terça-feira, 23 de janeiro de 2007

como acertar o centro de gravidadede de um biplace em tandem bensem


Caros amigos devido eu residir no estremo sul do brasil na cidade de Rio Grande, não conheso nimguem nas procimidades que tenha ou esteja construindo um giro, dai minha dificuldade no acerto do mesmo, por isso pesso ajuda: gostaria de saber se o centro de gravidade do meu giro esta correto, sendo que o mesmo é duplo comando em tandem toda informação nesse sentido será muito bem vinda de mais so tenho a agradecer
DE UM GAUCHO PARA O BRASIL. 
   

19 comentários:

  1. obrigado amigo pelas informa챌천es mais gostaria de saber se fosse possivel em quantos graus devo ler quando o giro esta pendurado pela cabe챌a.  

    ResponderExcluir
  2. Bueno, supondo que você tenha a quilha exatamente alinhada com o sentido de deslocamento do giro, como é o caso em um Bensen original, então com o giro pendurado pelo parafuso horizontal da cabeça do rotor, mantendo o manche na posição central, a linha que desce até o CG deve estar a um ângulo bem próximo de 79 graus em relação à quilha, com uma tolerância de apenas um grau para mais ou para menos.

    Um abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  3. Prezado Juci챗;   Desculpe a minha ignorância.  Repetido : pendurar pelo furo do parafuso horizontal da cabeça do rotor. Pergunto:                 1º) sem as lâminas do rotor/sem o rotor head e sem pré-rotator?                 2º) vazio de combustível ?                 3º) sem piloto? .....e fazendo um ângulo de 79 graus em relação à quilha( horizontal). Por cima ou por baixo ? Ã  frente ou Ã  ré?   Ser찼 que V. poderia anexar um "draft" e anexar, para melhor entendimento desse seu perguntador ignorante? Ficaria bastante agradecido. Geraldo    

    ResponderExcluir
  4. Geraldo, até hoje não apareceu ninguém na face da Terra que consiga explicar completamente o fenômeno da autorotação. Então, meu amigo, enquanto estivermos falando em giros, somos todos ignorantes. À medida do possível a gente se ajuda, só isso.

    Quanto ao assunto em pauta, primeiro voc챗 tem que saber onde est찼 o centro de gravidade do seu giro. Para isso existem alguns caminhos. O mais sofisticado talvez seja fazer um modelo computadorizado da aeronave; ent찾o o computador 챕 capaz de dizer exatamente onde vai ficar o CG. N찾o 챕 qualquer um que tem a capacita챌찾o t챕cnica para isso. O Jukka Tervamaki, por exemplo, faz assim.

    O método mais popular, no entanto, é fazendo o tal do "hang test", que nada mais é do que pendurar o giro, pelo menos em duas posições diferentes. Em cada uma delas alguém tira uma foto do giro, bem de perfil. Com as fotos em mãos é possível saber com uma certa precisão onde está o centro de gravidade. O Heron já explicou há algum tempo detalhadamente como se faz, colocou fotos, e tudo. É só procurar nas mensagens.

    Para o teste voc챗 vai deixar o giro com uma configura챌찾o que esteja a mais pr처xima poss챠vel do que vai ter em v척o. Geralmente removem-se as p찼s e o separador, deixando apenas a cabe챌a para o teste. O tanque fica com combust챠vel pela metade. O resto 챕 tudo igual, sem tirar nada. Se tem pr챕, deixa o pr챕. At챕 o piloto tem que estar ali, sentado e preso no cinto.

    Com as fotos na mão você descobre onde fica o CG. Então você vai pegar a fotografia e traçar uma linha desde o parafuso que é o centro da gangorra do rotor, passando pelo CG, como está na foto anexa. Para que seu giro voe estável, esta linha deve estar a 79 graus em relação à linha de deslocamento do giro quando em vôo nivelado. Supondo que a sua quilha se mantenha nivelada em vôo, você pode utilizá-la para medir este ângulo, como mostro na foto anexa. Só o projetista do giro vai saber te dizer com certeza. O Gyrobee, por exemplo, não tem a quilha nivelada em vôo. Aí precisa dar um desconto no cálculo.

    E porquê 79 graus? 79 é 90 - 11. 9 graus é a inclinação do vetor de sustentação gerado pelo funcionamento do rotor. 2 graus a mais garantem que o CG fique à frente do vetor de sustentação. Isso é importante para conferir estabilidade dinâmica durante as alterações da força G, quando em curvas, por exemplo. Mais que 11 graus e você terá dificuldades para decolar. Menos que 11 graus e ficaremos com um giro cansativo e até perigoso.

    Espero que a assunto tenha ficado um pouco mais claro.

    Um grande abra챌o a todos.

    O JuciÊ

    Attachment: explicacao.png

    ResponderExcluir
  5. Prezado Juci챗,   Valeu o HELP!   Agora, estou em céu de brigadeiro.   Um grande abra챌o. Geraldo

    ResponderExcluir
  6. Ol찼.

    Nosso amigo Marcelo Bueno me enviou um e-mail em que gentilmente pede orienta챌천es de como 챕 o procedimento para localizar o CG do giro. Tenho absoluta certeza que o Heron h찼 algum tempo j찼 descreveu pormenorizadamente o que tem que ser feito. E quem acha, no meio de tantas mensagens?

    Eu j찼 disse e repito: o suporte do MSN groups 챕 totalmente ultrapassado. Eu j찼 cantei essa bola h찼 algum tempo. O dia que tiv챕ssemos um volume de mensagens grande o suficiente n찾o seria poss챠vel localizar as discuss천es, pois falta um mecanismo de busca focado nas mensagens do grupo. N찾o demorou muito, como voc챗s podem perceber.

    Ponto 1 - algu챕m sabe onde est찼 a mensagem? Heron?

    Ponto 2 - ap처io a iniciativa do colega Silas que est찼 montando um site com suporte melhor. Engana-se quem pensa que isso custa caro. O meu site (jucie.com.br) me custa 30 reais por ano.

    Bueno, se ningu챕m encontrar, te explico, mas preferia aproveitar o que j찼 est찼 feito, e bem feito.

    Um abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  7.       PORQUE  Será  ???             tá uma  meia BAGUNÇA             de IDÉIAS  ,  de FATOS  ,  de CONCEITOS ,  de DISCUSSÕES dentro  DISCUSSÕES  fugindo ao tópico  e ETC....     POR CAUSA DISSO  ......    fica dificil resgatar qualquer mat챕ria .   O QUE PODEMOS FAZER  ........ ATER   SIMPLESMENTE AO TÓPICO DA DISCUSSÃO                                                             a idéia chave.     Cabe agora  implantar e educarmos          AbelhaRJ               VAMOS NOS ORGANIZAR .......                                       MAIS TARDE É QUE VAMOS LUCRAR .......  

    ResponderExcluir
  8. Depois de morder a lingua umas dez vezes e os dedos mais algumas eu me lembro que outro dia falavamos disto quando as interrupcoes se tornaram um pouco ruidosas e a coisa se perdeu. Basicamente, colocamos um pendulo (prumo) na cabe챌a, la no parafuso da gangorra, e tracamos uma linha do eixo vertical, isto seria melhor com lasers, estes que os camelos vendem por ai, os pointers. dai se elevava o nariz do giro e tracava outra linha na paralela, me esqueco de alguns detalhes, ficar velho 챕 uma droga! Agora tenho que achar a terceira linha, e no cruzamento delas estava o CG, quase sempre aproximado, pois formava um triangulo de linhas e no centro destes o Talzinho! A grosso modo, o CG fica na altura do abdomen do piloto sentado no banco de tras de um duplo (no caso) e pode ser marcado ali no assento mesmo. Como os giros dai tem o tanque baixo, o CG 챕 mais baixo do que os que tem assento tanque. Vamos ver se agora nesta volta minha tiramos todas as duvidas e medimos um AC4 de todos os jeito para saber como ele 챕. Eu desconfio que ele nao esta tao fora quanto o pessoal daqui acha, tem algo me dizendo que ele chega mais perto. Vou pedir socorro no outro Forum agora e volto a colocar aqui. Abraco Heron

    ResponderExcluir
  9. Fui la e achei a ultima consulta. Mais ou menos isto mesmo: elevar o giro pendurado pelo parafuso da gangorra, tirar uma foto ou tracar a linha com prumo e pincel atomico (marcar uma superficie) Depois colocar o giro sobre dois banquinhos (qquer elevacao) e inclina-lo tra챌ando uma linha paralela ao centro da maquina, onde as linhas cruzam sera o CG aproximado. A terceira linha usando o mesmo artificio de inclinacao, podera aproximar ainda mais o ponto certo. As fotos ajudam, as linhas ai foram feitas nas fotos mesmo. Abraco Heron

    Attachment: hang1-line.jpg

    ResponderExcluir
  10. Ok . . .lembrete Piloto sentado e meio tanque pelo menos sao necessarios. Ae gente, tem como editar uma mensagem em nosso Forum aqui? Pensado bem. . . . nao . . .ta certo, tem que estar com o peso de voo sim ! heron

    ResponderExcluir
  11. Abelha, você tem toda razão: às vezes a gente bagunça demais. Tentarei evitar.

    Heron, obrigado por se dar o trabalho de explicar novamente e colocar as fotos.

    Em outras palavras, a id챕ia 챕 que voc챗 pode encontrar o centro de gravidade de qualquer objeto pendurando-o por uma corda. A grande sacada 챕 que uma corda esticada pelo peso do objeto se torna uma linha reta e esta linha atravessa exatamente o CG do objeto dependurado! Se voc챗 pendurar mais de uma vez, pegando o objeto em pontos diferentes, o cruzamento das linhas vai te indicar exatamente a posi챌찾o do CG.

    Fa챌a uma experi챗ncia, que voc챗 vai entender: pegue a챠 um barbante ou uma corda e pendure um objeto qualquer, pode ser uma bicicleta, uma cadeira, sua sogra, etc. Espere o objeto parar de oscilar (챕 pra isso que est찼 aquele caboclo segurando a cauda do giro, l찼 atras na foto) e bata a foto. Pendure por outro ponto e bata outra foto.

    Trabalhando nas fotos, você traça uma reta que passa bem encima da corda, seguindo o sentido dela. Na terceira foto que o Heron colocou você pode ver perfeitamente o cruzamento das duas linhas. É onde está o CG.

    Espero que somando as diversas explica챌천es tenha ficado um pouco mais claro agora.

    Um abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  12.   Caramba que trabalh찾o , pendura aqui , suspende , amarra .   E o processo Matemático , datum de coordenadas  no plano cartesiano XY,  vamos ficar no tempo da Idade da Pedra Lascada.   Apliquem a Lei de Equilibrio de Corpos Rigidos  , Teoria dos Momentos , Centro de Massa .   Trabalhando com vetores é mais racional  e a resultante é o CG em coordenadas X e Y.           AbelhaRJ

    ResponderExcluir
  13. Arnaldo, voc챗 tem raz찾o em dizer que amarrar e pendurar 챕 um m챕todo grotesco quando comparado a um procedimento estritamente matem찼tico, no entanto tem sido o m챕todo empregado por muitos girutas j찼 h찼 d챕cadas, exatamente como descrito aqui nesta discuss찾o. Talvez seja t찾o comum porque talvez seja mais f찼cil de entender e pressuponha menos conhecimento pr챕vio do que as teorias matem찼ticas.

    J찼 que voc챗 tocou nesta quest찾o, Arnaldo, ainda n찾o vi ningu챕m executar este procedimento com o rotor montado no giro; 챕 sempre sem o rotor, ent찾o o resultado 챕 que se obt챕m o CG n찾o do giro completo, mas do giro sem o rotor. Por챕m n찾o bastaria incluir o rotor no giro pendurado, porque o CG do pr처prio rotor 챕 bem diferente quando est찼 parado de quando est찼 voando, em fun챌찾o da flexibilidade das p찼s.

    Por outro lado, usando o m챕todo matem찼tico, n찾o existe este inconveniente, pode-se incluir o rotor no c찼lculo, como qualquer outro componente. O resultado 챕 mais preciso.

    Um abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  14. Durante Bensen Days, tem um dia em que o pessoal vai para um hangar e pendura todos os giros que se apresentam para tal. Entao, com todos os equipamentos eletronicos de balancear e acertar o track dos rotores (pas e b de uniao) o pessoal mais graduado ainda usa o metodo pendurativo. Ai voce ve os luminares do mundo do giro todos ali, engenheiros de todos os calibres com experiencias em varias companhias tipo Bell, Sikorsky, Boeing ao redor das maquinas penduradas. Chuck Beaty, Dick DeGraw, Craig Wall, Larry Neal, Ernie Boyette, Jim Mayfield e outros todos usando o metodo. Primeiro se ajusta o angulo de voo da estrutura, depois se encontra o CG que 챕 marcado atras do tanque assento, mas pode ser marcado no mastro tambem. O Chuck faz tudo isto atraves de fotos recortadas e sempre chega muito proximo do resultado otimo, considerando que certas maquinas mudam de CG dependendo do tipo do cafe da manha que o piloto ingeriu. Tem um jeito em que nao se pendura, somente se eleva em dois blocos e tracam as linhas usando um laser. Abraco Heron (meio no sono, grande churra comemorativo ontem a noite)

    ResponderExcluir
  15.   Sds All the people           Tudo é questão de preciosismo  e da finalidade .            Ambos processos chegarão a via dos fatos , quanto a precisão não há dúvidas.            Ser prático ou minucioso . Nada que uma planilha bem elaborada não possa resolver in loco.   att   AbelhaRJ

    ResponderExcluir
  16. Caro Heron! vi as fotos do giro pendurado que vc colocou aqui, aquele com o motor na frente, este giro voa com que motor? tem planta deste giro a venda ai? me interessei nesta maquina se possivel me mande mais detalhes deste giro. pode mandar no meu email heltonbecher@ibest.com.br obrigado e abra챌os helton becher

    ResponderExcluir
  17. Caro Helton Aquele giro 챕 um modelo trator (motor na frente) e existem dois ou tres modelos deles por aqui, o mais famoso 챕 o Little Wing. Um amigo iniciou a construcao de um atraves dos planos, porem desistiu, muita pecinha e muita solda. Com relacao a motores, temos duas palavras Rotax e Subaru, perder tempo com o restante esta fora de cogita챌ao para mim neste momento. Para se voar com dois, um 914 ou Subaru 2.5, voando mono ja da pra comecar com um 532 como esta fazendo o Milton e me parece que com grande sucesso. http://www.littlewingautogyro.com Divirtam-se! Heron

    ResponderExcluir
  18. olha bueno eu voou a 10anos e ja viajei varias vezes com o meu giro acho se vc quizer viajar com um giro e n찾o ter muito arrasto co a sua estrutura e nem ter dor de cabe챌a compre uma estrutura pronta ,, mas de um bom construtor ai voar sera f찼cil ,, tem uma turma que fiseram estrutura eles n찾o concegue sair de volta da pista e nem vai conseguir  , e fica sofrendo com o motor   uma estrutura boa de nome ai qualquer motor leva,,, o meu giro e mono eu voou a 10 anos tem um motor 2.2 a alcool dupra carburação tem biela titãnio vira importado e estou vendendo por 10 mil até no fim do mês se nao vender ai não vou vender mais ,, e motivo de construção,,, ele foi fabricado pelo montalva e um giro ótimo ,,,, 019 32258971e96328405.. um abraço!!!    

    ResponderExcluir
  19. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.