Caros colégas, gostaria de saber mais a respeito das situações crÃticas que um autogiro pode experimentar. Todas as aeronaves tem suas caracteristicas criticas como o estol dos aviões (que podem ocorrer em inúmeras situações como curva de grande inclinação, decolagem etc.), o estol de pá, ponta de pá e turbilhonamento nos helicópteros e dai por diante. Nos giros, como ocorre o PPO e como evitá-lo? E o G negatuvo? Que outras situações podem ser acrescentadas a este tópico?
Abraço à todos
BSperanza
Esperanza: O PPO nao tem corre챌찾o, em 0,9 segundos a atitude for챌ada pelo motor nao tem mais como ser corrigida, em 1.3 segundos voce estara invertido e provavelmente sem alguns peda챌os da maquina. Para evitar PPO, voce tem que controlar PIO nos estagios iniciais, no caso de um giro instavel, nunca chegar na beira do abismo. A maneira certa 챕 um desenho estavel, onde o giro afunda de nariz levemente inclinado e recarrega o rotor. O estabilizador seria como um band aid que ajuda a nao virar muito rapido e da tempo de reconhecer e corrigir, a linha do empuxo da helice elimina o PPO completamente, mas o piloto pode virar a maquina assim mesmo. Ai ja nao 챕 Power Push Over (motor ocasiona) seria um Pilot Push Over (o piloto causa) No ultimo acidente de um RAF o piloto tinha muita horas em asa dura, sendo piloto de aerolinha, deu um rasante em alta velocidade, dia de ventos fortes variaveis e cabrou violento, descarregando o rotor na subida. Provavelmente ao retornar o manche, o vento deu uma parada e ele se viu em G negativo no alto da parabola, fatal!! Tinha sido avisado pelo instrutor para nao voar em dias de vento antes de completar um certo numero de horas no RAF, que nao 챕 CLT e nao tem EH. Lembre-se, voce 챕 sempre um aluno quando voa! Heron
ResponderExcluirOl찼 Heron,
ResponderExcluirMuito obrigado pelas explica챌천es!
Ent찾o o PPO significa Power Push Over (motor ocasiona) ou Pilot Push Over (o piloto causa), dependendo do caso, e diz despeito a uma cambalhota para frente que o giro faz. N찾o tem corre챌찾o e ocorre em 0,9 para tempo de rea챌찾o do piloto e em 1.3 ele esta completamente invertido.
1) Esta situa챌찾o (PPO) pode ocorrer tamb챕m em uma curva de grande inclina챌찾o?
2) O que significa PIO? E quais s찾o estes est찼gios iniciais?
3) O giro ent찾o n찾o pode, em momento algum, abaixar o nariz?
4) O que 챕 CLT?
5) Quanto aos Estabilizadores horizontais, porque eles n찾o s찾o colocados com uma pequena angula챌찾o positiva ou at챕 mesmo combinados com o manche para que funcionem como um profundor, aumentando o tempo de rea챌찾o do piloto nesta situa챌찾o cr챠tica?
6) Seria poss챠vel se instalar alguma esp챕cie de aviso (como uma buzina de estol) para o PPO?
Valeu pela paci챗ncia e espero n찾o estar abusando demais!
BSperanza
OBS.: Meu nome não tem “E” não, é Speranza mesmo (he, he, he, he, he!!!)
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ResponderExcluirPois bem: CLT (center line thrust) linha de empuxo centralizada, a helice empurra exatamente no centro de gravidade da maquina, nunca acima, pode ser abaixo, mas pouco. PPO so acontece pelo motor, nunca pelo piloto, 챕 o motor que empurra acima da linha de centro causando o movimento circular para frente. PIO (pilot induced oscilation) 챕 o movimento de sobe e desce que ira levar um giro instavel ao PPO, 챕 como acertar a temperatura da agua no chuveiro. Voce passa do ponto a agua esfria, volta e esquenta muito. O giro reage um quarto de volta atrasado, o piloto de asa fixa ou novato tenta uma corre챌찾o e passa do ponto, ai corrige do outo lado e tambem passa do ponto. A tragetoria do giro fica como uma montanha russa e vai aumentando de amplitude, ate que o rotor 챕 apontado para a frente e recebe vento por cima. Vai tentar girar ao contrario e sua rota챌찾o cai rapidamente, so fica o motor nesta queda de bra챌o e a consequencia falamos ai acima. e vamos tocando bola . . . Heron
ResponderExcluirHeron, ce ta craqui ai rapaz! Voc챗 comentou que tinha desistido de giro duplo lado a lado. Preferia em Tandem. Isso tem haver com alguma coisa que voc챗 comentou? Estabilidade x Instabilidade? Pelo o que eu entendi, mesmo um giro bem construído pode ter PPO devido ao deslocamento do CG que pode ocorrer em vôo. Se um giro estável abaixar o nariz, você der potência neste momento e se estivermos em uma coluna descendente de ar, pode ocorrer o PPO certo? É por isso que li por ai no fórum que um motor potente demais não era bom? O G negativo ocorre quando entramos em uma forte coluna de ar ascendente n찾o 챕? Um dia desses na Internet vi umas fotos de um cara num autogiro fazendo looping!! N찾o entendi nada... BSperanza
ResponderExcluirO cara 챕 o Jim Vanek dono da Sport Copter e faz uma pas de helice fenomenais mas muito caras. Ele 챕 autorizado pela FAA a fazer os loops e os barrel rolls, rola de lado como um tunel. Manobra relativamente simples, mas mortal em caso de erro. O giro lado a lado tem dois problemas: arrasto pela area, o que necessita muito motor para ter velocidade e instabilidade lateral por ter cauda curta, esta sempre tentando virar de cara para traz. A flecha voa melhor que a pedra! Teve um acidente com um SportCopter, atribuido a torque over, o motor torceu o giro por excesso de for챌a e descuido do piloto, o cara nem teve tempo de gritar. abraco Heron
ResponderExcluirComo vão todos! Gostaria, mais uma vez de tirar umas dúvidas a respeito de situações crÃticas ao vôo. Se alguém puder dar uma força fico agradecido. No mais continuo por aqui! Estes dias peguei um v챠deo no site da Gyroclub Icarus e vi um que o camarada dava um rasante na pista e em seguida cabrava tudo. Ai o giro obviamente subia at챕 quase parar. Nesse ponto ele aliviava o manche e come챌ava a voar nivelado. Pensei comigo, bom o giro n찾o estola mas a rota챌찾o do rotor varia. Em uma manobra como esta, sobretudo quando o giro come챌a a perder velocidade, n찾o tem risco da rota챌찾o ficar abaixo daquela necess찼ria a sustenta챌찾o? Ser찼 que n찾o exige muito do rotor? N찾o pode haver um G negativo no apse da par찼bola (pois quando o pilote est찼 nivelando o giro quase para)? Abra챌찾o a todos! BSperanza
ResponderExcluirPrezados senhores Sou novo no grupo e no esporte, na verdade ainda estou procurando uma Giro para comprar. Ingresei neste grupo para aprender mais sobre a pratica e teoria envolvida. E espero colaborar de alguma forma, pois sou engenheiro mecânico, possui oficina de usinagem, e desenvolvo projetos mecânicos. Nome: Arist처teles R. Ferreira cidade: Rio de Janeiro ICQ: 232-661-428 MSN: ari_rj@hotmail.com abra챌os
ResponderExcluirOl찼 Aristoteles_rj1, seja muito bem vindo!
ResponderExcluirSou do Rio tamb챕m e o Abelharj (obviamente) tamb챕m 챕!
Fique a vontade no forum. Atualmente estamos tentando manter os temas das discu챌천es mais "concentrados"! Temos v찼rios t처picos sendo discutidos e analizados!
Complementarei minha mensagem anterior agora:
Ainda referindo-me às situações criticas, alguém sabe informações sobre Micro Burst? Sei que são relativamente comuns e que é possível de ser detectado com radar. Antes eu achava que era uma situação de vôo na qual só se entraria em IFR mas vi recentemente umas imagens na qual em determinado cetor era possível um vôo mosca sem maiores problemas. Acho que esta pode ter sido a razão da queda do Brasilia em Manaus nesta semana.
Abra챌o a todos
BSperanza
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ResponderExcluirAbelha: onde voce vai estar neste final de semana, vens a Sao Paulo? Ta frio aki proces tupiniquins, eu suando so em mangas de camisa. Preciso seu telefone e do Turbina, como voces ja sabem estou ficando caduco e nao trouxe (nunca fico longe do meu pczinho) Ontem curti muito minha ida a Campinas e passar tempo com o Melo, o Ernani e o Benedito, tudo gente boa . . . Guenta ai pessoal que volto logo . . . Int챕 Heron (nada a ver com ppo, desculpem)
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