segunda-feira, 31 de maio de 2004

Araras, 30 de maio de 2004.

Ontem fui com minha esposa e filho ver a exposicao em Araras. Despesas:
R$ 50 combustivel (200km p/ ir + 200 p/ voltar)
R$ 30,80 pro Dr. Geraldo Alckmin & Cia. Ltda.
R$ 10 estacionamento
R$ 20 ingresso meu e da minha esposa (crianca nao paga)
R$ 20 comes e bebes na exposicao
R$ 18 comes e bebes na beira-de-estrada
Total: 148,80

Gostei da sinalizacao. Muitas placas, orientando os motoristas em direcao ao aeroclube.

La chegando, tive a visao impressionante de um jato comercial (um 737?) fazendo um rasante na pista. Alias, durante todo o periodo em que la' estive, havia alguem fazendo acrobacias. A que mais me chamou a atencao foi a do piloto de um pequeno aviao que voou invertido (com o teto do aviao virado para o chao) a uns 2 metros de altura. Nao precisa acreditar; so' vendo, mesmo.

A primeira pessoa da turminha conhecida que eu encontrei la' foi o engenheiro Reuel. Estava no meio de umas 20 pessoas, explicando detalhadamente o funcionamento de uma turbina exibida no seu stand. Ele e' vice-presidente da ABAAC (Associacao Brasileira de Aeronaves Antigas e Classicas). Pra quem nao sabe, ele faz o laudo tecnico e providencia documentacao pros giros quando a gente precisa. Ja' ouvi dizer que o trabalho dele e' bom e que ele e' bastante confiavel.

Andando mais um pouquinho encontrei o Tenente Coronel Robson, que costumava voar seu giro em Atibaia, mas ficou um tempo sem voar porque num pouso um pouco sem jeito a maquina dele quebrou. Agora, depois que o Walmir consertou seu giro, o "Coronel" (como e' conhecido) esta operando em Registro. E' mais uma pessoa que me diz que a pista la' e' excelente. Como fica quase ao nivel do mar, o rendimento do motor e' muito melhorado. Entre os bate-papos, contou algumas estorias de como os garotos ficavam impressionados com os avioes ha' 30 anos, quando estudava na escola militar. Abandonavam a prova no meio so' pra ir ver os avioes fazendo suas manobras!

Enquanto a gente estava conversando, chegou o Ze' Serralheiro, que tambem esta' em Registro. Simpatico como sempre, com sua esposa e filho, tambem me convidou pra conhecer a pista qualquer fim de semana destes.

Ja' era umas 4 da tarde quando a Esquadrilha da Fumaca entrou em acao, deixando todo mundo com torcicolo de tanto virar a cabeca. Isto eu nem vou comentar, porque quem nunca viu uma demonstracao deles TEM QUE VER.

Eu nao podia ir embora sem conhecer o Sr. Montalva. Estava exibindo seu aviao, mas disse pra mim que ainda controi giros e pecas, sob encomenda. Nao deu tempo de conversarmos muito, mas deu pra perceber que ele e' bem falante, como todo bom vendedor.

Na saida ainda conheci o Eduardo Hilton, da ABRAEX (Associacao Brasileira de Aviacao Experimental), com quem conversei brevemente a respeito de motores.

Na saida, como nao podia deixar de ser, tivemos problemas de transito devido ao volume de carros.

Valeu o passeio.

O JuciE

7 comentários:

  1.   Ol찼 a todos !        Alguém observou na Feira de Araras o estande da Abraex ?               MOTOR VW + REDUTORA       SEGUNDO INFORMAÇÕES AQUI NO RIO           Me parece que o Mauro da Aerotec está apresentando/apresentou um motor VW com redutora de engrenagem, e segundo informações, este sistema já estaria em teste há mais de 400 horas sem apresentar problemas e comprovado sua confiabilidade.      Esta redução é razoavelmente leve e bom acabamento e pode ser aplicável ao giro.         atenciosamente   AbelhaRJ 

    ResponderExcluir
  2. Caro, car챠ssimo abelha, as suas pondera챌천es s찾o muito pertinentes e eu me submeto as suas aprecia챌천es. Voces quando fazem seus comentarias fico admirado pela quantidade e paixão pela giroaviação e eu infelismente não consigo acompanhar as reflexões porque me falta conhecimento. Estou iniciando  o estudo sobre giro para que eu tenha um porem  estou iniciando do jeito mais prazeroso porem mais dificil e sem o nosso estimado dinheiro. Com relação a essa redutora qual a grande finalidade e no custo beneficio qual é a sua avalição para um pobre marré de ci cmo eu. Edson

    ResponderExcluir
  3.   A  sua resposta  foi direcionada para a discussão :                                    Desenvolvimento de uma Redutora para o Motor VW     Atenciosamente         AbelhaRJ  

    ResponderExcluir
  4. Abelha: "Algu챕m observou na Feira de Araras o estande da Abraex ?"

    Eu vi de relance, Abelha. Na verdade, eu nao respondi antes porque eu nem dei uma segunda olhada, entao voce iria me pedir detalhes e eu nao teria como te informar, mas quero compartilhar com voce e com nossos amigos uma opiniao la na discussao "Desenvolvimento de uma Redutora para o Motor VW".

    O JuciE

    ResponderExcluir
  5. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  6.   Como vc mesmo escreveu  " eu vi de relance "             Garanto que vc observou com  acuidadeque lhe é pertinente , com certeza o preço foi salgado.Tudo que é desenvolvido inicialmente  , alguém tem que pagar ou diluir os custos .   Vou para la쨈 , ver o que vc escreveu ........   abra챌os in t챕 +   AbelhaRJ

    ResponderExcluir
  7. oi!! tb fui em araras, só que gastei 10 reais  a mais de gasolina!!! muito boa organizacao mas faltou algumas atracoes importantes, como alguns jatos , presenca militar  e helicopteros....mas tava bom, o sol legal!!! ah...o aviao que vc viu foi um 727 -200 varig log, boing mais show de todos, trijato!!!

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.