quarta-feira, 29 de março de 2006

Motores fortes exigem novos projetos.

J찼 come챌o me desculpando, colegas do grupo, porque n찾o sei a melhor
maneira de dizer o que vem a seguir, apesar de j찼 estar h찼 dias tentando
arrumar um jeito de falar sem deixar ningu챕m chateado, mas 챕 dif챠cil.

Antes de mais nada: n찾o sou projetista nem engenheiro, esta 챕 apenas a
opini찾o de um curioso. Julgue voc챗 mesmo meus argumentos. Provavelmente
vou chover no molhado, explicando o que muitos de voc챗s j찼 sabem de c처r.

Em qualquer tipo de aeronave motorizada a linha de empuxo deve passar
pelo centro de gravidade do aparelho. Quem primeiro percebeu isso foi
o espanhol Juan de La Cierva, que por sinal foi o inventor do autogiro.
Quando n찾o existe esta coincid챗ncia, sempre que o piloto acelerar ou
aliviar o motor vai ocorrer uma altera챌찾o no sentido de deslocamento.

Em um asa-fixa isto causa um inconveniente, pois o piloto tem que ficar
corrigindo a atitude da aeronave quando acelera ou desacelera. É o que
acontece, por exemplo, com hidro-avi천es, que t챗m o motor l찼 encima. Em
v척o, quando o piloto acelera, o motor tende a virar o avi찾o, fazendo-o
apontar para baixo, por isso o piloto j찼 sabe que tem que comandar o
motor e o manche ao mesmo tempo, para cabrar e compensar o movimento. Na
desacelera챌찾o acontece o contr찼rio e o piloto tem de apontar para baixo.

Enquanto num asa-fixa isto 챕 um inconveniente que exige aten챌찾o do
piloto, num giro a coisa fica mais complicada, porque a distribui챌찾o do
arrasto do giro varia muito em fun챌찾o da for챌a G aplicada ao rotor.
Por causa disso, no giro 챕 altamente desej찼vel que a linha de empuxo
passe bem perto do CG, pois evita que surjam situa챌천es perigosas.

Digamos que o nosso piloto de giro 챕 realmente muito experiente, muito
bem treinado e mesmo em uma m찼quina onde a linha de empuxo passa muito
acima do CG ele est찼 pronto para corrigir rapidamente qualquer anomalia.

Agora pegue este mesmo piloto, esta mesma m찼quina, e substitua o motor
fraquinho, que tinha um desempenho med챠ocre, por um canh찾o com 200 hp.
Se antes o motor fraco demorava a mudar a atitude do giro, o novo motor,
pelo contr찼rio vai levar apenas uma fra챌찾o de segundo para realizar a
mesma tarefa, pois tem muito mais for챌a. Al챕m de ter mais for챌a, existe
um outro fator importante a ser considerado: como colocamos um motor
mais forte, provavelmente usamos uma redu챌찾o, que exige uma h챕lice
maior. Para acomodar a h챕lice maior, aumentamos ainda mais a dist창ncia
entre a linha de empuxo e o CG, ou seja: a alavanca ficou maior. Temos
um motor MUITO mais forte, com uma alavanca maior, para a mesma tarefa.
Com estas vari찼ves 챕 l처gico que o tempo para virar ser찼 muito menor.

A partir deste instante, toda a experi챗ncia do nosso piloto funcionar찼
CONTRA ele. Seus reflexos foram muito bem treinados para um conjunto de
for챌as diferente. Reflexos, apenas, n찾o ser찾o suficientes nesta nova
situa챌찾o. Existe um ponto que vai al챕m do que 챕 natural num ser humano.
É aí que passamos a depender muito mais do bom projeto da aeronave.

Ent찾o n처s n찾o podemos ter motores fortes? Podemos sim, mas a챠 temos que
fazer a li챌찾o de casa direitinho, porque n찾o h찼 margem para erros. Quer
um bom exemplo? Veja a m찼quina do engenheiro Fernando Cirigliano. Al챕m
da linha de empuxo passar diretamente pelo CG (ou muito pr처xima), ainda
tem um estabilizador horizontal e o arrasto bem distribu챠do. Sabe o que
vai acontecer numa situa챌찾o moment창nea de baixa for챌a G no rotor? Nada.

Senhores, n찾o basta pegar um AC-4 e meter um motorz찾o atr찼s, eu lamento.
Se for tentar uma empreitada destas voc챗 precisa pelo menos de uma cauda
com estabilizador, para ter um m챠nimo de seguran챌a e voar tranq체ilo.

At챕 a d챕cada de 50 as pessoas morriam em autom처veis em colis천es a 30 por
hora. Sabe porque? Porque os pain챕is eram cheios de objetos perfurantes,
n찾o existiam cintos de seguran챌a. Os fabricantes diziam que a culpa era
dos motoristas, que n찾o dirigiam bem e acabavam batendo. Levou d챕cadas
para aquela mentalidade mudar, para os fabricantes se darem conta que
os autom처veis podiam sim ser mais seguros. Os carros s찾o melhores hoje.

L찼 fora os giros j찼 s찾o diferentes para poder usar motores mais fortes.
At챕 quando n처s brasileiros vamos dar de ombros para um conhecimento que
o mundo inteiro j찼 tem? Queriam motores fortes? Eles est찾o aparecendo!
Maravilha! No entanto temos que mudar a nossa mentalidade. Vamos
esquecer esta est처ria de que o piloto 챕 que tem que ser ninja. Ele tem
que ser bem treinado, mas o aparelho tem que ser projetado de acordo.

Quando vi a nova m찼quina do Devonsir (apesar que ela n찾o tem tanta
sobra de pot챗ncia) eu disse estas coisas pra ele, mas deu de ombros.
Agora vejo que o novo giro do meu amigo Marcos 챕 exatamente id챗ntico ao
que levou o saudoso J첬nior, sem tirar nem por. N찾o d찼 pra ficar calado.

Eu pe챌o encarecidamente aos meus amigos construtores: vamos deixar de
lado este orgulho que diz "eu sei tudo e ningu챕m pode me ensinar nada".
O futuro depende do que voc챗 faz agora. Continue com os olhos fechados e
quando voc챗 abrir vai ver que os giros estrangeiros, modernos e seguros,
ganharam o mercado e voc챗 ficou chupando o dedo com todo seu orgulho.

Um abra챌o a todos.

O JuciÊ

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http://br.groups.yahoo.com/group/clubedogiro
http://groups.msn.com/ABgiro/discusses.msnw

7 comentários:

  1. Ainda tem um ponto que merece esclarecimento: tanto o novo giro do
    Marcos Turbina quanto o novo giro do Devonsir, ambos foram feitos tendo
    em mente dar instru챌찾o de v척o para alunos mais "fofinhos", assim como o
    Lacerda e o Abelha, por exemplo (podem voltar a majare a macarronada no
    domingo, meus amigos). Com o peso do v척o em dois o motor vai funcionar
    bem, mas sem tanta sobra de pot챗ncia. Como o aluno estar찼 acompanhado
    do instrutor, eu considero uma situa챌찾o segura. Ent찾o, se voc챗 챕 mais
    pesadinho e queria aprender a voar de giro, acabaram suas desculpas.

    J찼 para voar sozinho, eu particularmente preferiria um giro com menos
    sobra de pot챗ncia ou ent찾o projetado para lidar com um motor mais forte.

    Um abra챌o.

    O JuciÊ

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  2. Prezado JuciÊ
    Acompanho seus coment찼rios com muito interesse, parab챕ns 챕 sempre esclarecedor. Seu amigo Gerson

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  4. Gerson, o prazer 챕 meu em saber que voc챗 tem paci챗ncia para ler minhas
    mensagens. Tamb챕m li com grande interesse seu relato em "Fatos e
    Acontecimentos com Pilotos". Quando mais pessoas tiverem sua franqueza,
    seu desprendimento, com certeza teremos um ambiente mais favor찼vel.

    Um grande abra챌o.

    O JuciÊ

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  6. Abelha, fico muito agradecido pelas suas coloca챌천es, meu amigo.

    Fernando, sabia que podia contar com sua opini찾o criteriosa.

    Um grande abra챌o a todos.

    O JuciÊ

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  7. Neste Bensen Days tivemos algumas "falas" a respeito de padrao. Algumas manobras que parecem muito arriscadas, na verdade sao padrao de comportamento, especialmente em emergencias. Se voce treinar bem um sacarrolha, vai ter uma eficiente manobra para pousar em campo pequeno. No mais, voar de lado, giros de 360 em descendente e outras, foram consideradas manobras normais para o envelope e so considerada arriscada pelos que nao conhecem a manobra. Com relacao ao CLT e EH, nem pensem em alternativas, sigam os experts. O Acidente que vitimou Terry e Bill ainda nao tem explicacao, pois a manobra nao foi normal para um giro fora de controle. Mergulho direto desde 1000 pes ate o solo. O que se pode especular 챕 que algo colocou o manche para frente criando o mergulho em 10 segundos, como um dos ocupantes foi ejetado pode ser que o mesmo estava sem o cinto de quatro pontos e caiu sobre os controles, nunca saberemos ao certo. Outra hipotese 챕 a ruptura do olhal da barra de controle, muito pequeno e que poderia deixar a maquina sem controles e uma reducao brusca de potencia iria faze-la mergulhar. Sparrow Hawk 챕 CLT e tem cauda alta com EH na linha central da helice. Voei mais 4 horas e meus pousos estao ridiculos, especialmente para a direita, onde eu perco a linha de pensamento e desmorono mentalmente perdendo as referencias. Conversando com o Brad, chegamos a conclusao que antes das manobras de emergencia eu deveria treinar passagens sobre a pista em diferentes altitudes, para acostumar os olhos com as diversas rampas de aproximacao. Ver o Golden sendo pousado como um Boeing 챕 uma experiencia emocionante . . .ao cair da tarde, as suavidades se completam! Vamos tentar uma analise dos AC4 para futuras modificacoes. abracos e desculpe a correria, tenho que empacotar 18 anos de America para voltar ao Brasil. (na realidade 3 malinhas)  :D Heron

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