quarta-feira, 21 de abril de 2004

O Velho e bom motor VW

Em uma de minhas incans찼veis buscas pela internet, deparei-me com um artigo comentando sobre o bom e velho motor VW.

Vejam o que dizem no artigo:

O QUE SE DEVE SABER SOBRE MOTOR VW, É MAIS OU MENOS O SEGUINTE:

 

O bloco do motor foi projetado para suportar com uma larga folga potências perto de 70 HP. Em determinadas peças suporta mais e em outras menos. Como exemplo: a fixação dos prisioneiros dos cabeçotes e cilindros no bloco é um ponto vulnerável pois enfraquece a medida em que se aumenta a capacidade cúbica e diminui a rotação. Só para tomarmos como parâmetros um motor VW 1600cc, com 4.400 RPM, gera em torno de 64HP. Com 3.000 RPM gera perto de 38HP. Com 6.000 RPM, gera perto de 80HP. E seu torque máximo estará em torno de 4,400 RPM. Aumentando a rotação do motor força bem menos as partes moveis e fixas do que quando se aumenta a potência com o aumento da capacidade cúbica e se mantém rotações menores. É só ver que para produzir o mesmo torque com 6000 ou 3000 RPM, com 6000 o esforço é bem menor, porém após 4.400 RPM a curva de torque vai diminuindo. Daí se explica as vantagens de se usar redução nos motores VW.

 

REDUÇÃO: De prefer챗ncia deve-se usar redu챌천es com correias sincronizadas pois essas n찾o tomam muita pot챗ncia com o atrito e transmiss찾o. E s찾o confi찼veis mais f찼ceis e baratas de fabricar sem termos que despender grandes valores em tecnologia para usinagem de engrenagens retificadas. Na realidade n찾o 챕 o redutor que aumenta a pot챗ncia do motor e sim o aumento da rota챌찾o (RPM) que o conjunto redutor X h챕lice propicia ao motor. Com redu챌찾o pode-se aumentar a rota챌찾o do motor e diminuir a da h챕lice ganhando maior liberdade para escolha de passo e di창metro compat챠veis com a pot챗ncia e torque do motor, aproveitando-se assim toda pot챗ncia dispon챠vel. Os motores VW podem trabalhar com rota챌천es mais elevadas e n찾o estar찾o sendo for챌ados, quando ao contrario isso pode ocorrer com mais facilidade. S처 n찾o se pode entender porque se usa h챕lices com tra챌찾o direta e baixa rota챌찾o em motores VW com capacidade c첬bica maior que 1900cc.


O motor VW 챕 uma das solu챌천es mundiais de motoriza챌찾o, pois j찼 existem no mundo todo, avi천es sendo equipados com motores feitos a partir dos motores VW com redu챌찾o ou n찾o. E tamb챕m j찼 existem f찼bricas que se especializaram com essas modifica챌천es , veja o caso dos motores LIMBACH. J찼 se pode comprar no mercado cabe챌otes refor챌ados e mais ventilados (fabricados pela HUBNER em Curitiba e exportado para todo o planeta), virabrequins especiais de cursos longo, virabrequins com ponta pr처pria para engate de flange da H챕lice, bombas de 처leo com dupla vaz찾o , mangueiras, tubos de borracha, carburadores, borrachas para coxins e muito mais pe챌as. Na Am챕rica do Norte se fabrica uma tampa traseira para ser adaptada direto no ber챌o do avi찾o, com tomada para magnetos aeron찼uticos, motor de arranque e gerador.


Não se pode comparar motores ROTAX, HIRT, SUBARU, VW, etc.. Cada um tem suas características especiais com vantagens e desvantagens. Existem ultraleves fabricados no Brasil que usam motor VW com redução e sem. Na sua maioria com Hélices de diâmetro pequeno ou com corda curta e rotação entre 3200 RPM E 3.500 RPM. É possível se encontrar matérias de propaganda em sites na Internet e revistas especializadas em aviação sobre motores automobilísticos convertidos para aeronaves experimentais. 
 


 Abraços

RDomingos1

32 comentários:

  1. "Magavilha"... N찾o sou uma voz sozinha nesse deserto de id챕ias que vejo por a챠. Valeu.

    ResponderExcluir
  2. MOTOR VW – CARBURAÇÃO: Para motores VW eu não aconselharia carburadores originais. Esses possuem cubas laterais e podem dependendo da manobra ficarem sem combustível momentaneamente e o motor pode parar de funcionar em uma hora imprópria. O melhor processo seria de cuba central e com compensador altimétrico, com um carburador montado debaixo do motor ou com dois carburadores montados imediatamente após o coletor de admissão.   Sds RDomingos1      

    ResponderExcluir
  3. Chico e RDomingos,   Para entender melhor o racioc챠nio...   Como seria utilizada a redução nos VW? Poderia ser aplicada num mono com motor aspirado 1.6? Quais seriam as vantagens em relação à envenenar ou turbinar o mesmo motor? O aumento de peso da redução (quanto?) seria compensado com o ganho de exatamente o quê? Já foi tentado antes?   Algumas vezes o assunto redu챌찾o foi abordado aqui, entretanto n찾o entendi ainda quais as suas reais vantagens, por isso, elaborei as quest천es anteriores utilizando um motor para compara챌찾o, estilo "antes e depois" (da redu챌찾o), o VW 1.6 aspirado.   Obrigado pela paci챗ncia!!!   (Douglas-SP)    

    ResponderExcluir
  4. Douglas:  A rotacao otima do motor (mais hp) é muitas vezes mais alta do que as helices precisam para um otimo desempenho, dai o uso de reducoes, voce aumenta o curso de manete dentro de uma curva util. O limite das helices 챕 a velocidade do som, o ruido 챕 proporcional a velocidade.  Virar uma helice maior, mais lentamente pode ser melhor. e por ai afora Heron

    ResponderExcluir
  5. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  6. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  7. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  8. DICAS MECÂNICAS   SEQUÊNCIA DE IGNIÇÃO: Para identificar a seqüência de ignição no VW é fácil. É só ficar de frente a polia do motor e com a distribuição aberta. Retire todas as velas. A cada duas voltas no motor acontecerá uma volta na distribuição. Comece tapando o orifício da vela de qualquer cilindro, vá girando o motor até que perceba que está com compressão e coloque esse cilindro em seu ponto mais alto, ai será a hora da faisca elétrica; nessa hora o rotor da distribuição estará apontando para a posição onde deverá estar o cabo de vela desse cilindro. Faça isso com os demais cilindros depois é claro que voce deverá acertar o ponto de ignição do motor. Procure não deixar o ponto inicial muito adiantado para não receber contra, isso pode danificar seu virabrequim.
    AJUSTES NO SISTEMA DE DISTRIBUIÇÃO: Utilizando o regulador de marcha lenta do caminhão Volvo você pode produzir um acelerador que funciona como os de avião. E com o mesmo tipo de regulador você pode montar um avanço manual para a distribuição seu motor VW que funciona muito bem. Faça uma adaptação no suporte da capsula vacométrica que fica parafusada do lado de fora da distribuição. Retire a cápsula vacométrica e no lugar dela voce prende a ponta da capa do cabo do regulador da lenta do Volvo; na ponta do cabo que na realidade não é cabo e sim um arame voce faz uma pequena argola e prende ele no lugar do acionador do avanço. Desmonte a mesa da distribuição e retire a base do rotor e aumente mais cinco mm.(com uma lima de corrente de motoserra)o rasgo onde limita o passeio do avanço. Cuidado porque esse rasgo é curvo. Depois de montado e funcionando, com o motor desligado solte levemente a porca que aperta a base da distribuição e deixe-a ainda firme com a possibilidade de poder mexer no ponto fazendo um pouco de força. Certifique de que o ponto está atrasado. Prenda a cauda do seu girocóptero em uma base forte que suporte a potência máxima do motor. Funcione o motor e depois de estar com a aceleração máxima e com cuidado para não ser atropelado pela hélice, vá até a distribuição e vá movendo para coloca-la adiantada no melhor e maior giro possível com a ajuda de um conta giro e o ouvido. Depois  desligue o motor e reaperte imediatamente o suporte da base da distribuição. Não se preocupe quanto ficou atrasado o ponto com o
    motor parado porque ele vai funcionar mesmo assim e pôr isso seu motor estará garantido de NÃO receber um contra na hora de funcionar preservando com garantia o seu virabrequim.

    ResponderExcluir
  9. O bom e velho motor VW ar tem caracter챠sticas que o tornam interessante em aeronaves experimentais: - pequeno tamanho para um motor 4T; - constru챌찾o que favorece a refrigera챌찾o a ar (cilindros opostos); - n찾o tem sistemas complexos de refrigera챌찾o (tem menos chance de falha); - n찾o tem junta de cabe챌ote (importante fator de confiabilidade); - seu peso, comparativamente aos outros motores de mercado adaptados para voar, 챕 menor (o Rotax 912 챕 c처pia de seu conceito, nunca perceberam?); - tem in첬meras maneiras de aumento de pot챗ncia, que podem ou n찾o comprometer sua confiabilidade, dependendo de quem faz as altera챌천es.   O motor mais em conta 챕 o 1600, hoje ainda vendido nas kombis, com componentes novos. Sua pot챗ncia original, na kombi, 챕 de 58,9 cv a 4200 rpm. Sendo adaptado para v척o, esse motor n찾o mais necessita de sua ventoinha de refrigera챌찾o, que costuma sugar cerca de 5 cv do motor nessa rota챌찾o. Ou seja, sua pot챗ncia cresce, na remo챌찾o da ventoinha, para 63,9 cv. Com essa rota챌찾o de 4200 rpm, 챕 obrigat처ria uma redu챌찾o para que sua pot챗ncia seja plenamente utilizada. Deve ser lembrado que essa pot챗ncia 챕 aquela obtida com sistema de escapamento original, que tem um catalisador e um abafador para polui챌찾o e ru챠dos. Isso n찾o 챕 utilizado em v척o. Pode-se supor que a remo챌찾o desses componentes e instala챌찾o de um sistema como o utilizado nos AC-4 eleve a pot챗ncia em mais uns 3 cv. A pot챗ncia j찼 chega a 66,9 cv. A remo챌찾o dos filtros originais e uma recalibra챌찾o dos gicl챗s dos carburadores poder찼 fazer a pot챗ncia subir mais um pouco, beirando os 70 cv. Pois 챕, quase 70 cv, em altera챌천es simples e f찼ceis de serem implementadas, s처 que precisam ser aproveitadas com redutor de rota챌찾o para a h챕lice.   Agora vamos mexer no motor. Usando um comando americano, W-110 da Engle, um 1600 daqueles antigos da kombi (o moderno tem algumas altera챌천es em cabe챌otes para melhor e virabrequim e bielas piorados), com os ajustes de escapamento e mistura, sem aumento de taxa de compress찾o, sua pot챗ncia chegou a 80 hp (l찼 챕 horse power), a 5500 rpm, COM a ventoinha. Removendo-se a ventoinha, que a 5500 rpm no motor suga 15 hp, esse motor pode chegar a 95 hp a 5500 rpm em aplica챌찾o aeron찼utica. Com essa rota챌찾o, 챕 imperiosa a adapta챌찾o de uma redu챌찾o para h챕lice. Como acontece com todos os rotax e subarus da vida.   Isso 챕 o que temos para os 1600 cc. Quando se sabe preparar o motor, sua cilindrada pode ser aumentada sem sustos para 2000 cc, com pist천es 90,5 mm e virabrequim 78 mm (este ainda considerado resistente). Virando a 5500 rpm, um 2000 pode chegar a 118 hp, nas mesmas condi챌천es do 1600 acima com 95 hp. E sem muito esfor챌o para o motor.   E depois querem que compremos os rotax 912... por 14.000 d처lares! Isso d찼 40.600 reais, no d처lar a 2,9 reais, mo챌ada! É muito mais barato investir num VW ar aumentado para 2000 e com redução. E vai sobrar dinheiro para comprar um AC-4 novo e ainda dar churrasco para comemorar o vôo solo.   É aqui que entra o grau de capacidade de preparadores e "preparadores". De todos que conheço, só o Tonhão Turbo para tal tarefa. Já viram seu helicóptero EXEC com um motor turbo? Está em Atibaia... vão lá babar.   Abra챌o a todos.                 Chico Biela  

    ResponderExcluir
  10. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  11. Boa Noite!

    N찾o consigo entender por que no meio da giroavia챌찾o se fala t찾o mal do motor AP, se em todos os outros segmentos ele 챕 "idolatrado".
    pelo que vi na NET, ele chega f찼cil aos 200 cv. Logicamente com um custo inicial alto; mas depois 챕 s처 felicidades: custo de manuten챌찾o baixissimo.
    E neste caso Heron, ainda tem outra vantagem: eu encontro as pe챌as na "farm찼cia" ou no "a챌ougue" aqui do lado de casa. Rssss...
    Mesmo com custo inicial alto e peso tamb챕m alto, ainda d찼 um exelente resultado comparando peso/pot챗ncia X custo/benef챠cio.

    At챕 mais ver...

    Zeamria-bsb.

    ResponderExcluir
  12. Nao 챕 falar mal Zemaria O Jo soares 챕 gordo! O motor nao serve pra giro, vai gastar muito dinheiro pra ele chegar a ser um Subaru que custa 5 vezes menos. abraco Heron Eu sou meio careca! podem falar que nao é mal . . .é verdade! 

    ResponderExcluir
  13. Ol찼, Heron!

    Eu de novo!

    E vou te deixar na berlinda!

    Dados por favor:

    1- Pre챌o do subar찾o 2.5 (ou 2.6, sei l찼...) pronto pr찼 voar.
    2- Pre챌o do APes찾o 200 cv pronto pr찼 voar.
    3- Peso dos dois para fazer a compara챌찾o peso/pot챗ncia.
    4- Dificuldade para comprar um e outro, para terminar a compara챌찾o custo/benef챠cio.

    Quanto à comparação com o Jô, antevejo que você foi infeliz. Siga meu raciocínio:
    O J척 챕 gordo mas 챕 o "melhor"!
    Ent찾o se voc챗 quis dizer que o AP 챕 pesadinho mas 챕 o melhor, voc챗 foi feliz.
    Caso contr찼rio voc챗 foi infeliz, na compara챌찾o.Rsss...

    Com relação à sua careca (aliás, à nossa. Eu só não estou perdendo mais cabelos pq estou guardando) pode ficar tranquilo:
    Sua careca n찾o vai pr찼 frente mais.

    Na nossa idade ela s처 vai pr찼 tras. Rsss...

    Abra챌asso!

    Zemaria.

    ResponderExcluir
  14.          Bom dia Heron !          Um ótimo 2008 para Você e familia que seus anceios sejam relizados , vou tentar aprontar o meu groplano de dois lugares , carenado com abertura nas laterais , com motor VW 1600 aspirado , gostaria que você o desse uma olhada na maquinazinha mesmo que na faze de testes , gostaria de ouvir sua opinião , vamos ver se consigo , estou em Santa Bárbara d'Oeste e o giro em Americana , um abraço Osni .

    ResponderExcluir
  15. Zemaria O Jo 챕 bom porque tem cerebro e cultura, gosto dele. Falar que ele 챕 gordo nao 챕 falar mal, 챕 a verdade. Eu sou gordo! No caso dos VW para um giro duplo nao tem como, nao servem! Voce compra um 2.5 por 1.200 dolares e gasta 75 para retificar os comandos, mais 300 pro chicote (um bom eletrecista faz aqui pelo pre챌o local) Poe uma redu챌ao no VW e tudo fica ainda pior no peso/potencia. Oseias . . .1.6 no duplo nao tem jeito fih . . . SE voar, vai ser muito marginal e perigoso. Eu vi voando o do Devonsir, achei muito bom, me surpreendeu. Alcool, turbo, bom piloto, passageiro leve (alias o Devonsir 챕 um graveto) Coloca dois Heron la dentro  . . .nao sai do chao! Gaste inteligente, discuta inteligente, associe-se inteligentemente . . . Bem que podiamos redesenhar um AC4, acho que nao sairia muito caro nao. O velho e bom era bom quando novo, agora que ta velho, os bons sao os novos. Andei muito, estudei muito visitei muito e vi muita maquina diferente. abraco Heron

    ResponderExcluir
  16. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  17. ZeMaria O tanque dianteiro do nosso Golden tem capacidade para 5 galoes e o trazeiro 8. No inicio usavamos voar meia hora em treinamento e descer para que o aluno assimilasse melhor o que aprendeu. ele dava um descanso enquanto outro aluno subia. Quase dava para duas aulas, mas sempre eu completava o tanque, embora nao pudesse encher todo, pois ele vaza quando o piloto senta. Hoje instalamos uma bomba de combustivel e controlamos a vaz찾o do tanque trazeiro para o dianteiro, assim a reserva ajuda a nao cometer enganos. Porem como parte dos treinos os estudantes faziam o controle aos pares, para saberem o procedimento certo para aquela maquina. Com os voos de longa distancia, eu nunca chequei o consumo, nem mesmo perguntei ao nosso antigo instrutor, o Romulo que tive que despedir por problemas de seguran챌a e confiabilidade. Agora, eu acredito que sou o unico deste grupo que tem um giroplano registrado na FAA com meu nome como construtor e meu registro de Estudante Piloto esportivo. Acredito que em voo nivelado a 80 mph poderemos atingir a marca de 6 galoes sem muito problema. Eu notei com o Devonsir (ou sera com c?) que o motor alcool turbo tem um consumo alto pacas, nao sei como 챕 com gasolina e sem turbo. Se 챕 que da pra voar dois assim. Por ser uma maquina grande, o Golden 챕 muito visivel la encima no meio dos outros, o arrasto 챕 relativo, porem ao voar em maior altitude a coisa fica mais solta um pouco, favorecendo o consumo. Nossa rpm em voo fica em torno de 4.600 a 5.200. Quando o giro que originou o Golden voava com motor 2.5 sem mexer nos comandos, ele era pesadao e tinha consumo maior. Os cavalos a mais sem ocorrer em peso ajudam muito, sao maquinas distintas. Preciso perguntar ao Pat McNear quanto ele esta fazendo hoje, deu um "tapa" no motor e tira mais de 200 hp em um RAF modificado, maquina linda e boa de voo. Constantemente ele voa 100 mph cruzeiro. abra챌o Heron Ah! tem como importar o motor dentro dos conformes, viu?

    ResponderExcluir
  18. OOps . . .erro la encima . . 4 galoes ao inves de 6. heron

    ResponderExcluir
  19. This message has been deleted by the manager or assistant manager.

    ResponderExcluir
  20. Ola Sr. Heron , voce é instrutor de giro certo ? e pelo que entendi o sr. possue uma bela maquina para instrução , se possivel o sr. poderia colocar fotos ou videos do sr. e sua máquina ., Onde é ministrado a intrução e preço da hora aula no seu golden ?   Grande abra챌o a todos      

    ResponderExcluir
  21. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  22.  Recomendar   Mensagem 24 de 35 em Discussão
     
     
    Discussão : MOTOR AERONÁUTICO TUPINIQUIM De: Otavio_mt Enviado: 4/1/2008 18:09  motores a gasolina 4 TEMPOS, usam em media,  350 ml de combustível por hora por HP acionado motores a gasolina 2 TEMPOS, gastam em m챕dia, 500 ml de combust챠vel por hora por HP acionado
     
    motores a DIESEL, gastam em media 200 ML de oleo diesel por hora por HP acionado Otavio
     
        Colocação feita pelo Otavio na  discução nr-024 do MOTOR AERONÁUTICO TUPINIQUIM - informa  com fatos a média do consumo dos motores .
    Observei que na  menssagem nr:018 do sr. Heron a respeito do consumo de combustivel do seu giro golden. Transcrevo o texto abaixo :
    "Acredito que em voo nivelado a 80 mph poderemos atingir a marca de 6 galoes sem muito problema." e " Por ser uma maquina grande, o Golden 챕 muito visivel la encima no meio dos outros, o arrasto 챕 relativo, porem ao voar em maior altitude a coisa fica mais solta um pouco, favorecendo o consumo.
    Nossa rpm em voo fica em torno de 4.600 a 5.200.
    Quando o giro que originou o Golden voava com motor 2.5 sem mexer nos comandos, ele era pesadao e tinha consumo maior. Os cavalos a mais sem ocorrer em peso ajudam muito, sao maquinas distintas.
    Preciso perguntar ao Pat McNear quanto ele esta fazendo hoje, deu um "tapa" no motor e tira mais de 200 hp em um RAF modificado, maquina linda e boa de voo.
    Constantemente ele voa 100 mph cruzeiro. "      
    Consultando o Youtube
     videos - http://www.youtube.com/watch?v=RSrqTJr30go
              http://www.youtube.com/watch?v=nIFn015dS8I     Realmente o gyro é bem pesado estimo eu na casa dos 500 kg . É claro que não irá voar em potencia maxima o tempo todo , só no momento da decolagem . 
    Consultando alguns amigos do aeroclube daqui local , a respeito do motor Rotax 914 turbo com avgas , relataram que o consumo
     Ã© algo dos 22 a 25 litros/ Hora em aeronave asa fixa ( um motor de 1350cc turbo ) , segue o link abaixo confirmando a média dos fatos .
    http://www.ultralightnews.com/rotaxinfo/rotax912-fuelconsumption.html
    É claro que para o giro golden , na minha avaliação consuma na melhor das hipoteses algo do em torno 36 a 42 L/H .( isso com o acerto perfeito da maquina)   Baseado nessas informa챌천es qual 챕 o consumo do motor Subaru nesse giro em cruzeiro ?   Grande abra챌o a todos

    ResponderExcluir
  23. olha  pessoal um feliz 2008 a todos os gironaltas   p/   pessoa pesada so resta  voar num giro mono e pronto  o elias de são paulo  voou comigo num mono   e voou muiiito bem  era aspirado  e so montar um motor  2.2  ou2.3   vai q uma beleza,,,,         olha ue tenho uma carcaça  mexicana para motor  de 2.0  a 2.4   com bomba de ólio   e novinha 100 uso  da pra por ate num bipleice    o meu motor do meu giro era 2.109 de cc e vooava muito bem vooei com ele 10 anos  viajei várias veses pro parana  com o devoncir foi numa boa,,, comtato    019  32258971  e 019 96328405

    ResponderExcluir
  24.   AÍ DECIO     Qual  o peso dessa  CARCAÇA MEXICANA ???   QUAL O TAMANHO DA ABERTURA em MM , PARA A SEDE DOS PISTÕES  DA CARCAÇA MEXICANA ???     GRATO       AbelhaRJ    

    ResponderExcluir
  25. olha    ABELHA    sabi q ainda  naum medi  o diametro!!   mas e pra montar motor  de 2.0 a 2.3   ela e  original   pra esses motores...

    ResponderExcluir
  26. No site  :   ------ >>     http://www.aerokits.com.br/kits.asp     Uma das grandes caraccter챠sticas do Giroc처ptero 챕 a facilidade de ser transportado, armazenado e a f찼cil montagem e desmontagem (cerca de 10 min). Existe uma carreta especial em que o giroc처ptero 챕 transportado sem a necessidade de ser desmontado (sendo que demora apenas 3 min para carregar e descarregar).

    Outra caracter챠stica vantajosa 챕 a sua hangaragem. No lugar de um monomotor convencional hangarado, cabem 8 giroc처pteros. Ele pode ser guardado na garagem de sua casa. Para desmontá-lo, basta apenas 4 parafusos. 

    ESPECIFICAÇÕES
    Motor: VW 4 Tempos - turbo 1.6 ou 1.8
    Combust챠vel: 찼lcool
    Consumo:       14 l/h (com duas pessoas)
    Autonomia:     
     6:00 horas 찼 140 hm/h

    PERFORMANCE
    Velocidade M찼xima: 190 km/h
    Velocidade Cruzeiro: 140 km/h
    Velocidade M챠nima: 30 km/h
    Teto Operacional: 4000 m
    Dist창ncia de pouso: 2 a 8m
    Peso Vazio: 150 kg
    Carga M찼xima: 334 kg
    Raz찾o de planeio: 7:1
    Dist창ncia de decolagem: 50 a 80m

                Gostaria de saber de quem comprou os citados KITS , poderia tecer maiores detalhes  e confirmar os dados grifados.                              Favor informar a capacidade do tanque , em questão ...... ???     att     AbelhaRJ      

    ResponderExcluir
  27. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  28.       Referente ainda  ao  Kit  ...........    http://www.aerokits.com.br/caracteristicas.asp                estas informações já estão disponibilizadas há mais de 02 Anos no site ........     Caracter챠sticas T챕cnicas
    Velocidade de cruzeiro: 140 Km/h. Velocidade M찼xima: 190 Km/h.
    Velocidade de cruzeiro com cabine: 220 Km/h.
    Distância de decolagem: de 50 à 150 mt.
    Pouso: 2 mt
    Descida Vertical: 4 mt/seg.
    V척o Pairado: de 45 Km/h.
    Decolagem com flutuadores: 200 mt
    Decolagem com card찾n e dispositivo de decolagem vertical: 2 mt. (em Homologa챌찾o)
    Resistência do Rotor à 350 RPM: 9G positivo ou 2G negativo.
    Peso vazio: 180 Kg
    Motor VW 1.600 ou 1.800 TURBO a alcool.
    Consumo: 18 litros/hora
    Altura M찼xima: 4.000 MTS ou 12.000 P챕s NM
    Autonomia: 800 Km (02 tanques de alcool)
    Carga: 250 Kg.
    Dois lugares em tanden
    Estrutura: Alum챠nio Estrutural
    H챕lice: Madeira em 9쨘
    Motor 1.800 CC - H챕lice de 11쨘

    Subida Vertical? vento de 60 Km/h

    Modelo "BENSEN"   S처 para quem adquiriu o kit ..... okey .      Para quem já adquiriu ..... quem recebeu  e/ou    já montou .          Favor informar a capacidade do tanque , em questão ...... ??? oferecido pelo Kit.   Att   AbelhaRJ

    ResponderExcluir
  29. O motor VW 챕 limitado para avia챌찾o. A 찼lcool e com consumo elevado sei que congela o carburador. Al챕m do que, qual a TBO desse motor? Os Limbach 챕 em torno de 100 horas, j찼 os Rotax 582 챕 em torno de 1000 horas. Ser찼 que vale a pena um motor VW?  

    ResponderExcluir
  30. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  31. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  32.   AÍ PALHINHA ..... tdbem QUAL O SEU PESO ??? pra trike não sei se faz muita diferença , mas  NO GIRO .....  CADA MEIO KG É UM PUTS ESFORÇO PRA SUBIR ...   ESSA INFORMAÇÃO É VOANDO  MONO OU DUPLO ? -  só pra clarear .....   TKS AbelhaRJ  

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.