A esposa havia sa챠do e ele estava sozinho em casa. Nos recebeu com a simpatia que 챕 sua marca registrada. Ficamos umas 3 horas conversando na sua oficina, falando sobre a parte t챕cnica e tamb챕m sobre as diversas pessoas do mundo do giro. Bateu uma saudade desse povo que voc챗 n찾o faz id챕ia. O Toninho Maluco, o Z챕 Preto, e tantos outros.
Vi duas das criações do Dito. Eu nunca tinha visto ao vivo e à cores um biplace cabinado, lado a lado. É todo bem acabadinho, forrado por dentro. Não tem nada pendurado, até a suspensão da bequilha fica pro lado de dentro da cabine. Um chuchuzinho.
Tem uma outra máquina, um tandem aberto. Ele não gostou quando eu falei que parecia um AC-4. Insistiu que era uma máquina totalmente diferente. Um leigo não saberia distinguir, à primeira vista.
Imagine que voc챗 챕 um cara com mais de 20 anos de estrada e que quer fazer um "Super AC-4", biplace. N찾o se contente com o pouco espa챌o (pra pilotos maiores, como eu) e fa챌a a estrutura mais comprida e mais alta. Fa챌a a torre dobr찼vel, de modo a poder guardar o giro na garagem de casa. Abaixe mais o p찼ra-brisa, melhorando tanto a vis찾o do piloto, quanto a aerodin창mica. Falta motor pra tudo isso? Ent찾o meta um Lycoming 115 atr찼s. Isso sem falar numa mir챠ade de detalhes, como por exemplo a alavanca de freio, que s처 desarma com a interven챌찾o do piloto, pois possui uma trava. Ou ent찾o o acionamento do motor, que s처 챕 poss챠vel com o freio acionado, evitando acidentes. Um reed-switch verifica automaticamente a posi챌찾o da alavanca de freio.
Nosso amigo passou um bom tempo me provando com o paqu챠metro as medidas do bloco original do VW a ar, pra que eu visse que tudo tem um limite, e que as pessoas t챗m que ter cuidado com certas afirma챌천es, como algumas que n처s ouvimos no encontro sobre motoriza챌찾o.
O Dito é bem categórico em algumas afirmações. Respeito suas opiniões, mas não posso concordar com tudo o que ele diz, porque algumas delas não se coadunam com as de outras pessoas semelhantemente respeitáveis e conhecedoras do assunto, tão experientes quanto ele. Nestes bate-papos, no entanto, não vale a pena bater de frente. Seria arrogância e falta de educação. Muito pelo contrário, na medida do possível me mantive caladinho e deixei meu anfitrião à vontade, me ensinando. Não me arrependi. Ouvi boas estórias e aprendi coisas interessantes.
Infelizmente as fotos n찾o ficaram boas. Por outro lado, levei meu gravadorzinho, que gravou cerca de 50 minutos das 3 horas que ficamos conversando.
Algu챕m se interessa? Querem que eu coloque aqui?
Grande abra챌o.
O JuciÊ