quarta-feira, 14 de março de 2007

GANGORRA NA DECOLAGEM e POUSO

 
AO COLEGIADO   unindo esforços visando a fase de treinos
 
        PORQUE TEMOS QUE EXECUTAR A TAL DA GANGORRA NA DECOLAGEM  E POUSO ??
 

55 comentários:

  1. n찾o sabia nem que isso existia...rsss
    Sauda챌천es
    Ercole




    Inscreva-se no novo Windows Live Mail beta e seja um dos primeiros a testar as novidades. Saiba mais: Saiba mais!

    ResponderExcluir
  2.   Dica :   Se juntarmos as informa챌천es contidas nos debates :                        1 - Como funciona um rotor?                        2 - Giro versus Trike - analise de v척o     Meio caminho andado ........

    ResponderExcluir
  3. Agora eu quero ver o circo pegar fogo! Tem pilotos suficiente aqui para um bom debate e todos devem ter passado pela gangorra na pista. Porque ser찼, sera porque? Gangorrar ou nao gangorrar, that is the question! Heron

    ResponderExcluir
  4.   Videos para subs챠dios , em detalhes para visualiza챌찾o dos procedimentos referente ao t처pico :           a)  http://www.youtube.com/watch?v=1HAw5QpqCJg           b)  http://www.youtube.com/watch?v=_5L3IbCKEHo           c) http://www.youtube.com/watch?v=g8oETXUlrnM   ..... para o pessoal da Colmeia           d) http://www.youtube.com/watch?v=glXd7nRmy1s   .....  para o pessoal da Colmeia           e) http://www.youtube.com/watch?v=wTplG-AjK6A   ..... para o pessoal da Colmeia      Os vídeos feitos com todo esmero e com riquezas de detalhes nunca dantes visualizados ..... confiram e participem é de graça .     AbelhaRJ    

    ResponderExcluir
  5.   Para ter acesso aos v챠deos reservados           1 - fazer o cadastro no Youtube .... é de graça           2 - no campo search ...... digitar :  " abelharj "           3 - no lado esquerdo existe um menu Search ...... click em grupos               ou aki   ......   Grupo dos Amigos dos Giros BRZ       AbelhaRJ     

    ResponderExcluir
  6. Caros Colegas Respondendo a pergunta do nosso amigo Abelha PORQUE a TAL da GANGORRA na decolagem e no  pouso Na realidade não é preciso faser gangorra na decolagem e nem no pouso depende muito do modelo do giro  os AC 4 é muito comum entrar na gangorra já no inincio da corrida para decolagem   pelo motivo de ter o CG de solo muito deslocado para frente e isso faz com que o giro fique com o naris muito leve  e  empinado mesmo  parado em solo Isso não acontece com o meu giro  reparem bem no video acima  que quando eu  decolo não entro em gangorra e já  saio do chão , esta decolgem chamamos de decolagem de tres pontos isso tambem acontece com os giros  GESPI  e tambem com os asas fixas de trem triciclos e a decolagem fica a criterio do piloto mas quando vai se voar uma maquina com um motor que não tem uma resposta de torque  mais rapida é melhor faser esta decolagem de tres pontos voce ganha mais velocidade para a decolagem e se torna mais segura Tenho observado os pilotos que voa os  ac 4 todos decola na gangorra porque aprenderão com estas maquinas e já estão acostumados  mas se for voar outro tipo com o tren de pouso  mais para tras senten muita diferença e já vi caso do piloto nen conseguir decolar sem uma instrução Quanto ao pouso a gente sempre chega ao solo na gangorra para evitar entrar de naris   e danificar o tren de pouso correndo o risco de sofrer um acidente , um  colega meu piloto de asas fixas quando fez o seu primeiro pouso de giro pousou  com o trem de naris mas felizmente não ouve nada e correu tudo bem mas me pregou um susto Abra챌o a Todos Eduardo Carinta                                                                                           

    ResponderExcluir
  7.   ESTOU ATENTO   Valeu Carinta pela participa챌찾o , 챕 muito prazeiroso ler algo detidamente t챕cnico .     Aguardo a participações dos  pilotos                                               para  a  questão de ordem técnica.        AbelhaRJ

    ResponderExcluir
  8.            Por tratar  de uma questão de Ordem Técnica                           as participações  dos Instrutores  .......    será fundamental .    

    ResponderExcluir
  9. Bom dia Pessoal;
    Respondendo a esta quest찾o,vou discordar do nosso amigo Carinta.
    Todo giro tem que embalar o rotor a uma rota챌찾o segura para corrida de decolagem.Esta rota챌찾o est찼 diretamente relacionada com o in챠cio da sustenta챌찾o,onde o arrasto levanta o nariz da aeronave e indica que podemos aplicar pot챗ncia sem problemas,geralmente em torno de 200 rpm,em um giro fora de CG de solo isso n찾o ocorre levando o piloto inexperiente a cometer erro na decolagem,ou seja,podemos dispensar o contagiros de rotor.Tanto a decolagem quanto o pouso s찾o feitos em gangorra e ela serve tamb챕m para verificar se o giro est찼 bem acertado de CG,em outras palavras,um giro que n찾o d찼 gangorra n찾o ir찼 voar,salvo aqueles que tem CG de solo alterado,o que em voo n찾o importa.
    Para finalizar,vc jamais irá decolar um giro sem que o rotor esteja com rotação adequada e a gangorra serve para isso.
    Muita gente ja quebrou na decolagem por n찾o estar atento a esse detalhe.
    Tenho dito.
    TURBINA......





     
     
    MARCÃO

    MSN Busca: f찼cil, r찼pido, direto ao ponto. Encontre o que voc챗 quiser. Clique aqui.

    ResponderExcluir
  10. Vamos la pessoal da pilotagem e instru챌ao . . . cade os pitacos? Quando o rotor enche, ele aplica empuxo no mastro e o coloca na posicao de alinhamento, por isto o nariz levanta. Quando isto acontece, a rodinha trazeira pode causar mudan챌as de dire챌ao nao comandadas, portanto o melhor 챕 tira-la do chao. Neste momento o giro ja esta leve e pode ser comandado pelo leme, a diminui챌ao de atrito com a pista e as rotacoes to rotor ja sao suficientes para sair do solo, no caso dos giro como motor suficiente, o nariz levanta a 45 graus e a razao de subida 챕 alta. Naqueles onde o motor ainda esta na fronteira de potencia, se requer um ganho de velocidade, nivelando a maquina para depois fazer a elevacao final. Os giros balanceados podem ficar tanto na roda trazeira quanto na dianteira, eu nao sei porque os AC4 ficam na trazeira, alguem com experiencia em fabrica-los poderia explicar. Que tal o Sr. Montalva dar um pitaco pra gente? Abracos Heron

    ResponderExcluir
  11.   Tudo tem a sua raz찾o de ser .   Cabe aqui tentar elucidar de forma técnica o conjunto de regras e formulas que nos ajudaram a entender, que o giro é bem e muito mais complexo do que a v찾 filosofia informa.   Na questão  ( Giro versus Trike - analise de v척o ) com a participação do Ercole chegamos a um contexto que acredito desconhecido por muitos, a Veloc da Pta da P찼 do Rotor                       340 RPM  =  512 Km/h  ....... é uma senhora veloc     Será que  o Colegiado poderia calcular  o Momento da Massa do Rotor girando a 340 RPM                                 cada pá  medindo 4 metros e pesando cada  algo em torno de  30 kg .     ( Favor passar os  Cáculos  ... na integra para deleite do pessoal - sugiro não usar o Word -  USE o Bloco de Notas do Win                                                ou qualquer um editor de texto ...... puramente só texto )     PORQUE ???       Em breve todos irão  ficar espantados .....  sobre a nossa cabeça ,  um rotor  girando ,  a inércia do  momento de massa     é alta  -  a ordem de grandeza dessa força é na casa das TONELADAS.      E uns e outros ficam passeando de giro na pista sem o mínimo conhecimento do que  sucede . É uma bricadeira que pode    sair caro e custar várias vidas e os curiosos na sua vã leiguice estão lá   ......    nem percebem o tal do Rotor cavalgando ,    ciclicamente descrevendo uma senóide e se tangenciar alguma dessas cabeças , já era .... e com muita sorte .... sair ileso.     Eis um dos motivos que levo a público visando evitar incidentes ou acidentes, e  podem levar a uma situação FATAL de FATO.   Portando alerto ao p첬blico ao ver um ROTOR girando , afastem-se para uma dist창ncia SEGURA , pois quando o giro tombar por uma rajada de vento  qualquer e repentina  nem quero imaginar tal tragédia.     Então ao COLEGIADO -   poderia passar o desenvolvimento dos cálculos.                   E baseado nessas informações vamos dissecar o tema abordado.                  QUE REPUTO DE SUMA IMPORTÂNCIA  E  DA  SEGURANÇA DE TODOS.     ATT       AbelhaRJ    

    ResponderExcluir
  12. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  13. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  14.   Então  COLEGIADO -      Quem habilita                   passar o desenvolvimento dos cálculos. 

    ResponderExcluir
  15. Abelha e damais participantes, segue este link. http://www.deducoeslogicas.com/centrifuga/calculo.html Otavio

    ResponderExcluir
  16. Momento de in챕rcia.
    Apresenta  como a massa de um corpo está distribuída com relação a um eixo de rotação.
    No caso seria 4 metros (raio de cada p찼)
    J=raio ( ao quadrado) x massa
    J = 16 x 30 = 480
    Jt = 480 kg.m(2)
    Ou seja.
    Uma p찼 de 30 kg, gira sobre nossas cabe챌as com a for챌a de quase meia tonelada.




    Chegou o Windows Live Spaces:voc챗 divide seu blog, suas fotos, sua lista de m첬sica e agora encontra seus amigos! É só entrar no:

    ResponderExcluir
  17.     Estamos quase  lá ..... tá faltando algo         Bonito site Otavio , com bom senso e conhecimento , achamos boas matérias na NET.         Ercole , faltam alguns conceitos referente a Distribuição da Massa do Rotor  que devemos aplicar , senão o resultado é absurdo , e                   o mais importante de tudo isto , pergunto : para onde foi  a  RPM.   Falta pouco .                           Ao Colegiado vamos ajudar a finalisar os cálculos .   Att    AbelhaRJ  

    ResponderExcluir
  18. Abelha e Ercole, a RPM entra na equa챌찾o taduzida em velocidade tangencial ao quadrado. A unidade de medida depende do sistema a ser utilizado. Acho que ms  e Kgf resulta em N, não tenho certeza. A distribui챌찾o da massa da p찼 deve ser considerada. N찾o se aplica 30 Kg  como se fosse aplicado num raio de 4 m. Otavio

    ResponderExcluir
  19.    Olá..... pessoal ... ufa    Tá dificil entrar aqui .... sistema  quase toda hora fora do AR.       Uma dica  .... por ser o rotor bem extenso .... aonde  estará  o centro de massa aplicado ....    Observem  as figuras  relacionadas do texto :  Efeito da Dissemetria + Auto-Rotação e Forças agindo a cada pá                 link  ---- >>>>     http://www.alsfilho.ubbihp.com.br/parteaer.html                     a  RPM  é um fator importantíssimo .... deve ser considerado.     AbelhaRJ  

    ResponderExcluir
  20.     Baseado na Dica ....                   por ser o rotor bem extenso .... aonde  estará  o centro de massa aplicado .... ??                     Explicar quais as razoões que levaram adotar tal  distância  ?       Visando uma lógica pro público passivo .                    obs :  outra dica .......   não está no meio do rotor . Não é um parametro adequado para essa situação.     AbelhaRJ

    ResponderExcluir
  21. Talvez fosse bom separar os assuntos em duas discussoes. Rotores e seus numeros Gangorra como metodo de treinamento (os porques) Tambem achei as pas pesadas, nao seria 30 kilos as duas mais a barra de uniao? É o que pesam as do Golden que tem 29 pes e uma barra de 3 pes. Me disseram que a forca das pas chega a 7 mil libras (3.5 ton + ou -) Abracos Heron

    ResponderExcluir
  22.      Se alguém do colegiado         tiver os valores reais dos pesos de cada pá , favor informar sem a barra e os parafusos. Pois em nada interfere no resultado.                        Giro Biplace .......    xx KG     comprimento do Rotor  ......  xx Metros                      Giro Mono .........     yy  Kg    comprimento do Rotor  ......  yy Metros          Na minha avaliação isso independe do peso real , pois o principio do calculo é o mesmo , a ordem de grandeza com certeza irá variar.    o contexto é o mesmo .         Não vejo essa necessidade de dividir , pois as informações são correlacionadas. Portanto vamos as vias dos fatos .     Se houver a necessidade durante o transcorrer do debate , que se faça , é justo e se justificar ...... vamos bi-partir.     Sem problemas.      AbelhaRJ   

    ResponderExcluir
  23.    Quando trocando idéias sobre a abordagem desse assunto  Momento da Massa           "  Me disseram que a forca das pas chega a 7 mil libras (3.5 ton + ou -) " - é por aí mesmo , + alguma coisa.    Quem já sofreu uma queda , e quando o Rotor bate no chão , a energia absorvida e a energia transmitida pela estutura , o piloto  está no caminho e sai meio tonto , porque será ???     Nos  AC-4  ..... sai ileso e alguns arranhões dependendo da veloc e do angulo da pancada.     Vamos tentar dissecar o assunto , e depois entender porque da tal gangorra .        abelharj  

    ResponderExcluir
  24.      O que temos de concreto e correto até agora  - a informação do Otávio :            Esta fórmula da aceleração é a fórmula usada na força centrífuga, sendo:                                  Fcf = M. a
                                     Fcf = M. v2/r                  Vimos até aqui que a força que aparece nos movimentos circulares é a força centrífuga .   Colegiado Ã© com vocês . Cad챗 o Heron com aquele pitaca챌o ?.....            

    ResponderExcluir
  25. Veja l찼 se isso ajuda no c찼lculo da for챌a centr챠fuga.   http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag=http://www.webcalc.com.br/ciencias/dinam_circ.html     Ah...sábado voei por meia hora constante. Temperatura da água na faixa dos 65 graus. Não mais.  O 532 está correspondendo à expectativa. Espero que continue assim.. Abra챌os...   Milton

    ResponderExcluir
  26.   OKAPA  VERY GOOD  .....  site  muito BOM ...... valeu  Milton.         Se nóis juntarmos ..... boas informações do melhor  quilate teremos  otimas FERRAMENTAS para facilitar nossos cálculos .     Agora de posse dessas formuletas , aplicando adequadamente .............  teremos o valor final em Toneladas   e  o mais importante ........  explicar quais as razões que levaram adotar a distância  na formula acima ?                                           Visando a compreensão e entendimento  do pessoal que está querendo situar na questão.         tem um macete  com a tal distância  -------  para o cálculo final  ficar mais perto da realidade                    se não teriamos que recorrer a as funções complexas de integração , matrizes  e cáculos inifinitesimais .                             .   Agora estamos num caminho certo  ...... só pra finalizar    A comunidade do Colegiado agradece  a participação efetiva  do Otavio , do  Ercole  e  do Milton .     Os sites ora apresentados  contribuem  de maneira positiva para o entendimento e inclusive na  facilidade dos cáculos.    Empregando corretamente , é uma mão na roda.    Fico aguardando as diversas opiniões a respeito da  DISTANCIA A SER USADA para o calculo da Massa do Rotor.               Vamos chegar a um  consenso ?????  positivamente correto ???         att   AbelhaRJ        

    ResponderExcluir
  27. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  28. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  29. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  30. o mais importante ........ como calcular  e usar a formula racionalmente E mais próximo do REAL.      Favor explicar as razões que levaram adotar a distância  na fórmula do WebCalc ?       tem um macete físico para aplicar -----  se não teriamos que recorrer a as funções complexas                                                   de integração e cálculos inifinitesimais  ..... dica quente     A  fórmula que o Milton indicou está correta -  Ã© essa que vamos usar .           Se voce usar o valor de 4metros toda a massa concentrada na ponta da pá   ......  ERRADO         Se voce usar o valor de 2 metros toda a massa concentrada no meio  da pá  ......  ERRADO                              ....... o valor determinado é um absurdo fisico.- não corresponde a realidade.         O que queremos é uma realidade com o contexo mais próximo do REAL.     Participem com suas opni천es   Lacerda  ..... obrigadum             Dica : que tal particionar e depois integrar ....  dica quente .... vamos lá  falta pouco.     AbelhaRJ  

    ResponderExcluir
  31.      Ao Colegiado        já temos algum resultado , alguma solução ?        Alguma dúvida nas dicas ?        Ã‰ tão simples , nada de tão complicado , com uma planilha de c찼lculo tipo Excel , ajudar찼 bastante ......         A formula já temos ,  a maneira de como proceder é o mais importante , com as dicas que passei ,  estaremos mais perto da realidade .        Agora é arregaçar as mangas  racionalmente e partir para os cálculos .       Aos vestibulandos da área de mecânica , robótica , matemática e física  ..... boa oportunidade de mostrar os conhecimentos acumulados e     ajudar a comunidade.      Enquanto isso ,  aguardo o desenrrolar dos fatos.                E assim vamos interagindo com as formuletas aplicado ao Giro ...... e devagar chegaremos as vias de fatos .                Matematicamente e fisicamente entender como as forças estão agindo de forma a voar seguro , ou vamos ficar                no metódo de tentativas e erros.     PARTICIPEM  é a melhor forma de aprender e              um bom livro  sobre o assunto custa em média ...... façam a pesquisa de preço   +  de 200 doletas - fora as taxas.         AbelhaRJ                  

    ResponderExcluir
  32.     Em breve , dependo da ajuda do Colegiado          quem sabe ????           poderemos entender o que está sendo formulado  no forum ...... http://www.rotaryforum.com/forum/showthread.php?p=162468#poststop   att     AbelhaRJ      

    ResponderExcluir
  33. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  34. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  35. A site que o Milton indicou é muito prático, mas lembrem-se Antes de mais nada use um padr찾o de unidades -MKS- Metro, Kilograma ,segundo W= velocidade angular = 2.(pi). RPM / 60  r = raio  O raio considerado deve ser o raio do CG de cada lado da pá , desta forma se calcula a força centrifuga que age no centro do rotor .Se quizermos calcular a força centrifuga em outro ponto, deve-se considerar o CG da massa que está depois deste ponto( por exemplo no pé da pá é um ponto critico pois é a fixação da pá ao espaçador)  Portando, a força centrifuga fica maior a medida que se aproxima do centro onde toda massa está agindo -------------------------------------- Rotor de 7m  (com espaçador de 0,50m) Cada pá do rotor pesa aprox.  9.8 Kg Girando a 400 RPM    Com estes dados a força centrifuga na fixação da pá é de  3226 Kg   Para um rotor de 8 m esta força é de   4789 Kg   Lacerda

    ResponderExcluir
  36.      mais importante ........ como calcular  e usar a formula racionalmente E mais próximo do REAL.     A REALIDADE DOS FATOS  .....      Favor explicar as razões que levaram adotar a distância  na fórmula do WebCalc ?       tem um macete físico para aplicar -----  se não teriamos que recorrer a as funções complexas                                                   de integração e cálculos inifinitesimais  ..... dica quente     A  fórmula que o Milton indicou está correta -  Ã© essa que vamos usar .           Se voce usar o valor de 4metros toda a massa concentrada na ponta da pá   ......  ERRADO         Se voce usar o valor de 2 metros toda a massa concentrada no meio  da pá  ......  ERRADO                                                          ....... o valor determinado é um absurdo fisico.- não corresponde a realidade.         O que queremos é uma realidade com o contexo mais próximo do REAL.     Participem com suas opni천es   Lacerda  ..... obrigadum             Dica : que tal particionar e depois integrar ....  dica quentíssima       AbelhaRJ  

    ResponderExcluir
  37. 쨈   FAVOR TECER DETALHES  SOBRE O RESPECTIVO CÁLCULO :                       Rotor de 7m  (com espaçador de 0,50m)                      Cada pá do rotor pesa aprox.  9.8 Kg                      Girando a 400 RPM                       Com estes dados a força centrifuga na fixação da pá é de  3226 Kg                      Para um rotor de 8 m esta força é de   4789 Kg         É em cima disso que vamos fundamentar ....... poderia explicar como chegou as vias de fato ????    

    ResponderExcluir
  38. Eu calculei a força centrifuga que age na emenda do espaçador com a pa de aluminio por que este é um ponto critico. A maior força está no centro do espaçador, mas  ele é de aço e superdimencionado. Calculando o   " r "   Obs: para efeito de força centrifuga é possivel se considerar toda a massa     concentrada no CG da pá  (meio)   Do centro até a ponta do espaçador  0,25m  + (3,25 m / 2  )  =  1,875 m   Lacerda      

    ResponderExcluir
  39.   PROBLEMA INICIAL   Tudo tem a sua raz찾o de ser .   Cabe aqui tentar elucidar de forma técnica o conjunto de regras e formulas que nos ajudaram a entender, que o giro é bem e muito mais complexo do que a v찾 filosofia informa.   Na questão  ( Giro versus Trike - analise de v척o ) com a participação do Ercole chegamos a um contexto que acredito desconhecido por muitos, a Veloc da Pta da P찼 do Rotor                       340 RPM  =  512 Km/h  ....... é uma senhora veloc     Será que  o Colegiado poderia calcular  o Momento da Massa do Rotor girando a 340 RPM                                 cada pá  medindo 4 metros e pesando cada  algo em torno de  30 kg .     ( Favor passar os  Cáculos  ... na integra para deleite do pessoal - sugiro não usar o Word -  USE o Bloco de Notas do Win                                                ou qualquer um editor de texto ...... puramente só texto )     O DEFINIDO PARA O CALCULO           LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO ... PESO DE CADA PÁ ..... 9,8 KG   VAMOS DESENVOLVER    

    ResponderExcluir
  40. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  41. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  42. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir
  43. Caro Abelha;

    No rotor de 7 mts, o raio 챕 de 3,5 mts e n찾o 7 mts como VC. colocou.
    7 mts 챕 o di창metro.

    J.Geraldo

    _________________________________________________________________
    Verificador de Seguran챌a do Windows Live OneCare: combata j찼 v챠rus e outras
    amea챌as! http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm

    ResponderExcluir
  44. Os valores que encontrei nos culculos s찾o bastante coerentes
    Algumas pessoas afirmam que na fixa챌찾o das p찼s de rotores a for챌a pode chegar a 8000kg
    Esta for챌a 챕 muito importante porque ela mantem o rotor "esticado", inclina-se aprox. 4 graus para cima em voo e ficando alinhado com a dobra da ponta do espa챌ador
    É comum se colocar um peso de aprox. 0,200Kg em cada extremidade da pá para aumentar a inercia e assim aumentar o tempo de desaceleração do rotor na aterrizagem (pouso mais curto e alguns segundos a mais para reagir diante de uma pane)
    Este peso deve ser fixado com extremo cuidado, pois devido a sua localiza챌찾o na ponta, a for챌a centrifuga 챕 muito alta

    Lacerda

    ResponderExcluir
  45. This message has been deleted by the author.

    ResponderExcluir

  46. A p찼 do rotor de 7 m mede => 3,25m x 2 + 0,5m =7 m

    A p찼 do rotor de 8 m mede => 3,75m x 2 + 0,5m = 8m
    O peso passa a ser prox 11,308 Kg cada p찼
    o raio para calculo da for챌a centrifuga 챕 :
    0,25 + 3,75 / 2 = 2,125 m

    Tem raz찾o recalculando encontrei 42162 N = 4302 Kg

    Lacerda

    ResponderExcluir
  47. N찾o 챕 correto dobrar a for챌a calculada, por que enquanto uma p찼 exerce uma for챌a a outra resiste em sentido contr찼rio. dai o equilibrio, se estiver balanceada

    Lacerda

    ResponderExcluir
  48.     Dados preliminares:        onde  gravidade => G = 10 m/s      O Comprimento do Rotor já inclui  o  tamanho total do espaçador .        Dividi o rotor em N partes para comprovar a veracidade dos cálculos com as respectivas interações.          Planilha  interativa .....  Contendo :                  a ) Cálculo para o Rotor de 07 metros                  b) Cálculo para o Rotor de 08 metros                  c) Cálculo para o Rotor considerando a  chumbada  .        Dados para entrada :                 *  Peso do Rotor                 *  Diametro do Rotor                 *  RPM                 *  Comprimento total do espaçador                   Na última planilha ........ leva em consideração ao peso da chumbada .                     Abelharj    

    ResponderExcluir
  49.     Uma observação  a parte a vista dos cálculos......          Rotor Giro Mono    pesando  9,8 kg ...... girando a 400 RPM .......    momento = 3224 KG          Rotor Giro Bi-place pesando  11,3 kg ...... girando a  350 RPM ....... momento = 3228 KG              Será que poderiamos calcular a força de sustentação  gerada pelo Rotor ....... por analogia ?              Os giros Mono e Bi pesam quanto ???            Qual a capacidade de Alar dos rotores ???     AbelhaRJ      

    ResponderExcluir
  50. Decolando em duas rodas vai diminuir o atrito, o giro esta ficando leve, vai permitir um controle nos pedais e no manche, ja considerando o vento de traves. O giro ja esta voando embora com as rodas no chao. A maioria das aeronaves tem um periodo de decolagem com duas rodas no chao, especialmente os tail draggers (como chamam em portugues) aqueles com rodinha atras. Um giro mal desenhado demora para efetuar a rotacao e decola com muita velocidade e come pista. Decolar nas tres rodas 챕 possivel, especialmente para quem tem um rotor daqueles de alta inercia. Imagino a magnitude do peso na ponta deles quando em rota챌ao, o grande do Carter tem 65 libras de uranio empobrecido na ponta. Quanto regulamos um rotor, as ruelinhas de peso sao minusculas e ate mesmo a tinta pode causar desbalanceamento. coisa sensivel. Outro dia eu limpei o rotor nosso do Golden por cima e nao por baixo, o piloto sentiu a diferenca. Pelos calculos ai da turma da matematica a coisa 챕 mesmo na casa das 3/4 toneladas o que o pessoal diz aqui, 7 mil libras Nosso rotor de alta inercia nao ficou bom, pelo menos nos primeiros testes ele nao foi aprovado e abandonado. Alo pessoal da fila do gargarejo, entrem ai e deem uma ideia de quantos estao acompanhando a conversa. Abracao Heron

    ResponderExcluir



  51. >Ola amigos estou acompanhando da "moita"todos as discuss천es.Pena que estou
    >mais perdido do que cachorrinho quando cai da mudança, mas estou atento à
    >toda as mensagens.Espero que cheguem a uma conclu찾o satisfatoria.
    Abra챌os a todos
    >
    >PPA06
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    > Nova mensagem em ABGiro
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    > GANGORRA NA DECOLAGEM e POUSO
    >
    >
    >
    >
    > Responder
    >
    >
    >
    >  
    > Recomendar
    >
    > Mensagem 32 em discuss찾o
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    > De:
    > AbelhaRJ
    >
    >
    >
    >
    >      Ao Colegiado        já temos algum resultado , alguma
    >solução ?        Alguma dúvida nas dicas ?        É tão simples , nada de
    >t찾o complicado , com uma planilha de c찼lculo tipo Excel , ajudar찼 bastante
    >......         A formula já temos ,  a maneira de como proceder é o mais
    >importante , com as dicas que passei ,  estaremos mais perto da realidade .
    >       Agora é arregaçar as mangas  racionalmente e partir para os cálculos
    >.       Aos vestibulandos da área de mecânica , robótica , matemática e
    >física  .... boa oportunidade de mostrar os conhecimentos acumulados e    
    >ajudar a comunidade.      Enquanto isso ,  aguardo o desenrrolar dos fatos.
    >               E assim vamos interagindo com as formuletas aplicado ao Giro
    >..... e devagar chegaremos as vias de fatos .               
    >Matematicamente e fisicamente entender como as for챌as est찾o agindo de forma
    >a voar seguro , ou vamos ficar                no metódo de tentativas e
    >erros.     PARTICIPEM  é a melhor forma de aprender e              um bom
    >livro  sobre o assunto custa em média ...... façam a pesquisa de preço   + 
    >de 200 doletas - fora as taxas.         AbelhaRJ                  
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    > Exibir outros grupos nesta categoria.
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    > Para parar de receber este email ou alterar sua
    >freq체챗ncia, v찼 para Configura챌천es de email.
    >
    >
    > Precisa de ajuda? Se esqueceu sua senha, v찼 para
    >Servi챌os para associados do Passport.
    >
    > Para outras perguntas ou coment찼rios, v찼 para a p찼gina
    >Entre em contato conosco.
    >
    >
    > Caso voc챗 n찾o queira receber emails futuros deste grupo
    >do MSN ou se recebeu esta mensagem por engano, clique no link "Remover"
    >abaixo. Na mensagem de email pr챕-endere챌ada que se abre, basta clicar em
    >"Enviar". Seu endere챌o de email ser찼 exclu챠do da lista de emails deste
    >grupo.
    >
    >
    > Remover meu endere챌o de email de ABGiro.
    >
    >
    >
    >
    >
    >
    >

    _________________________________________________________________
    O Windows Live Spaces 챕 seu espa챌o na internet com fotos (500 por m챗s), blog
    e agora com rede social http://spaces.live.com/

    ResponderExcluir
  52. PPA06 (nao achei seu nome) As formulas sao aplicadas quando voce vai construir um giro, a partir de um desenho novo, normalmente os kits ja vem com tudo isto esclarecido. Existem formulas para calcular as cargas, tanto da pa quanto do disco (rotor em movimento). Elas, quando bem aplicadas irao dar a margem de suguran챌a dentro do envelope desejado. Por exemplo: voce que um giro para viajar, nao se importando com voos a baixa altitude e velocidade, entao voce ira escolher um rotor menor, com muito menos arrasto e consequentemente maior velocidade e alcance por carga de combustivel. Tambem as helices sao ajustadas desta maneira, voce pode ter velocidade e economia ou razao de subida maior. O pessoal das ciencias exatas disseca o assunto com maior facilidade, especialmente aqueles que trabalharam com as ditas formulas. Na pratica porem, temos outros fatores a considerar e os sinais que um piloto experiente reconhece, mesmo sem saber como a coisa chega ate aquele resultado. Quando o nariz levanta (qual rrpm) quando o giro esta pronto para subir, eu senti isto logo nas primeiras licoes, se esta girando muito rapido ou nao, etc. Nosso Forum ja passou muita informacao boa, no meio de algumas discussoes que se perderam, porem em ambos os Foruns dos quais participo ainda nao conseguimos uma formula para separar as respostar e coloca-las separadamente por assunto, assim o pessoal teria uma fonte de pesquisa e aprendizado. Vamos chegar la em breve, nosso grupo precisa se concientizar de que, investir no aprendizado 챕 necessario, temos que criar um tipo de laboratorio e financia-lo para que tenhamos na pratica a comprovacao das teorias. Ajudaria muito economizando no futuro, menos erros na fabricacao e melhor perfomance por um custo mais em conta, dividirmos os custos das descobertas para tirarmos maior proveitos dos resultados. abraco Heron

    ResponderExcluir
  53. Ola PPA06

    N찾o se preocupe se voce n찾o est찼 entendendo tudo,
    n처s tambem n찾o entendemos tudo, e provavelmente tambem n찾o chegaremos a conclus천es absolutas.
    O que importa 챕 que os projetos j찼 foram testados e funcionam, por isto 챕 melhor n찾o inventar muito.

    Abra챌os
    Lacerda

    ResponderExcluir
  54.     Quando o homem inventou a roda ...... quantos  não ficaram  atônitos e incrédulos .   Quanto tempo se passou  até  inventar o  primeiro automóvel ?   Aí o homem foi a LUA ..... quantos não diziam por aí que era ficção , filme e outras coisas  sem fundamento , na vã ignorância.   Do invento do automovel at챕 o primeiro avi찾o ..... quanto tempo levou ?   N찾o 챕 atoa , que poucos conseguem entender , 챕 complexo , mas todos querem dirigir e voar .   Já vi muitos acidentes na maioria por imprudência  e destes,  aliado a  falta de conhecimento.   Justifica agora o nosso debate ????                  ou quer ficar voando em vôo cego ???                 Enquanto isso fico no meu vôo solo  in the ground .....     in t챕 +          "      AbelhaRJ      "    -   oculto  -  passe o mouse por cima                                                          entrei  em eclipse  mental ....  rs,rs,rs  

    ResponderExcluir
  55.     Olá  Papa ...  Papa  ....  Alfa  ...  Zirou ....  Meia     Enquanto vc tá no meio da moita , dá uma entrada num Cyber Coffee , com banda larga bem mais larga , veloc de  08 megas ....  lá no Japão isso já era ...... o papo é algo em torno de 04 GIGAS ..... GIGAS residencial.  pra descontrair .....       Entra no Site só pra leigos e aficcionados  ...... www.alsfilho.ubbihp.com.br    depois  vamos pra Babel de tecnologias ..... tudo em ocultismo , quer alguma coisa , pague  em dolores ou emeuros .                veja os "Gyros  in the World " ...... http://autogire.nuxit.net/Galerie_photos/Galerie_photos_home.htm                                                                       http://huizen.dds.nl/~w-p/bookaut/                                                                      http://www.icon.fi/~jtki/experimental.html                                                                      http://www.gyrocraft.com                                                                     http://www.jefflewis.net/autogyros.html#workings                                                                     http://www.gyrocopters.co.uk/html/dr_bensen_explains_all.html                                                                                                          tudo na língua Mother  ???                                    okapa ,  a gente se esbarra nas NETs.    in té +       "       AbelhaRJ        "      passe o mouse       

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.