quarta-feira, 21 de abril de 2004

CARENAGEM FECHADA (CABINE) NO AC-4

 AOS MESTRES DOS GIROS.
 
            QUAIS AS VANTAGENS OU DESVANTAGENS DE SE COLOCOLAR UMA CABINE (CARENEGEM FECHADA) NUM AC-4?
ALGUEM JÁ TENTOU?  AUMENTA OU DIMINUI O ARRASTO? AUMENTA MUITO O PESO (SENDO DE FIBRA)?
MUDA O CG? HÁ RISCO NESSE TIPO DE MUDANÇA?
 
 
 AGRADEÇO AS RESPOSTAS.
 
                               PEPELEGALE (ALVARO)

19 comentários:

  1. Pepelegale: SE voce comer dois Big Macs ja altera alguma coisa, meio exagerado mas verdade. Desvantagens da cabina: esquenta um pouco, limita a visao. Vantagens da cabina: maior velocidade final, pode voar com frio, mais conforto no voo, sem aquela bate챌ao do vento. Evidentemente tem que projetar a cabina de acordo com o giro senao vai ter problemas serios, o AC4 ja voa no limite de peso, precisa motor e realinhar o CG e muda isto e aquilo , nao é mole nao . . . Mas vale a pena tentar. Heron (nao que eu seja Mestre)

    ResponderExcluir
  2.  VALEU HERON, COMO SEMPRE CLARO ,CONCISO E PRECISO.    SDS.     PEPELEGALE (ALVARO)

    ResponderExcluir
  3. Pepelegal, o Renato Sementino da cidade de Catanduva tem um AC4, mono, motor volkswagen aspirado, cabinado como vc pensa. Ele que fez a cabine. Vi voando, voa bem. Ficou diferente pois foi adaptado. Mas ele viaja longe com este moninho cabinado. Fale com ele. Ele 챕 despachante policial em Catanduva, o fone agora n찾o tenho, mas ligue para informa챌천es e conseguir찼. Se n찾o conseguir, me fale que providenciarei o telefone para vc. Veja com ele, tire suas conclus천es e me fale suas impress천es. OK? Abraços.  MELO..

    ResponderExcluir
  4. Pessoal,   Entrei em contato nessa quarta-feira com o Renato Sementino de Catanduva/SP. O número de telefone estava na lista. Bastou um pouco de pesquisa. Conversei com ele sobre a cabine e sua experiência com giro. Disse que já fez viagens de até 300 Km, o que foi facilitado pelo conforto da cabine em seu AC4 Mono. Enfrenta o frio e até alguma chuva menos forte. Indicou-me o site onde tinha uma foto desse seu giro. Encontrei  em www.spotter.com.br . Em anexo está a foto do giro dele.  Achei interessante mas, como sempre, uma busca  isolada de aperfeiçoamento por parte de um giroaficionado.   Abra챌os,   Milton

    ResponderExcluir
  5. Muito legal esta maquina, dever ser muito boa. O pessoal aqui ja fez testes usando plastico e enrolando o giro todo pra ver como se comporta, depois decidem pela carenagem ou nao. Precisa muita cauda quando cabinado e as vezes tem que mudar o leme todo. Melo: qual a marca? (do scotch seu Man챕!) te ja Heron

    ResponderExcluir
  6. P척 Heron, estou tentando ficar quietinho aqui, olhando os papos, com vontade de manifestar-me mas estou deixando os assuntos serem abordados, acompanhando os racioc챠nios dos expositores, e vc 챰 deixa........rs....... (brincadeirinha, viu?)..... Vc atendeu bem o Robinson que lhe indiquei? Me fale diretamente no meu e-mail. OK? Estarei com ele amanh찾. Semana próxima não entrarei no site, pois estarei em Sampa fazendo um curso de especialização, estarei ocupado o dia todo e à noite provavelmente terei de revisar a matéria para testes. OK? Abra챌os ao amigo HERON e quando estiver em Bauru, abra챌o no mano e na fam챠lia toda que conheci pois estive l찼 na sua casa, sabia?. E o girabrequim forjado de a챌o, 챕 para motor 2200 cc. volkswagen, aspirado, carbura챌찾o dupla, 찼lcool. Vc pode me dizer algo? Abra챌os do amigo MELO.

    ResponderExcluir
  7. Melo: Voce sabe que me esqueci completamente? Com esta correria de feira e viagem eu passei batido, mas vou agora mesmo ali na VW saber como onde e porque . . . Vou curtir meu povo, depois de 5 anos sem dar as caras! Abraco Heron P.S. acho que seu castigo ja acabou, pode voltar a colocar mensagens, o pessoal ja foi vacinado . . .heheheheheheh Heron

    ResponderExcluir
  8. Heron, 챕 brincadeirinha minha........ at챕 parecemos crian챌as (grandes 챕 claro), tb depois de conhecer sua fam챠lia, de viajar com seu irm찾o, de conversarmos muito n처s dois, s처 podemos ter esta liberdade um com o outro, n찾o? Vc. acredito que agora são 21:35 horas da sexta feira, dia 23.04.04 e estou num cliente em SOROCABA terminando um levantamento de caixa, auxiliado pelo contador e sub contador? Daqui a pouco irei para hotel descansar, amanhã tomarei café com os Diretores para explicar o Relatório e bye bye Lets go to Campinas city..... ah.... outra coisa, tem uma americanazinha do Texas aqui em Casa, passando férias de 15 dias com meu filho, e agora a pouco falamos ao fone. Irei conhecê-la amanhã quando retornar para Campinas. Talvez eu vá passar uns dias lá no Texas na casa dela, pois o meu filho irá e quer que eu vá junto. Abra챌os. MELO.

    ResponderExcluir
  9. Melo: uma das coisas boas deste forum 챕 a leveza e camaradagem entre os participantes, mesmo em desacordo a coisa 챕 feita com humor e amizade. Uma boa voce ir ao Texas (finalmente) voce podera ir ate Bridgeport e visitar o pessoal por la. Tem algumas maquinas interessantes, o MOnarch, o Mad Max II, o Windraider modificado, um Air command center line, o Club Trainer um Air command duplo meio butterfly, e ate la o Golden Butterfly sendo testado. Esta semana estou por ai, devo ir te visitar na outra, ou a qualquer momento em edicao extraordinaria . . .ops este era o Heron Domingues, um momento de dupla personalidade do escriba aki. Preciso ajustar esta mediunidade! abraco Heron

    ResponderExcluir
  10. Vejam essas fotos que coletei na internet, 챕 de um
    giro russo chamado A-002 da empresa IRKUT , o site dele 챕 www.irkut.com . Vejam o que voc챗s acham... na
    sess찾o do A002 tem uma op챌찾o para ver o v챠deo dele, 챕 cerca de 1,60MB

     
    Segue fotos em anexo.
     
    Um forte abra챌o.
     
    Ass: Bosco.

    ResponderExcluir
  11. Acessem esse endere챌o :
     
    Galeria de fotos do giro russo
    http://irkut.com/en/gallery/photo/a002/
     
    V챠deo do giro russo
    http://irkut.com/en/gallery/video/a002/
     
    Um abra챌o
     
    Ass: Bosco

    ResponderExcluir
  12. Caros Gironautas   Melo olha este giro !!! - 챕 do jeito que vc quer....   Realmente s처 voando no giro para valer o sonho..... sonhar ainda 챕 para todos.   Valeu Bosco .... !   O video bem que poderia melhorar, assim como a do Caça SU-30MK - Show de bola ...... imaginem o  G na cabine fazendo essas manobras para lá de radicais.....     AbelhRj

    ResponderExcluir
  13. Melo: Aqui seu vira http://www.jimscustomvw.com/jimscustomvw/forcranvwrod.html vale a pena? Heron

    ResponderExcluir
  14. Heron, meu caro amigo. Obrigado pelo favor. Analisando o custo em REAIS aqui, o trabalho e a canseira que lhe darei, o peso do transporte, o custo do transporte, cheguei à conclusão que não vale a pena. É melhor deixar o americano aí onde está. Sabe porque? Por aqui aqui custa R$. 300,00 a mais e só, e é do jeito que preciso, forjado de aço. Repito = obrigado. E quando estiver aqui na terrinha - BAURU - depois de matar a saudade l찼 dos seus queridos, voc챗 tem muita conversa com a turma aqui da ABGiro. Certo? At챕 quando aqui chegar. Abra챌os. MELO.

    ResponderExcluir
  15. Meu amigo ABELHA RJ - como vai voc챗? Gostei muito de rev챗-lo em Atibaia dia 04.04.04 - na festa. Vc estava todo feliz como sempre o conheci. E a챠, cad챗 o CPD? Tire logo para voar conosco. E quanto ao meu motor ainda est찼 quebrado, consegui quebrar o girabrequim em 4 peda챌os, acredita? Pousei bem, nem riscou a carenagem, parei em 2,50 mt. acredita? O Benedito de Campinas, mediu a dist창ncia e foi ele quem me tirou l찼 do meio do mato entre as 찼rvores. Ainda estou pesquisando motor, pe챌as, pre챌os, se monto novamente o Volkswagen ou outro ou outro...... sei l찼 ainda, n찾o estou definido. O giro que comenta é cabinado, muito bonito. É do jeito que desejo. Abraços. MELO.

    ResponderExcluir
  16. Caro Melo , Gironautas e aficcionados                 É um grande prazer em rever todos - muitos os conhecia pela internet e outros pessoalmente . Tudo que é bom devemos repetir a dose . Nada comentei por motivos obvios, em não ser repetitivo e todos estão de parabéns pela cordialidade e camaradagem  que faz o nosso meio e dos giros a nossa paixão .               Em breve estarei alando com vocês . Quanto ao seu giro vamos lá , refaça a sua máquina - estive aqui a matutar com meus neurônios e acho que a saida seria instalar um bom redutor , pode ser aquele do Altair ( veja o Site do AC4 ) - motor AC1 com redu챌찾o 1,627 , n찾o estou a fazer marketing - contudo parece ser uma boa sa챠da para os nossos motores VW , que tem uma razoável potência e torque. Segundo o Renan o conjunto pesa 82KG - motor VW 1800 + redu챌찾o + alternador , n찾o se compara a um SUBARU .                  Abra챌os                            AbelhaRJ

    ResponderExcluir
  17. Uma vez cabinaram um mono em Atibaia, só que a carenagem chegava próximo à hélice.. foi criada uma "sombra" de fluxo de ar em parte da hélice e o giro não decolou. Observando-se a carenagem no giro da foto, percebe-se que a carenagem termina na mesma linha do tanque de combust챠vel, n찾o atrapalhando mais do que o normal o fluxo de ar sobre a h챕lice. Isso permite a esse giro mono ter a carenagem sem prejudicar o empuxo. Parab챕ns ao seu propriet찼rio.   Melo: O Tonh찾o Turbo quebrou um virabrequim forjado depois que fez seu motor 2100 turbo girar em torno de 3000 rpm para reduzir o ru챠do de sua h챕lice trip찼. Foram dez horas somente para o virabrequim partir-se em dois. Foram-se para o lixo 1500 d처lares, j찼 que ele tinha comprado o melhor dos melhores para seu giro. S처 acreditou no que eu lhe disse, que o virabrequim dele quebraria se abaixasse o giro, depois que tamb챕m teve a falha. Valmir e eu j찼 tivemos tr챗s motores com o mesmo problema, causado pelo aumento de pot챗ncia que fizemos em baixa rota챌찾o. Hoje ele usa um 1800 turbo e, com virabrequim original antigo (a챌o 1050), virando sempre em torno de 3400 rpm, para evitar a faixa de rota챌찾o que quebra virabrequins, entre 2800 e 3200 rpm. Existe um harm척nico vibracional nessa faixa que faz os virabrequins quebrarem e n찾o s처 no motor VW ar, mas em todos aeron찼uticos com quatro cilindros opostos (inclusive Lycoming e Continental). Para seu novo motor, use uma h챕lice que v찼 ter empuxo em torno de 3400 rpm, tipo 60x30 Rupert, para 75 cv a 3400 rpm. Chegar찼 uma h챕lice adequada ao seu motor.   Abra챌o,           Chico Biela.

    ResponderExcluir
  18.                        AGRADEÇO AO CMTE MELO E OS OUTROS COLEGAS PELAS DICAS.        SDS.                  PEPELEGALE(ALVARO)

    ResponderExcluir
  19. Melo J estou em casa, mas a viagem e o movimento nas ruas e estradas me deixaram ainda mais animado, Espero que voce esteja considerando um Subaru. Falamos logo \heron

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.