao elucidadativa e que aponte caminhos para motores mais eficientes. abraco Heron

    ResponderExcluir
  12. Heron, sua sugest찾o 챕 interessante, mas eu te adianto que se a gente combinar um caf챕 da manh찾 ter챠amos que marcar l찼 pras 5 da madrugada, porque quando se junta um bando de girutas pra papear, o assunto "d찼 conversa pra mais de metro", voc챗 sabe. 8^)

    O importante mesmo 챕 o comparecimento. N찾o vamos deixar a inscri챌찾o para a 첬ltima hora. Basta fazer o dep처sito e enviar uma c처pia do comprovante pra eles via fax ou e-mail. Mam찾o com a챌첬car. N찾o podia ser mais f찼cil.

    Se der pra combinar de ir junto, melhor ainda. Durante a semana a gente acerta alguma coisa.

    Grande abra챌o a todos.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  13. Tenho certeza disto Jucie . . .a gente fala e fala e o assunto nunca esgota. e' sempre fascinante. Ja podem ir colocando as sugestoes de encontro e comboio, bem como a data, local e horario pro pessoal ir programando. abraco Heron

    ResponderExcluir
  14. Caros Colegas   Ontem conversei com o Eng. Eugenio , que está coordenando o evento  "Motorização para Aviação Experimental " que será realizado no CTA no dia 04/09/04 a partir das 8:30h da manhã .   Embora as inscrições fossem até dia 31/08 , para aqueles que não tiveram tempo ou não puderam fazer a inscrição por outra razão qualquer ,será possivel faze-la  no dia 04/09/04  logo cedo na Secretaria  do ABCAer , com o Thiago.   Como vocês devem estar sabendo , antes do início dos debates  haverá um café da manhã para os participantes e como os organizadores estão abrindo  excessão para inscrição no dia , ajudaria muito  se aqueles da nossa comunidade , tanto os que já se inscreveram antecipadamente quanto aqueles que pretendem fazer a inscrição no dia dessem os nomes aqui nessa discussão . Sabendo o numero de participantes facilita organizar o cafe da manha de forma a servir a todos sem risco de faltar  .   O Eng. Eugenio tem acesso ao nosso site mas  também eu fiquei incumbido de tentar informar a êle o numero de pessoas da nossa comunidade que deverá comparecer. Mas isso certamente depende de vocês , participantes , se manifestarem senão não tem como adivinhar. Se quiserem podem também enviar um e-mail para granae55@hotmail.com e confirmar a participa챌찾o que eu repasso para o Eng. Eugenio.Para ele 챕 importante saber quantos ir찾o pelas raz천es explicadas acima.   Esse evento promete ser muito interessante e eu vou participar .   Sds   Ernani        

    ResponderExcluir
  15. Ol찼 Ernani e amigos;
    Gostaria de informar que irei ao encontro no CTA s찼bado dia 04/09,eu tinha viagem marcada mas por motivos alheios n찾o irei mais e portanto fa챌o quest찾o de comparecer.
    Aos que quiserem ir comigo favor entrar em contato no fone 3326-3347 ou 9244-4545,na minha caminhonete cabem 6 pessoas com folga,챕 uma maneira de reduzir gastos.Podemos marcar uma esta챌찾o de metro onde pegarei o pessoal e depois deixo na mesma esta챌찾o.
    Farei o pagamento no dia e pretendo chegar l찼 as 8:00.
    Vejo vcs l찼.
    Grande abra챌o.
    Turbina......


    MSN Messenger: converse com os seus amigos online. Instale gr찼tis. Clique aqui.

    ResponderExcluir
  16. Oi, turma. Deixa eu contar alguma coisa sobre o encontro.

    Fomos juntos eu, o Turbina, o Paulão e o oficial Francisco Domingues. É isso mesmo, o nosso querido "Chico Biela" é nada menos que Tenente Coronel da Força Aérea Brasileira! Grande cara, explicou pra gente um montão, no trajeto e também na hora do almoço. Vocês não fazem idéia do conhecimento sobre motores que o sujeito tem.

    Eu fui surpreendido de v찼rias maneiras. Tamb챕m estavam presentes outras personalidades do mundo da giroavia챌찾o.
    O Professor Jos챕 Carlos Laurindo 챕 especialista em motores na Universidade do Paran찼, e sua apresenta챌찾o foi das mais interessantes. Seu filho estava junto (pelo que entendi 챕 ele quem escreve aqui no f처rum) e veio logo me cumprimentar, um rapaz muito simp찼tico.

    O Dito, de Campinas, (outra figura챌a) ficou o tempo todo ao nosso lado, comentando os pontos mais interessantes e pol챗micos do debate. Estou devendo uma visita l찼 pra ele.

    Logo que terminou o encontro, o Jason Santana, da ABUL, veio me contar que j찼 teve 3 giros. "A melhor m찼quina em que eu j찼 voei". E olha que ele tem um avi찾o homologado, hein! Uma pessoa muito agrad찼vel, n찾o foi embora sem antes bater um papo com o Turbina e o Ernani, pois acredita que seja fundamental a participa챌찾o da nossa comunidade.

    Chegamos no in챠cio do dia e fomos embora j찼 de noite. Foi um encontro inesquec챠vel. Como eu j찼 havia dito, quem n찾o pode comparecer perdeu uma 처tima oportunidade de travar novos conhecimentos e se inteirar do que anda acontecendo neste nosso Brasils찾o afora, fora o conhecimento t챕cnico que foi despejado generosamente sobre os participantes.

    Mesmo assim, eu achei melhor dar uma colher-de-ch찼 pra quem n찾o foi:

    http://www.jucie.com.br/debate

    Espero que seja 첬til. 8^)

    Um abra챌찾o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  17. Grande Juci챗: Obrigado mais uma vez pela participa챌찾o e o relato! Estes relatos sao importantes para aqueles iniciantes e recem-chegados ao nosso Forum, cria aquela atmosfera de camaradagem e da vontade de participar. So precisamos que o restante do pessoal tambem participe e cresca a difusao de conhecimentos. Grande Abra챌o e obrigado a todos que foram. Heron

    ResponderExcluir
  18. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  19. Parab챕ns Juci챗, eu acompanho o grupo da abgiro faz alguns meses e esse evento realmente era interessante, mas n찾o pode comparecer. Como voc챗 disse o som est찼 meio coplicado, mas relaxando um pouco d찼 pra entender, valeu a iniciativa.

    ResponderExcluir
  20. Grande Juci챗: Agradecemos a todos voc챗s pelas participa챌천es no encontro do CTA,presen챌as que enriqueceram em muito o nosso evento. Desde o início do "debate"no site da ABUL, fiz questão de vir aqui neste espaço e convidá-los a participar pois acredito piamente que vocês são peças importantes no contexto uma vez que  tambem estão em busca de uma relação peso/potencia de motores,adequada  para movimentar nossas máquinas com segurança e viabilidade(preço acessivel).  Naquela ocasi찾o(in챠cio dos debates) recebemos sua simp찼tica colabora챌찾o e mais satisfeito ainda fiquei de poder conhece-lo pessoalmente e tambem aos demais companheiros participantes que lhe acompanhavam. Tive o primeiro contato com giros nos idos de 1970 quando era instrutor de vôo no Aeroclube da Praia Grande.Como Ã© inevitável fiquei fascinado pela maquinhinha mas sómente em 1982 pude adquirir a primeira(do Montalva).Depois de um certo tempo as vendi mas ainda não me sairam da cabeça...quem sabe a qualquer momento... (por pouco não comprei uma há uns tres meses atrás). Sou um coruja deste espa챌o. Grande abra챌o e grato mais uma vez. Jason   

    ResponderExcluir
  21. Jason, o prazer foi todo nosso. Muito obrigado pelo convite. Ficamos honrados em saber que voc챗 acompanha nossas discuss천es.

    Um forte abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  22. Jason: Caso a giroavia챌ao resolva seu problema de "casa de for챌a", todos os outros segmentos irao agradecer imensamente, pois, um motor que toca um giro bem, sera uma grande aquisi챌ao para os outros modelos. Heron

    ResponderExcluir
  23. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.