terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Desenvolvimento de Giro

Senhores, participo deste forum j찼 a algum tempo, apenas como observador, tentando aprender um pouco com voc챗s, tenho interesse em giros e em tudo mais sobre avia챌찾o, ultraleves etc...
Se não me engano, quando começaram a falar da construção de um giro barato pelo Sr. Montalva, um dos senhores, desculpem-me não me lembro quem, escreveu que seria hora para, invés de discutirmos bobagens, questionarmos sobre o desenvolvimento do mesmo, como calcular um rotor por exemplo. É com o interesse de me aprofundar neste lado técnico do desenvolvimento que eu os questiono:
 
- alum챠nio aeron찼utico, qual 챕 a liga ? 6061 T6 ?
- um sistema de rotor prop천e sustenta챌찾o ao giro atrav챕s do ar que passa pelas "asas", uma vez conhecido o peso do conjunto, giro + piloto + passageiro, como calcular as "asas" deste rotor ? perfil, corda, comprimento ?
- uma vez no ar a única resitência ao deslocamento do giro será a resistência aerodinâmica criada pelo sistema de rotor  +  a estrutura do giro, quanto do total desta resistência é proveniente do sistema de rotor ?
- como calcular o empuxo gerado pelo conjunto propulsor h챕lice + motor ?
- conhecidos os dados do sistema propulsor como calcular a velocidade te처rica que o giro deve alcan챌ar e a velocidade angular do sistema de rotor ?
 
Desculpem-me se para uma primeira apari챌찾o neste f처rum pare챌o chato e muito questionador, mas estas s찾o apenas algumas das muitas quest천es que, eu acredito, devem ser resolvidas para podermos desenvolver um giro com o melhor desempenho poss챠vel.
 
Sr. Montalva eu gostaria de me aprofundar mais no desenvolvimento do giro e de sua constru챌찾o, se poss챠vel gostaria de conhec챗-lo bem como conhecer o lugar onde o Sr. construir찼 o giro, pelo que leio sobreo Sr. neste f처rum acredi to que poderei aprender muito.
 
Saudações à todos,
 
Paulo Villegas
 

3 comentários:

  1. Olá, Paulo. Eu estava evitando responder de imediato, porque francamente eu ponho mais esperança num projeto comercial para fazer crescer a comunidade. Mas como o Montalva não se manifesta sobre o andamento do seu novo projeto, também não podemos ficar congelados para sempre, só na expectativa. Então, respondendo às suas perguntas:

    Chamamos de alumínio aeronáutico não apenas o 6061 T6, mas um conjunto de ligas. Existem várias ligas de alumínio empregadas com sucesso na aviação, a escolha depende do que pede o projeto. Por exemplo, para o mastro de um girocóptero a resistência à flexão é um fator importante. Ele vibra a uns 10 hertz durante o vôo, numa amplitude considerável! Uma liga resistente demais poderia trincar nestas condições.

    Se voc챗 deseja construir um giro eu recomendo que adquira pelo menos a parte do rotor pronta, que 챕 a mais cr챠tica. Calcule o tamanho das p찼s de modo que o disco tenha aproximadamente 1 p챕 quadrado de 찼rea para cada kilograma de peso (existem c찼lculos mais precisos, mas a grosso modo 챕 isso a챠, para o tamanho de separador e a corda que se adota de costume).

    O arrasto causado pelo rotor em movimento 챕 maior que o do restante do giro. A propor챌찾o varia de um modelo de giro para outro, mas a do rotor 챕 sempre bem maior.

    Em teoria é possível calcular o empuxo, mas dificilmente alguém faz isso, porque o cálculo é complexo, pesado e impreciso. Por isso, o que se faz é atar a quilha bem firmemente a uma balança de molas, semelhante àquela usada para pesar peixes, pôr o motor à plena e ler quanto a balança indica. É diferente do resultado em vôo, mas já dá uma informação útil para acertar o conjunto.

    Paulo, diferente da asa fixa, a asa rotativa tem um comportamento extremamente din창mico. Ainda n찾o existe um modelo matem찼tico que cubra todas as peculiaridades encontradas no v척o do giroc처ptero. Sendo assim, o que se faz via-de-regra 챕 tentar manter valores que n찾o sejam muito distantes daqueles encontrados nas aeronaves que j찼 existem e voam razoavelmente bem. Como tudo na avia챌찾o, quem quer arriscar fazer diferente, pode gastar um rio de dinheiro tentando, pra no fim morrer na praia.

    A experi챗ncia j찼 mostrou que s찾o pouqu챠ssimas as pessoas que se d찾o o trabalho de responder a este tipo de pergunta, sabe Paulo. Primeiro porque a maioria n찾o conhece a resposta (e n찾o h찼 nenhuma vergonha nisso). Segundo, poque quem sabe n찾o gosta de falar, valoriza o que aprendeu a duras penas e n찾o d찼 de gra챌a.

    Al챕m disso, lembremo-nos da velha m찼xima: "챕 melhor ficar em sil챗ncio e deixar todos na d첬vida sobre voc챗, do que abrir a boca e mostrar que 챕 um burro".

    Por isso, Paulo, saiba que os detalhes realmente relevantes da sua pesquisa voc챗 s처 vai aprender no contato pessoal, 챕 da natureza humana. S찾o informa챌천es que uma pessoa passa para a outra apenas como recompensa pelo tempo e aten챌찾o dedicados.

    Na Internet, pelo contr찼rio, a gente n찾o gosta de entrar em detalhes, porque sempre existe gente mal agradecida, gente sem educa챌찾o que aprende contigo e depois ainda te chinga por tr찼s. Isso tira o tes찾o de qualquer um. Eu, por exemplo, estou cansado de ser chamado de piloto de internet. Se eu fosse um pouco mais esperto, ficava no meu canto. Um dia eu ainda aprendo.

    Um abra챌o a todos.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  2. OLÁ PESSOAL
     
     
    DESCULPEM POR NÃO TER PARTICIPADO MAIS DO FÓRUM, POIS MEU
    COMPUTADOR ESTAVA HOSPITALIZADO E RECEBEU ALTA HOJE.  A PARTIR DESTA SEMANA
    ESTAREI RETORNANDO COM NOTÍCIAS.
     
     
    UM ABRAÇO A TODOS
     
     
                            
    MONTALVA

    ResponderExcluir
  3. Juciê, é com pesar que o vejo dizer que poucas são as
    pessoas que, diferentemente de você, se arriscam a responder perguntas como as
    que fiz, pois assim pior do que não saberem as respostas, o que também acho que
    não seja vergonha nenhuma para ninguém, não se interessam em pesquisar, estudar
    para esclarecê-las, fazendo com isso que o desenvolvimento seja absurdamente
    lento. A proteção tecnológica realizada por aqueles que não ensinam o que
    aprenderam à duras penas faz muito mal às comunidades amadoras, como acredito
    ser a proposta deste grupo de discussões, ninguém ganha com isso.

    Bom... continuarei meus estudos, espero um dia poder p척-los
    em pr찼tica e construir meu giro, enquanto isso n찾o acontece estarei aprendendo.


     



     

    Abra챌os,

     

    Paulo Villegas

     

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.