On Wed, 14 Dec 2005 04:59:04 +0000 (GMT)
denis caliman neves wrote:
> ola Ju, vi as fotos do dia 25/09/05 tinha um giro s/motor ele voa no
> reboque? ou sozinho como funciona?
Vou descrever como 챕, s처 pra voc챗 ter uma no챌찾o geral de como funciona.
Depois de fazer uma inspe챌찾o de pr챕-v척o no equipamento todo, voc챗 pega
uma corda longa (o tamanho varia muito em fun챌찾o da pr찼tica que j찼 t챗m
o motorista e do piloto), amarra uma ponta no engate do carro e outra
no engate do giro-planador ou glyder (pronuncia-se "gl찼ider").
Devagarinho o motorista reboca o glyder at챕 a cabeceira da pista, ainda
com o rotor atado à estrutura, para que ele não gire. Na cabeceira o
piloto solta o rotor, d찼 pr챕 com a m찾o (embala o rotor), rapidamente se
posiciona no seu assento, prende o cinto de seguran챌a e faz para o
motorista um sinal que foi combinado previamente. O motorista ent찾o
come챌a a acelerar o autom처vel de modo a esticar a corda sem dar trancos
e vai aumentando a velocidade, sempre com um olho no retrovisor.
Esta hora 챕 cr챠tica, pois o rotor pode come챌ar a "flambar" que 챕 o termo
que a gente usa pra dizer que ele n찾o est찼 embalado o suficiente para
gerar sustenta챌찾o mas j찼 est찼 girando a ponto de se tornar
incontrol찼vel. Se come챌ar a perceber que o rotor est찼 querendo flambar o
motorista tem que parar imediatamente. O piloto n찾o consegue corrigir.
Para evitar que o rotor comece a flambar, s처 tem um jeito: embalar o
m찼ximo poss챠vel com a m찾o e n찾o perder tempo entre este momento e a hora
do carro come챌ar a puxar. Tudo tem que estar previamente ajustado.
Se estiver tudo certo o motorista vai acelerando mais, sempre de olho
no rotor, que vai girar cada vez mais r찼pido e come챌ar찼 a criar
sustenta챌찾o. O piloto procura equilibrar o glyder sobre o eixo
principal, tentando manter tanto a rodinha de tr찼s quanto a da frente
sem tocar o ch찾o; 챕 o que se chama "fazer gangorra". Vai chegar uma hora
em que ele tem sustenta챌찾o suficiente para decolar. O piloto d찼 um
toquezinho no manche para tr찼z e o glyder tira as rodas do ch찾o. O
piloto mant챕m nesta altura e atitude nivelada por mais alguns segundos.
Nisto o carro est찼 ganhando mais velocidade, porque n찾o tem mais o
atrito do glyder com a pista. A 첬nica for챌a que puxa para tr찼s 챕 o
arrasto do rotor. Chega um ponto em que o piloto do glyder pode subir
bastante, ir para um lado, para o outro, descer, subir de novo, etc.
Quando vamos chegando no fim da pista o piloto desce o glyder, devagar.
O motorista come챌a a desacelera챌찾o progressiva (o freio 챕 absolutamente
PROIBIDO!). Quando o glyder toca o ch찾o ele ainda est찼 correndo. Depois
de tocar, a velocidade vai diminuindo junto com a do carro, at챕 parar.
Na ponta da pista o carro faz uma volta bem aberta, mantendo a corda
estendida. Neste meio-tempo o piloto sem descer tenta fazer virar o
glyder 180 graus, para voltar. O motorista vai terminar de virar o
glyder sem dar trancos, puxando a corda levemente e tudo recome챌a.
Em v찼rios pontos desta rotina podem acontecer acidentes graves. O
motorista tem que olhar ao mesmo tempo para tr찼s, para frente e para
cima (pode ter uma aeronave querendo pousar). O procedimento requer 100%
de atenção, principalmente nas primeiras tentativas. É muito fácil
subestimar a dificuldade e quebrar o glyder ou se machucar. Lembre-se
que s찾o duas pessoas num exerc챠cio coordenado, que PARECE f찼cil.
Durante as primeiras horas voc챗 n찾o deve sair mais de 2 palmos do ch찾o.
E recomendo fortemente que n찾o se aventure a tentar come챌ar sozinho
sem que antes tanto o motorista quanto o piloto participem de v척os de
glyder com quem j찼 domina esta pr찼tica, pois sem treinamento 챕 perigoso.
Um abra챌o.
O JuciÊ
Esta mensagem foi enviada para
http://br.groups.yahoo.com/group/clubedogiro
http://groups.msn.com/ABgiro/discusses.msnw
Veja um Glider em ação Lacerda
ResponderExcluirAttachment: GLYDER4.jpg
Seguem em anexo 2 fotos dos "tempos da brilhantina" quando a 첬nica op챌찾o para se aprender a voar giro era atrav챕s do giroplanador. Ambas foram tiradas em 1979, sendo a segunda com a c창mera montada em meu capacete. Abra챌os a todos Fernando Cirigliano
ResponderExcluirAttachment: Giroplanador Fernando F1.jpg
This message has been deleted by the author.
ResponderExcluirThis message has been deleted by the author.
ResponderExcluirUm questionamento ou uma dúvida que persiste ........até agora Juntando todas essas informa챌천es , na quest찾o seguran챌a , o GLYDER atende ao prop처sito do aluno-piloto a pilotar um giro ? a) - ou após há de se fazer uma adaptação ao giro motorizado ? b) - ou a passagem para um giro motorizado dará tranquilamente dependendo da proficiência do aprendizado com o giro Glyder ??? Questionando a aqueles que efetivamente passaram/ou estão passando, por esse processo de aprendizado. Atenciosamente , ficarei muito agradecido. AbelhaRJ
ResponderExcluirAbelha
ResponderExcluirO treinamento em um glaider representa apenas 20% do aprendisado em um giro motorisado tenho por experiencia pois voo oglaider modestia parte at챕 muito bem mas no motorisado a coisa fica muito diferente todos os comandos est찾o em sua s m찾os em quanto no glaider quen na realidade esta pilotando 챕 o motorista do reboque 챕 el챗 que te poe no ch찾o eque te d찼 potencia para sair e os pedais tambem fic찾o inutil pois a corda do reboque elimina o torque do rotor e os ventos de traves voc챗 voa como se fosse uma pipa puxada por um garoto sobra algumas manobras laterais e subida e decida mas s찾o manobras limitada mas mesmo assim n찾o 챕 t찾o simples como aparece requer muita aten챌찾o pois 챕 bastante perigoso como dis o Jucie na realidade voc챗 voa amarrado em um automovel isso tudo requer muito cuidado
Abra챌o a Todos
Eduardo Carinta
This message has been deleted by the author.
ResponderExcluirColega Abelha: O giroplanador era a única opção nos velhos tempos. Como outros colegas informaram, seu vôo era bastante dependente do entrosamento piloto/motorista, bem como da extensão da pista disponÃvel. Qualquer distração de um conduzia à situações de risco e acidentes. Havendo um bom entrosamento, podia-se obter alguma experiência de vôo, se bem que limitada. Quando o aparelho era motorizado, o processo de aprendizado recomeçava, novamente com seus inerentes riscos. Com a chega dos giros biplaces esta forma de instrução, em minha opinião, não mais se justifica. Contando com um bom giro e instrutor o processo de aprendizado pode ser mais rápido, seguro e, comparativamente, menos oneroso, se considerarmos os riscos de quebra nas auto-instruções. Abra챌os Fernando Cirigliano
ResponderExcluirConcordo com todos Por absoluta falta de op챌천es treinei com Glyder muito..muito ...muito.. e muito Eu e um amigo chegamos a construir um (foto), mas n찾o recomendo que se fa챌a isto sem acompanhamento de uma pessoa com bastante experiencia especifica em Glyder para orientar o treinamento, o perigo 챕 real, n찾o o substime. Tive um acidente, e presenciei outro, felizmente sem gravidade. Aprendi bastante quando treinei em um Glyder duplo (side by side) orientado por um veterano, acho que esgotei tudo que podia aprender no Glider. Fiz aprox. 100 decolagens e pousos até ficarem perfeitos. Hoje tenho um mono AC4 prontissimo e ainda n찾o sei voar, tive problemas para controlar o giro no ch찾o porque n찾o tenho nenhuma experiencia com Giro motorizado. Conclus찾o: O glyder é uma ferramenta de aprendizado muito boa, mas como disse o meu amigo Carinta, é só os primeiros 20% do aprendizado. A quantidade de quebras com Giros são enormes, só muito treinamento em condições reais de vôo pode evitar isto. De qualquer maneira, valeu a pena , foi um bom começo. Abra챌os Lacerda
ResponderExcluir