Ol찼, amigos!
Por sugest찾o do amigo Chico na discuss찾o
gostaria de colocar o assunto "Rotores" em pauta. Para tanto, elaboro algumas quest천es:
1) O que define o melhor perfil aerodin찼mico de um rotor?
2) Os conceitos de centro de gravidade e centro de press찾o aplicam-se ao rotores, n찾o?
3) Algu챕m tem algum material sobre o assunto que pudesse disponibilizar ao grupo?
4) E, finalizando, qual 챕 a opini찾o do pessoal a respeito das considera챌천es do Chico?
No geral, falamos muito sobre motoriza챌찾o. A챠 vem um carinha que manja de motores e diz que a solu챌찾o provavelmente esta no desenvolvimento dos rotores. Penso eu que 챕 uma considera챌찾o de peso e, para meu espanto, ningu챕m toca no assunto! Nem concordando, nem discordando! Fiquei curioso e gostaria muito de saber o motivo! (desculpem a curiosidade!)
Feliz dias a todos!!!
(Douglas Stasionisas-SP)
Meu caro: Rotores irao melhorar perfomance, mas motores irao permiti-la. Tem que ter potencia para poder ter resultado, voce consegue levantar o dobro daquilo que consegue empurrar ex: 200 k. de empuxo leva 400 quilos de carga numa boa. Sobrou, melhor, faltou ja da problema. Voce voa com a manete aberta o tempo todo, nao tem recuperacao e for챌a a maquina que quebra logo. Rotax e Subaru, nada melhor ate agora. Heron
ResponderExcluirObrigado, Heron, pelas suas palavras! Agora, na tentiva de entend챗-las (rs!), pergunto a ti e aos demais companheiros : 1) O motor rotax 582 fornece 65 hp. Esta pot챗ncia 챕 realmente suficiente para a aplica챌찾o em giros? Ou ele foi projetado objetivando a aplica챌찾o em asas-fixa? Um AC-4 mono, p.exemplo, voaria bem e com confiabilidade utilizando este motor? 2) A utiliza챌찾o de um motor mais potente, tipo subaru, implica necessariamente em um projeto de giro adequado a ela, certo? Com posicionamento de CG adequado e estudos de estabilidade, ok? Quero dizer, p. exemplificar, que adaptar um subaru num AC4-biplace n찾o seria grande neg처cio, seria? Dias memor찼veis e cheios de energia e entusiasmo a todos!!! Douglas.
ResponderExcluirJ찼 foi feito um giroc처ptero tipo AC-4 duplo com motor subaru 2.2 turbo 찼lcool. Chamava-se Tuf찾o. Montado pelo Valmir e Antonio (cabelos brancos) e turbo acertado pelo Antonio da Power Plus. Sua performance foi a melhor que j찼 conheci em giros desse n챠vel. Era mais pesado que um AC-4 padr찾o, porque o motor subaru 챕 mais pesado que o VW ar e ainda tinha o peso da redu챌찾o. Tinha estimados 240 hp a 6000 rpm com 1 bar de press찾o no booster, mas voava com 0,3 a 0,6 bar, dependendo da solicita챌찾o de manete. Nunca precisou mais que isso, ajuda na durabilidade. Para segurar o maior peso, cerca de 250 kg (contra 190 kg de um giro com VW ar, h챕lice direta), fora os pilotos, o rotor teve que ser alterado pelo Valmir e pelo Antonio (o de cabelos brancos, hoje vivendo na Inglaterra). O espa챌ador era maior, com um pouco mais de corda. A flutua챌찾o e capacidade de sustenta챌찾o melhorou, mas percebia-se flex찾o acentuada nas p찼s, indicando carga maior que a normal dos AC-4 padr찾o. Quanto tempo um rotor funcionaria nessas condi챌천es? N찾o se sabe... Atualmente, o Valmir est찼 desenvolvendo um rotor que suporte melhor a maior carga e mantenha a capacidade de carga do rotor que desenvolveu para o Tuf찾o. Quanto ao primeiro Tuf찾o, desapareceu com o J첬nior em Atibaia num acidente na cidade, que a maioria aqui acompanhou. Descobriu-se o limite de envelope de v척o e caracter챠sticas peculiares do v척o de giros. Um novo Tuf찾o est찼 sendo constru챠do para o Marcos Turbina, cuja estrutura j찼 est찼 na treli챌a inferior e o motor subaru na oficina. Com o novo rotor do Valmir. Algu챕m se disp천e a usar um VW ar 2.2 com redu챌찾o de 4500 para 3000 rpm na h챕lice? Nessas condi챌천es, o VW ar, gasolina, poder찼 gerar cerca de 100 cv... resolve a falta de pot챗ncia para o rotor atual conseguir voar ainda com o VW. Há ainda a opção do álcool, que pode dar os cavalinhos que faltam, pulando de 75 para 84 cv num VW ar 2.2 a 3400 rpm, para hélice direta.
ResponderExcluirUm rotax 582 de 65 hp est찼 muito bom para um monoplace, estilo bensen. Pouco peso, rotor americano funciona bem. Os motores rotax nasceram para os carrinhos de neve e similares. O problema é no vôo biplace, com giro maior e mais uma pessoa pesando no rotor... aà os 65 hp ficam ruins em locais altos, que pouco existem nos EUA e muito aqui.
ResponderExcluirO MOnarch esta sobrando potencia com o 582 e ja esta em 340 libras, nao se pode mudar de motor, pois teria que redesenhar tudo, a helice pegaria no rotor. Um giro com problema de CG ficaria extremamente perigoso com mais potencia, pois o bra챌o da alavanca iria girar mais rapido. OBRIGATORIAMENTE, todo AC4 precisa ter estabilizador e uma reconfigurada nos pesos e sua distribui챌ao, vou dar uma olhada de perto quando estiver ai. Acredito que os AC's sao pesados na cauda, mas 챕 apenas uma observa챌ao distante por fotos, eles estao sempre sentados para tras. Os Butterflies tanto ficam no nariz quanto na cauda (equilibrio) Um VW muito bem preparado ira se tranformar no Subaru, e acredito que mais caro. Os rotores melhores por aki custam 4.500 os Dragon Wings custam 1.200 mas nao poder ser iniciados com as maos, tem que ter pre-rotor. Os Brock sao bons, baratos e podem ser usados sem pre, mas param de voar depois de uma certa rota챌ao minima e deixam voce cair mais rapido. estou muito interessado em ver nossos rotores ai, e como sao feitos e tal . . . Giros irao mudar muito rapidamente daqui pra diante, o gato escapou da caixa . . .heheheheh abracos Heron
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