quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

Giro danificado

Ol찼 amigos. Hoje a noite recebi um telefonema do cmte Elias que me informou sobre o acidente com o giro do Ant척nio em Atibaia. Segundo o que foi dito a ele, ap처s fazer o pouso completo, ele freiou o aparelho e como o vento estava de trav챕z, o giro tombou de lado danificando totalmente o aparelho, mas ele saiu ileso. Essas inform찾챌천es dever찾o ser confirmadas com o Ant척nio, pois eu n찾o estava l찼 e n찾o foi ele quem me contou, mas podemos discutir sobre este procedimento. Fui orientado a nunca usar os freios logo ap처s o toque na pista, pois sempre uma roda freia mais do que a outra e pode haver uma capotagem. Se algu챕m tiver o contado do Ant척nio, favor verificar o que realmente aconteceu e usarmos isto como exemplo.
 
Abra챌o a todos.
 
Dessimone

9 comentários:

  1. Olá amigos, gostaria de saber detalhes sobre o que houve com o nosso amigo Toninho e se as informações aqui relatadas pelo Dessimone procede, ultimamente só ouço falar em acidentes com girocópteros, alguns incidentes inclusive nem são relatados aqui na comunidade , cada dia que passa me faz pensar um pouco mais em como, onde e com quem ter aulas de vôo neste tipo de aeronave.?   Sauda챌천es Marlene    

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  2. Segundo as informa챌천es que tive, O acidente n찾o t찾o grave assim e o Giro dele ja esta consertado. Lacerda

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  3. Marlene O bicho nao 'e tao feio como parece! Nos tres anos do Golden, tivemos alguns problemas, porem pelas caracteristicas da maquina, todos sem muito prejuizo. Agora mesmo estava colocando um video de um amigo que pousou na beira de um lago, afundando na lama e rolando a maquina, parece feio, mas ele nada sofreu. O tipo de ambiente em que fazemos giros 'e um pouco conturbado, muita coisa pequena passa despercebida e as vezes causa acidentes. Ja vi alguns com cintos de seguranca soltos e o mais grave com o Golden foi exatamente um destes, o dono da maquina se apavorou quando o cinto soltou e puxou a manete em plena subida e baixa altitude, a maquina nao teve tempo de se ajeitar e bateu no chao com forca, quebrando alguns tubos. Mas tudo vai de desenhos modernos, manufatura cuidados por entendidos e muito treino. A fase das 100 horas 'e umas das piores, o piloto ja tem experiencia, porem ainda nao experimentou todo tipo de condicao metereologica, ai coisas acontecem. Faz parte to aprendizado. Nao esquente muito. abraco Heron Meu pior incidente foi nesta semana, engatando o trailer, bati de leve e o bixo saiu sozinho em uma pequena descida, indo parar na rua, eu agarrado atras tentando segurar o monstro. Embora no chao, envolvia um giro! :)

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  4. Ol찼 Colegas É como diz o nosso amigo DECIO acidente e incidente só acontece com quem voa  quem fica no chão não tem historias para contar  ,  fico contente  porque o que ocorre com nosso  pessoal dos giros  nunca é fatal sempre estamos vivo e inteiro para contar as experiencias desagradavel que depois de alguns tempo até fica engraçado De fato o nosso amigo HERON tambem tem rasão as primeiras 100 horas é complicada é onde a gente entra em algumas roubadas pela primeira vez e a coisa não é facil , e dai o que eu faço ! Ã© a primeira vez  mas  a gente dá um jeito e quase sempre da certo  Ã© ali que falta a experiencia que a gente só adiquiri voando e eu quen digo com pouco mais de 30 horas de giro e umas 50 horas de outras aeronaves  já entrei em cada uma  , afundamento em descendente a baixa altura    , pane seca na decolagem no final da pista  poblema com filtro de combustivel  pra encurtar o assunto até um capotamento  na pista mas nada de se machucar por isso que gosto muito de giro Isso tudo  não é que o giro seja dificil e perigoso  não , Ã© simplesmente a falta de um giro com motor forte e confiavel principalmente que voe com dois para se ter mais treinamentos com um bom instrutor Mas não fiquem pensando que é só com giro que acontce os acidentes e incidentes não, como já dsisse  eu tambem voo outras aeroaves e   já entrei em cada enrascada muito mais feia  , para um aspirante é logico , mas me sai bem em todas graças a DEUS agora já é bem mais traquilo principalmente com os utraleves Neste meus varios anos de aviação já apreciei muitas cacas com aviões, ultraleves, trikie , parapentes asa delta  e girocopteros  todos fasem besteiras  culpado quem ,sempre  piloto , negligencia , falta de treinamento abuso acha que já sabe muito e outras coisas mais Mas digo mais com outras aeronaves o pessoal oculta muito mais os acontecidos diferente do giro tudo que acontece 챕 comentado discutido e polemico mas tem um lado bom a gente aprende tambem com os erros dos outros . Abra챌o a Todos Eduardo Carinta

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  5. Pois 챕 amigos, acidente 챕 uma coisa que acontece em v찼rias situa챌천es de nossas vidas, eles acontecem at챕 em nossas pr처prias casas com utensilios dom챕sticos. Levantei esta discuss찾o para ver se procede o que me foi informado. vamos l찼, vc faz um pouso e quer parar logo; aciona a manete do freio e derepente seu giro tomba. Os freios deveriam ser projetados para esta finalidade. Imagine se vc ao acabar de tocar a pista, um animal cruza em sua frente, vc vaia acionar os freios, ou deveria apenas cabrar a m찼quina. Quando fiz aulas com o Valmir e tamb챕m no glider, nunca usei os freios, pois o Flair 챕 o freio. Talvez este seja o detalhe que faltou; + Flair e - freio.     Abra챌os a todos   Dessimone.

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  7. O freio em um giro 'e um recurso para fazer curvas e parar a maquina quando chegar ao ponto escolhido. Pousando e segurando o rotor cabrado ela ira andar para tras . . . Um animal passando pela pista tem duas coisa, alias tudo em giros tem este fator: se o rotor ainda esta voando, pouco se pode fazer com freio, o CG esta muito alto e pode tombar, especialmente nas maquinas de suspensao triangular. qualquer batida nos pneus ira subir para a cabeca e o torque do rotor faz o resto, nao tem como trazer de volta na mao. Nos rotores de 3 pas, a ressonancia com o solo ira destruir a maquina, ja tem caso onde um coelho foi atropelado e a maquina virou pedacos. tem um video impressionante no Youtube de um helicoptero se autodestruido por ressonancia. Fiquei sabendo neste final de semana que um piloto experiente e fabricante conceituado na regiao tombou sua maquina, tinha agua na pista onde estamos treinando (grama) e na primeira poca ele perdeu o controle, tentou manter ao inves de abortar e a segunda poca deu cabo da maquina e do braco dele (quebrado) E olha que o cara tem muita hora de giro . . . Caso o rotor nao mais esteja voando, a unica solucao 'e manche para tras e rezar para o melhor, nao tentar frear, isto certamente tombaria a maquina. to falndo demais hoje, a coisa aqui ta preta! Vou ser obrigado a demitir nosso instrutor, o homem 'e incontrolavel, grande piloto, mas deixa a desejar na seguranca. sorry! Heron

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