terça-feira, 13 de março de 2007

Motorização x Peso

Caros companheiros,
Atualmente peso cerca de 95 Kg, e pretendo voar em um giro biplace. Qual ser찼 a potencia necess찼ria do motor para que possa voar com pelo menos uns 200 Kgs?
Piloto + passageiro + combustivel. Outro detalhe, qual o peso de 01 litro de Gasolina? e de alcool? Agrade챌o a ajuda para elucidar estas d첬vidas.
grato
Fernando Paschoal

11 comentários:

  1.   Estou em d첬vida , Gasolina Comun , Aditivada ou Avgas ?       AbelhaRJ          falando sério  

    ResponderExcluir
  2. Fernando Paschoal , oi        Vc já  surfou  no site do Montalva ?   ----->>  http://www.montalva.com.br/giroc.html observe que no motor Fuca .... não existe dados de  HP , pois depende de cada preparador e não existe uma formuleta para isso , muitas v찼ri찼veis.   Em atenção consta no referido site o detalhamento abaixo :            Montalva M2 - Biplace (Trov찾o Azul)   Motor
    Combust챠vel

    Autonomia

    Velocidade M찼xima
    Velocidade de Cruzeiro
    Velocidade M챠nima
    Teto Operacional
    Dist창ncia para Decolagem
    Dist창ncia para Pouso
    Peso Vazio
    Carga Útil
    Peso M찼ximo para decolagem
    Raz찾o de Planeio
    Raz찾o de Subida com 200 kg Santana Turbo - 2000 cc - 180 HP
    AVGAS - 100-130 octanas
    Gasolina Comum ou Álcool
    Gasolina - 4 horas
    Álcool - 3 horas + 30 minutos
    200 km/h
    140 km/h
    60 km/h
    4.000 m
    80 m
    5 m
    350 kg
    250 kg para 2 pessoas
    650 kg
    7:1
    1.000 p챕s/minuto   Att.......   AbelhaRJ    

    ResponderExcluir
  3. O álcool  hidratado é uma mistura de 2 substâncias puras (álcool anidro e água), sendo a sua densidade especificada pela ANP de 808 a 811 g/l. A gasolina é a mistura de várias substâncias, de forma que o peso de 1 litro dependerá de quais são as substâncias e em que teores estão presentes.

    Em geral, a gasolina sem álcool (gasolina A) apresenta densidade variando de 700 a 770 g/l (esta faixa inclui tanto gasolina comum como a premium). No Brasil adiciona-se álcool anidro à gasolina A (gerando a gasolina C). Devido a isto, a densidade da gasolina automotiva brasileira irá variar de 718 a 775 g/l. Os aditivos têm um impacto muito pequeno e podem ser desprezados.   N찾o sei qual 챕 a densidade da gasolina de avia챌찾o.   Fonte internet...   Abra챌os   Nelson

    ResponderExcluir
  4. A temperatura ambiente tambem 챕 um fator a ser levado em considera챌찾o ao se determinar o peso de um litro de qualquer liquido. No caso da gasolina e do alcool quanto maior a temperatura menor o peso de um litro. Para efeito de calculo da capacidade de carga, o correto 챕 utilizar o peso do combustivel. No "chutometro" um litro de combustivel +ou- 800g. Otavio

    ResponderExcluir
  5. E por falar em motor, existe um anuncio no Mercado Livre vendendo o projeto completo de prepara챌찾o de motores VW 75 Hp ar para avia챌찾o experimental por R$45,00     http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-54368518-projeto-vw-ar75-hp-para-uso-em-ultraleve-trike-girocoptero-_JM

    ResponderExcluir
  6. Abelha, Dessimone, Nelson e Ot찼vio, agrade챌o os esclarecimentos. Abelha pelo que li do trov찾o azul, voaria bem com 180 Hps. correto? sauda챌천es Paschoal

    ResponderExcluir
  7.   Paschoal   Algumas pessoas daqui do forum poderão te passar maiores detalhes e esclarecimentos  .       Eu não posso te afirmar com  toda certeza , pois nunca vi voando no limite de peso ou na carga máxima de vôo .       Com a palavra os proprietários do Trovão Azul .     AbelhaRJ                     

    ResponderExcluir
  8. Com 180 cavalos qualquer maquina voa bem com dois pesados. Tivemos a experiencia com o giro do Brad King, um Mad Max inicialmente com Subaru 2.2 e 150 hp. Depois colocamos um 2.5 original com 160 e tivemos que trabalhar o eixo comando, elevanto para 180/190 hp's (nao foi testado em bancada) e big surprise . . .a maquina era um paquiderme e se transformou em um falcao. A diferen챌a e noite e dia. O Mad Max 챕 menor que o Golden, mais leve e manobravel, acredito ser melhor para viajar, porem para intrucao o Brad disse que prefere o Golden. Sempre achei que o Golden era um pouco grande demais, porem como foi desenhado para ser a base do carro voador, entao o Larry nao considerou um giro simples. Agora a coceira de colocar aquela cabine nele e uma dieta para ficar "menos grande" acho que teriamos um excelente giro, daquele que o Melo Melinho iria babar e tentar comprar. abraco Heron

    ResponderExcluir
  9.    Giro motor Lycoming   Como anda os teste .... ???  

    ResponderExcluir
  10. Oi Abelha. De inicio um feliz 2008 cheio de realiza챌천es e realiza챌찾o de planos. O motor est찼 OK. j찼 corremos com o giro na pista, mas tivemos um problema com o rompimento de um tirante da bequilha. Felismente nada s챕rio. Viajei neste fim de ano, e s처 no dia 29/12 retornei a Campo Grande. J찼 estamos preparando o "Peixe Agulha" para reiniciarmos os testes. Abra챌os Paschoal

    ResponderExcluir
  11.   Olá  Paschoal     Grato pelos sinceros votos e desejo ao amigo e familia  - Feliz 2008 repleto de realizações  .                      Desejo sorte nos diversos testes  e que o Peixe Agulha alce vôo em breve com segurança.         AbelhaRJ

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.