sexta-feira, 16 de dezembro de 2005

A grande viagem....

VAMOS TENTAR ESCREVER AO ESTILO  JUCIÊ....

 

SABADO, 10/12 EM ASSIS.....

 

Estava em férias. Era sábado, 10 de dezembro.  Havia tomado a decis찾o de realizar um v척o mais longo com meu girocoptero. O percurso seria de Gua챠ra at챕 Assis Chateaubriand/PR. Dist창ncia de 77 Km  entre os aeroportos, pelo GPS. Precisaria reabastecer em Assis pois planejava ir al챕m, com algumas  cidades na rota num raio de 20  Km.   Como em Assis n찾o h찼  Avg찼s,  fui comprar  em  Toledo, cidade  a 40 Km.  Vinte e cinco  litros a   4,40 totalizaram  110 reais.  No domingo,11,  levatei cedo da cama.   Pouco depois  das 6 horas j찼 estava   viajando a Guaíra, a 110 Km pela rodovia. É de Guaíra que eu  decolaria. Cheguei ao aeroporto daquela cidade perto das 7 e 30. Completei o tanque do  giro, deixando-o com cerca de 40 litros de combust챠vel.  Fiz uma revis찾o r찼pida.   Liguei o motor para aquecimento.  N찾o gostei de ver as 찼rvores j찼 balan챌ando   com o vento, isso   antes das 8 da manh찾. Sinal de que o vento aumentaria com o calor do sol.  Pelo menos o c챕u estava limpo.  Enquanto o motor aquecia instalei o GPS, j찼 inserindo a coordenada para Assis, onde pousaria. Liguei para os familiares e namorada  informando que  come챌aria   "a grande  viagem" . Caso  n찾o  voltasse a manter contato  nos  30 minutos seguintes 챕 porque o v척o estaria  acontecendo.  Preparei para a decolagem. Desde a  chegada ao aeroporto at챕  aquele instante o vento j찼 soprava mais forte.   Decolei assim mesmo.  Mal subi para uns 500 pés e já senti que não era um bom dia para voar.  Apesar do ar meio frio, mostrava-se inst찼vel, forte e com turbul챗ncias.   Minha velocidade n찾o passava de 60 Km/h. Uns 10 minutos depois de decolar, pensei em voltar, mas  resolvi insistir.  Apesar dos 40  litros de combust챠vel e mais os acess처rios que levava a bordo, inclusive um r찼dio Icom A-23, recentemente adquirido, o v척o  se fazia com a const창ncia dos  3.100 RPM.  O r찼dio era mais para ouvir. Instalei provisoriamente um fone de ouvido dentro do capacete. Tamb챕m uso em v척o  protetor auricular. O barulho do motor  챕 ensurdecedor.  Falar n찾o era poss챠vel.    Enfim,  voltando ao v척o,  ele se dava com dificuldades.  O vento soprava a uns 30 graus, mas o suficiente para tornar minha aeronave lenta, al챕m de querer me deslizar  para fora da estrada virtual desenhada elo GPS. Fui avan챌ando  rumo a Assis.  Pelo caminho  via pessoas me acenando, procurei retribuir, dentro da possibilidade.  Passei voando  sobre pelo menos duas ou tr챗s pequenas igrejas na 찼rea rural. Numa,  pr처ximo de Palotina,  havia uma pequena multid찾o do lado de fora.  Vi gente me acenando.  Tamb챕m a eles dediquei alguns acenos.  O giro  balan챌ava por causa da turbul챗ncia. Eu,  mantendo  o controle pelo manche e pelo leme.  Ora  o vento parecia mudar  bruscamente de dire챌찾o, obrigando corre챌천es  da linha que esvoa챌ava na  bequilha, ora parecia que a sustenta챌찾o sofria varia챌천es r찼pidas. Num dos momentos, mesmo a  60 MP/h, o giro  afundava as poucos, obrigando mais pot챗ncia e um pouco mais de velocidade.  Noutras ocasi천es, queria subir mesmo em velocidade  menor.   Enquanto voava, tirava algumas fotos. Como Assis est찼 numa  altitude  de 450 metros, contra 200 de  Gua챠ra, sempre precisava subir um pouco mais.  Estabilizei a altitude  por volta dos 1000 pés.    Uma hora e 10 ap처s da decolagem,   vi Assis chegando.  Fiz um sobrev척o r찼pido num dos bairros perif챕ricos. Dali avistei o aeroporto,  de uma cooperativa local. A pista 챕 gramada.  Numa das cabeceiras, dois ou tr챗s ve챠culos  e algumas pessoas. Era o "comit챗" de recep챌찾o.  J찼 quando chegava surgiu-me uma preocupa챌찾o: o pouso. Sabia que o vento estaria de trav챕s no local da pista.  É um desafio para inexperientes como eu.  Fiz o circuito e  inicei a rampa de descida, bastante acentuada em raz찾o  de praticamente acostumar-me a pousar sem motor,  ou com o m챠nimo de pot챗ncia.    Procurei tocar  o solo a uns  30 graus em mrela챌찾o a pista para minimizar a influ챗ncia do vento.  Felizmente   pousei, sem problemas. A viagem havia demorado uma hora e  meia, com o consumo de aproximadamente 22 litros de AVg찼s.  Depois de algumas conversas,  estava decidido a retornar a Gua챠ra.   Coloquei no tanque uns 15 litros dos 25 comprados em Toledo. O retorno deveria ser  r찼pido. Agora o vento  n찾o atrapalharia tanto .   Cerca de 40 minutos depois de pousar,  j찼 estava  embalando o rotor, compensando no manche e no leme, em raz찾o do vento lateral.  Embalei o giro,  a bequilha  deixou o solo e coloquei o motor na pot챗ncia total dos 3.400 RPM. Quando senti que poderia descolar do solo, cabrei  o manche. A aeronave  descolou e j찼 encarei o vento. Subi r찼pido. Dei uma volta sobre a pista, acenando para a namorada e familiares. Fui ganhando altura contornando  a periferia da cidade e agora, a 1300 pés, cruzei o centro de Assis. Ainda passei sobre o aeroporto. Se alguém acenou para mim, não vi. Estava alto demais. Com O GPS indicando o caminho de retorno a Guaíra a viagem  se desenvolvia a uma m챕dia de  100 Km/h. Esperava uma velocidade maior.  Mas agora via que   as dist창ncias eram vencidas com rapidez.  Cerca de  40 minutos ap처s a decolagem j찼 estava chegando  ao aeroporto de Gua챠ra.  Pelo caminho passei por Palotina e Terra Roxa.  Em Gua챠ra a biruta indicava vento  alinhado com a  pista. Fiz o mergulho e pousei sem problemas.  Ap처s o pouso,   agradeci a Deus. Tinha realizado um sonho. Havia feito  채 viagem da  minha vida.  Uma hora depois do pouso j찼  estava retornandoa  Assis.   Agora de  motocicleta. O giro descansava no angar e eu estava feliz. Ele cumpriu seu papel e  eu havia relizado um sonho.

Em anexo, algumas fotos - cujos nomes de arquivos revelam o motivo-  tiradas durante o   fato.

 

Abra챌os,

 

Milton

Attachment: apospouso.jpg

9 comentários:

  1. Isso.... judia.... mata agente de inveja,mata   Legal Milton........... em breve eu chego l찼 !   Parabens Lacerda  

    ResponderExcluir
  2. Parabéns... pela viagem...  pela persistencia...  por compartilhar conosco.   Abra챌os   Nelson A. Klechowicz

    ResponderExcluir
  3.   Ao Grande Milton   Parab챕ns ....... obrigadum pelo CD ......... j찼 coloquei os videos no porta arquivo.   Sinto sastifeito pela sua sastifa챌찾o em partilhar esse grandes momentos e provar o quanto seguro   챕 um giro ..... em face de um aprendizado correto e levado com toda seriedade.   Alegrias Mil  é o  que  desejo        quem sabe ..... lá para diante ...... unir-mos em uma verdadeira  revoada de giros .   do amigo     AbelhaRJ                             

    ResponderExcluir
  4. Milton, parab챕ns pela sua viagem. Eu tamb챕m tenho vontade de fazer um
    v척o cruzeiro para encontrar amigos a longas dist창ncias. Fiquei muito
    contente em poder ler o seu relato. Obrigado por compartilhar conosco.

    E meus parab챕ns por perseguir seu objetivo at챕 realizar seu sonho.

    Um grande abra챌o.

    O JuciÊ

    ResponderExcluir
  5. e isso ai Milton fico feliz por estar progredindo no seu novo esporte de voar. estou aqui em Rondonopolis agora estou voando na vaiaçao agricola estamos na safra nao tenho muito tempo mas depois que acabar a safra la pelo mês de Julho vou começar a montar outro giro para min, o Neurivaldo esta montando um giro aqui para ele duplo comando e depois vamos montar outro mono e vou voltar a voar novamente de giro pois e uma maquina fantastica. Abraços Helton

    ResponderExcluir
  6. Milton Tua maquina esta muito linda! Que motor tem mesmo? Parabens pelo cross country. Heron

    ResponderExcluir
  7. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  8.   Amigo Juciê:  foi bom você ter  reformatado o texto. Editel no Word e após a  transmissão,  houve alguma incompatibilidade. Não só não me importo com  o que fez, como agradeço por isso.   Amigo Heron:  Salvo engano, o motor é um  VW 2.1 , sem turbina.   Helton "Senta Pua": Pois é, amigo,  estou aqui na torcida para que volte a ter um giro.  Sabendo que o Neurivaldo está  empenhado na tarefa, certamente não demorará a ter um  com a ajuda dele.   Aos demais amigos:  abraços a todos.  Estarei  fora do ar por alguns dias. Retorno no ´na primeira quinzena de janeiro.     A propósito, a resposta anterior foi postada e excluída por mim mesmo.  Problemas técnicos.   Abraços  a todos....     Milton

    ResponderExcluir
  9. Maravilha Milton   テ旺com isto que eu sonho J찼 terminei o meu mono, agora 챕 aprender a pilotar bem , praticar muito e fazer pequenas viagens como esta.  Só assim vale a pena investir tempo e dinheiro neste sonho.  Mais uma vez ...PARABENS Lacerda

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.