segunda-feira, 12 de março de 2007

Giro versus Trike - analise de vôo

De: Apelido MSNklechowicz Enviado: 12/3/2007 15:51
Ol찼, um pouquinho fora da discuss찾o...
o giro e o trike voam pendurados "na asa", mas no trike o controle 챕 feito por
deslocamento de peso e no giro por entradas ciclicas nas p찼s do rotor.
É correto o termo pendular para o giro?
 
Nelson
 
De: Apelido MSNAbelhaRJ Enviado: 12/3/2007 15:59
 
A챠 que est찼 o nosso erro .
       Vamos tentar não sair do tópico da discussão. Se assim for , abre-se uma  outra discussão.
 
N찾o tentei misturar as id챕ias ...... referi ao CG ..... por serem pendulares e como tais devem ser mensurados no projeto.
 
Nelsom que tal abrir um outro tópico para  discutir tal assunto . Copie  o texto para lá e acrescente a sua idéia e vamos
iniciar o t처pico.
 
Mais tarde , ficaremos agradecidos , cada tópico na  discussão pertinente.
 
att
 
 
AbelhaRJ.
 
 
 

22 comentários:

  1.       No trike  Ã© mais fácil e perceptivo ver deslocamento provocado pelo piloto modo invertido                                                        ...... correto e positivo e depois a asa adota o movimento.            Se vc quiser ir para direita , vc é peso - tem que deslocar a ASA para esquerda - movimento final é para DIREITA.   No giro também acontece ..... só que é menos perceptivo pro  peso - rotor vai para direita - peso depois vai para direita ...... é mais                        sincrono ..... por isso o giro é mais seguro ...... não tem que inverter os movimentos é mais lógico.     AbelhaRJ    

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  2.   corre챌찾o :      No giro também acontece ..... só que é menos perceptivo pro  peso - rotor vai para direita - peso depois vai lentamente para esquerda .       AbelhaRJ

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  3. Nelson Os puristas nao gostam do termo pendulo associado aos giros. O arazoado 챕 que nao tendo um ponto fixo (o rotor se move) nao se pode chamar de pendulo. Outra coisa sao as barras de controle que limitam os movimentos pendulares, mas eles estao la, pois o rotor 챕 um pivot. O movimento Ã© similar nos dois veiculos, nos giros de controle direto acima da cabeca se pilota como nas asas fixas, no final voce tem que inclinar a asa para onde quer ir. Como o eixo direto vem para baixo, mover para a esquerda requer um movimento do mesmo para a direita, la encima no prolongamento imaginario ele vai para o mesmo lado. Quando voce coloca o comando vindo de baixo, entao a coisa fica igual, direita vai pra direita, etc. Mas a estrutura com relacao a asa se movimenta em semicirculos, portanto um movimento pendular. abraco Heron

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  4.   Ent찾o concordamos .   Temo um consenso ...... bravo , brav챠ssimo.   Os movimentos n찾o s찾o t찾o complexos , mas a forma de interagir sim . No trike para voce direcionar h찼 de se fazer movimentos amplos , para a asa reagir . No giro pequenos movimentos no manche , a rea챌찾o 챕 r찼pida , e imperceptivel .   Somos pendulares ..... SIM          No trike , o piloto está pendurado pela asa.   ( sistema simples )          No giro , o piloto está pendurado pelo rotor. ( sistema complexo )     Acho que passamos um id챕ia b찼sica , e perfeitamente compreensivel a todos.     Valeu Heron pelo complemento , desta união de idéias poderemos chegar a um lugar comum .... aprimorarmos técnicamente.            AbelhaRJ  

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  5. Embora sejam asas diferentes, o mecanismo de alavancas do giro cria o movimento amplo, um pequeno movimento no manche causa um movimento maior nas pas, devido aos angulos. As asas voam igual, porem a rotativa permite manobras impossiveis para a asa fixa. Voce cabra a velocidade diminui em ambas, picando aumenta, para realizar manobras se coordena com a manete. Quando um aprende a voar o rotor, ele se torna um piloto melhor. heron

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  6. Ent찾o vamos complicar um pouco esta historia. N찾o sou especialista em giros ou aerodinamica, trablho com telecomunic챌천es, por favor pe챌o aos engenheiros aeronauticos de plant찾o ou pilotos com experiencia que me corrijam se eu falar alguma ( ou muita) asneira, mas o que endendo 챕 que: No trike, quando vc movimenta a barra, está deslocando o peso da fuselagem, a asa vai reagir de acordo com a entrada de comando e com outros movimentos sucessivos vc vai realizar as manobras que quizer e que estiverem dentro do envelope de voo da maquina (  preferencialmente) No giro o delocamento do peso da fuselage  jamais conseguiria manobrar o giro com a agilidade que sabemos que ele tem ( sem contar que a estabilidade giroscopica que um rotor de 7 m com 320 rpm tem  é enorme, considere tambem que a  precessão giroscopica movimentaria o disco para o lado errado. Lembremos  tambem que o rotor Ã© livre para "balançar" no parafuso que o prende a cabeça rotora,ou seja o movimento "pendular" da fuselagem não alteraria a atitude do rotor se ele fosse presso a fuselagem como num trike Pelo que entendo vamos supor que  por exemplo, damos um impulso para frente na Barra de comando do giro ( manche? ),  na verdade estamos alterando ciclicamente o ângulo de ataque das pás do rotor. Imaginemos as pás no momento em que o rotor  esta transversal ao deslocamento do giro ( uma pa na seção esquerda do disco e a outra na seção direita quando observada da posiçao de pilotagem. Por causa da entrada de comando para frente no manche, a pá que está avançando diminui o ângulo de ataque e a pá que retrocede aumenta o ângulo de ataque, (na seção dianteira e traseira, a principio não acontece nada porquem devido a estabilidade giroscopica o rotor mantem sua posiçao durante o giro devido ao parafuso que o pende a cabeça). A alteraçao dos angulos de ataque  descritos acima faz com que o disco "tenda" a se inclinar para o lado da pá que avança mas devido a precessão giroscopica o disco acaba por se inclinar 90º atrazado ou seja, Se inclina para frente, reduzindo o ângulo de ataque do disco, fazendo o giro descer. Entradas de comando em outra dire챌oes, tem rea챌oes similares, obviamente em outras dire챌oes, seguindo a mesma L처gica.. Claro que a fuselagem, por estar pendurada no rotor por pontos articulados, vai "balançar" para acompanhar o rotor mas o controle se dá por movimento de superficie aerodinamica ( as pás) que afetará a atitude do rotor, ou seja a entrada de comando não altera diretamente a posiçao "pendular"da fuselagem e sim  a atitude do rotor   que foi modificada pela alteraçao de passo ciclica, o que faz a fuselagem se mover ( é reçao a mudança de atitude do rotor), por isso temos um pequeno atrazo entre a entrada de comando e a reaçao da fuselagem . Isso tudo 챕 mais facil de ver num modelo em escala. Mas como eu disse no inicio, 챕 como eu entendo a coisa, ser찼 que est찼 correto? Abra챌os Nelson ( PS. desculpem os erros de ortografia/concordancia e falta de alguns acentos...)

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  8.     Mais um vídeo  .....  para mirar    Acrescente mais esse :  http://www.youtube.com/watch?v=gCTKuQ5CwrQ                        olhe o passeio do rotor e da fuselagem , pendulando  , visando manter a estabilidade do vôo ....       AbelhaRJ

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  9. Quero tecer um coment찼rio sobre este 첬ltimo par찼grafo do nosso amigo Klechowicz, mas preciso da ajuda dos outros membros da que entendem do assunto:
    "  Por causa da entrada de comando para frente no manche, a pá que está avançando diminui o ângulo de ataque e a pá que retrocede aumenta o ângulo de ataque, (na seção dianteira e traseira, a principio não acontece nada porquem devido a estabilidade giroscopica o rotor mantem sua posiçao durante o giro devido ao parafuso que o pende a cabeça). A alteraçao dos angulos de ataque  descritos acima faz com que o disco "tenda" a se inclinar para o lado da pá que avança mas devido a precessão giroscopica o disco acaba por se inclinar 90º atrazado ou seja, Se inclina para frente, reduzindo o ângulo de ataque do disco, fazendo o giro descer"
    Eu entendo que quando damos uma picada no manche para que o Giro se desloque para a frente. A tend챗ncia 챕 que ele suba por causa do batimento das p찼s.
    Significa dizer que no momento que aparece uma diferen챌a na velocidade relativa da p찼 que avan챌a (recebe mais ar) do que com a p찼 que recua (recebe menos ar) acontece uma dissemetria de sustenta챌찾o e devido a precess찾o girosc처pica que 챕 o atraso de 90 graus na resultante do movimento, a tend챗ncia 챕 que o giro suba, pois 챕 o mesmo movivento da p찼 que avan챌a.
    Resumindo, se a pá que avança recebe uma massa maior de ar no instante que ela está trasversalmente a linha diagonal do giro, ela tende a subrir e devido a precessão giroscópica o giro tende a cabrar e não descer como menciona o texto.
     Fica mais fácil de entendermos quando mencionamos que o batimento máximo se dá próximo à frente do giro e o mínimo proximo a traseira do giro.
    Sauda챌천es
    Ercole
     

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  11.   Ercole o que vc disse esta de acordo com o que eu entendo mas acho que vc inverteu a entrada de comando... quando picamos o manche ( impulso para frente) as barras de comando levantam a se챌찾o trazeira da cabe챌a rotora, o que diminui  o angulo de ataque da pá que avança. De fato isso cria uma dissimetria de sustentaçao, menos sustentaçao na pá que avança e mais na pá que recua, a precessão giroscopica faz com que a seção dianteira do disco des챌a.   Se puchamos o manche acontece o inverso, as barras de comando abaixam a se챌찾o traseira da cabe챌a rotora o que leva a pá que avança a aumentar o angulo de ataque e a pa que recua diminui e a  precessão giroscopica faz com que a seção dianteira do disco suba. Se o motor tiver folego para encarar o aumento de arrasto do rotor, subimos.   Certo? Ou n찾o?  

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  12. Fiquei na d첬vida...
    Eu entendia que independente do 창ngulo de ataque, a p찼 que avan챌a sempre teria mais sustenta챌찾o. Ou seja, para frente a tend챗ncia seria sempre de subida.
    Sauda챌천es
    Ercole
     

     


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  13.   Conceito ...Ercole ... e o tal do  vento relativo.   Vamos supor :   giro parado , ar parado.  inicia a Pre-rotação    Os dois lados do giro  Direito  e Esquerdo  estão subemtidos a mesma pressão de sustentação.    PORTANTO TUDO IGUAL  direito e esquerdo     okey   Agora vamos complicar :   Me calcula por favor  ..... a Veloc da ponta de Pá para um Rotor com 4 metros a uma Veloc de 340 RPM   Favor passar os  Cáculos  ...... na integra para deleite do pessoal   Depois continuo a l처gica correta e real     AbelhaRJ  

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  14. Imagino que o comprimento total do rotor seja 8 metros e o comprimento de uma p찼 seja 4 metros, ok?

    R = 4
    p = 3,1415927
     
    1-)F처rmula do comprimento da circunfer챗ncia
     
    C= 2pR
    C= 2 x 3,1415927 x 4
    C= 25,13 metros
     
    2-)Distância percorrida (Dp) em 1 minuto (ou 340 voltas)
     
    Dp=25,13 metros x 340 voltas
    Dp = 8.545,13 m  (a cada 340 voltas)
     
    Significa dizer que em 1 minuto a “ponta” da pá percorreu 8.545,13 metros
    Ou
    8.545,13 m/min
     
    3-) transforma챌찾o de unidades
     
    8.545,13  -   1 min
       X          -   60 min
     
    8.545,13 m x 60 min = 1 x X
    X = 512.707,80 metros/h
    Ou
     
    512,71 Km/h
     
     
    acertei?
     
    Sauda챌천es
     
    Ercole
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  15. Ta complicando a coisa aqui. O manche pra frente abaixa o disco, a estrutura roda e o nariz abaixa, a velocidade aumenta. O Trim abaixa o AOA do disco para maior velocidade em cruzeiro, e para pouso trim todo para tras. ajuda na hora do flair. vamos ver onde estes numeros todos nos levam. Viajei legal Heron

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  16. Vamos dar aquele "pitacada" b찼sica.
    Suponhamos que um giro esteja em cruzeiro de 100 km/h.

    A p찼 que avan챌a estaria a 600 Km/h
    A p찼 que recua estaria a 400 Km/h

    Por conseguinte, existe uma diferen챌a de 200 Km/h entre aquela que avan챌a e aquela que recua.

    Seria ent찾o, a varia챌찾o do 창ngulo de ataque, entre aquela que avan챌a e aquela que recua suficiente para corrigir essa disseteria de sustenta챌찾o?

    (Pergunto pois n찾o sei a resposta)

    Sauda챌천es

    Ercole

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  17.       A base da pirâmide é ter um bom alicerce ,   pautado na : leitura , análise , conhecimentos , trocas de idéias ,  fatos com fatos e experiências ... .... não tenho dúvida que ;   se todos participarem positivamente estarão aptos a enteder como funciona todos os pormenores de um giro , com a técnica   alcançada , será mais fácil adaptar a destreza de pilotar com a ajuda do instrutor.     Por isso me detenho o tempo todo em e na analise , pois a técnica aliada a uma boa instrutoria ,  riscos de incidentes tenderá   ao mínimo minimorum.   att   AbelhaRJ                 

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  18.   Agora a pergunta : quem dicordar favor t찼 com a palavra .       GIRO  E  TRIKE .....  SÃO PENDULARES  .... SIM OU NÃO ???       A DISSEMETRIA E FLAP  TODOS ENTENDERAM ???       PORQUE MANOBRAR UM GIRO EM EMERG PARA O LADO EM QUE AVANÇA A PÁ DO ROTOR ??     assunto para discussão , caso afir .... iniciar um novo tópico para debater. " titulo - gangorra na decolagem e pouso "      E UMA QUE AINDA NUNCA FOI FEITA .....             PORQUE TEM QUE EXECUTAR A GANGORRA NA DECOLAGEM  e POUSO ???                   ABELHARJ

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  19. Isto nao tem nada a ver com dissimetria de sustentacao. Nao 챕 necessaria velocidade para a frente para que ela exista. Voces entram no campo do Carter, o tal do Mu1 . . . em uma descida vertical,  com zero velocidade, as pas estao trabalhando e mantendo simetria (quase eu acho) um efeito permitido pelo parafuso gangorra. As manobras mais rapidas sao para o lado que o rotor gira, pelo efeito de torque que ele causa. Virar para a direita 챕 o meu problema, preciso dar mais manche e manter um tempinho maior para alinhar com a pista. O Rotor quer ir para a esquerda e fica facil quando voce tambem quer, mesmo alguns acidentes ja foram causados quando o piloto se esquece do torque do motor e vira para aquele lado abruptamente, o giro pode inverter. Ao Abelha: Ja te pedi mais de uma vez que me esquecesse, nao se dirija a mim pessoalmente, suas ofensas ja passaram o limite da civilidade! Por favor e para beneficio do Forum, abstenha-se de falar de mim, nossa amizade ja terminou faz tempo. obrigado Heron

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  20.   Vamos ao que interessa .   Pois o dito nada ainda entendeu ..... cada louco com sua mania . pronto e  ponto final .       De: klechowicz Enviado: 14/3/2007 14:28   Ercole o que vc disse esta de acordo com o que eu entendo mas acho que vc inverteu a entrada de comando... quando picamos o manche ( impulso para frente) as barras de comando levantam a se챌찾o trazeira da cabe챌a rotora, o que diminui  o angulo de ataque da pá que avança. De fato isso cria uma dissimetria de sustentaçao, menos sustentaçao na pá que avança e mais na pá que recua, a precessão giroscopica faz com que a seção dianteira do disco des챌a.   Se puchamos o manche acontece o inverso, as barras de comando abaixam a se챌찾o traseira da cabe챌a rotora o que leva a pá que avança a aumentar o angulo de ataque e a pa que recua diminui e a  precessão giroscopica faz com que a seção dianteira do disco suba. Se o motor tiver folego para encarar o aumento de arrasto do rotor, subimos.   Certo? Ou n찾o?         quem poderia responder ao questionamento acima ?            

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  21.   Os conceitos e a interpreta챌찾o correta , facilitar찼 a compreens찾o dos fatos relacionados ao giroc처ptero , fundamentados nos principios b찼sicos do Helicoptero , visto que 챕 mais facil hoje em dia achar uma bibliografia a contento.   Portando vejam os seguintes sites para facilitar a via crucis :      1 ) O que é a tal de Precessão Giroscópica  ......  http://www.jhelicoptero.com.br/aero_giroscopica.htm      2 ) O que é a Precessão Giroscópica  , Dissimetria , Batimento , Coliollis e outros                                                                              http://www.turma-aguia.com/junior/rotor4.htm#PRECESSAO     3 ) Toda a rede da  NET  dissecam o quesito  HE e em alguns site por anologia ao Autogiro ( simples pincelada ) , cabe a nós , aqui ,         juntar todos esses conceitos e formuletas , e aplicar a nosso favor.                um conclusão lógica                            http://www.aerotecnologia.com.br/pilotos/paginas/07c.htm    4) e mais esse site que nos foi brindado pelo Senta Pua ....... http://www.jca.com.br/      obs : basta clickar com o mouse nos links:        Simplesmente não falo certas falaças , por julgar que estamos debatendo algo sério e nem por meias palavras  tendenciosas ,    por oportuno ,    acho que : se levarmos a contento , os previlegiados serão todos , inclusive o dito cujo . Detesto ser repetitivo ,    mas a verdade é essa , vamos aproveitar  o que temos de bom , a capacidade de raciocinar em nosso proveito , é complicado   para alguns , sei que é . Porém se unirmos num rumo determinado em produzir algo em  nosso beneficio , estaremos com aporte   técnico para debater qualquer assunto perante a outros  Foruns ou vamos ficar inertes a mercê dos outros .     Só depende de nóis .             AbelhaRJ                       AbelhaRJ  

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  22. Analisando a quest찾o da precess찾o girosc처pica.
    Continuo com meu entendimento de que a p찼 que avan챌a recebe mais sustenta챌찾o e por isso a tend챗ncia 챕 que o nariz do giro suba, independente do 창ngulo de ataque.
    As p찼ginas que o Abelha citou mostram que outros pessoas tem o mesmo entendimento.
    Sauda챌천es
    Ercole



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