terça-feira, 21 de março de 2006

Segurança de vôo e vídeo de decolagem

Boa noite,
Outro dia me perguntaram o quão seguro era voar girocóptero. Como sempre, apesar de ser brevetado em avião, respondi que se algum dia eu tivesse uma pane eu prefereria que fosse a bordo de um giro. Eis que nesse último final de semana, mais propriamente dito ontem, passei pela primeira exeriência de pane em vôo e espero que a última. A 2000 ft de altura e ao final de um período de 01hora de vôo com a gasolina na reserva o motor simplesmente parou. Minha primeira reação foi olhar para baixo e pensar o seguinte: putz, onde vou colocar essa máquina agora???? Olhei para a pista do aeroclube e ví que estava mais ou menos a uns 4km de distância de onde eu estava. Calmamente, coloquei o nariz da máquina para baixo e encarei o desafio, era melhor do que tentar um pouso longe daquela área e em local habitado. Chamei a torre que estava coordenando meu vôo e informei que eu estava indo para a final da cabeceira em uso para um pouso completo. Cheguei planando sobre a pista a uns 800 fts. Tentei reanimar o motor por duas vezes sem sucesso. Na terceira ele entrou novamente em operação; se assim não fosse eu estava preparado para fazer um pouso típico de giro utilizando a auto-rotação.
Desse epis처dio tirei alguns ensinamentos, como seguem abaixo:
1- Voar sempre em altura adequada e que ofere챌a seguran챌a para qualquer eventualidade;
2- Estar sempre atento ao v척o;
3- Evitar manobras arriscadas sem necessidade;
4- Acima de tudo manter a calma;
5- Estar como equipamento em dia;
6- Evitar voar com o combust챠vel no m챠nimo;
7- Estar preparado para praticar a auto-rota챌찾o para um pouso seguro.
Enfim esse foi o final de semana onde aprendi mais algumas li챌천es de seguran챌a. Experi챗ncia adquirida.
Outra novidade é o vídeo de uma de minhas decolagens que um amigo filmou e editou. A resolução está um pouco prejudicada em função  do tamanho do arquivo. Estamos trabalhando emuma versão mais visível.
Um forte abra챌o a todos e boa semana.
Jair Machado
Attachment: voo giro.wmv

4 comentários:

  1. Ol찼 Jair   Parab챕ns pela iniciativa de relatar sua experi챗ncia de pane e trazer-la ao grupo. Creio que ela poderia tamb챕m ser replicada para uma discuss찾o chamada " Fatos e Acontecimentos com Pilotos" iniciada pelo Armando alguns anos atr찼s, para ficar registrado l찼 tamb챕m. Quanto ao vídeo ,  consegui abrir e ver " Esse Jair Louco e sua Máquina Voadora "   Sds   Ernani

    ResponderExcluir
  2. O v챠deo est찼 funcionando, sim. Eu 챕 que havia truncado na hora do
    download. Tentei de novo e funcionou, com fundo musical e tudo.

    Um abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  3. Ol찼 amigos estive afastado um pouco das discuss천ee. 1쨘 eu ainda n찾o sou piloto de verdade sou apenas piloto de aeromodelo 2쨘 estou captanto mais e mais informa챌천es sobre giro pra saber tudo de bom que ele pode nos oferecer 3쨘 estou esperando uma oportunidade para ir at챕 Sampa para conhecer esta turma de perto e suas m찼quinas maravilhosas.   Fiquei feliz que est찾o trazendo se j찼 n찾o trouxeram um modelo importado para instru챌찾o, acho que agora acaba o problema de medo da motoriza챌찾o que acho que 챕 o pior problema da giroavia챌찾o no Brasil dentre outrtos fatores.   Aqui onde moro, interior da Bahia, m찼s precisamente em Senhor do Bonfim, onde acvontece o melhor S찾o Jo찾o da Bahia, o pessoal que est찼 com vontade de encarar avia챌찾o experimental ainda teme o giro. J찼 teve um camarada que possuiu um m찼s se destruiu a aeronave por falta de experi챗ncia e treino se 챕 que tomou algum. Felizmente est찼 vivo para contar a hist처ria, m찼s depois do epis처dio n찾o quis saber mais de giro. Eu andava meio balanceado pelo trike, m찼s acredito que o giro est찼 ganhando de letra na parada. Pena que aqui por perto n찾o tem ningu챕m com um para podermos pelo menos trocar experi챗ncia. Sei que pr처xima a Salvador tem m찼s n찾o conhe챌o.   Em breve eu estarei por a챠 e poderemos esclarecer melhor estas d첬vidas.   Obrigado e bons v척os.   Ruy Rodrigues

    ResponderExcluir
  4. Buena experiencia..es util para todos..el  video esta bueno les mando una foto de mi giro el la Pampa Argentina

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.