domingo, 4 de dezembro de 2005

Ignição dupla e partida

Pessoal,
 
Estou ajudando um amigo a montar um VW para o Starlet dele, aqui em Ararquara e estamos precisando de idéias de que dupla ignição usar. Com certeza a ignição principal será a original com distribuidor, mas ainda não sabemos qual ignição secundária usar. Palpites serão bem vindos.
Ainda falta resolver tamb챕m que motor de partida e alternador usar.
Sobre o motor de partida, o principal problema que estamos tendo 챕 como fix찼-lo no motor. Na parte de cima, virado para frente, n찾o d찼, por causa do radiador. Na parte de baixo tem o carburador. O jeito seria prend챗-lo atr찼s do motor, mas como?
Sobre o alternador, al챕m do problema de espa챌o (acho que n찾o vai caber na parte da frente do motor), queremos algo confi찼vel e leve. J찼 ouvi dizer que algumas pessoas usam sistema de moto, mas n찾o sei qual.
Se puderem, por favor mandem fotos ilustrando suas sugest천es.

Obrigado e um abra챌o,
 
Fabr챠cio Pereira



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Um comentário:

  1. Ol찼, Fabr챠cio. Bom saber que voc챗 conhece o f처rum da ABG. Para quem n찾o
    sabe, o Fabr챠cio 챕 um ass챠duo colaborador do grupo aviacao-experimental.

    O pessoal est찼 meio t챠mido pra te responder, porque o uso que se faz do
    VW no giro 챕 um pouco diferente do que se faz no asa-fixa, como dizemos.

    Os giros que voam com motor VW a ar aqui no Brasil s찾o AC-4 em sua
    maioria. Pra come챌ar, a h챕lice 챕 montada do lado contr찼rio do que se
    faz normalmente nos avi천es. No AC-4, a h챕lice fica no outro extremo do
    virabrequim, do lado do volante. N처s deixamos a ponta da polia para
    virar o pr챕, que 챕 um mecanismo que s처 tem no giro, ele facilita embalar
    o rotor antes de decolar. Ali tamb챕m fica o alternador. J찼 o motor de
    arranque est찼 atr찼s, na parte de cima, como voc챗 pode ver nesta foto:

    http://www.jucie.com.br/fartura/18.html

    É verdade que muitos AC-4 não tem pré e nem motor de arranque. Dupla
    igni챌찾o eu ainda n찾o vi em nenhum. Acontece que o giro 챕 capaz de pousar
    num espa챌o muito curto em situa챌천es de emerg챗ncia, por isso na pr찼tica a
    maioria dos pilotos opta por lidar com as eventuais panes como um fato
    inevit찼vel em vez de fazer sistemas redundantes no motor. S처 pra citar
    um exemplo, nosso amigo Melo tem 8 pousos de emerg챗ncia no curr챠culum.

    Se alguém mais tiver alguma informação a acrescentar, esteja à vontade.

    Um grande abra챌o.

    O JuciÊ

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