COMUNIDADE ABGiro :
Nossa comunidade está voltada para o aerodesporto na categoria Giroaviação cujo objetivo é congregar os aficionados em aviação de asa rotativa , Girocópteros e Helicópteros experimentais para que possam trocar experiências e conhecimentos nessa área.
quarta-feira, 14 de março de 2007
GANGORRA NA DECOLAGEM e POUSO
AO COLEGIADO unindo esforços visando a fase de treinos
PORQUE TEMOS QUE EXECUTAR A TAL DA GANGORRA NA DECOLAGEM E POUSO ??
Dica : Se juntarmos as informa챌천es contidas nos debates : 1 - Como funciona um rotor? 2 - Giro versus Trike - analise de v척o Meio caminho andado ........
Agora eu quero ver o circo pegar fogo! Tem pilotos suficiente aqui para um bom debate e todos devem ter passado pela gangorra na pista. Porque ser찼, sera porque? Gangorrar ou nao gangorrar, that is the question! Heron
Bom dia Pessoal; Respondendo a esta quest찾o,vou discordar do nosso amigo Carinta. Todo giro tem que embalar o rotor a uma rota챌찾o segura para corrida de decolagem.Esta rota챌찾o est찼 diretamente relacionada com o in챠cio da sustenta챌찾o,onde o arrasto levanta o nariz da aeronave e indica que podemos aplicar pot챗ncia sem problemas,geralmente em torno de 200 rpm,em um giro fora de CG de solo isso n찾o ocorre levando o piloto inexperiente a cometer erro na decolagem,ou seja,podemos dispensar o contagiros de rotor.Tanto a decolagem quanto o pouso s찾o feitos em gangorra e ela serve tamb챕m para verificar se o giro est찼 bem acertado de CG,em outras palavras,um giro que n찾o d찼 gangorra n찾o ir찼 voar,salvo aqueles que tem CG de solo alterado,o que em voo n찾o importa. Para finalizar,vc jamais irá decolar um giro sem que o rotor esteja com rotação adequada e a gangorra serve para isso. Muita gente ja quebrou na decolagem por n찾o estar atento a esse detalhe. Tenho dito. TURBINA......
MARCÃO
MSN Busca: f찼cil, r찼pido, direto ao ponto. Encontre o que voc챗 quiser. Clique aqui.
Vamos la pessoal da pilotagem e instru챌ao . . . cade os pitacos? Quando o rotor enche, ele aplica empuxo no mastro e o coloca na posicao de alinhamento, por isto o nariz levanta. Quando isto acontece, a rodinha trazeira pode causar mudan챌as de dire챌ao nao comandadas, portanto o melhor 챕 tira-la do chao. Neste momento o giro ja esta leve e pode ser comandado pelo leme, a diminui챌ao de atrito com a pista e as rotacoes to rotor ja sao suficientes para sair do solo, no caso dos giro como motor suficiente, o nariz levanta a 45 graus e a razao de subida 챕 alta. Naqueles onde o motor ainda esta na fronteira de potencia, se requer um ganho de velocidade, nivelando a maquina para depois fazer a elevacao final. Os giros balanceados podem ficar tanto na roda trazeira quanto na dianteira, eu nao sei porque os AC4 ficam na trazeira, alguem com experiencia em fabrica-los poderia explicar. Que tal o Sr. Montalva dar um pitaco pra gente? Abracos Heron
Momento de in챕rcia. Apresenta como a massa de um corpo está distribuÃda com relação a um eixo de rotação. No caso seria 4 metros (raio de cada p찼) J=raio ( ao quadrado) x massa J = 16 x 30 = 480 Jt = 480 kg.m(2) Ou seja. Uma p찼 de 30 kg, gira sobre nossas cabe챌as com a for챌a de quase meia tonelada.
Chegou o Windows Live Spaces:voc챗 divide seu blog, suas fotos, sua lista de m첬sica e agora encontra seus amigos! É só entrar no:
Abelha e Ercole, a RPM entra na equa챌찾o taduzida em velocidade tangencial ao quadrado. A unidade de medida depende do sistema a ser utilizado. Acho que ms e Kgf resulta em N, não tenho certeza. A distribui챌찾o da massa da p찼 deve ser considerada. N찾o se aplica 30 Kg como se fosse aplicado num raio de 4 m. Otavio
Talvez fosse bom separar os assuntos em duas discussoes. Rotores e seus numeros Gangorra como metodo de treinamento (os porques) Tambem achei as pas pesadas, nao seria 30 kilos as duas mais a barra de uniao? É o que pesam as do Golden que tem 29 pes e uma barra de 3 pes. Me disseram que a forca das pas chega a 7 mil libras (3.5 ton + ou -) Abracos Heron
Veja l찼 se isso ajuda no c찼lculo da for챌a centr챠fuga. http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag=http://www.webcalc.com.br/ciencias/dinam_circ.html Ah...sábado voei por meia hora constante. Temperatura da água na faixa dos 65 graus. Não mais. O 532 está correspondendo à expectativa. Espero que continue assim.. Abra챌os... Milton
Em breve , dependo da ajuda do Colegiado quem sabe ???? poderemos entender o que está sendo formulado no forum ...... http://www.rotaryforum.com/forum/showthread.php?p=162468#poststop att AbelhaRJ
No rotor de 7 mts, o raio 챕 de 3,5 mts e n찾o 7 mts como VC. colocou. 7 mts 챕 o di창metro.
J.Geraldo
_________________________________________________________________ Verificador de Seguran챌a do Windows Live OneCare: combata j찼 v챠rus e outras amea챌as! http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm
Os valores que encontrei nos culculos s찾o bastante coerentes Algumas pessoas afirmam que na fixa챌찾o das p찼s de rotores a for챌a pode chegar a 8000kg Esta for챌a 챕 muito importante porque ela mantem o rotor "esticado", inclina-se aprox. 4 graus para cima em voo e ficando alinhado com a dobra da ponta do espa챌ador É comum se colocar um peso de aprox. 0,200Kg em cada extremidade da pá para aumentar a inercia e assim aumentar o tempo de desaceleração do rotor na aterrizagem (pouso mais curto e alguns segundos a mais para reagir diante de uma pane) Este peso deve ser fixado com extremo cuidado, pois devido a sua localiza챌찾o na ponta, a for챌a centrifuga 챕 muito alta
A p찼 do rotor de 7 m mede => 3,25m x 2 + 0,5m =7 m
A p찼 do rotor de 8 m mede => 3,75m x 2 + 0,5m = 8m O peso passa a ser prox 11,308 Kg cada p찼 o raio para calculo da for챌a centrifuga 챕 : 0,25 + 3,75 / 2 = 2,125 m
Tem raz찾o recalculando encontrei 42162 N = 4302 Kg
N찾o 챕 correto dobrar a for챌a calculada, por que enquanto uma p찼 exerce uma for챌a a outra resiste em sentido contr찼rio. dai o equilibrio, se estiver balanceada
Dados preliminares: onde gravidade => G = 10 m/s O Comprimento do Rotor já inclui o tamanho total do espaçador . Dividi o rotor em N partes para comprovar a veracidade dos cálculos com as respectivas interações. Planilha interativa ..... Contendo : a ) Cálculo para o Rotor de 07 metros b) Cálculo para o Rotor de 08 metros c) Cálculo para o Rotor considerando a chumbada . Dados para entrada : * Peso do Rotor * Diametro do Rotor * RPM * Comprimento total do espaçador Na última planilha ........ leva em consideração ao peso da chumbada . Abelharj
Uma observação a parte a vista dos cálculos...... Rotor Giro Mono pesando 9,8 kg ...... girando a 400 RPM ....... momento = 3224 KG Rotor Giro Bi-place pesando 11,3 kg ...... girando a 350 RPM ....... momento = 3228 KG Será que poderiamos calcular a força de sustentação gerada pelo Rotor ....... por analogia ? Os giros Mono e Bi pesam quanto ??? Qual a capacidade de Alar dos rotores ??? AbelhaRJ
Decolando em duas rodas vai diminuir o atrito, o giro esta ficando leve, vai permitir um controle nos pedais e no manche, ja considerando o vento de traves. O giro ja esta voando embora com as rodas no chao. A maioria das aeronaves tem um periodo de decolagem com duas rodas no chao, especialmente os tail draggers (como chamam em portugues) aqueles com rodinha atras. Um giro mal desenhado demora para efetuar a rotacao e decola com muita velocidade e come pista. Decolar nas tres rodas 챕 possivel, especialmente para quem tem um rotor daqueles de alta inercia. Imagino a magnitude do peso na ponta deles quando em rota챌ao, o grande do Carter tem 65 libras de uranio empobrecido na ponta. Quanto regulamos um rotor, as ruelinhas de peso sao minusculas e ate mesmo a tinta pode causar desbalanceamento. coisa sensivel. Outro dia eu limpei o rotor nosso do Golden por cima e nao por baixo, o piloto sentiu a diferenca. Pelos calculos ai da turma da matematica a coisa 챕 mesmo na casa das 3/4 toneladas o que o pessoal diz aqui, 7 mil libras Nosso rotor de alta inercia nao ficou bom, pelo menos nos primeiros testes ele nao foi aprovado e abandonado. Alo pessoal da fila do gargarejo, entrem ai e deem uma ideia de quantos estao acompanhando a conversa. Abracao Heron
>Ola amigos estou acompanhando da "moita"todos as discuss천es.Pena que estou >mais perdido do que cachorrinho quando cai da mudança, mas estou atento à >toda as mensagens.Espero que cheguem a uma conclu찾o satisfatoria. Abra챌os a todos > >PPA06 > > > > > > > > > > Nova mensagem em ABGiro > > > > > > > > GANGORRA NA DECOLAGEM e POUSO > > > > > Responder > > > > > Recomendar > > Mensagem 32 em discuss찾o > > > > > > > > De: > AbelhaRJ > > > > > Ao Colegiado já temos algum resultado , alguma >solução ? Alguma dúvida nas dicas ? É tão simples , nada de >t찾o complicado , com uma planilha de c찼lculo tipo Excel , ajudar찼 bastante >...... A formula já temos , a maneira de como proceder é o mais >importante , com as dicas que passei , estaremos mais perto da realidade . > Agora é arregaçar as mangas racionalmente e partir para os cálculos >. Aos vestibulandos da área de mecânica , robótica , matemática e >física .... boa oportunidade de mostrar os conhecimentos acumulados e >ajudar a comunidade. Enquanto isso , aguardo o desenrrolar dos fatos. > E assim vamos interagindo com as formuletas aplicado ao Giro >..... e devagar chegaremos as vias de fatos . >Matematicamente e fisicamente entender como as for챌as est찾o agindo de forma >a voar seguro , ou vamos ficar no metódo de tentativas e >erros. PARTICIPEM é a melhor forma de aprender e um bom >livro sobre o assunto custa em média ...... façam a pesquisa de preço + >de 200 doletas - fora as taxas. AbelhaRJ > > > > > > > Exibir outros grupos nesta categoria. > > > > > > > > > > > > > > > > > Para parar de receber este email ou alterar sua >freq체챗ncia, v찼 para Configura챌천es de email. > > > Precisa de ajuda? Se esqueceu sua senha, v찼 para >Servi챌os para associados do Passport. > > Para outras perguntas ou coment찼rios, v찼 para a p찼gina >Entre em contato conosco. > > > Caso voc챗 n찾o queira receber emails futuros deste grupo >do MSN ou se recebeu esta mensagem por engano, clique no link "Remover" >abaixo. Na mensagem de email pr챕-endere챌ada que se abre, basta clicar em >"Enviar". Seu endere챌o de email ser찼 exclu챠do da lista de emails deste >grupo. > > > Remover meu endere챌o de email de ABGiro. > > > > > > >
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PPA06 (nao achei seu nome) As formulas sao aplicadas quando voce vai construir um giro, a partir de um desenho novo, normalmente os kits ja vem com tudo isto esclarecido. Existem formulas para calcular as cargas, tanto da pa quanto do disco (rotor em movimento). Elas, quando bem aplicadas irao dar a margem de suguran챌a dentro do envelope desejado. Por exemplo: voce que um giro para viajar, nao se importando com voos a baixa altitude e velocidade, entao voce ira escolher um rotor menor, com muito menos arrasto e consequentemente maior velocidade e alcance por carga de combustivel. Tambem as helices sao ajustadas desta maneira, voce pode ter velocidade e economia ou razao de subida maior. O pessoal das ciencias exatas disseca o assunto com maior facilidade, especialmente aqueles que trabalharam com as ditas formulas. Na pratica porem, temos outros fatores a considerar e os sinais que um piloto experiente reconhece, mesmo sem saber como a coisa chega ate aquele resultado. Quando o nariz levanta (qual rrpm) quando o giro esta pronto para subir, eu senti isto logo nas primeiras licoes, se esta girando muito rapido ou nao, etc. Nosso Forum ja passou muita informacao boa, no meio de algumas discussoes que se perderam, porem em ambos os Foruns dos quais participo ainda nao conseguimos uma formula para separar as respostar e coloca-las separadamente por assunto, assim o pessoal teria uma fonte de pesquisa e aprendizado. Vamos chegar la em breve, nosso grupo precisa se concientizar de que, investir no aprendizado 챕 necessario, temos que criar um tipo de laboratorio e financia-lo para que tenhamos na pratica a comprovacao das teorias. Ajudaria muito economizando no futuro, menos erros na fabricacao e melhor perfomance por um custo mais em conta, dividirmos os custos das descobertas para tirarmos maior proveitos dos resultados. abraco Heron
N찾o se preocupe se voce n찾o est찼 entendendo tudo, n처s tambem n찾o entendemos tudo, e provavelmente tambem n찾o chegaremos a conclus천es absolutas. O que importa 챕 que os projetos j찼 foram testados e funcionam, por isto 챕 melhor n찾o inventar muito.
n찾o sabia nem que isso existia...rsss
ResponderExcluirSauda챌천es
Ercole
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Dica : Se juntarmos as informa챌천es contidas nos debates : 1 - Como funciona um rotor? 2 - Giro versus Trike - analise de v척o Meio caminho andado ........
ResponderExcluirAgora eu quero ver o circo pegar fogo! Tem pilotos suficiente aqui para um bom debate e todos devem ter passado pela gangorra na pista. Porque ser찼, sera porque? Gangorrar ou nao gangorrar, that is the question! Heron
ResponderExcluirVideos para subs챠dios , em detalhes para visualiza챌찾o dos procedimentos referente ao t처pico : a) http://www.youtube.com/watch?v=1HAw5QpqCJg b) http://www.youtube.com/watch?v=_5L3IbCKEHo c) http://www.youtube.com/watch?v=g8oETXUlrnM ..... para o pessoal da Colmeia d) http://www.youtube.com/watch?v=glXd7nRmy1s ..... para o pessoal da Colmeia e) http://www.youtube.com/watch?v=wTplG-AjK6A ..... para o pessoal da Colmeia Os vÃdeos feitos com todo esmero e com riquezas de detalhes nunca dantes visualizados ..... confiram e participem é de graça . AbelhaRJ
ResponderExcluirPara ter acesso aos v챠deos reservados 1 - fazer o cadastro no Youtube .... é de graça 2 - no campo search ...... digitar : " abelharj " 3 - no lado esquerdo existe um menu Search ...... click em grupos ou aki ...... Grupo dos Amigos dos Giros BRZ AbelhaRJ
ResponderExcluirCaros Colegas Respondendo a pergunta do nosso amigo Abelha PORQUE a TAL da GANGORRA na decolagem e no pouso Na realidade não é preciso faser gangorra na decolagem e nem no pouso depende muito do modelo do giro os AC 4 é muito comum entrar na gangorra já no inincio da corrida para decolagem pelo motivo de ter o CG de solo muito deslocado para frente e isso faz com que o giro fique com o naris muito leve e empinado mesmo parado em solo Isso não acontece com o meu giro reparem bem no video acima que quando eu decolo não entro em gangorra e já saio do chão , esta decolgem chamamos de decolagem de tres pontos isso tambem acontece com os giros GESPI e tambem com os asas fixas de trem triciclos e a decolagem fica a criterio do piloto mas quando vai se voar uma maquina com um motor que não tem uma resposta de torque mais rapida é melhor faser esta decolagem de tres pontos voce ganha mais velocidade para a decolagem e se torna mais segura Tenho observado os pilotos que voa os ac 4 todos decola na gangorra porque aprenderão com estas maquinas e já estão acostumados mas se for voar outro tipo com o tren de pouso mais para tras senten muita diferença e já vi caso do piloto nen conseguir decolar sem uma instrução Quanto ao pouso a gente sempre chega ao solo na gangorra para evitar entrar de naris e danificar o tren de pouso correndo o risco de sofrer um acidente , um colega meu piloto de asas fixas quando fez o seu primeiro pouso de giro pousou com o trem de naris mas felizmente não ouve nada e correu tudo bem mas me pregou um susto Abra챌o a Todos Eduardo Carinta
ResponderExcluirESTOU ATENTO Valeu Carinta pela participa챌찾o , 챕 muito prazeiroso ler algo detidamente t챕cnico . Aguardo a participações dos pilotos para a questão de ordem técnica. AbelhaRJ
ResponderExcluirPor tratar de uma questão de Ordem Técnica as participações dos Instrutores ....... será fundamental .
ResponderExcluirBom dia Pessoal;
ResponderExcluirRespondendo a esta quest찾o,vou discordar do nosso amigo Carinta.
Todo giro tem que embalar o rotor a uma rota챌찾o segura para corrida de decolagem.Esta rota챌찾o est찼 diretamente relacionada com o in챠cio da sustenta챌찾o,onde o arrasto levanta o nariz da aeronave e indica que podemos aplicar pot챗ncia sem problemas,geralmente em torno de 200 rpm,em um giro fora de CG de solo isso n찾o ocorre levando o piloto inexperiente a cometer erro na decolagem,ou seja,podemos dispensar o contagiros de rotor.Tanto a decolagem quanto o pouso s찾o feitos em gangorra e ela serve tamb챕m para verificar se o giro est찼 bem acertado de CG,em outras palavras,um giro que n찾o d찼 gangorra n찾o ir찼 voar,salvo aqueles que tem CG de solo alterado,o que em voo n찾o importa.
Para finalizar,vc jamais irá decolar um giro sem que o rotor esteja com rotação adequada e a gangorra serve para isso.
Muita gente ja quebrou na decolagem por n찾o estar atento a esse detalhe.
Tenho dito.
TURBINA......
MARCÃO
MSN Busca: f찼cil, r찼pido, direto ao ponto. Encontre o que voc챗 quiser. Clique aqui.
Vamos la pessoal da pilotagem e instru챌ao . . . cade os pitacos? Quando o rotor enche, ele aplica empuxo no mastro e o coloca na posicao de alinhamento, por isto o nariz levanta. Quando isto acontece, a rodinha trazeira pode causar mudan챌as de dire챌ao nao comandadas, portanto o melhor 챕 tira-la do chao. Neste momento o giro ja esta leve e pode ser comandado pelo leme, a diminui챌ao de atrito com a pista e as rotacoes to rotor ja sao suficientes para sair do solo, no caso dos giro como motor suficiente, o nariz levanta a 45 graus e a razao de subida 챕 alta. Naqueles onde o motor ainda esta na fronteira de potencia, se requer um ganho de velocidade, nivelando a maquina para depois fazer a elevacao final. Os giros balanceados podem ficar tanto na roda trazeira quanto na dianteira, eu nao sei porque os AC4 ficam na trazeira, alguem com experiencia em fabrica-los poderia explicar. Que tal o Sr. Montalva dar um pitaco pra gente? Abracos Heron
ResponderExcluirTudo tem a sua raz찾o de ser . Cabe aqui tentar elucidar de forma técnica o conjunto de regras e formulas que nos ajudaram a entender, que o giro é bem e muito mais complexo do que a v찾 filosofia informa. Na questão ( Giro versus Trike - analise de v척o ) com a participação do Ercole chegamos a um contexto que acredito desconhecido por muitos, a Veloc da Pta da P찼 do Rotor 340 RPM = 512 Km/h ....... é uma senhora veloc Será que o Colegiado poderia calcular o Momento da Massa do Rotor girando a 340 RPM cada pá medindo 4 metros e pesando cada algo em torno de 30 kg . ( Favor passar os Cáculos ... na integra para deleite do pessoal - sugiro não usar o Word - USE o Bloco de Notas do Win ou qualquer um editor de texto ...... puramente só texto ) PORQUE ??? Em breve todos irão ficar espantados ..... sobre a nossa cabeça , um rotor girando , a inércia do momento de massa é alta - a ordem de grandeza dessa força é na casa das TONELADAS. E uns e outros ficam passeando de giro na pista sem o mÃnimo conhecimento do que sucede . à uma bricadeira que pode sair caro e custar várias vidas e os curiosos na sua vã leiguice estão lá ...... nem percebem o tal do Rotor cavalgando , ciclicamente descrevendo uma senóide e se tangenciar alguma dessas cabeças , já era .... e com muita sorte .... sair ileso. Eis um dos motivos que levo a público visando evitar incidentes ou acidentes, e podem levar a uma situação FATAL de FATO. Portando alerto ao p첬blico ao ver um ROTOR girando , afastem-se para uma dist창ncia SEGURA , pois quando o giro tombar por uma rajada de vento qualquer e repentina nem quero imaginar tal tragédia. Então ao COLEGIADO - poderia passar o desenvolvimento dos cálculos. E baseado nessas informações vamos dissecar o tema abordado. QUE REPUTO DE SUMA IMPORTÃNCIA E DA SEGURANÃA DE TODOS. ATT AbelhaRJ
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ResponderExcluirEntão COLEGIADO - Quem habilita passar o desenvolvimento dos cálculos.
ResponderExcluirAbelha e damais participantes, segue este link. http://www.deducoeslogicas.com/centrifuga/calculo.html Otavio
ResponderExcluirMomento de in챕rcia.
ResponderExcluirApresenta como a massa de um corpo está distribuÃda com relação a um eixo de rotação.
No caso seria 4 metros (raio de cada p찼)
J=raio ( ao quadrado) x massa
J = 16 x 30 = 480
Jt = 480 kg.m(2)
Ou seja.
Uma p찼 de 30 kg, gira sobre nossas cabe챌as com a for챌a de quase meia tonelada.
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Estamos quase lá ..... tá faltando algo Bonito site Otavio , com bom senso e conhecimento , achamos boas matérias na NET. Ercole , faltam alguns conceitos referente a Distribuição da Massa do Rotor que devemos aplicar , senão o resultado é absurdo , e o mais importante de tudo isto , pergunto : para onde foi a RPM. Falta pouco . Ao Colegiado vamos ajudar a finalisar os cálculos . Att AbelhaRJ
ResponderExcluirAbelha e Ercole, a RPM entra na equa챌찾o taduzida em velocidade tangencial ao quadrado. A unidade de medida depende do sistema a ser utilizado. Acho que ms e Kgf resulta em N, não tenho certeza. A distribui챌찾o da massa da p찼 deve ser considerada. N찾o se aplica 30 Kg como se fosse aplicado num raio de 4 m. Otavio
ResponderExcluirOlá..... pessoal ... ufa Tá dificil entrar aqui .... sistema quase toda hora fora do AR. Uma dica .... por ser o rotor bem extenso .... aonde estará o centro de massa aplicado .... Observem as figuras relacionadas do texto : Efeito da Dissemetria + Auto-Rotação e Forças agindo a cada pá link ---- >>>> http://www.alsfilho.ubbihp.com.br/parteaer.html a RPM é um fator importantÃssimo .... deve ser considerado. AbelhaRJ
ResponderExcluirBaseado na Dica .... por ser o rotor bem extenso .... aonde estará o centro de massa aplicado .... ?? Explicar quais as razoões que levaram adotar tal distância ? Visando uma lógica pro público passivo . obs : outra dica ....... não está no meio do rotor . Não é um parametro adequado para essa situação. AbelhaRJ
ResponderExcluirTalvez fosse bom separar os assuntos em duas discussoes. Rotores e seus numeros Gangorra como metodo de treinamento (os porques) Tambem achei as pas pesadas, nao seria 30 kilos as duas mais a barra de uniao? É o que pesam as do Golden que tem 29 pes e uma barra de 3 pes. Me disseram que a forca das pas chega a 7 mil libras (3.5 ton + ou -) Abracos Heron
ResponderExcluirSe alguém do colegiado tiver os valores reais dos pesos de cada pá , favor informar sem a barra e os parafusos. Pois em nada interfere no resultado. Giro Biplace ....... xx KG comprimento do Rotor ...... xx Metros Giro Mono ......... yy Kg comprimento do Rotor ...... yy Metros Na minha avaliação isso independe do peso real , pois o principio do calculo é o mesmo , a ordem de grandeza com certeza irá variar. o contexto é o mesmo . Não vejo essa necessidade de dividir , pois as informações são correlacionadas. Portanto vamos as vias dos fatos . Se houver a necessidade durante o transcorrer do debate , que se faça , é justo e se justificar ...... vamos bi-partir. Sem problemas. AbelhaRJ
ResponderExcluirQuando trocando idéias sobre a abordagem desse assunto Momento da Massa " Me disseram que a forca das pas chega a 7 mil libras (3.5 ton + ou -) " - é por aà mesmo , + alguma coisa. Quem já sofreu uma queda , e quando o Rotor bate no chão , a energia absorvida e a energia transmitida pela estutura , o piloto está no caminho e sai meio tonto , porque será ??? Nos AC-4 ..... sai ileso e alguns arranhões dependendo da veloc e do angulo da pancada. Vamos tentar dissecar o assunto , e depois entender porque da tal gangorra . abelharj
ResponderExcluirO que temos de concreto e correto até agora - a informação do Otávio : Esta fórmula da aceleração é a fórmula usada na força centrÃfuga, sendo: Fcf = M. a
ResponderExcluirFcf = M. v2/r Vimos até aqui que a força que aparece nos movimentos circulares é a força centrÃfuga . Colegiado é com vocês . Cad챗 o Heron com aquele pitaca챌o ?.....
Veja l찼 se isso ajuda no c찼lculo da for챌a centr챠fuga. http://www.webcalc.com.br/frame.asp?pag=http://www.webcalc.com.br/ciencias/dinam_circ.html Ah...sábado voei por meia hora constante. Temperatura da água na faixa dos 65 graus. Não mais. O 532 está correspondendo à expectativa. Espero que continue assim.. Abra챌os... Milton
ResponderExcluirOKAPA VERY GOOD ..... site muito BOM ...... valeu Milton. Se nóis juntarmos ..... boas informações do melhor quilate teremos otimas FERRAMENTAS para facilitar nossos cálculos . Agora de posse dessas formuletas , aplicando adequadamente ............. teremos o valor final em Toneladas e o mais importante ........ explicar quais as razões que levaram adotar a distância na formula acima ? Visando a compreensão e entendimento do pessoal que está querendo situar na questão. tem um macete com a tal distância ------- para o cálculo final ficar mais perto da realidade se não teriamos que recorrer a as funções complexas de integração , matrizes e cáculos inifinitesimais . . Agora estamos num caminho certo ...... só pra finalizar A comunidade do Colegiado agradece a participação efetiva do Otavio , do Ercole e do Milton . Os sites ora apresentados contribuem de maneira positiva para o entendimento e inclusive na facilidade dos cáculos. Empregando corretamente , é uma mão na roda. Fico aguardando as diversas opiniões a respeito da DISTANCIA A SER USADA para o calculo da Massa do Rotor. Vamos chegar a um consenso ????? positivamente correto ??? att AbelhaRJ
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ResponderExcluiro mais importante ........ como calcular e usar a formula racionalmente E mais próximo do REAL. Favor explicar as razões que levaram adotar a distância na fórmula do WebCalc ? tem um macete fÃsico para aplicar ----- se não teriamos que recorrer a as funções complexas de integração e cálculos inifinitesimais ..... dica quente A fórmula que o Milton indicou está correta - é essa que vamos usar . Se voce usar o valor de 4metros toda a massa concentrada na ponta da pá ...... ERRADO Se voce usar o valor de 2 metros toda a massa concentrada no meio da pá ...... ERRADO ....... o valor determinado é um absurdo fisico.- não corresponde a realidade. O que queremos é uma realidade com o contexo mais próximo do REAL. Participem com suas opni천es Lacerda ..... obrigadum Dica : que tal particionar e depois integrar .... dica quente .... vamos lá falta pouco. AbelhaRJ
ResponderExcluirAo Colegiado já temos algum resultado , alguma solução ? Alguma dúvida nas dicas ? à tão simples , nada de tão complicado , com uma planilha de c찼lculo tipo Excel , ajudar찼 bastante ...... A formula já temos , a maneira de como proceder é o mais importante , com as dicas que passei , estaremos mais perto da realidade . Agora é arregaçar as mangas racionalmente e partir para os cálculos . Aos vestibulandos da área de mecânica , robótica , matemática e fÃsica ..... boa oportunidade de mostrar os conhecimentos acumulados e ajudar a comunidade. Enquanto isso , aguardo o desenrrolar dos fatos. E assim vamos interagindo com as formuletas aplicado ao Giro ...... e devagar chegaremos as vias de fatos . Matematicamente e fisicamente entender como as forças estão agindo de forma a voar seguro , ou vamos ficar no metódo de tentativas e erros. PARTICIPEM é a melhor forma de aprender e um bom livro sobre o assunto custa em média ...... façam a pesquisa de preço + de 200 doletas - fora as taxas. AbelhaRJ
ResponderExcluirEm breve , dependo da ajuda do Colegiado quem sabe ???? poderemos entender o que está sendo formulado no forum ...... http://www.rotaryforum.com/forum/showthread.php?p=162468#poststop att AbelhaRJ
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ResponderExcluirA site que o Milton indicou é muito prático, mas lembrem-se Antes de mais nada use um padr찾o de unidades -MKS- Metro, Kilograma ,segundo W= velocidade angular = 2.(pi). RPM / 60 r = raio O raio considerado deve ser o raio do CG de cada lado da pá , desta forma se calcula a força centrifuga que age no centro do rotor .Se quizermos calcular a força centrifuga em outro ponto, deve-se considerar o CG da massa que está depois deste ponto( por exemplo no pé da pá é um ponto critico pois é a fixação da pá ao espaçador) Portando, a força centrifuga fica maior a medida que se aproxima do centro onde toda massa está agindo -------------------------------------- Rotor de 7m (com espaçador de 0,50m) Cada pá do rotor pesa aprox. 9.8 Kg Girando a 400 RPM Com estes dados a força centrifuga na fixação da pá é de 3226 Kg Para um rotor de 8 m esta força é de 4789 Kg Lacerda
ResponderExcluirmais importante ........ como calcular e usar a formula racionalmente E mais próximo do REAL. A REALIDADE DOS FATOS ..... Favor explicar as razões que levaram adotar a distância na fórmula do WebCalc ? tem um macete fÃsico para aplicar ----- se não teriamos que recorrer a as funções complexas de integração e cálculos inifinitesimais ..... dica quente A fórmula que o Milton indicou está correta - é essa que vamos usar . Se voce usar o valor de 4metros toda a massa concentrada na ponta da pá ...... ERRADO Se voce usar o valor de 2 metros toda a massa concentrada no meio da pá ...... ERRADO ....... o valor determinado é um absurdo fisico.- não corresponde a realidade. O que queremos é uma realidade com o contexo mais próximo do REAL. Participem com suas opni천es Lacerda ..... obrigadum Dica : que tal particionar e depois integrar .... dica quentÃssima AbelhaRJ
ResponderExcluir쨈 FAVOR TECER DETALHES SOBRE O RESPECTIVO CÃLCULO : Rotor de 7m (com espaçador de 0,50m) Cada pá do rotor pesa aprox. 9.8 Kg Girando a 400 RPM Com estes dados a força centrifuga na fixação da pá é de 3226 Kg Para um rotor de 8 m esta força é de 4789 Kg à em cima disso que vamos fundamentar ....... poderia explicar como chegou as vias de fato ????
ResponderExcluirEu calculei a força centrifuga que age na emenda do espaçador com a pa de aluminio por que este é um ponto critico. A maior força está no centro do espaçador, mas ele é de aço e superdimencionado. Calculando o " r " Obs: para efeito de força centrifuga é possivel se considerar toda a massa concentrada no CG da pá (meio) Do centro até a ponta do espaçador 0,25m + (3,25 m / 2 ) = 1,875 m Lacerda
ResponderExcluirPROBLEMA INICIAL Tudo tem a sua raz찾o de ser . Cabe aqui tentar elucidar de forma técnica o conjunto de regras e formulas que nos ajudaram a entender, que o giro é bem e muito mais complexo do que a v찾 filosofia informa. Na questão ( Giro versus Trike - analise de v척o ) com a participação do Ercole chegamos a um contexto que acredito desconhecido por muitos, a Veloc da Pta da P찼 do Rotor 340 RPM = 512 Km/h ....... é uma senhora veloc Será que o Colegiado poderia calcular o Momento da Massa do Rotor girando a 340 RPM cada pá medindo 4 metros e pesando cada algo em torno de 30 kg . ( Favor passar os Cáculos ... na integra para deleite do pessoal - sugiro não usar o Word - USE o Bloco de Notas do Win ou qualquer um editor de texto ...... puramente só texto ) O DEFINIDO PARA O CALCULO LEVANDO EM CONSIDERAÃÃO ... PESO DE CADA Pà ..... 9,8 KG VAMOS DESENVOLVER
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ResponderExcluirCaro Abelha;
ResponderExcluirNo rotor de 7 mts, o raio 챕 de 3,5 mts e n찾o 7 mts como VC. colocou.
7 mts 챕 o di창metro.
J.Geraldo
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amea챌as! http://onecare.live.com/site/pt-br/default.htm
Os valores que encontrei nos culculos s찾o bastante coerentes
ResponderExcluirAlgumas pessoas afirmam que na fixa챌찾o das p찼s de rotores a for챌a pode chegar a 8000kg
Esta for챌a 챕 muito importante porque ela mantem o rotor "esticado", inclina-se aprox. 4 graus para cima em voo e ficando alinhado com a dobra da ponta do espa챌ador
É comum se colocar um peso de aprox. 0,200Kg em cada extremidade da pá para aumentar a inercia e assim aumentar o tempo de desaceleração do rotor na aterrizagem (pouso mais curto e alguns segundos a mais para reagir diante de uma pane)
Este peso deve ser fixado com extremo cuidado, pois devido a sua localiza챌찾o na ponta, a for챌a centrifuga 챕 muito alta
Lacerda
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ResponderExcluirA p찼 do rotor de 7 m mede => 3,25m x 2 + 0,5m =7 m
A p찼 do rotor de 8 m mede => 3,75m x 2 + 0,5m = 8m
O peso passa a ser prox 11,308 Kg cada p찼
o raio para calculo da for챌a centrifuga 챕 :
0,25 + 3,75 / 2 = 2,125 m
Tem raz찾o recalculando encontrei 42162 N = 4302 Kg
Lacerda
N찾o 챕 correto dobrar a for챌a calculada, por que enquanto uma p찼 exerce uma for챌a a outra resiste em sentido contr찼rio. dai o equilibrio, se estiver balanceada
ResponderExcluirLacerda
Dados preliminares: onde gravidade => G = 10 m/s O Comprimento do Rotor já inclui o tamanho total do espaçador . Dividi o rotor em N partes para comprovar a veracidade dos cálculos com as respectivas interações. Planilha interativa ..... Contendo : a ) Cálculo para o Rotor de 07 metros b) Cálculo para o Rotor de 08 metros c) Cálculo para o Rotor considerando a chumbada . Dados para entrada : * Peso do Rotor * Diametro do Rotor * RPM * Comprimento total do espaçador Na última planilha ........ leva em consideração ao peso da chumbada . Abelharj
ResponderExcluirUma observação a parte a vista dos cálculos...... Rotor Giro Mono pesando 9,8 kg ...... girando a 400 RPM ....... momento = 3224 KG Rotor Giro Bi-place pesando 11,3 kg ...... girando a 350 RPM ....... momento = 3228 KG Será que poderiamos calcular a força de sustentação gerada pelo Rotor ....... por analogia ? Os giros Mono e Bi pesam quanto ??? Qual a capacidade de Alar dos rotores ??? AbelhaRJ
ResponderExcluirDecolando em duas rodas vai diminuir o atrito, o giro esta ficando leve, vai permitir um controle nos pedais e no manche, ja considerando o vento de traves. O giro ja esta voando embora com as rodas no chao. A maioria das aeronaves tem um periodo de decolagem com duas rodas no chao, especialmente os tail draggers (como chamam em portugues) aqueles com rodinha atras. Um giro mal desenhado demora para efetuar a rotacao e decola com muita velocidade e come pista. Decolar nas tres rodas 챕 possivel, especialmente para quem tem um rotor daqueles de alta inercia. Imagino a magnitude do peso na ponta deles quando em rota챌ao, o grande do Carter tem 65 libras de uranio empobrecido na ponta. Quanto regulamos um rotor, as ruelinhas de peso sao minusculas e ate mesmo a tinta pode causar desbalanceamento. coisa sensivel. Outro dia eu limpei o rotor nosso do Golden por cima e nao por baixo, o piloto sentiu a diferenca. Pelos calculos ai da turma da matematica a coisa 챕 mesmo na casa das 3/4 toneladas o que o pessoal diz aqui, 7 mil libras Nosso rotor de alta inercia nao ficou bom, pelo menos nos primeiros testes ele nao foi aprovado e abandonado. Alo pessoal da fila do gargarejo, entrem ai e deem uma ideia de quantos estao acompanhando a conversa. Abracao Heron
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ResponderExcluir>Ola amigos estou acompanhando da "moita"todos as discuss천es.Pena que estou
>mais perdido do que cachorrinho quando cai da mudança, mas estou atento à
>toda as mensagens.Espero que cheguem a uma conclu찾o satisfatoria.
Abra챌os a todos
>
>PPA06
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> Nova mensagem em ABGiro
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> GANGORRA NA DECOLAGEM e POUSO
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> Responder
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> Recomendar
>
> Mensagem 32 em discuss찾o
>
>
>
>
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>
>
> De:
> AbelhaRJ
>
>
>
>
> Ao Colegiado já temos algum resultado , alguma
>solução ? Alguma dúvida nas dicas ? É tão simples , nada de
>t찾o complicado , com uma planilha de c찼lculo tipo Excel , ajudar찼 bastante
>...... A formula já temos , a maneira de como proceder é o mais
>importante , com as dicas que passei , estaremos mais perto da realidade .
> Agora é arregaçar as mangas racionalmente e partir para os cálculos
>. Aos vestibulandos da área de mecânica , robótica , matemática e
>física .... boa oportunidade de mostrar os conhecimentos acumulados e
>ajudar a comunidade. Enquanto isso , aguardo o desenrrolar dos fatos.
> E assim vamos interagindo com as formuletas aplicado ao Giro
>..... e devagar chegaremos as vias de fatos .
>Matematicamente e fisicamente entender como as for챌as est찾o agindo de forma
>a voar seguro , ou vamos ficar no metódo de tentativas e
>erros. PARTICIPEM é a melhor forma de aprender e um bom
>livro sobre o assunto custa em média ...... façam a pesquisa de preço +
>de 200 doletas - fora as taxas. AbelhaRJ
>
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PPA06 (nao achei seu nome) As formulas sao aplicadas quando voce vai construir um giro, a partir de um desenho novo, normalmente os kits ja vem com tudo isto esclarecido. Existem formulas para calcular as cargas, tanto da pa quanto do disco (rotor em movimento). Elas, quando bem aplicadas irao dar a margem de suguran챌a dentro do envelope desejado. Por exemplo: voce que um giro para viajar, nao se importando com voos a baixa altitude e velocidade, entao voce ira escolher um rotor menor, com muito menos arrasto e consequentemente maior velocidade e alcance por carga de combustivel. Tambem as helices sao ajustadas desta maneira, voce pode ter velocidade e economia ou razao de subida maior. O pessoal das ciencias exatas disseca o assunto com maior facilidade, especialmente aqueles que trabalharam com as ditas formulas. Na pratica porem, temos outros fatores a considerar e os sinais que um piloto experiente reconhece, mesmo sem saber como a coisa chega ate aquele resultado. Quando o nariz levanta (qual rrpm) quando o giro esta pronto para subir, eu senti isto logo nas primeiras licoes, se esta girando muito rapido ou nao, etc. Nosso Forum ja passou muita informacao boa, no meio de algumas discussoes que se perderam, porem em ambos os Foruns dos quais participo ainda nao conseguimos uma formula para separar as respostar e coloca-las separadamente por assunto, assim o pessoal teria uma fonte de pesquisa e aprendizado. Vamos chegar la em breve, nosso grupo precisa se concientizar de que, investir no aprendizado 챕 necessario, temos que criar um tipo de laboratorio e financia-lo para que tenhamos na pratica a comprovacao das teorias. Ajudaria muito economizando no futuro, menos erros na fabricacao e melhor perfomance por um custo mais em conta, dividirmos os custos das descobertas para tirarmos maior proveitos dos resultados. abraco Heron
ResponderExcluirOla PPA06
ResponderExcluirN찾o se preocupe se voce n찾o est찼 entendendo tudo,
n처s tambem n찾o entendemos tudo, e provavelmente tambem n찾o chegaremos a conclus천es absolutas.
O que importa 챕 que os projetos j찼 foram testados e funcionam, por isto 챕 melhor n찾o inventar muito.
Abra챌os
Lacerda
Quando o homem inventou a roda ...... quantos não ficaram atônitos e incrédulos . Quanto tempo se passou até inventar o primeiro automóvel ? Aà o homem foi a LUA ..... quantos não diziam por aà que era ficção , filme e outras coisas sem fundamento , na vã ignorância. Do invento do automovel at챕 o primeiro avi찾o ..... quanto tempo levou ? N찾o 챕 atoa , que poucos conseguem entender , 챕 complexo , mas todos querem dirigir e voar . Já vi muitos acidentes na maioria por imprudência e destes, aliado a falta de conhecimento. Justifica agora o nosso debate ???? ou quer ficar voando em vôo cego ??? Enquanto isso fico no meu vôo solo in the ground ..... in t챕 + " AbelhaRJ " - oculto - passe o mouse por cima entrei em eclipse mental .... rs,rs,rs
ResponderExcluirOlá Papa ... Papa .... Alfa ... Zirou .... Meia Enquanto vc tá no meio da moita , dá uma entrada num Cyber Coffee , com banda larga bem mais larga , veloc de 08 megas .... lá no Japão isso já era ...... o papo é algo em torno de 04 GIGAS ..... GIGAS residencial. pra descontrair ..... Entra no Site só pra leigos e aficcionados ...... www.alsfilho.ubbihp.com.br depois vamos pra Babel de tecnologias ..... tudo em ocultismo , quer alguma coisa , pague em dolores ou emeuros . veja os "Gyros in the World " ...... http://autogire.nuxit.net/Galerie_photos/Galerie_photos_home.htm http://huizen.dds.nl/~w-p/bookaut/ http://www.icon.fi/~jtki/experimental.html http://www.gyrocraft.com http://www.jefflewis.net/autogyros.html#workings http://www.gyrocopters.co.uk/html/dr_bensen_explains_all.html tudo na lÃngua Mother ??? okapa , a gente se esbarra nas NETs. in té + " AbelhaRJ " passe o mouse
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