terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Estabilizador horizontal

Prezados,
Creio ser do Milton (Gua챠ra) um giro mono com estabilizador horizontal associado ao leme e deriva. O v챠deo est찼 no Youtube.
Estou terminando a montagem de um AC4 mono, estrutura idêntica Ã  aquela do vídeo e gostaria de adotar o mesmo estabilizador.
Milton, esta máquina é sua? O que você tem observado na utilização desse estabilizador? Você já vôou em um AC4 sem esse aerofólio? Essa resposta é importante para termos um parâmetro comparativo.Você poderia me enviar o desenho desse conjunto (medidas)?
Antecipadamente muito obrigado
Jair Machado

domingo, 28 de janeiro de 2007

BENSEN C/MOTOR 582 ROTAX

Boa noite pessoal amantes dos rotores.
Ontem a tarde e hoje novamente, assim que a chuva deu tr챕gua, fizemos o 582 nos empurrar para mais um breve v척o ao entardecer. O ensaio foi assistido pelo mestre Carinta e mais amigos de Mogi pessoalmente em Leme. Agora partimos para pequenos ajustes, no mais a pequena m찼quina,foi um sucesso.O "DragonFlay" ganhou asas.
Um abra챌o a todos Silas-Leme-sp.

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Escola de pilotagem

Bom dia Pessoal;
Boas notic챠as.O giro Tuf찾o est찼 pronto,com turbo instalado,inje챌찾o,faltando apenas alguns detalhes de acabamento.
Os testes ter찾o in챠cio em breve e j찼 estou recebendo inscri챌천es para o curso te처rico e pratico.As aulas pr찼ticas ser찾o no aeroclube de Mogi-Mirim e o curso te처rico em S찾o Paulo.
Informa챌천es no tel.(11)3228-5462
Dessa vez acho que vai.
Sds.
TURBINA......
 

Desenvolvimento de Giro

Senhores, participo deste forum j찼 a algum tempo, apenas como observador, tentando aprender um pouco com voc챗s, tenho interesse em giros e em tudo mais sobre avia챌찾o, ultraleves etc...
Se não me engano, quando começaram a falar da construção de um giro barato pelo Sr. Montalva, um dos senhores, desculpem-me não me lembro quem, escreveu que seria hora para, invés de discutirmos bobagens, questionarmos sobre o desenvolvimento do mesmo, como calcular um rotor por exemplo. É com o interesse de me aprofundar neste lado técnico do desenvolvimento que eu os questiono:
 
- alum챠nio aeron찼utico, qual 챕 a liga ? 6061 T6 ?
- um sistema de rotor prop천e sustenta챌찾o ao giro atrav챕s do ar que passa pelas "asas", uma vez conhecido o peso do conjunto, giro + piloto + passageiro, como calcular as "asas" deste rotor ? perfil, corda, comprimento ?
- uma vez no ar a única resitência ao deslocamento do giro será a resistência aerodinâmica criada pelo sistema de rotor  +  a estrutura do giro, quanto do total desta resistência é proveniente do sistema de rotor ?
- como calcular o empuxo gerado pelo conjunto propulsor h챕lice + motor ?
- conhecidos os dados do sistema propulsor como calcular a velocidade te처rica que o giro deve alcan챌ar e a velocidade angular do sistema de rotor ?
 
Desculpem-me se para uma primeira apari챌찾o neste f처rum pare챌o chato e muito questionador, mas estas s찾o apenas algumas das muitas quest천es que, eu acredito, devem ser resolvidas para podermos desenvolver um giro com o melhor desempenho poss챠vel.
 
Sr. Montalva eu gostaria de me aprofundar mais no desenvolvimento do giro e de sua constru챌찾o, se poss챠vel gostaria de conhec챗-lo bem como conhecer o lugar onde o Sr. construir찼 o giro, pelo que leio sobreo Sr. neste f처rum acredi to que poderei aprender muito.
 
Saudações à todos,
 
Paulo Villegas
 

como acertar o centro de gravidadede de um biplace em tandem bensem


Caros amigos devido eu residir no estremo sul do brasil na cidade de Rio Grande, não conheso nimguem nas procimidades que tenha ou esteja construindo um giro, dai minha dificuldade no acerto do mesmo, por isso pesso ajuda: gostaria de saber se o centro de gravidade do meu giro esta correto, sendo que o mesmo é duplo comando em tandem toda informação nesse sentido será muito bem vinda de mais so tenho a agradecer
DE UM GAUCHO PARA O BRASIL. 
   

terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Mogi-Mirim, 14 de janeiro de 2007.

Saimos de São Bernardo às 6:15, eu e o Lacerda. Sentimos falta do Ivan desta vez.

Sempre que chegamos ao aeroclube é possível ver os aeromodelos fazendo suas acrobacias. Eu pensava que tinha apenas um ou dois. Enquanto esperávamos o Carinta, fui até a ponta da pista, onde costumam ficar os aeromodelos. Para minha surpresa tinha uns oito aeromodelistas, e me disseram que a metade ainda não havia chegado naquela manhã. Um pessoal bacana, viu, logo amarramos conversa. Ficam ali, voando seus modelos e comendo um churrasquinho. Gostam de discutir detalhes técnicos de seus modelos e também de fazer manobras que são praticamente impossíveis nas aeronaves reais. Olha, que eu estou careca de ver aeromodelo, mas ontem presenciei manobras que pra mim só novidade. Gostoso de ver.

O Carinta conversou bastante comigo. Engraçado como dá atenção a todos, mesmo com o aeroclube cheio. Aliás, que diferença da primeira vez que estive lá. Aquilo parecia um lugar abandonado, um cenário de faroeste, a hangar era praticamente vazio. Agora o lugar vive cheio de gente nos finais de semana. É muito comum ver as pessoas da cidade visitarem o aeroclube. O hangar não comporta mais tanta aeronave. Ontem estavam planejando como vão aumentar a área coberta.

O Carinta me contou o segredo. Vou contar só pra você, mas vê se não espalha.

O segredo é colocar as pessoas junto. Com habilidade, eles mantém um clima amistoso, não permitindo que se formem panelas. Lá não tem esta estória de "piloto de giro pra cá, piloto de avião pra lá", "gente do aeroclube aqui, visitante ali". Não. A idéia é manter todo mundo junto. Justamente por isso estão providenciando uma área próxima ao hangar para os aeromodelistas. Quando você for lá, não estranhe se vir pilotos de giro voando em asa-fixa, e vice-versa. É comum os pilotos de Mogi-Mirim ensinarem uns aos outros.

Esta ausência de barreiras exige um pouco mais de habilidade das pessoas. Em vez de simplesmente dizer "isso é proibido", o costume ali é conversar e ensinar. Um exemplo: ontem, havia um ciclista bem no meio da pista quando um de nossos amigos queria pousar, de modo que ele teve que fazer mais um turno de pista. Depois de pousar, foi até o rapaz e lhe explicou, muito amigavelmente, que aquela situação poderia ter sido perigosa. No fim da conversa estavam os dois rindo juntos e tenho certeza que o rapaz vai voltar lá, desta vez com mais noção de segurança.

São detalhes que chamam a atenção, pois revelam o caráter das pessoas. Para fazer funcionar o seu giro o Lacerda precisou trocar um pequeno conector elétrico. Será que lá tem? Tem. E ferro de solda? Tem. Bateria pra chupeta? Tem. Tem até oxigênio. Achei curioso. O Carinta me contou uma estória para explicar o motivo: "outro dia fulano precisou cortar uma coisa e quebrou a serrinha. No dia seguinte trouxe três. O Décio precisou de uma junta para o cabeçote. Pegou uma que tinha guardada aqui. No final de semana seguinte ele trouxe meia-dúzia, sem ninguém pedir. É nosso costume, começamos assim e ninguém pisa na bola, todo mundo respeita. Se precisar o Néco cobra a pessoa". Néco é o zelador do aeroclube.

Há quem não se sinta à vontade neste ambiente. O Romera não está mais em Mogi-Mirim. Ontem foi lá com o Celso de Nova Odessa, pela última vez, buscar seu giro, parado há mais de um ano. Com a nova administração, tornou-se mais difícil utilizar a infra-estrutura do aeroclube para aplicar os seus ... "negócios".

Passei um domingo muito agradável, desfrutando da companhia dos amigos. Também vimos o Toninho de Itatiba e seu irmão. Foram com as esposas. Para nossa alegria o Zé Preto estava junto, como sempre, e conversamos bastante. O Lacerda nunca tinha visto alguém pilotar um girocóptero como o Toninho faz. Além disso ele gentilmente fez o primeiro teste no giro do Lacerda. "Só não decolei porque estamos com um vento lateral forte, ruim para testar máquina nova. Mas não mexa em nada, Lacerda, porque o giro está bom. Só vamos esperar um momento melhor."

Não bastasse, chegando a hora de eu ir embora o Carinta insistiu, que queria me levar pra dar uma volta num asa-fixa. Descobri que o piloto Eduardo Carinta faz barba-e-cabelo: pilota giro, ultraleve, voa sozinho, voa em dois, tanto faz. Vai para onde quer. Pegamos uma turbulência no finzinho, que ele levou numa boa, sem o menor problema.

Confesso que desci com aquele sorriso típico de quem voa pela primeira vez, pois já fazia um tempinho que eu não voava, a última vez foi em Fartura. Bom demais, como sempre, ainda mais porque a paisagem de Mogi-Mirim é exuberante, com plantações diversas em volta do aeroclube. Há área de escape por todos os lados.

Chegamos em São Paulo já tarde da noite, com aquele consaço gostoso.

Valeu demais. Obrigado pelo convite, Lacerda.

Um grande abraço a todos.

O JuciÊ

domingo, 7 de janeiro de 2007

Acerto de CG

Heron, possuo um giro AC4 e transformei o mesmo para álcool, motor de fusca 2200 com dois carburadores e coloquei motor de arranque, ele tinha uma bateria de moto CB400 na frente, perto dos pedais e a mesma foi colocada ao lado do piloto, perto do tanque, a bateria colocada é um pouco maior que a da CB. O motor tem muita força e muito torque e não sei se é impressão minha, pois quando fui testar o mesmo em cima da pista,  tinha vento de través , ao decolar senti que além da cauda estar mais pesada ele tem a tendência de cair para o lado.
O que voc챗 acha de eu colocar est찼 bateria de novo para frente, pois acho que 챕 melhor e talvez resolva o problema do peso da cauda e o peso lateral, pois a bateria pesa 9kg.
Caso tenha uma sugest찾o me responda para que eu fa챌a o acerto da melhor maneira poss챠vel.

sábado, 6 de janeiro de 2007

Informações tecnicas sobre o windryder

Ol찼 Pessoal

Gostaria de saber se alguem aqui tem alguma informa챌찾o tecnica, desenhos,
fotos detalhadas sobre o windryder que foi fabricado na d챕cada de 80 nos
Etados Unidos.
J찼 vi o v챠deo no you tube e consegui muitas informa챌천es na internet, mas
gostaria de mais detalhes t챕cnicos do projeto. Caso algu챕m os tenha e queira
compartilhar estas informa챌천es.
Um abra챌o
Gledyston

_________________________________________________________________
Dave vs. Carl: The Insignificant Championship Series.  Who will win?
http://clk.atdmt.com/MSN/go/msnnkwsp0070000001msn/direct/01/?href=http://davevscarl.spaces.live.com/?icid=T001MSN38C07001

Girocóptero Dificil...

Por que 챕 t찾o dificil instru챌찾o de Giros ??? A dias que venho buscando informa챌천es sobre Giros por que estou realmente interessado em adquirir um Giroc처petro , porem antes resolvi me informar e agora estou procurando um instrutor...porem n찾o encontro ninguem...Ja estou desanimando...Os mais experi챗ntes no assunto poderiam dar uma m찾ozinha ai ??? Abra챌os...Jos챕 Luiz - Barretos /SP