Juci챗, Lacerda, Heron e giro-galera:
Abri esta discussão face aos comentários sobre aços 1020 e 4130. A substituição ou o projeto de uma peça deve sempre ser embasado por boa engenharia e não ficar limitado ao "acho que dá". Os esforços atuantes na peça, o momento de inércia e o módulo de resistência da seção, as caracterÃsticas mecânicas do material a ser empregado, dentre outros, são itens que devem ser obrigatoriamente considerados, especialmente no caso de aeronaves onde o acostamento está bem abaixo!!. O aço SAE 1020 pode ser utilizado sempre que os cálculos assim o permitir. Lembrem-se que as células dos Paulistinhas, alguns voando até hoje após quase 50 anos, eram feitas com este material. Da mesma forma, nem sempre o mais duro é a melhor opção, visto que, em muitos casos, a deformação da peça em seu estágio final é preferÃvel a uma ruptura brusca. Cautela e bom senso não fazem mal a ninguém.
Abra챌os
Fernando
ResponderExcluirMSN Hotmail, o maior webmail do Brasil. Fa챌a o seu agora.
Fernando: Obrigado pela dica. Eu tambem acho que uma estrutura deformante 'e melhor do que uma rigida, ajuda nos impactos. Prefiro as parafusadas com embuchamento de seguranca, aluminio com aerofolio para diminuir o arrasto. Aco e' sempre necessario aqui e ali. abraco Heron
ResponderExcluirPesquisei alguma coisa sobre tubos 4130 . Nas revendas de a챌os ainda n찾o se encontra este material. Hoje s찾o fornecidos sob encomenda para poucas empresas, fabricantes de quadros de bicicletas, e outras aplica챌천es. Para uso em estruturas de giros a quantidade ainda e muito pequena, ser찼 muita sorte encontrar nas bitolas apropriadas alguem que se disponha a dividir suas compras. Mas, tecnicamente o tubo sem costura 4130 é um material muito superior ao tubo com costura de1020 em todos os sentidos.
ResponderExcluirLacerda: Um dos trabalhos que tenho feito com vistas a producao dos Butterflys no Brasil e' verificar aquilo que pode fazer parte de um intercambio. Uma vez que teremos envios periodicos entre USA-Brasil, podemos nos tornar representantes daquilo que um dos paises nao tiver, ou tivermos melhores precos. Ex: Radios Icon, eles nao tem representante ai, e poderemos fazer isto. Os instrumentos usados ai, caso domesticos, terao um preco muito competitivo neste mercado. Gracas a Deus eliminamos as instabushings, encontrar aqueles tubos de inox estava sendo um pesadolo e o custo impraticavel. Uma das vantagens de ter bases operacionais nos dois paises e' que se pode preparar medidas de materiais nao encontrados em distribuidores, por ex. cortar tubos de aluminio na medida exata para os diversos planos de construcao de giros. O quanto mais servico conseguirmos para as oficinas serralheiras, mais barato sera o custo desta mao de obra. Aqui e' facil achar o 4130 e te-los ja cortados adiantaria muito o trabalho de quem precisa. Um exemplo mais claro sao os tanques, aqui custam 250 dolares, enquanto ai podem ser fabricados na faixa de 50, caso possamos vende-los na faixa de 150 com frete incluido, ja seria uma competicao grande. O mesmo vale para as helices e futuramente as pas de rotor, especialmente se pudermos extruda-las, eliminando muita mao de obra. E' um mercado muito interessante, um trabalho agradavel e a parte de demonstracao e marketing muito emocionante. abraco Heron
ResponderExcluirNo meu caso particular, projetei e estou construindo um giro com aço SAC 41 da Usiminas. A tensão de ruptura do aço SAC 41 (350 MPa a 400MPa) é aproximadamente metade da tensão de ruptura do aço 4130. Mas tenho a garantia de que esse aço tem propriedades mecânicas homogêneas ao longo de toda peça, pois é um aço estrutural. Além do mais é um aço bastante dúctil. Para o cálculo estrutural, utilizei além de cálculos analÃticos, o programa Ansys que utiliza o método de elementos finitos para o dimensionamento de estruturas. Eu acho que o material a ser utilizado deve ter um mÃnimo de controle na produção (propriedades mecânicas homogêneas ao longo da peça) . Outro fator importante é o dimensionamento da estrutura de acordo com as propriedades mecânicas do material utilizado. à claro que eu poderia ter dimensionado uma estrutura em duralumÃnio 6061 ou 2024 da AltoalumÃnio por exemplo, e com certeza a estrutura teria ficado muito mais leve mas o preço teria ficado muito mais pesado!!! A verdadeira engenharia é um balanço entre custo e benefÃcio, dependendo muito do quanto o cliente quer gastar. O duralumÃnio é cerca de três vezes mais leve que o aço e, por exemplo, no caso da liga 2024, tem praticamente a mesma tensão de ruptura que o aço SAC 41. Com relação ao aço 1020, para sua utilização é importante saber a procedência desse aço (o controle de qualidade no processo de fabricação). Outros aços bons e baratos para se utilizar são os aços estruturais ASTM da Açominas, mas esse aço não é resistente à corrosão como o SAC. Um abraço a todos, Ricardo Alvarenga
ResponderExcluirRicardo, obrigado pelas informa챌천es. Sucesso a챠 no seu projeto.
ResponderExcluirKinha (macacoloco6), n찾o pude ler o conte첬do da sua mensagem. Acho que aconteceu algum problema. Por favor verifique qual foi o problema e envie novamente (caso n찾o tenha sido apenas um teste).
[]s
O JuciÊ
rca aerodinamica Oi amigo, qual o tipo de giro que está construindo que você mesmo projetou você tem possibilidade de fazer projeto de um AC4 para mim , por favor entre em contato comigo mov.lac@ig.com.br abra챌o Ezequias
ResponderExcluir