Em uma de minhas incans찼veis buscas pela internet, deparei-me com um artigo comentando sobre o bom e velho motor VW.
Vejam o que dizem no artigo:
O QUE SE DEVE SABER SOBRE MOTOR VW, É MAIS OU MENOS O SEGUINTE:
O bloco do motor foi projetado para suportar com uma larga folga potências perto de 70 HP. Em determinadas peças suporta mais e em outras menos. Como exemplo: a fixação dos prisioneiros dos cabeçotes e cilindros no bloco é um ponto vulnerável pois enfraquece a medida em que se aumenta a capacidade cúbica e diminui a rotação. Só para tomarmos como parâmetros um motor VW 1600cc, com 4.400 RPM, gera em torno de 64HP. Com 3.000 RPM gera perto de 38HP. Com 6.000 RPM, gera perto de 80HP. E seu torque máximo estará em torno de 4,400 RPM. Aumentando a rotação do motor força bem menos as partes moveis e fixas do que quando se aumenta a potência com o aumento da capacidade cúbica e se mantém rotações menores. à só ver que para produzir o mesmo torque com 6000 ou 3000 RPM, com 6000 o esforço é bem menor, porém após 4.400 RPM a curva de torque vai diminuindo. Daà se explica as vantagens de se usar redução nos motores VW.
REDUÇÃO: De prefer챗ncia deve-se usar redu챌천es com correias sincronizadas pois essas n찾o tomam muita pot챗ncia com o atrito e transmiss찾o. E s찾o confi찼veis mais f찼ceis e baratas de fabricar sem termos que despender grandes valores em tecnologia para usinagem de engrenagens retificadas. Na realidade n찾o 챕 o redutor que aumenta a pot챗ncia do motor e sim o aumento da rota챌찾o (RPM) que o conjunto redutor X h챕lice propicia ao motor. Com redu챌찾o pode-se aumentar a rota챌찾o do motor e diminuir a da h챕lice ganhando maior liberdade para escolha de passo e di창metro compat챠veis com a pot챗ncia e torque do motor, aproveitando-se assim toda pot챗ncia dispon챠vel. Os motores VW podem trabalhar com rota챌천es mais elevadas e n찾o estar찾o sendo for챌ados, quando ao contrario isso pode ocorrer com mais facilidade. S처 n찾o se pode entender porque se usa h챕lices com tra챌찾o direta e baixa rota챌찾o em motores VW com capacidade c첬bica maior que 1900cc.
O motor VW 챕 uma das solu챌천es mundiais de motoriza챌찾o, pois j찼 existem no mundo todo, avi천es sendo equipados com motores feitos a partir dos motores VW com redu챌찾o ou n찾o. E tamb챕m j찼 existem f찼bricas que se especializaram com essas modifica챌천es , veja o caso dos motores LIMBACH. J찼 se pode comprar no mercado cabe챌otes refor챌ados e mais ventilados (fabricados pela HUBNER em Curitiba e exportado para todo o planeta), virabrequins especiais de cursos longo, virabrequins com ponta pr처pria para engate de flange da H챕lice, bombas de 처leo com dupla vaz찾o , mangueiras, tubos de borracha, carburadores, borrachas para coxins e muito mais pe챌as. Na Am챕rica do Norte se fabrica uma tampa traseira para ser adaptada direto no ber챌o do avi찾o, com tomada para magnetos aeron찼uticos, motor de arranque e gerador.
Não se pode comparar motores ROTAX, HIRT, SUBARU, VW, etc.. Cada um tem suas caracterÃsticas especiais com vantagens e desvantagens. Existem ultraleves fabricados no Brasil que usam motor VW com redução e sem. Na sua maioria com Hélices de diâmetro pequeno ou com corda curta e rotação entre 3200 RPM E 3.500 RPM. à possÃvel se encontrar matérias de propaganda em sites na Internet e revistas especializadas em aviação sobre motores automobilÃsticos convertidos para aeronaves experimentais.
Abraços
RDomingos1
"Magavilha"... N찾o sou uma voz sozinha nesse deserto de id챕ias que vejo por a챠. Valeu.
ResponderExcluirMOTOR VW â CARBURAÃÃO: Para motores VW eu não aconselharia carburadores originais. Esses possuem cubas laterais e podem dependendo da manobra ficarem sem combustÃvel momentaneamente e o motor pode parar de funcionar em uma hora imprópria. O melhor processo seria de cuba central e com compensador altimétrico, com um carburador montado debaixo do motor ou com dois carburadores montados imediatamente após o coletor de admissão. Sds RDomingos1
ResponderExcluirChico e RDomingos, Para entender melhor o racioc챠nio... Como seria utilizada a redução nos VW? Poderia ser aplicada num mono com motor aspirado 1.6? Quais seriam as vantagens em relação à envenenar ou turbinar o mesmo motor? O aumento de peso da redução (quanto?) seria compensado com o ganho de exatamente o quê? Já foi tentado antes? Algumas vezes o assunto redu챌찾o foi abordado aqui, entretanto n찾o entendi ainda quais as suas reais vantagens, por isso, elaborei as quest천es anteriores utilizando um motor para compara챌찾o, estilo "antes e depois" (da redu챌찾o), o VW 1.6 aspirado. Obrigado pela paci챗ncia!!! (Douglas-SP)
ResponderExcluirDouglas: A rotacao otima do motor (mais hp) é muitas vezes mais alta do que as helices precisam para um otimo desempenho, dai o uso de reducoes, voce aumenta o curso de manete dentro de uma curva util. O limite das helices 챕 a velocidade do som, o ruido 챕 proporcional a velocidade. Virar uma helice maior, mais lentamente pode ser melhor. e por ai afora Heron
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ResponderExcluirDICAS MECÂNICAS SEQUÊNCIA DE IGNIÇÃO: Para identificar a seqüência de ignição no VW é fácil. É só ficar de frente a polia do motor e com a distribuição aberta. Retire todas as velas. A cada duas voltas no motor acontecerá uma volta na distribuição. Comece tapando o orifício da vela de qualquer cilindro, vá girando o motor até que perceba que está com compressão e coloque esse cilindro em seu ponto mais alto, ai será a hora da faisca elétrica; nessa hora o rotor da distribuição estará apontando para a posição onde deverá estar o cabo de vela desse cilindro. Faça isso com os demais cilindros depois é claro que voce deverá acertar o ponto de ignição do motor. Procure não deixar o ponto inicial muito adiantado para não receber contra, isso pode danificar seu virabrequim.
ResponderExcluirAJUSTES NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO: Utilizando o regulador de marcha lenta do caminhão Volvo você pode produzir um acelerador que funciona como os de avião. E com o mesmo tipo de regulador você pode montar um avanço manual para a distribuição seu motor VW que funciona muito bem. Faça uma adaptação no suporte da capsula vacométrica que fica parafusada do lado de fora da distribuição. Retire a cápsula vacométrica e no lugar dela voce prende a ponta da capa do cabo do regulador da lenta do Volvo; na ponta do cabo que na realidade não é cabo e sim um arame voce faz uma pequena argola e prende ele no lugar do acionador do avanço. Desmonte a mesa da distribuição e retire a base do rotor e aumente mais cinco mm.(com uma lima de corrente de motoserra)o rasgo onde limita o passeio do avanço. Cuidado porque esse rasgo é curvo. Depois de montado e funcionando, com o motor desligado solte levemente a porca que aperta a base da distribuição e deixe-a ainda firme com a possibilidade de poder mexer no ponto fazendo um pouco de força. Certifique de que o ponto está atrasado. Prenda a cauda do seu girocóptero em uma base forte que suporte a potência máxima do motor. Funcione o motor e depois de estar com a aceleração máxima e com cuidado para não ser atropelado pela hélice, vá até a distribuição e vá movendo para coloca-la adiantada no melhor e maior giro possÃvel com a ajuda de um conta giro e o ouvido. Depois desligue o motor e reaperte imediatamente o suporte da base da distribuição. Não se preocupe quanto ficou atrasado o ponto com o
motor parado porque ele vai funcionar mesmo assim e pôr isso seu motor estará garantido de NÃO receber um contra na hora de funcionar preservando com garantia o seu virabrequim.
O bom e velho motor VW ar tem caracter챠sticas que o tornam interessante em aeronaves experimentais: - pequeno tamanho para um motor 4T; - constru챌찾o que favorece a refrigera챌찾o a ar (cilindros opostos); - n찾o tem sistemas complexos de refrigera챌찾o (tem menos chance de falha); - n찾o tem junta de cabe챌ote (importante fator de confiabilidade); - seu peso, comparativamente aos outros motores de mercado adaptados para voar, 챕 menor (o Rotax 912 챕 c처pia de seu conceito, nunca perceberam?); - tem in첬meras maneiras de aumento de pot챗ncia, que podem ou n찾o comprometer sua confiabilidade, dependendo de quem faz as altera챌천es. O motor mais em conta 챕 o 1600, hoje ainda vendido nas kombis, com componentes novos. Sua pot챗ncia original, na kombi, 챕 de 58,9 cv a 4200 rpm. Sendo adaptado para v척o, esse motor n찾o mais necessita de sua ventoinha de refrigera챌찾o, que costuma sugar cerca de 5 cv do motor nessa rota챌찾o. Ou seja, sua pot챗ncia cresce, na remo챌찾o da ventoinha, para 63,9 cv. Com essa rota챌찾o de 4200 rpm, 챕 obrigat처ria uma redu챌찾o para que sua pot챗ncia seja plenamente utilizada. Deve ser lembrado que essa pot챗ncia 챕 aquela obtida com sistema de escapamento original, que tem um catalisador e um abafador para polui챌찾o e ru챠dos. Isso n찾o 챕 utilizado em v척o. Pode-se supor que a remo챌찾o desses componentes e instala챌찾o de um sistema como o utilizado nos AC-4 eleve a pot챗ncia em mais uns 3 cv. A pot챗ncia j찼 chega a 66,9 cv. A remo챌찾o dos filtros originais e uma recalibra챌찾o dos gicl챗s dos carburadores poder찼 fazer a pot챗ncia subir mais um pouco, beirando os 70 cv. Pois 챕, quase 70 cv, em altera챌천es simples e f찼ceis de serem implementadas, s처 que precisam ser aproveitadas com redutor de rota챌찾o para a h챕lice. Agora vamos mexer no motor. Usando um comando americano, W-110 da Engle, um 1600 daqueles antigos da kombi (o moderno tem algumas altera챌천es em cabe챌otes para melhor e virabrequim e bielas piorados), com os ajustes de escapamento e mistura, sem aumento de taxa de compress찾o, sua pot챗ncia chegou a 80 hp (l찼 챕 horse power), a 5500 rpm, COM a ventoinha. Removendo-se a ventoinha, que a 5500 rpm no motor suga 15 hp, esse motor pode chegar a 95 hp a 5500 rpm em aplica챌찾o aeron찼utica. Com essa rota챌찾o, 챕 imperiosa a adapta챌찾o de uma redu챌찾o para h챕lice. Como acontece com todos os rotax e subarus da vida. Isso 챕 o que temos para os 1600 cc. Quando se sabe preparar o motor, sua cilindrada pode ser aumentada sem sustos para 2000 cc, com pist천es 90,5 mm e virabrequim 78 mm (este ainda considerado resistente). Virando a 5500 rpm, um 2000 pode chegar a 118 hp, nas mesmas condi챌천es do 1600 acima com 95 hp. E sem muito esfor챌o para o motor. E depois querem que compremos os rotax 912... por 14.000 d처lares! Isso d찼 40.600 reais, no d처lar a 2,9 reais, mo챌ada! É muito mais barato investir num VW ar aumentado para 2000 e com redução. E vai sobrar dinheiro para comprar um AC-4 novo e ainda dar churrasco para comemorar o vôo solo. É aqui que entra o grau de capacidade de preparadores e "preparadores". De todos que conheço, só o Tonhão Turbo para tal tarefa. Já viram seu helicóptero EXEC com um motor turbo? Está em Atibaia... vão lá babar. Abra챌o a todos. Chico Biela
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ResponderExcluirBoa Noite!
ResponderExcluirN찾o consigo entender por que no meio da giroavia챌찾o se fala t찾o mal do motor AP, se em todos os outros segmentos ele 챕 "idolatrado".
pelo que vi na NET, ele chega f찼cil aos 200 cv. Logicamente com um custo inicial alto; mas depois 챕 s처 felicidades: custo de manuten챌찾o baixissimo.
E neste caso Heron, ainda tem outra vantagem: eu encontro as pe챌as na "farm찼cia" ou no "a챌ougue" aqui do lado de casa. Rssss...
Mesmo com custo inicial alto e peso tamb챕m alto, ainda d찼 um exelente resultado comparando peso/pot챗ncia X custo/benef챠cio.
At챕 mais ver...
Zeamria-bsb.
Nao 챕 falar mal Zemaria O Jo soares 챕 gordo! O motor nao serve pra giro, vai gastar muito dinheiro pra ele chegar a ser um Subaru que custa 5 vezes menos. abraco Heron Eu sou meio careca! podem falar que nao é mal . . .é verdade!
ResponderExcluirOl찼, Heron!
ResponderExcluirEu de novo!
E vou te deixar na berlinda!
Dados por favor:
1- Pre챌o do subar찾o 2.5 (ou 2.6, sei l찼...) pronto pr찼 voar.
2- Pre챌o do APes찾o 200 cv pronto pr찼 voar.
3- Peso dos dois para fazer a compara챌찾o peso/pot챗ncia.
4- Dificuldade para comprar um e outro, para terminar a compara챌찾o custo/benef챠cio.
Quanto à comparação com o Jô, antevejo que você foi infeliz. Siga meu raciocínio:
O J척 챕 gordo mas 챕 o "melhor"!
Ent찾o se voc챗 quis dizer que o AP 챕 pesadinho mas 챕 o melhor, voc챗 foi feliz.
Caso contr찼rio voc챗 foi infeliz, na compara챌찾o.Rsss...
Com relação à sua careca (aliás, à nossa. Eu só não estou perdendo mais cabelos pq estou guardando) pode ficar tranquilo:
Sua careca n찾o vai pr찼 frente mais.
Na nossa idade ela s처 vai pr찼 tras. Rsss...
Abra챌asso!
Zemaria.
Bom dia Heron ! Um ótimo 2008 para Você e familia que seus anceios sejam relizados , vou tentar aprontar o meu groplano de dois lugares , carenado com abertura nas laterais , com motor VW 1600 aspirado , gostaria que você o desse uma olhada na maquinazinha mesmo que na faze de testes , gostaria de ouvir sua opinião , vamos ver se consigo , estou em Santa Bárbara d'Oeste e o giro em Americana , um abraço Osni .
ResponderExcluirZemaria O Jo 챕 bom porque tem cerebro e cultura, gosto dele. Falar que ele 챕 gordo nao 챕 falar mal, 챕 a verdade. Eu sou gordo! No caso dos VW para um giro duplo nao tem como, nao servem! Voce compra um 2.5 por 1.200 dolares e gasta 75 para retificar os comandos, mais 300 pro chicote (um bom eletrecista faz aqui pelo pre챌o local) Poe uma redu챌ao no VW e tudo fica ainda pior no peso/potencia. Oseias . . .1.6 no duplo nao tem jeito fih . . . SE voar, vai ser muito marginal e perigoso. Eu vi voando o do Devonsir, achei muito bom, me surpreendeu. Alcool, turbo, bom piloto, passageiro leve (alias o Devonsir 챕 um graveto) Coloca dois Heron la dentro . . .nao sai do chao! Gaste inteligente, discuta inteligente, associe-se inteligentemente . . . Bem que podiamos redesenhar um AC4, acho que nao sairia muito caro nao. O velho e bom era bom quando novo, agora que ta velho, os bons sao os novos. Andei muito, estudei muito visitei muito e vi muita maquina diferente. abraco Heron
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ResponderExcluirZeMaria O tanque dianteiro do nosso Golden tem capacidade para 5 galoes e o trazeiro 8. No inicio usavamos voar meia hora em treinamento e descer para que o aluno assimilasse melhor o que aprendeu. ele dava um descanso enquanto outro aluno subia. Quase dava para duas aulas, mas sempre eu completava o tanque, embora nao pudesse encher todo, pois ele vaza quando o piloto senta. Hoje instalamos uma bomba de combustivel e controlamos a vaz찾o do tanque trazeiro para o dianteiro, assim a reserva ajuda a nao cometer enganos. Porem como parte dos treinos os estudantes faziam o controle aos pares, para saberem o procedimento certo para aquela maquina. Com os voos de longa distancia, eu nunca chequei o consumo, nem mesmo perguntei ao nosso antigo instrutor, o Romulo que tive que despedir por problemas de seguran챌a e confiabilidade. Agora, eu acredito que sou o unico deste grupo que tem um giroplano registrado na FAA com meu nome como construtor e meu registro de Estudante Piloto esportivo. Acredito que em voo nivelado a 80 mph poderemos atingir a marca de 6 galoes sem muito problema. Eu notei com o Devonsir (ou sera com c?) que o motor alcool turbo tem um consumo alto pacas, nao sei como 챕 com gasolina e sem turbo. Se 챕 que da pra voar dois assim. Por ser uma maquina grande, o Golden 챕 muito visivel la encima no meio dos outros, o arrasto 챕 relativo, porem ao voar em maior altitude a coisa fica mais solta um pouco, favorecendo o consumo. Nossa rpm em voo fica em torno de 4.600 a 5.200. Quando o giro que originou o Golden voava com motor 2.5 sem mexer nos comandos, ele era pesadao e tinha consumo maior. Os cavalos a mais sem ocorrer em peso ajudam muito, sao maquinas distintas. Preciso perguntar ao Pat McNear quanto ele esta fazendo hoje, deu um "tapa" no motor e tira mais de 200 hp em um RAF modificado, maquina linda e boa de voo. Constantemente ele voa 100 mph cruzeiro. abra챌o Heron Ah! tem como importar o motor dentro dos conformes, viu?
ResponderExcluirOOps . . .erro la encima . . 4 galoes ao inves de 6. heron
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ResponderExcluirOla Sr. Heron , voce é instrutor de giro certo ? e pelo que entendi o sr. possue uma bela maquina para instrução , se possivel o sr. poderia colocar fotos ou videos do sr. e sua máquina ., Onde é ministrado a intrução e preço da hora aula no seu golden ? Grande abra챌o a todos
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ResponderExcluirRecomendar Mensagem 24 de 35 em Discussão
ResponderExcluirDiscussão : MOTOR AERONÁUTICO TUPINIQUIM De: Otavio_mt Enviado: 4/1/2008 18:09 motores a gasolina 4 TEMPOS, usam em media, 350 ml de combustÃvel por hora por HP acionado motores a gasolina 2 TEMPOS, gastam em m챕dia, 500 ml de combust챠vel por hora por HP acionado
motores a DIESEL, gastam em media 200 ML de oleo diesel por hora por HP acionado Otavio
Colocação feita pelo Otavio na discução nr-024 do MOTOR AERONÃUTICO TUPINIQUIM - informa com fatos a média do consumo dos motores .
Observei que na menssagem nr:018 do sr. Heron a respeito do consumo de combustivel do seu giro golden. Transcrevo o texto abaixo :
"Acredito que em voo nivelado a 80 mph poderemos atingir a marca de 6 galoes sem muito problema." e " Por ser uma maquina grande, o Golden 챕 muito visivel la encima no meio dos outros, o arrasto 챕 relativo, porem ao voar em maior altitude a coisa fica mais solta um pouco, favorecendo o consumo.
Nossa rpm em voo fica em torno de 4.600 a 5.200.
Quando o giro que originou o Golden voava com motor 2.5 sem mexer nos comandos, ele era pesadao e tinha consumo maior. Os cavalos a mais sem ocorrer em peso ajudam muito, sao maquinas distintas.
Preciso perguntar ao Pat McNear quanto ele esta fazendo hoje, deu um "tapa" no motor e tira mais de 200 hp em um RAF modificado, maquina linda e boa de voo.
Constantemente ele voa 100 mph cruzeiro. "
Consultando o Youtube
videos - http://www.youtube.com/watch?v=RSrqTJr30go
http://www.youtube.com/watch?v=nIFn015dS8I Realmente o gyro é bem pesado estimo eu na casa dos 500 kg . à claro que não irá voar em potencia maxima o tempo todo , só no momento da decolagem .
Consultando alguns amigos do aeroclube daqui local , a respeito do motor Rotax 914 turbo com avgas , relataram que o consumo
é algo dos 22 a 25 litros/ Hora em aeronave asa fixa ( um motor de 1350cc turbo ) , segue o link abaixo confirmando a média dos fatos .
http://www.ultralightnews.com/rotaxinfo/rotax912-fuelconsumption.html
É claro que para o giro golden , na minha avaliação consuma na melhor das hipoteses algo do em torno 36 a 42 L/H .( isso com o acerto perfeito da maquina) Baseado nessas informa챌천es qual 챕 o consumo do motor Subaru nesse giro em cruzeiro ? Grande abra챌o a todos
olha pessoal um feliz 2008 a todos os gironaltas p/ pessoa pesada so resta voar num giro mono e pronto o elias de são paulo voou comigo num mono e voou muiiito bem era aspirado e so montar um motor 2.2 ou2.3 vai q uma beleza,,,, olha ue tenho uma carcaça mexicana para motor de 2.0 a 2.4 com bomba de ólio e novinha 100 uso da pra por ate num bipleice o meu motor do meu giro era 2.109 de cc e vooava muito bem vooei com ele 10 anos viajei várias veses pro parana com o devoncir foi numa boa,,, comtato 019 32258971 e 019 96328405
ResponderExcluirAÍ DECIO Qual o peso dessa CARCAÃA MEXICANA ??? QUAL O TAMANHO DA ABERTURA em MM , PARA A SEDE DOS PISTÃES DA CARCAÃA MEXICANA ??? GRATO AbelhaRJ
ResponderExcluirolha ABELHA sabi q ainda naum medi o diametro!! mas e pra montar motor de 2.0 a 2.3 ela e original pra esses motores...
ResponderExcluirNo site : ------ >> http://www.aerokits.com.br/kits.asp Uma das grandes caraccter챠sticas do Giroc처ptero 챕 a facilidade de ser transportado, armazenado e a f찼cil montagem e desmontagem (cerca de 10 min). Existe uma carreta especial em que o giroc처ptero 챕 transportado sem a necessidade de ser desmontado (sendo que demora apenas 3 min para carregar e descarregar).
ResponderExcluirOutra caracter챠stica vantajosa 챕 a sua hangaragem. No lugar de um monomotor convencional hangarado, cabem 8 giroc처pteros. Ele pode ser guardado na garagem de sua casa. Para desmontá-lo, basta apenas 4 parafusos.
ESPECIFICAÇÕES
Motor: VW 4 Tempos - turbo 1.6 ou 1.8
Combust챠vel: 찼lcool
Consumo: 14 l/h (com duas pessoas)
Autonomia: 6:00 horas 찼 140 hm/h
PERFORMANCE
Velocidade M찼xima: 190 km/h
Velocidade Cruzeiro: 140 km/h
Velocidade M챠nima: 30 km/h
Teto Operacional: 4000 m
Dist창ncia de pouso: 2 a 8m
Peso Vazio: 150 kg
Carga M찼xima: 334 kg
Raz찾o de planeio: 7:1
Dist창ncia de decolagem: 50 a 80m
Gostaria de saber de quem comprou os citados KITS , poderia tecer maiores detalhes e confirmar os dados grifados. Favor informar a capacidade do tanque , em questão ...... ??? att AbelhaRJ
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ResponderExcluirReferente ainda ao Kit ........... http://www.aerokits.com.br/caracteristicas.asp estas informações já estão disponibilizadas há mais de 02 Anos no site ........ Caracter챠sticas T챕cnicas
ResponderExcluirVelocidade de cruzeiro: 140 Km/h. Velocidade M찼xima: 190 Km/h.
Velocidade de cruzeiro com cabine: 220 Km/h.
Distância de decolagem: de 50 à 150 mt.
Pouso: 2 mt
Descida Vertical: 4 mt/seg.
V척o Pairado: de 45 Km/h.
Decolagem com flutuadores: 200 mt
Decolagem com card찾n e dispositivo de decolagem vertical: 2 mt. (em Homologa챌찾o)
Resistência do Rotor à 350 RPM: 9G positivo ou 2G negativo.
Peso vazio: 180 Kg
Motor VW 1.600 ou 1.800 TURBO a alcool.
Consumo: 18 litros/hora
Altura M찼xima: 4.000 MTS ou 12.000 P챕s NM
Autonomia: 800 Km (02 tanques de alcool)
Carga: 250 Kg.
Dois lugares em tanden
Estrutura: Alum챠nio Estrutural
H챕lice: Madeira em 9쨘
Motor 1.800 CC - H챕lice de 11쨘
Subida Vertical? vento de 60 Km/h
Modelo "BENSEN" S처 para quem adquiriu o kit ..... okey . Para quem já adquiriu ..... quem recebeu e/ou já montou . Favor informar a capacidade do tanque , em questão ...... ??? oferecido pelo Kit. Att AbelhaRJ
O motor VW 챕 limitado para avia챌찾o. A 찼lcool e com consumo elevado sei que congela o carburador. Al챕m do que, qual a TBO desse motor? Os Limbach 챕 em torno de 100 horas, j찼 os Rotax 582 챕 em torno de 1000 horas. Ser찼 que vale a pena um motor VW?
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ResponderExcluirAÍ PALHINHA ..... tdbem QUAL O SEU PESO ??? pra trike não sei se faz muita diferença , mas NO GIRO ..... CADA MEIO KG à UM PUTS ESFORÃO PRA SUBIR ... ESSA INFORMAÃÃO à VOANDO MONO OU DUPLO ? - só pra clarear ..... TKS AbelhaRJ
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