terça-feira, 27 de abril de 2004

GASOLINA COMUM OU NÃO

GASOLINA COMUM OU NÃO: Caros Companheiros! A Mat챕ria que vou escrever a voc챗s ser찼 literalmente a transcri챌찾o de uma informa챌찾o recebida da Petrobr찼s.

Os combustíveis são normalmente identificados por dois tipos de octanagem que são  o MON e o RON.

A octanagem MON (Motor Octane Namber)traduz a situa챌찾o de uso do motor em altas rota챌천es.

A octanagem RON (Research Octane Number)traduz a situa챌찾o de uso em baixas rota챌천es.

Na maioria dos Países é reportado somente o RON (é o caso da América Latina exceto o Brasil) o qual dá um valor numericamente maior que o MON (até 10 pontos mais). O Brasil é um dos poucos Países que especifica somente o MON.  A situação mais correta, e que é feita pelos EUA e outros Países mais evoluídos, é especificar a média entre o RON e MON.
Esse n첬mero 챕 conhecido como AKI (AntiKnock Index)e 챕 o que encontramos nos manuais de carros importados. Portanto quando escutarmos um valor de octanagem 챕 necess찼rio saber se 챕 RON, MON ou AKI.

Octanagem 챕 um par창metro de qualidade do combust챠vel que d찼 uma indica챌찾o de quanto eficiente poder찼 ser o motor que for projetado para esse combust챠vel. Isso que dizer que o motor feito para uma octanagem alta ser찼 mais potente e econ척mico que um outro (de mesma cilindrada) feito para uma octanagem mais baixa. Se um motor projetado para usar um combust챠vel de octanagem mais alta , vier a receber um combust챠vel de
octanagem mais baixa, ele ir찼 funcionar mal, podendo at챕 quebrar se for utilizado em situa챌천es de competi챌찾o. Do contr찼rio, se um motor que foi projetado para usar um combust챠vel de octanagem mais baixa vier a receber um combust챠vel de octanagem alta, nada ir찼 ocorrer em termos de melhoria de desempenho; por n찾o ter sido projetado para tal n찾o conseguir찼 tirar proveito do combust챠vel melhor. Portanto o ideal 챕 que o motor receba o combust챠vel para o qual foi feito. A falta de octanagem em um combust챠vel pode provocar um barulho conhecido como detona챌찾o (na g챠ria batida de pino, grilar, etc).

Detonação é uma reação química  instantânea de uma porção final de combustível com o oxigênio do ar. No momento em que salta a faísca na vela, começa uma frente de chama que vai percorrendo a câmara de combust찾o. Decorrente desse fato, a press찾o vai aumentando e, em consequ챗ncia, a temperatura. Pode ocorrer que o combust챠vel, que ainda n찾o foi atingido pela frente de chama, n찾o resista a temperatura gerada e entre em o que se pode chamar de “combustão instantânea”. O resultado é que aparece um aumento extremamente brusco de pressão. Sem que o pistão seja empurrado (é como se ele levasse uma pancada), gerando um barulho semelhante a uma “batida de pino”.

DITEP /  REFAP /    PETROBRÁS.

 
sds
RDomingos1

4 comentários:

  1. A gasolina de posto, a comum, pode ser usada por motores refrigerados a 찼gua com taxa de at챕 9,5:1 sem sustos com detona챌찾o. Para o motor VW ar, at챕 9:1. Esse valor uso no meu gol a ar e n찾o detona. J찼 usei 9,5:1 num motor 1600 de minha BMV, s처 que com prepara챌찾o leve nos cabe챌otes, tamb챕m sem problemas de detona챌찾o (isso puxando um trailer de 1150 kg no litoral de S찾o Paulo). Se preferirem, as gasolinas premium e podium são melhores em termos de detonação e foram criadas devido à invasão dos carros importados e que as montadoras nacionais estão aproveitando para produzirem motores mais eficientes. E mais baratas que a AvGas! Essa acaba com os cilindros dos motores adaptados e sem nitreta챌찾o dos cilindros.              Chico Biela.

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  2. GASOLINA E MISTURA, AVGÁS E AUTOGÁS: O aumento da octanagem  n찾o significa o aumento da pot챗ncia do combust챠vel. O aumento da octanagem significa a diminui챌찾o do poder de explos찾o. A Avg찼s tem uma queima mais lenta que a Autog찼s. Fa챌a um experi챗ncia: prepare dois frascos iguais com gasolinas diferentes  Autog찼s e Avg찼s. Depois fa챌a dois trilhos do mesmo tamanho e maior que cinco metros. No final junte as duas e coloque fogo e ver찼 qual inflama e queima primeiro. Portanto quando se utiliza um combust챠vel com octanagem maior que a ideal para o motor, perde-se pot챗ncia pois a queima se d찼 mais lentamente e aumenta o tempo de fogo na c창mara de explos찾o aumentando o calor; podendo at챕 queimar as v찼lvulas de escapamento. J찼 quando se utiliza um combust챠vel com octanagem menor que a recomendada para a taxa de compress찾o a explos찾o se d찼 muito rapidamente gerando no motor um tempo bem menor que o recomendado fazendo com que aconte챌a uma batida de saia do pist찾o no cilindro conhecida como batida de pino. Podendo vir a quebrar pe챌as importantes. O aumento da temperatura se d찼 por termos uma queima mais longa sem girar motor. A mudan챌a de octanagem n찾o altera a mistura j찼 que a mistura est찼 diretamente ligada ao volume de combust챠vel e de ar. Quando se contamina um combust챠vel com um produto que n찾o carbura, p척r exemplo diesel, a mistura vai empobrecer porque o diesel conta como volume mas n찾o queima igual a gasolina. Aquele comercial que diz, (O prazer de dirigir em alta octanagem.) n찾o tem prazer nenhum principalmente se o seu motor n찾o foi constru챠do para queima-la.   SDS RDomingos1

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  3. bom dia!! eu nao sou tao velho...mas posso dizer que sou do tempo das Mobylettes (p/ quem nao lembra ou nunca viu, 챕 mais que uma bike e menos que uma moto,hehe), e eu peguei a frebre dos rachas, e na 챕poca o pessoal ia no aeroclube buscar a tal gasolina azul de avi찾o...., bolinhas de nafitalina, querosene,etc.....resumindo..se melhora ou nao, se tem mais ou menos octanagem, isso tudo 챕 passado!!!!! o bom mesmo 챕 o alcool...heheh brasileir챠ssimooo!!!!! e s처 tem um tipo, nao d찼 p/ quebrar a cabe챌a!!

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  4. É isso ai tedmaumau, falou pouco, mais falou bonito. Abra챌os aos amigos... Plinio.

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