Cheguei um pouquinho mais cedo e pude reparar na boa infra-estrutura do lugar. Lanchonete, 찼rea de conviv챗ncia, bombas, tudo separadinho, limpinho. S처 pela quantidade de funcion찼rios do aeroclube voc챗 j찼 percebe o n챠vel de cuidado.
Como não podia deixar de ser, o Ernani me explicou um monte de coisas, o que é apenas uma pequena parte do que ele já aprendeu em todos estes anos. Infelizmente minha memória não é suficiente pra guardar todas as dicas, todas as siglas e todas as explicações. Não sei se é por ser ele engenheiro, mas uma coisa que eu reparei é que ele não é adepto do "achismo", tão comum no nosso meio. Ele sabe "o porquê" das coisas. Prova disso é o sistema de injeção eletrônica no seu motor. Dos que eu já vi, este com certeza é o mais sofisticado. Pra início de conversa, é um sistema programável pelo próprio usuário; você instrui o chip qual a maneira que ele deve se comportar em determinadas condições, de acordo com a leitura dos seus diversos sensores. Deste modo, você pode ir aprimorando o funcionamento do conjunto e tornando-o mais inteligente, de acordo com suas preferências. Logo na partida do motor, já dá pra notar a diferença; não existe aquela "briga" na alavanca de potência, pra não deixar o motor morrer e nem girar demais antes da hora. É tudo automático, o computador se vira sozinho.
Outro dispositivo muito legal é um pequeno console montado próximo ao banco onde o piloto pode acompanhar em tempo real tudo o que acontece no motor, cada detalhe, como o grau de abertura do bico injetor, por exemplo. É o maior barato!
O Ernani comentou comigo que acha prudente que os propriet찼rios verifiquem o tubo mais baixo do giro (aquele que separa as duas rodas principais), porque 챕 uma regi찾o onde pode entrar 찼gua. Mesmo sendo a estrutura do giro selada com solda, naquele ponto vai um parafuso, que 챕 o eixo da roda, e por isso ali n찾o 챕 selado; a 찼gua pode entrar e acumular. Da챠 a necessidade de verificar e passar 처leo por dentro para evitar corros찾o.
Outra coisa que eu ainda n찾o tinha visto era uma "trim spring" com ajuste t찾o f찼cil (aquela mola que puxa a cabe챌a do rotor para tr찼s). Mesmo durante o v척o o piloto pode alterar a tens찾o da mola girando um bot찾o que fica do lado do banco, de modo a tornar a pilotagem mais suave e confort찼vel.
N찾o pretendo explicar porque o nosso amigo prefere usar uma bateria de jet-ski e nem vou descrever cada um dos componentes do painel, sen찾o isso vira um livro. Basta dizer que v찼rios destes instrumentos s찾o projeto do pr처prio Ernani, que durante muito tempo trabalhou como respons찼vel pela automa챌찾o da linha de produ챌찾o de uma grande ind첬stria qu챠mica. Hoje est찼 aposentado e se diverte aperfei챌oando estes avi척nicos e bolando outros novos. At챕 o tubo de pitot dele 챕 diferente!
Tirei algumas fotos enquanto ele fazia a sua checagem cuidadosa antes do vôo. Depois, quando ele estava pousando, eu cometi o atrevimento de chegar do ladinho da pista pra tirar as últimas fotos. Dali a pouco vem um guarda me passar um pito por ter chegado tão próximo da pista de táxi. Antes de eu ir embora o Ernani contou que é por estas e outras que não tem muito giro nestes aeroportos mais controlados, porque muito piloto não tem o cuidado necessário para seguir à risca as normas, preferindo operar em aeroclubes onde a supervisão não é tão rigorosa.
Obrigado pela recep챌찾o, Ernani. Grande abra챌o.
O JuciÊ
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Grande Juci챗 , com os olhos no futuro! Obrigado por mais uma reportagem de giro atividade. Parabens ao Ernani, a maquina dele 챕 bem arrumadinha! NOtei o efeito na foto com a helice girando, nunca tinha visto em outras fotos. Feliz dia dos Pais pros dois. Heron
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