terça-feira, 27 de abril de 2004

GASOLINA COMUM OU NÃO

GASOLINA COMUM OU NÃO: Caros Companheiros! A Mat챕ria que vou escrever a voc챗s ser찼 literalmente a transcri챌찾o de uma informa챌찾o recebida da Petrobr찼s.

Os combustíveis são normalmente identificados por dois tipos de octanagem que são  o MON e o RON.

A octanagem MON (Motor Octane Namber)traduz a situa챌찾o de uso do motor em altas rota챌천es.

A octanagem RON (Research Octane Number)traduz a situa챌찾o de uso em baixas rota챌천es.

Na maioria dos Países é reportado somente o RON (é o caso da América Latina exceto o Brasil) o qual dá um valor numericamente maior que o MON (até 10 pontos mais). O Brasil é um dos poucos Países que especifica somente o MON.  A situação mais correta, e que é feita pelos EUA e outros Países mais evoluídos, é especificar a média entre o RON e MON.
Esse n첬mero 챕 conhecido como AKI (AntiKnock Index)e 챕 o que encontramos nos manuais de carros importados. Portanto quando escutarmos um valor de octanagem 챕 necess찼rio saber se 챕 RON, MON ou AKI.

Octanagem 챕 um par창metro de qualidade do combust챠vel que d찼 uma indica챌찾o de quanto eficiente poder찼 ser o motor que for projetado para esse combust챠vel. Isso que dizer que o motor feito para uma octanagem alta ser찼 mais potente e econ척mico que um outro (de mesma cilindrada) feito para uma octanagem mais baixa. Se um motor projetado para usar um combust챠vel de octanagem mais alta , vier a receber um combust챠vel de
octanagem mais baixa, ele ir찼 funcionar mal, podendo at챕 quebrar se for utilizado em situa챌천es de competi챌찾o. Do contr찼rio, se um motor que foi projetado para usar um combust챠vel de octanagem mais baixa vier a receber um combust챠vel de octanagem alta, nada ir찼 ocorrer em termos de melhoria de desempenho; por n찾o ter sido projetado para tal n찾o conseguir찼 tirar proveito do combust챠vel melhor. Portanto o ideal 챕 que o motor receba o combust챠vel para o qual foi feito. A falta de octanagem em um combust챠vel pode provocar um barulho conhecido como detona챌찾o (na g챠ria batida de pino, grilar, etc).

Detonação é uma reação química  instantânea de uma porção final de combustível com o oxigênio do ar. No momento em que salta a faísca na vela, começa uma frente de chama que vai percorrendo a câmara de combust찾o. Decorrente desse fato, a press찾o vai aumentando e, em consequ챗ncia, a temperatura. Pode ocorrer que o combust챠vel, que ainda n찾o foi atingido pela frente de chama, n찾o resista a temperatura gerada e entre em o que se pode chamar de “combustão instantânea”. O resultado é que aparece um aumento extremamente brusco de pressão. Sem que o pistão seja empurrado (é como se ele levasse uma pancada), gerando um barulho semelhante a uma “batida de pino”.

DITEP /  REFAP /    PETROBRÁS.

 
sds
RDomingos1

domingo, 25 de abril de 2004

Voar um raro prazer

Boa noite a todos,
 
At챕 aqui tenho acompanhado as discuss천es, inclusive incluindo pessoas do outro lado das Am챕ricas, que 챕 o caso do Heron.
Vocês todos devem estar se perguntado, quem diabos é esse aí. Então,por favor deixe-me me apresentar, meu é nome é Jair Machado e sou vizinho de cidade do Alberto e do Bosco (Girutas), e a propósito também sou presidente do Aeroclube de Pindamonhangaba, sou PPA e recentemente sob influência dos já citados anteriormente comprei um Giro biplace AC4 e tenho voado no Vale, é bem verdade como costumo dizer que ainda é um auto escola, pois estou me adaptando de acordo com a teoria de vôo em aviões, podem acreditar que voar Girocóptero é bem mais divertido, além de muito mais barato é claro.
Dos presentes eu gostaria de saber quem poderia me enviar informa챌천es sobre o uso do motor SUBARU em giros.
Boa discuss찾o a todos,os assuntos t챗m sido muito interessantes.
 
Boa noite a todos,
 
Jair Machado
 

quarta-feira, 21 de abril de 2004

CARENAGEM FECHADA (CABINE) NO AC-4

 AOS MESTRES DOS GIROS.
 
            QUAIS AS VANTAGENS OU DESVANTAGENS DE SE COLOCOLAR UMA CABINE (CARENEGEM FECHADA) NUM AC-4?
ALGUEM JÁ TENTOU?  AUMENTA OU DIMINUI O ARRASTO? AUMENTA MUITO O PESO (SENDO DE FIBRA)?
MUDA O CG? HÁ RISCO NESSE TIPO DE MUDANÇA?
 
 
 AGRADEÇO AS RESPOSTAS.
 
                               PEPELEGALE (ALVARO)

O Velho e bom motor VW

Em uma de minhas incans찼veis buscas pela internet, deparei-me com um artigo comentando sobre o bom e velho motor VW.

Vejam o que dizem no artigo:

O QUE SE DEVE SABER SOBRE MOTOR VW, É MAIS OU MENOS O SEGUINTE:

 

O bloco do motor foi projetado para suportar com uma larga folga potências perto de 70 HP. Em determinadas peças suporta mais e em outras menos. Como exemplo: a fixação dos prisioneiros dos cabeçotes e cilindros no bloco é um ponto vulnerável pois enfraquece a medida em que se aumenta a capacidade cúbica e diminui a rotação. Só para tomarmos como parâmetros um motor VW 1600cc, com 4.400 RPM, gera em torno de 64HP. Com 3.000 RPM gera perto de 38HP. Com 6.000 RPM, gera perto de 80HP. E seu torque máximo estará em torno de 4,400 RPM. Aumentando a rotação do motor força bem menos as partes moveis e fixas do que quando se aumenta a potência com o aumento da capacidade cúbica e se mantém rotações menores. É só ver que para produzir o mesmo torque com 6000 ou 3000 RPM, com 6000 o esforço é bem menor, porém após 4.400 RPM a curva de torque vai diminuindo. Daí se explica as vantagens de se usar redução nos motores VW.

 

REDUÇÃO: De prefer챗ncia deve-se usar redu챌천es com correias sincronizadas pois essas n찾o tomam muita pot챗ncia com o atrito e transmiss찾o. E s찾o confi찼veis mais f찼ceis e baratas de fabricar sem termos que despender grandes valores em tecnologia para usinagem de engrenagens retificadas. Na realidade n찾o 챕 o redutor que aumenta a pot챗ncia do motor e sim o aumento da rota챌찾o (RPM) que o conjunto redutor X h챕lice propicia ao motor. Com redu챌찾o pode-se aumentar a rota챌찾o do motor e diminuir a da h챕lice ganhando maior liberdade para escolha de passo e di창metro compat챠veis com a pot챗ncia e torque do motor, aproveitando-se assim toda pot챗ncia dispon챠vel. Os motores VW podem trabalhar com rota챌천es mais elevadas e n찾o estar찾o sendo for챌ados, quando ao contrario isso pode ocorrer com mais facilidade. S처 n찾o se pode entender porque se usa h챕lices com tra챌찾o direta e baixa rota챌찾o em motores VW com capacidade c첬bica maior que 1900cc.


O motor VW 챕 uma das solu챌천es mundiais de motoriza챌찾o, pois j찼 existem no mundo todo, avi천es sendo equipados com motores feitos a partir dos motores VW com redu챌찾o ou n찾o. E tamb챕m j찼 existem f찼bricas que se especializaram com essas modifica챌천es , veja o caso dos motores LIMBACH. J찼 se pode comprar no mercado cabe챌otes refor챌ados e mais ventilados (fabricados pela HUBNER em Curitiba e exportado para todo o planeta), virabrequins especiais de cursos longo, virabrequins com ponta pr처pria para engate de flange da H챕lice, bombas de 처leo com dupla vaz찾o , mangueiras, tubos de borracha, carburadores, borrachas para coxins e muito mais pe챌as. Na Am챕rica do Norte se fabrica uma tampa traseira para ser adaptada direto no ber챌o do avi찾o, com tomada para magnetos aeron찼uticos, motor de arranque e gerador.


Não se pode comparar motores ROTAX, HIRT, SUBARU, VW, etc.. Cada um tem suas características especiais com vantagens e desvantagens. Existem ultraleves fabricados no Brasil que usam motor VW com redução e sem. Na sua maioria com Hélices de diâmetro pequeno ou com corda curta e rotação entre 3200 RPM E 3.500 RPM. É possível se encontrar matérias de propaganda em sites na Internet e revistas especializadas em aviação sobre motores automobilísticos convertidos para aeronaves experimentais. 
 


 Abraços

RDomingos1

terça-feira, 20 de abril de 2004

Rotores - Características

Ol찼, amigos!
 
Por sugest찾o do amigo Chico na discuss찾o
gostaria de colocar o assunto "Rotores" em pauta. Para tanto, elaboro algumas quest천es:
 
1) O que define o melhor perfil aerodin찼mico de um rotor?
 
2) Os conceitos de centro de gravidade e centro de press찾o aplicam-se ao rotores, n찾o?
 
3) Algu챕m tem algum material sobre o assunto que pudesse disponibilizar ao grupo?
 
4) E, finalizando, qual 챕 a opini찾o do pessoal a respeito das considera챌천es do Chico?
No geral, falamos muito sobre motoriza챌찾o. A챠 vem um carinha que manja de motores e diz que a solu챌찾o provavelmente esta no desenvolvimento dos rotores. Penso eu que 챕 uma considera챌찾o de peso e, para meu espanto, ningu챕m toca no assunto! Nem concordando, nem discordando! Fiquei curioso e gostaria muito de saber o motivo! (desculpem a curiosidade!)
 
Feliz dias a todos!!!
 
(Douglas Stasionisas-SP)
 
 
 
 

quinta-feira, 15 de abril de 2004

dúvidas

Manaus 15/04/04  

Caros colegas.

tirem minhas d첬vidas, tenho um motor 1600 de combi e gostaria de saber,posso utilizar ele na constru챌찾o de um autogiro para dois ocupante e o que sugerem.

Ezequias Manaus Am

mov.lac@ig.com.br 

domingo, 11 de abril de 2004

GIRO INTERESSANTE

Acredito que projetar novos modelos n찾o seja inventar a roda novamente, mas melhorar as qualidades do equipamento em todos os sentidos.
 
Este giro em anexo achei muito interessante. Algu챕m sabe detalhes sobre o mesmo, se 챕 um modelo h챠brido ou original, motoriza챌찾o (pelo que vi 챕 um rotax), etc?
 
O modelo Butterfly por exemplo, achei uma bela aeronave, algo parecido acho que seria o caminho para os iniciantes.
 
Desculpa se estou falando besteira, pois sou iniciante no grupo, mas fu챌o a muito tempo.
 

sexta-feira, 9 de abril de 2004

UFO

Alguem ai ja viu funcionando um destes ?

http://www.ufo-helithruster.net

Parece ser muito legal.

quinta-feira, 8 de abril de 2004

modelo de autogiro em 3d

Oi,

Seguem algumas imagens q fiz para quem quiser usar de pano de fundo.

[]쨈s

Marcio
Attachment: model1.jpg

segunda-feira, 5 de abril de 2004

motor rotax 914 , subaru, wv, etc.

Oi sou novo por aqui.

Estou pensando em comprar um gyro e acho q aqui 챕 o melhor lugar para me informar.

Tenho varias duvidas entre elas, qual o melhor motor, os rotax, subaru ou wv para uso em um gyro cabinado 2 passageiros.

aproveitando alguem aqui j찼 teve um mk1, 챕 bom ?

[]'s

Marcio