segunda-feira, 16 de agosto de 2004

Atibaia, 15 de agosto de 2004.

Cheguei por volta do meio-dia e encontrei o Olavo instalando seu novo pr챕 a card찾. Ele mesmo que fez. Pra quem n찾o sabe, foi tamb챕m ele pr처prio que reconstruiu seu giro, s처 reaproveitando a parte de baixo, a estrutura horizontal em treli챌a. Tamb챕m, pudera: trabalha com mec창nica e funilaria desde os 14 anos.

Ele n찾o 챕 de falar muito, mas j찼 percebi que 챕 sempre muito atento e prestativo. Fez v찼rios v척os no seu mono. O pr챕 foi aprovado. "Ficou bom, era tudo o que eu esperava de um pr챕", disse ele.

Comentou comigo que às vezes as pessoas têm visões pessimistas demais com relação ao trabalho que dá pra manter um giro voando bem. Muitas vezes o que falta é só atitude pessoal, como ele me mostrou na prática: antes do último vôo, notamos que o motor se recusava a pegar. Tirando o filtro de ar, percebeu que o carburador estava pingando, ou seja, afogava o motor em vez de borrifar a mistura correta. Nosso colega não teve dúvida: abriu o carburador na mesma hora, desmontou tudo, limpou peça por peça e remontou. Em 20 minutos estava voando de novo. Se fosse outro cara, em vez de verificar o problema alí na hora, poderia coçar a cabeça e voltar pra casa desgostoso. Obrigado pela lição, Olavo, entendi. Muitas vezes é só questão de atitude.

O Tonh찾o voou ontem, mas passou parte do tempo ajudando a consertar um Exec, vindo de Bras챠lia, que estava aqui em S찾o Paulo para reparos. O problema 챕 que "o mec창nico de helic처pteros" que pegou o servi챌o n찾o sabia como alinhar as p찼s e nem como ajustar o motor. Como o Tonh찾o e o Olavo j찼 desmontaram o helic처ptero do Tonh찾o todinho e montaram novamente, eles conhecem de fio a pavio o Exec. Em quest찾o de uma hora estava tudo funcionando e alinhado.

Quando eu pensei que meu dia j찼 tinha terminado, o "Seu" S챕rgio, como 챕 carinhosamente chamado l찼 em Atibaia, perguntou se eu queria voltar com ele voando para S찾o Paulo, em um dos seus avi천es, um quatro lugares da Embraer. O Olavo j찼 tinha at챕 combinado de me dar uma carona de carro, mas disse pra mim "n찾o esquenta, n찾o. Vai voando. Se estivesse no seu lugar eu faria o mesmo."

O Seu Sérgio fez questão que eu fosse sentado no banco da frente, à sua direita. Depois de decolar e se certificar que estava tudo ok com o funcionamento dos instrumentos e a atitude da aeronave, me passou o comando. O manche é extremante sensível, exigindo muita delicadeza nos movimentos. Lá encima o avião balança mais que o giro, mas nada do outro mundo. Sob orientações e olhares atentos, pude conduzir a aeronave tranqüilamente, até alinhar com a pista, em Marte, quando sugeri ao comandante que ele assumisse. Piloto experiente, pousou com a graça que lhe é típica. Muito obrigado pela gentileza, Seu Sérgio, a experiência de pilotar um avião foi muito interessante.

Grande abra챌o pra voc챗s, turma.

O JuciÊ
Attachment: olavo2.jpg

8 comentários:

  1. Ô Juciê, avisa meu; quando for mensagem de babar de inveja pra gente pegar um guardanapo! :D Que legal . . . um otimo domingo nao? Sao Paulo la do alto é incrivel!! Heron (nao sei se o pior 챕 a saudade ou a pasmaceira aki)  

    ResponderExcluir
  2. Ola Jucie ! Domingo 15/08/04 fui até Registro (como é longe !. .) o aeroporto esta interditado pelo IBAMA e não foi concluido, mas a pista está pronta....É uma maravilha 1500m por mais de 100m de largura com um asfalto impecav챕l, fica a cerca de 500m da estrada e tem uma fimilia morando l찼. Tinha um avi찾o de pulveriza챌찾o, um ultraleve e 2 giro angarado, nenhum movimento a n찾o ser algumas pessoas andando de moto e aprendendo a dirigir na pista. Para não perder a viagem pedi para o dono do ultraleve fazer um voo panoramico comigo ele topou, ia cobrar somente R$ 200,0 para o combustivel , mas no fim dispensou o pagamento, ele foi muito legal. Quando o ultraleve decolou ele me entregou o manche, e pela primeira vez eu pilotei uma aeronave (ou cheguei proximo disso) voamos um cerca ce 30 minutos. A sensa챌찾o foi muito estranha tive a impress찾o clara de que, quem manda no ultraleve 챕 o vento e voce tem que fazer corre챌천es o tempo todo Já fui pasageiro de Trake, Ultraleve e Giro.  Continuo convicto. Quero pilotar e ter meu próprio Giro Abra챌os , me liga ou mande Email. Vamos estreitar estes la챌os, ja que somos vizinhos Lacerda

    ResponderExcluir
  3. Oi, Lacerda.

    Acho muito legal quando outros compartilham seus passeios, como voc챗 fez, contando aqui como foi seu fim-de-semana.

    Quanto a estreitar os la챌os, 챕 uma proposta excelente. T척 te ligando daqui a pouco.

    A quem possa interessar, meu telefone 챕 o (0xx11) 5034-3473, anote a챠, e resido na zona sul da cidade de S찾o Paulo, no bairro do Jabaquara. Querendo conversar sobre giros, trocar id챕ias, perguntar, n찾o pense duas vezes, seja cara-de-pau, telefone quando quiser. Se eu n찾o estiver, por favor deixe seu nome e telefone que eu retorno. Para mim 챕 sempre um prazer conversar sobre giros e fazer novos amigos.

    Foi exatamente deste modo que tive o prazer de conhecer o meu amigo Fernand Hurel, grande cara.

    Hoje mesmo vou tomar um café com o Paulo Marques (o PaulãoCRC), porque nossos papos por telefone já não estão sendo suficientes pra dar vazão a tantas idéias. Vai ter que ser ao vivo e à cores. 8^)

    Abra챌찾o pra voc챗s.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  4. JuciÊ, estarei em S찾o Paulo nesta quinta e sexta feira visitando a CONDEX no Parque Anhembi e gostaria de saber se tem algum Giro baseado no Campo de Marte? Otavio

    ResponderExcluir
  5. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Ot찼vio.

    Entendo que pra você ficaria fácil visitar o campo de Marte (pra quem está no Anhembi bastaria atravessar a rua), mas não tem nenhum giro operando lá. É uma pena, né? O mais próximo fica a cerca de uns 70 km, em Atibaia. <8^(

    Por lei, aeronaves experimentais n찾o podem sobrevoar 찼reas densamente habitadas. A cidade de S찾o Paulo 챕 um imenso formigueiro humano, cheia de redes de alta tens찾o, ruas estreitas e poucas 찼reas livres (segundo um amigo curitibano, "a cidade de S찾o Paulo n찾o 챕 lugar pra gente morar").

    Em ocasi천es especiais, como na semana da Asa, os 처rg찾os competentes relaxam as regras e concedem autoriza챌천es especiais mediante solicita챌찾o pr챕via, para que aeronaves de diversos tipos possam participar dos eventos, mas isso constitui exce챌찾o.

    Grande abra챌o pra voc챗, Ot찼vio.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  7. Jucie, obrigado pelas informa챌천es e n찾o faltara outras oportunidades. Afinal para quem vai de Cuiab찼 a S찾o Paulo, Atibaia 챕 logo ai, depois da curva. Otavio

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.