quarta-feira, 5 de maio de 2004

SUBARU - Existe giro voando aqui no Brasil???

Ol찼, amigos!
 
Estou iniciando esta discuss찾o, pois vez ou outra observo coment찼rios que a utiliza챌찾o do motor Subaru 챕 a solu챌찾o para os giros duplos. Isso para mim d찼 a impress찾o que pelo menos algumas experi챗ncias j찼 foram realizadas a respeito aqui no Brasil e que, no m챠nimo, os resultados foram satisfat처rios.
 
Portanto, gostaria de saber se realmente existem giros duplos voando com Subaru aqui no Brasil ou n찾o? Caso afirmativo, caso algu챕m conhe챌a de perto a situa챌찾o de um giro voando Subaru, p. favor, compartilhe aqui as suas observa챌천es a respeito.
 
Creio que dessa forma, a comunidade toda sair찼 ganhando.
 
Ah, iniciei este questionamento, pois n찾o encontrei dados da utiliza챌찾o do Subaru em giro aqui no Brasil nas discuss천es anteriores, exceto pelo giro do Valmir que se n찾o me engano acidentou-se (inclusive, com especula챌천es sobre muita pot챗ncia do motor e g-negativo, certo?)
 
Aquele abra챌o!!!
 
(Douglas Stasionisas)
 
 

8 comentários:

  1. E a챠, turminha do barulho,   continuo curioso... existe ou n찾o... giro com motor Subaru aqui no nosso grandioso pa챠s???   Gracias a todos!!!   (DStasionisas)

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  2. Caro amigo DStasionisas            Acredito que vc vai dormir nesse computador de tanta espera , abra sua mente , o que vc sabe todos nós sabemos ?            Perguntar pelo obvio ? Antigamente era ATL ( Atenção Tentando Localizar) agora é CLARO que n찾o.                 Eh, Eh, Eh             Heron taí a deixa - grande Oportunidade de lançar o GyrooWave-I   Abra챌os   AbelhaRJ                                       

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  3. N찾o sei porque achei que tinha mais um giro voando Suba por aqui, pensei no Turbina. Depois de quase 3 anos batendo nesta tecla eu meio que desisti, estava pregando no deserto.E neste periodo o Melo teve 8 panes por motor, nao tenho ideia de quanto ele gastou com reparos e reposi챌천es. Tenho pensado muito naquele adagio: "em terra de cego . . ." Tenho visto a mesma reclama챌찾o por todos os lados, mas em um pais onde ninguem tem, aqueles que tem um pouco seriam os reis, concordas? Mas n찾o . . .ou estao escondendo o jogo descaradamente, ou estao, como diria o Raulzito, com a boca aberta cheia de dentes esperando a dita cuja chegar. Arre!!! Heron (olhando para o horizonte)

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  4. Douglas:

    E ai, amigao? Olha, que eu saiba nao tem nenhum giro com Subaru voando no Brasil (o Ivan esta' construindo um, mas ainda nao esta' a ponto de voar). Dizem que o Tufao (que foi construido pelo Toninho Cabeca Branca, testado pelo Walmir e financiado pelo Junior) era uma boa maquina, forte ate' demais. O bichinho levava dois dando risada. No entanto, a aplicacao do Subaru tem um problema sutil e vou explicar:

    No ramo da programacao de computadores se emprega muito o termo "escalabilidade". Significa que, dado um problema, podemos ter varias solucoes; dizemos que tal solucao "e' escalavel" ou "nao e' escalavel". E' escalavel se funciona tanto para uma ocorrencia do problema quanto pra 10, 100, 1000 e por ai vai. Se ela funciona bem apenas para baixas quantidades, entao nao e' escalavel. Ok?

    O uso do Subaru nao e' escalavel, pois este motor e' excasso. Pode ter 1, 2, 3 giros com Subaru, mas dificilmente teremos 30 ou 40. Se a gente disser: "ok, vamos usar Subaru. Vamos comprar 20 destes motores agora". Vai dar certo? Claro que nao. Simplesmente nao existe o suficiente.

    La' fora e' diferente, a realidade e' outra. No Japao os caras tem aos montes destes motores; nos EUA nao e' tao dificil de encontrar (mesmo assim nosso amigo Heron faz viajens longas pra buscar um ou outro). Aqui nao, aqui e' dificil ate' ver um Subaru rodando pelas ruas (e olha que eu moro em Sao Paulo, que dira no restante do pais). Por isso pode ser uma solucao excelente do ponto de vista mecanico, mas na pratica isso nao basta, entende?

    Quer um outro exemplo de solucao nao escalavel? O motor do Tonhao e' excelente. O cara chega, liga a maquina, voa o quanto quer, leva quem quer (sem se preocupar com peso), guarda no hangar e vai embora. Eu ainda nao vi o Tonhao ter que mexer naquele motor por falhas mecanicas, desde que eu frequento Atibaia.

    E porque nao e' escalavel? Porque ninguem mais sabe montar um motor daquele. O Tonhao gastou uma grana preta ate' chegar naquela configuracao (tenta isso, tenta aquilo), sem falar no conhecimento tecnico envolvido, que nao e' nada trivial. Se um dia voce for ate' a oficina do cara e vir a fileira de trofeus que ele tem pendurados na parede, vai entender porque nao e' qualquer um que monta um motor daquele. Se voce pegar todos os componentes que ele usou, passar pra um mecanico competente e disser "monta um pra mim", me desculpe a franqueza, mas eu aposto que nao consegue. Ate' hoje ninguem provou o contrario.

    Abelha:

    Meu caro abelha, nunca te contei isso, mas quando comecei a ler suas mensagens, ficava pensando "sera' que este cara e' serio? Sera' que ele e' bom da cabeca?" 8^)

    Quando te conheci no churrasco em Atibaia foi que percebi que este e' o seu jeitao mesmo. Voce consegue escrever exatamente da maneira que voce fala. Por isso que sai assim, diferente, porque voce e' um cara diferente!

    Ao assunto: tens toda a razao, estamos divagando nas mensagens e acaba meio baguncado. Fica mais organizado quando a gente mantem mensagens pertinentes ao assunto.

    Eu `as vezes divago um pouquinho, mas e' que eu gosto de dividir com os amigos algumas impressoes a respeito do cotidiano.

    Quanto ao convite pro seu churrasco, e' claro que vou.

    Grande abraco a voces todos.

    O JuciE

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  5. Amigos, Juci챗 e Abelha...   ...antes de mais nada, obrigado por considerarem as minhas intercess천es.   Agora, tecerei algumas palavras tentando ser claro. Vamos l찼!   Desde que entrei em contato com a giroavia챌찾o fiquei atra챠do principalmente pela possibilidade de seguran챌a e de portabilidade que o giro oferece.   Entretanto, dois aspectos, para mim, são muito desagradáveis em comparação com as máquinas de asa-fixa. A baixa autonômia de vôo (uma hora em média, enquanto os asa fixa fazem 3, 4, 5), ocasionando aos seus adeptos o dito vôo "mosca de padaria" e a falta de um motor mais adequado, impossibilitando o transporte de uma carga maior. Aí, um trike, p. exemplo, leva muita vantagem... os carinhas fazem cross country e levam até barracas!!! Sem dizer da constante possibilidade de pane que o motor é submetido por estar sempre "cheio".   É f... você investir numa máquina que sequer aguenta o seu peso!!!   Ent찾o, acompanhando aqui as discuss천es, vez ou outra, vejo o pessoal apontar o Subaru como solu챌찾o destes problemas.   S처 que ningu챕m tem experi챗ncia com o dito cujo! A 첬nica (?) experi챗ncia terminou em acidente fatal e ningu챕m sabe ao certo o que ocorreu...(G negativo?! Excesso de pot챗ncia do Subaru para as caracter챠sticas do giro?! Falha do piloto?! Tantas teorias... qual a verdade?!)   Tudo isso não é meio confuso?! Para mim, devo confessar, Ã©!   Ah, outra coisita... Fiz o coment찼rio na discuss찾o sobre o Girobee porque naquela discuss찾o, mais uma vez, ocorreu a men챌찾o ao motor Subaru.   É isso!!!   Um grande abra챌o, amigos!!!            

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  6. Ol찼 pessoal;
    Raramente escrevo no f처rum pois sou micro empres찼rio e ando trabalhando pacas,mas sempre estou de olho nas discuss천es e acompanhando tudo de perto.
    Douglas,qto ao motor subaru eu posso afirmar com exatidão pois voei um bom tempo com "aquela" máquina,era um giro espetacular,muito estável e potente,ocorre o seguinte;toda aeronave deve ser manuseada com cuidado,movimentos suaves e coordenados e saber o que acontece a sua volta,não adianta o cara aprender e achar que sabe voar,é preciso um estudo teórico para não quebrar a cara.Estamos fazendo um novo Tufão com motor Subaru 2.2,pretendo voar aspirado para ter confiabilidade e usarei gasolina póddium,neste ponto o Heron tem razão,o motor é ótimo e confiável e acredito ser o caminho para voar duplo,para voar mono o caminho é o velho fusca 2200,até 100 kgs vc voará sem grandes sustos e com certa dose de confiança,eu tenho um AC4 2200 biplace e faço voos duplos sem grandes problemas,eu com 75 kgs e levo minha namorada que pesa 55 kgs,ta certo que voa meio critico mas voa e ainda consigo tirar 200 rpm do motor,sem falar na manutenção que é barata,portanto,não adianta querer dar murro em ponta de faca,se vcs querem voar bem e com confiança terão de gastar e muito,por isso o VW oferece muito por pouco,ta certo que é fraco e isso e aquilo,mas é o que temos em quantidade e preço bom,estou voando a 8 anos com o meu sem problemas sérios.
    É isso ai.
    Sds
    Turbina(vice-presidente da ABG)

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  7. Valeu, Turbina!   Agora, abusando mais um pouquinho, para fins de uma melhor visualização, por parte dos integrantes do ABGIRO, da utilização do tão citado motor Subaru, elaborei algumas questões sobre as características do Tufão. Espero poder contar mais uma vez com sua colaboração na resposta das mesmas, ok?   Tipo:   1) Qual a auton척mia dele (tempo voando com o tanque cheio)?   2) Fazia quantos litros de combust챠vel por hora em v척o de cruzeiro?   3) Qual era a velocidade de cruzeiro?   4) Qual a capacidade de carga 첬til?   5) Qual Subaru era utilizado e qual a pot챗ncia dele?   Aquele abra챌o!   (Douglas)

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  8. Ol찼 Douglas;
    Segue abaixo suas respostas:
    1) Qual a auton척mia dele (tempo voando com o tanque cheio)?
    R:depende do tanque usado,no subaru em quest찾o era de 3 hs.
    2) Fazia quantos litros de combust챠vel por hora em v척o de cruzeiro?
    R:era de uns 25 lts/h
    3) Qual era a velocidade de cruzeiro?
    R:Ele voava bem at챕 80 milhas,ap처s isso come챌ava a galopar devido ao rotor de grande diametro.O ideal era 70 mls.
    4) Qual a capacidade de carga 첬til?
    R:Subia com 2 de 100 kg f찼cil,f찼cil.
    5) Qual Subaru era utilizado e qual a pot챗ncia dele?
    R:Era um EJ 22 e tinha uns 220 cv com 400 bar de press찾o.
    É isso ai.
    Turbina......

     
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