segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Cuidado, a Internet engana.

Meus amigos, nos dois grupos de discuss찾o eu notei, por coincid챗ncia,
duas confus천es surgirem recentemente que poderiam ter sido evitadas se
os envolvidos levassem em conta que a Internet 챕 ainda muito recente e
que a maioria das pessoas n찾o est찼 acostumada a lidar com ela. N찾o h찼
vergonha nenhuma nisso, mas 챕 um fato que precisamos levar em conta se
quisermos explorar suas possibilidades sem ofender quem quer que seja.

Sabemos que 챕 bom ter um universo de informa챌찾o na ponta dos dedos, 챕
bom poder conhecer pessoas que estão geograficamente dispersas. Ótimo,
no entanto precisamos tomar cuidado, porque esta maravilha tamb챕m
engana. A Internet tem peculiaridades que podem facilmente deixar uma
pessoa em situa챌찾o embara챌osa, e muitas vezes 챕 dif챠cil arrumar depois.

Exemplos:

Tem e-mails que eu n찾o recebo. Eu sequer fico sabendo que um dia algu챕m
me mandou aquele e-mail, por causa dos filtros no provedor. O filtro
barra a mensagem, de modo que eu n찾o a recebo e quem enviou pensa que eu
recebi, quando eu nem estou sabendo. N찾o h찼 nada que eu possa fazer.
Conseq체챗ncia indesejada: algu챕m pode ficar chateado comigo, pensando que
eu n찾o respondi sua mensagem porque eu n찾o quis ou n찾o achei importante.

Outro exemplo: digamos que exista uma pessoa que conhe챌a vastamente um
determinado assunto, do meu interesse. No entanto, esta pessoa n찾o tem o
h찼bito de escrever muito. Um dia ela escreve uma observa챌찾o, uma pequena
nota a respeito do assunto. S처 que como o texto sai um pouco dif챠cil
de entender, eu cometo o erro de confundir o conhecimento com habilidade
de escrever. Conseq체챗ncia indesejada: n찾o damos o cr챕dito e o est챠mulo
que uma pessoa merece, s처 porque ela tem dificuldades para escrever.

O outro extremo tamb챕m 챕 verdadeiro. Se algu챕m est찼 mais acostumado a
escrever ent찾o tem mais facilidade de expressar suas id챕ias. Isto n찾o
quer dizer que ela esteja CORRETA no que est찼 afirmando. Ela pode estar
redondamente enganada, mas como ela 챕 elouq체ente, sabe convencer, as
pessoas, confusas, dão às suas idéias o incentivo que elas não merecem.
Conseq체챗ncia indesejada: pode acontecer de darmos cr챕dito uma pessoa
despreparada ou a id챕ias ruins, apenas porque a pessoa se comunica bem.

Os serviços disponíveis na Internet são às vezes complicados e pegam as
pessoas de surpresa. Outro dia um rapaz se cadastrou em um dos grupos de
discuss찾o e ajustou as prefer챗ncias de modo que sempre que colocassem
uma nova mensagem no grupo ele receberia em sua caixa de e-mail uma
c처pia. Pois bem, o rapaz deve ter se esquecido, pois quando recebeu em
sua caixa de e-mail uma mensagem que a princ챠pio n찾o era endere챌ada
diretamente à ele, respondeu de um modo um pouco grosseiro, como a
gente às vezes tem vontade de fazer quando recebe propaganda não
solicitada, mensagem de gente querendo vender drogas, etc. Para a
infelicidade do colega a resposta foi automaticamente enviada ao grupo
todo. N찾o preciso dizer que o teor da mensagem ofendeu v찼rios membros,
que por sua vez manifestaram seu desgosto no mesmo tom. Conseq체챗ncia
indesejada: na rede mundial de computadores a informa챌찾o se espalha t찾o
rapidamente que um pequeno mal-entendido pode ter graves conseq체챗ncias.

Resumo: precisamos ficar atentos a fragilidades como estas, que muitas
vezes s찾o limita챌천es do meio de comunica챌찾o que 챕 a Internet, e n찾o
s찾o faltas das pessoas. Caso contr찼rio perdemos oportunidades de travar
rela챌천es com pessoas experientes, interessantes ou que poderiam no
futuro se tornar grandes colaboradores caso recebessem incentivo.

Um grande abra챌o.

O JuciÊ

Esta mensagem foi enviada para

http://br.groups.yahoo.com/group/clubedogiro
http://groups.msn.com/ABgiro/discusses.msnw

2 comentários:

  1. srs,
     
    devido circunstancias extra-oficiais, nao pude ir
    pra atibaia neste sabado cfme havia dito. alguem esteve por la?
     
    []s
     

    ResponderExcluir
  2. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.